Mirian Goldenberg > Que o amor seja eterno enquanto dure a conversa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Como somos únicos, nós trabalhamos aquele progresso junto com aquele que divide conosco as mesmas ideias, a mesma moral, os mesmos sentimentos”. (o livro dos espÃritos - Kardec) Portanto, as almas afins dizem respeito à queles espÃritos que compartilham uma mesma frequência energética, os mesmos valores, a mesma sintonia. Nos sentimos bem com o par, terceiros e até mesmo estranhos quando estamos na mesma faixa, lei da atração (ou repulsão) ou afinidade das almas.
Sou casada a 36 anos e não me vejo longe de meu marido e ele também não se vê longe de mim, construÃmos uma vida juntos, em meio a muitas turbulências da vida, sempre seguimos firmes com a certeza que o amor supera qualquer desafio que a vida nos impõe ! O que está faltando nesse planeta é amor e resiliência!!
O fato de não serem ambos neuróticos ajuda a manter a união. As expectativas também devem ser realistas.
A essência do problema humano básico é que as pessoas vivem uma vida substituta. A partir de sua necessidade humana básica de proteção, segurança e conforto, elas fazem uso de todo tipo de subterfúgios para evitar lidar com a vida como ela é. Daà parecerem com cadáveres ambulantes que preenchem o seu vazio existencial pelo consumismo, conquistas de todo tipo, sexo, trabalho, lazer etc., além de acreditar que merecem uma biografia.
Essa vida substituta é feita de muitas construções diferentes: identidades, autoimagens, conceitos do que é a vida, opiniões e julgamentos, expectativas, exigências. Todas essas crenças firmemente arraigadas são tomadas como realidade, acabando por formar uma imagem do real baseada no pensamento. Quanto mais elas acreditam nesta vida artificial, mais se afastam da “vida como ela é”, embora por vezes retornem ao frescor do agora quando levam um tapa da realidade.
Eloquentes ou nulos tendem a ser os silêncios e os diálogos entre as pessoas já que são baseados nas imagens que cada uma faz da outra. Assim, cada dito e cada silêncio esconde lembranças, desejos, temores e expectativas, sem ignorarmos que tudo que é dito é atravessado pelo não dito.
O não dito que é dito no silêncio
Pra mim, com quase 30 de casado, mais importante que a felicidade é termos paz. Paz com voz, porque paz sem voz é medo, como diria o poeta.
Paz
Conversas estão permeadas de silêncios e de comunicação não verbal - gestos, expressões faciais, tom de voz, contato visual (ou não), proximidade fÃsica, postura. Há momentos que o que é dito está em desacordo com o que expressado, outros não. Mas a comunicação seria impossÃvel sem momentos de silêncio. Às vezes, fala-se demais quando o melhor seria o silêncio. Noutras vezes, silencia-se quando falar algo seria bom. Logo, a sabedoria resulta em distinguir bem quando silenciar ou quando falar.
Quando calar e quando falar
Querida Mirian, é sempre um prazer lê-la! Conheci meu esposo por intermédio de um grande amigo que me prometeu: no mÃnimo, uma boa conversa. E conversas abundam em 10 anos de relacionamento. Desejo-lhe também boas conversas pelo seu caminho, como têm sido suas colunas para mim. Abraços!
Que lindo, Catia. Amei
Acredito que a comunicação é um excelente indicador da longevidade de um relacionamento seja este familiar, