Elio Gaspari > O PT e as chacinas baianas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As chacinas são na Bahia, governada pelo pt desde dois mil e sete. A cidade mais violenta do Brasil é na Bahia. A insegurança pública, de fato, é no Brasil inteiro. Urge-se fazer algo urgente lá e em todos os lugares. Recordo que lula ficou no Poder dezesseis anos indo para dezessete e pouco fez para amenizar a insegurança pública. Segurança Pública é dever do Estado, lato senso: União e Estados. Investir contra quem critica? Muito fanatismo.
Senhor Ricardo Arantes: a hipocrisia é a marca registrada de polÃticos da direita e esquerda! O Rio de Janeiro por exemplo, mudou de governo muitas vezes, depois da chacina de Vigário Geral, nem por isso diminuiu a violência no estado.
Coluna perfeita. Sem retoques....
Como disse o articulista, a violência no Brasil, está do Oiapoque ao ChuÃ. Por que então que ficar apontando a culpa das chacinas baiana aos governo do PT? O PT nem De-us, mudará a mente dos sanguinários humanos. Cadeia hoje, só assusta os bun---dões como eu que foi educado por ana----lfabetos há 60 anos. Nunca apareci em jornais, e espero nunca aparecer, nem pro bem nem pro mal...
A questão está na hipocrisia que o PT aborda a questão. Se é num Estado que tem oposição então a culpa é do Governo. Quando chegam dados que a violência policia muito maior num Estado Petista e que já era desde o tempo de Rui Costa atual ministro então o discurso muda. A questão está só na enorme hipocrisia petista.
Mais uma vez o colunista demonstra porque é um dos melhores comunistas do jornal. Pondo o dedo na ferida e denunciando a hipocrisia dos petistas que defendem bandidos só quando lhes é conveniente.
O fanatismo de muitos,por não saber fundamentar, apela. Seu Adenor o que tem Santa Catarina? As chacinas são na Bahia, governada pelo pt desde dois mil e sete.
Cala a boca! Santa Catarina reduto bolsonarista, é um dos lugares de maior incidência de crimes bárbaro...
Em qualquer assunto que ele resolva estudar e aplicar a sua caneta, o resultado é bom.
Onde se lê comunistas, leia-se colunistas.
A polÃcia da Bahia é o resultado de um ministério público leniete.
O governo petista da Bahia, petista, petista, petista sim, está defendendo sua polÃcia evidentemente igual à carioca nos seus números catastróficos e evidentemente ligados a execuções sumárias de bandidos e centenas de inocentes. Absolutamente indefensável. Viraram bolsonaristas? PolÃcia do Brasil matou oficialmente 6440 ano passado. Alemanha DEZ! Inglaterra, pasmem: TRÊS! Vergonha, civilização é a Europa, isso aqui é barbarie
Sr. Marcelo, a barbárie já está instalada no Brasil desde o perÃodo colonial, basta ir até os livros de história. E não é que o governo baiano ou de qualquer outro estado esteja , em suas palavras, virando "Bolsonaristas", o problema é que a violência no paÃs está em uma crescente. Os criminosos tem tantos benefÃcios que é um verdadeiro milagre a policia poder atuar.
Mania de chamar localidades pobres de periferia. Periferia é o que está longe do centro, sendo favela ou não. O Bairro do Cabula (no masculino) fica a 15 km do Centro de Salvador.
O articulista detecta, ao mesmo tempo, um problema de infestação de ph@cções creemin0s@s e aumento da le ta li da de po-li-ci-al baiana. Ora, um não seria corolário do outro? A impressão que o texto passou foi que, assim como tr@phic@ntes disputam território na Bahia, o colunista tenta recuperar um território do Nordeste há muito perdido pela direita brasileira. Patético. (PS: um dia ainda vou entender os critérios alegorÃsticos desse moderador)
O colunista entra no grupo dos que querem demonizar o partido dos trabalhadores pela violência na Bahia. Mas sua análise é equivocada , pois é o governo estadual como gestor que deve ser criticado.
Se o governo baiano, "como gestor", acerta, o mérito não é do partido? Não há demonização alguma do PT, cujos méritos o colunista reconhece claramente. Sua distinção entre o partido e o governo, "como gestor", é risÃvel de tão artificiosa. O melhor é ter humildade, ser coerente e reconhecer que há um problema.
Governo estadual este na mão do PT há quase 20 anos...
A Bahia é o Estado mais violento do Brasil por que é governada pelo Pt há quase duas décadas.
Cara não seja otá rio né, a situação complexa da violência não tem base sólida na atualidade. Não seja uma criança mimada opinando bilutetéia.
Ptistas e sua eterna hipocrisia e incoerência. Se ocorre algo semelhante em SP, a culpa toda é do governo de turno, sendo que este agora está há nove meses no poder. Se ocorre o mesmo na Bahia, os caras voltam até o ano de mil e quinhentos para tentar passar pano para o governo ptista que está no poder há praticamente vinte anos.
Ptistas e sua eterna hipocrisia e incoerência. Se ocorre uma chacina em SP, a culpa toda é do governo de turno, sendo que este agora está há 9 meses no poder. Se ocorre o mesmo na Bahia, os caras voltam até o ano de 1.500 para tentar passar pano para o governo ptista que está no poder há praticamente 20 anos.
O mais violento é o Rio de Janeiro, aparentemente o único estado a superar a Bahia na quantidade de chacinas promovidas pela polÃcia.
André Silva talvez seja responsável, pra começarmos a conversa, a colonização portuguesa desde 1500 e alguma coisa, sendo o primeiro cartão de visitas a Bahia. Ou se preferir podemos começar pelo tÃtulo de maior receptora do mundo de escra vos ne gros (a Bahia) sendo jogados a sua própria sorte em 1888. Pq vc não estuda um pouco mais e deixa de dar explicações simplórias e tendenciosas demais. Fica parecendo uma criança mimada opinando
Conclusão que pode ser classificada de simplória, com ecos de bolsonarismo.
Pronto! Você, Gustavo Brasil, resumiu tudo. Se os governos do PT não forem responsáveis, quem é então!? O Estado detém o monopólio da violência, logo cabe-lhe a imposição legal de prover a necessária segurança pública para a população.
Quanto vale uma vida no Brasil? em2019foram somente37%dos casos esclarecidos e um número muito menor que foi a juri. Mesmo quando são pegos a maioria fica menos de8anos, vide quase todos casos famosos. O fato é que não é apenas questão de inclusão social eis que temos nações mais pobres ou iguais ao brasil com números muito menores e a matança dos bande idos é hedionda e nunca funcionou. O que fazer? por que tantos?
A questão a ser respondida é por quê morrem tantas pessoas independentemente de qual partido pertença o governador ou dirigente. Depois de conhecer os motivos quais seriam as soluções ?
Porque a folha so retira e censura os comentatios criticos ao pt?
Como vc sempre comenta aqui, sabe bem que não é assim. O algoritmo bloqueia certos termos e algarismos (para evitar pedidos de dinheiro aqui, o que já aconteceu) e caixa alta em geral. Basta entender isso e postar de acordo. Exemplos abundam.
Ela não faz isto, como qualquer leitor honesto pode constatar.
Fora PT.
A violência estalou-se quase no Brasil inteiro. Não é somente o Rio de Janeiro que é tão violento, pois a Bahia atualmente bate recorde em mortes violentas por diversos motivos e também pela ação desregrada da polÃcia. Por que há tantas mortes violenta no Brasil? Há assassinatos resultantes de assaltos e até guerrilhas decorrentes do tráfico de drogas. A coisa piorou muito com o armamento liberado e incentivado pelo governo (digo, desgoverno) de Jair Bolsonaro e seus fanáticos patriotas.
Leonardo esqueceu que o Lula entrou este ano
Piorou muito na Bahia com 20 anos de PT e seus aliados.
O colunista inexperiente está levantando a bola dos polÃticos do PT em São Paulo, pois apesar de não ter lido uma linha do colunista sobre as matanças no estado de SP, sabemos que é um dos estados que mais gostam do jargão ''bandido bom é bandido morto''. Portanto, a reflexão do colunista pode ser muito positiva na cidade que aplaude matanças à revelia. Cuidado, governador carioca de SP; vai perder popularidade sendo ''esquecido'' daquilo que miliciano faz melhor...
Esses governadores, não importa o partido, morrem de amores por suas PM's, por mais mortÃferas que sejam, ou, talvez por isso mesmo.
Elio pegou leve com o PT, pq devido a confiança que o povo baiano tem com o partido, a Bahia deveria ser central do partido nos esforços de solução do problema de criminalidade. Mas o que vemos é uma esquerda omissa no assunto e seu estado base afundando no crime
Todas as polÃcias são organizadas, mantidas e orientadas pelo Poder Executivo (nacional no caso da PF e da PRF, e estadual no caso das polÃcias civil e militar), e a tarefa de fazer e reformar leis cabe exclusivamente aos deputados e senadores.
Eu não culpo só o governador seja de que partido for, existem outros culpados
Gilmar, você pensa o mesmo em SP? A Cracolândia e o tráfico em SP é culpa do governador? Se fosse um governador do PT, a culpa continuaria sendo dele? Todo governo tem uma parcela de culpa nesse tipo de crime. O fato de a Bahia ter um histórico de governadores progressistas mostra que a letalidade policial não escolhe partido.
o Santo, e de santo não tem nada, a culpa do aumento da criminalidade não é do PT, e sim do judiciário que não prende, não condena, não melhora as leis e nem procura fazer nada, o governador não tem só isso para ver
Povo se acostumou com bolsas e benefÃcios à s custas do dinheiro público. Violência, saneamento, educacao de qualidade, saúde precária, etc se tornou detalhe.
Não se pode ficar indiferente a essa trágica situação, a sociedade civil organizada e as universidades devem apresentar estudos e propostas de segurança pública aos governos estaduais e federal, já! É possÃvel, sim, outras perspectivas de polÃticas publicas também nesse área!
Isso é um comentário legal, eita, pq PT não tem culpa mas todos envolvidos como governadores a sociedade a segurança pública e o judiciário, deveriam se reunir no PaÃs inteiro mas não jogar a culpa no PT como diz o tÃtulo
Não é verdade que todas as polÃcias sejam bárbaras e assassinas como a do Rio e da Bahia. Procurem se informar: os Ãndices de letalidade da polÃcia daqui são os mais altos do mundo, comparáveis aos de paÃses em guerra! E de nada adianta, só piora a situação, são parte do problema. E são extremamente ineficientes e corrompidas, matam criança, trabalhador, quem estiver passando por perto.
Ainda não nasceu um petista que reconheça que cometeu um erro, pois os companheiros acreditam que caminham sempre ao lado da história e, portanto, não podem estar equivocados. Quando a realidade os contraria, negam a realidade como se observa no caso baiano.
Obrigado por confirmar o que escrevi, Gilmar. Valeu, companheiro!!!
Claro que não pq não tem culpa mesmo culpe o governador não o PT, culpe o judiciário não o PT, culpe o fato do povo aumentar a criminalidade vcs só veem quantos a policia matou mas quanto aumentou de criminosos não?, faça me o favor né
Nenhuma novidade. Por onde passa os petistas e puxadinhos deixam terra arrasada.. Já , já voltam as queimas de onibus e explosão de caixa eletrônicos , marcas registradas da era petista. Estamos ferrados de novo..
Surfando na onda?, pq vc não procura saber quais os motivos do aumento da criminalidade talvez o seu herói tem um pouco de responsabilidade
Já ouviu falar em TarcÃsio de Freitas? E das recentes chacinas no Litoral paulista? Os 101 chacinados no Carandiru o foram no governo de que partido mesmo?
Nada mais, nada menos, do que a velha hipocrisia marca registrada dos Petralhas
Isso é antigo cara os petralhas não existem mais pq já foram presos e cumpriram as penas, precisa condena-los outra vez aà vc pode falar
Por todos os motivos, o PT baiano é um exemplo de administração reconhecida pelos eleitores????????????
No Código Penal militar existe a pena de morte. Em situação de confronto, a morte do criminoso é legÃtima defesa. Quem aponta uma pistola para o cidadão inocente tem que ser abatido antes que atire. Ninguém tem o direito humano de roubar celular e de atirar na polÃcia. Por que não tentam fazer isso em Cuba?
Pois é e a culpa é do PT
Battistoni , faço minhas suas palavras.
A violência policial é em todo Brasil e as PMS deveriam ser educadas com ecivilização Mas o problema central é a guerra pelo controle das drogas- e as PMS também participam da disputa. Só legalização das drogas e muito trabalho em para resolver isso, pois o tráfico de Drogas gera muito dinheiro ilegal que compra polÃticos, policiais, juÃzes e muita violência
Vide o caso da prisão do Secretário da Segurança do Amazonas, um certo general. Tudo bichado quando se trata de fardado.
Meu pensamento é o mesmo. Descriminalização, geração impostos, perda de dinheiro e poder de todos os criminosos associados ao tráfico. E, sabemos, que esses criminosos não são apenas os traficantes não. Tem muitos policiais, juÃzes, polÃticos, jornalistas, igrejas de fachada, etc... que são bandidos, porém travestifos de "gente de bem"
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Só existe o tráfico de drogas porque a polÃcia é corrupta, amigão. E hoje ela, inclusive, disputa este mercado.
Prezado Sr., não há pena de morte no Brasil, polÃcia não julga, quem compra pistola e metralhadora não é quem a usa (exceto em casos nos quais o suspeito é do "andar de cima", como o Sr. Roberto Jeferson) e a hipótese de morte por reação à ameaça está desacreditada a ponto de não se usar mais a expressão nos estudos sobre segurança. Concordamos quanto ao fato de pobreza não justificar criminalidade, mas, à luz das estatÃsticas, a pobreza identifica claramente as vÃtimas da letalidade policial.
A policia baiana, a exemplo do Rio de Janeiro, sempre foi extremante violenta e despreparada, muito antes dos governos petistas (que também não fizeram muito pra mudar isso.
PolÃcia é polÃcia em tudo quanto é lugar, e em todos os tempos. A Chacina de Vigário Geral, que completou 30 anos ontem, aconteceu quando o estado do Rio era governado por Leonel Brizola, um Ãdolo das esquerdas.
Os homicÃdios no Brasil não são levados a sério. Esquerdista é dileto demais para discutir o assunto, a culpa seria falta de inclusão social, só que tem nações mais pobres, iguais ou mais ricas que o Brasil com números infinitamente menores. A direita é pau tiro e porrada e mesmo que pudéssemos aceitar isso, os números só fazem crescer. Precisamos enfrentar a questão e discutir direitos os por ques e buscar uma solução. O homicÃdio está banalizado no Brasil.
Realmente não entendi Gilmar. Mas digo sem a intervenção da esquerda no debate, sem que ela queira acrescentar Brasil não sairá do lugar. 1º porque sem socialismo não há solução para as questões sociais inclusive essa. A inclusão e bem estar social é pauta basilar de qualquer sociedade. não esse socialismo tosco atrasado e repugnante apresentado pelo petismo, com base na mais pura e destilada corrupção que vimos sucessivamente antes. Espero que agora mudem isso.
Pq falar da esquerda Ricardo se ela não muda nada? podemos discutir sim pq a direita é que não dá vc mesmo concorda e o problema é muito grande e tem de os envolvidos discutirem como fazer para melhorar, não só a esquerda
A criminalização é uma atitude ultrapassada, proveniente de jovens e idosos ca_nalhas, a PM brasileira é a que mais mata em todo o universo, o crime organizado, cujos chefes não conhecermos jamais, pois tem assento nas fileiras dos endinheirados em todo o mundo, aumentam suas fortunas com o tráfico ilegal, ótimo pra eles, de drogas. Liberação total e irrestrita do aborto, eutanásia e de todas as drogas.
Na Bahia o crime organizado não tem vez. Os criminosos aproveitam reportagem como essa para parecerem santinhos. Só que lá, não.
Elio Gasoari tocou na ferida e o fez com fatos e números. As PMs são um gravÃssimo problema nacional e precisa ser enfrentado. São Paulo está passando por isso é a atitude do governador é lamentável. Além de ter escolhido muito mal seu secretário - escolhido pelo filhote de Bozo eleito por São Paulo - reage pessimamente à s chacinas no guaruja e na Baixada Santista. Negar o problema nacional vai apenas agravá-lo.
Chamar o Rio de figurinha, e não citar São Paulo, evidencia o direcionamento. Não é uma coluna isolada, é um direcionamento continuo da Folha.
É o papel da imprensa, meu caro. Do contrário, idolatrias e babaçoes se impoem, e a realidade resta mascarada ao gosto de lulas, bozos e afins.
Dalton, é claro que não é uma situação boa, o questiinamento é sobre o continuo destaque a fatos negativos ao partido. É tônica do jornal e do colunista. Imagina que uma pessoa te descreva apenas salientando seus defeitos, de forma contÃnua, como vão te perceber os ouvintes. Assim se deu o golpe que levou ao monstro, por sinal, golpe defendido ontem pela Folha.
É alusão a um fato, não necessariamente direcionamento.
A Bahia tem 47 mortes por 100 mil habitantes, São Paulo menos de 10 e Rio 27. A Folha está direcionando o que?
Os números falam por si: a taxa de homicÃdios na Bahia passou de 23,7 por cem mil habitantes por ano no último ano antes do PT governar o estado, para os 47,1 atuais. E pela letalidade da polÃcia, não é por maior respeito aos direitos humanos. É pura incomPTência mesmo.
vcs dois se enganam o PT não mata ninguém apenas colocou os governadores lá se vc querem culpa-los OK, se vc s querem culpara policia OK, só não esqueçam de verificar quanto aumentou a criminalidade e a proporção
O problema do PT é o corporativismo no trato das relações institucionais... ninguém ali age se souber que os caciques dessa ou daquela corporação vão ficar "magoados". Cada corporação policial tem um "dono" e seus "gerentes", e nesse contexto mudar alguma coisa é impossÃvel... sobretudo com o PT. A mega corporação!!
O PT entregou a Bahia para o crime e a violência.
Essa última chacina, ocorrida na semana passada, citada pelo missivista, foi, de acordo com as investigações, um crime passional. É a demonstração de como a sociedade brasileira está bruta e violenta. Triste isso.
Um recado ao povo do Rj, faz a ar.minha, é muito bom para o crescimento da criminalidade em seu estado.
Onde está a graça?
Um recado ao povo baiano, faz o L, é muito bom para o crescimento da criminalidade do seu estado.
A Bahia tem um problema de imobilismo na Segurança Pública. Nada foi feito para regionalizar a administração das policias civil e militar, particularmente a civil, enquantos as facções adquiriam capilaridade... tudo se concentra em Salvador, enquanto no interior do Estado as orcrims nadam de braçada... olhe para o organograma dessas corporações governador. São da década de 70. Tenha a coragem de mudá-las!!
Rio de Janeiro e São Paulo que fizeram arminha, são excelentes exemplos de segurança pública, né?
Recado ao povo paulista: faça a arminha, pois a criminalidade cresceu em SP este ano.
Bom é o governo na Bozolandia
Eremildo é um idi ota e acredita que o missivista tá querendo por na conta de um partido certos acontecimentos na Bahia, madame Natasha acha que na Bahia tem apenas prais lindas, aguardo a carta psicografada de Toninho malvadeza sobre o atual estado da Bahia. A saber
Algo apontado pelo colunista não é verdade ?
Essa é muito boa. O Eremildo é um idiota mesmo.
Não entendi nada deste texto. Alguém pode me explicar já que sou surfista?
É que bolsonaristas e petistas são iguais na retórica farsesca.
Uai, talvez que o foco em relação a ação veemente letal da PM por exemplo não fosse esperada por governos petistas e sim por bozonaristas, que se gabam tanto de utilizar essa letalidade como troféu, o que sempre foi criticado por governos petistas. Alguém me corrija please.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O PT e as chacinas baianas Voltar
Comente este texto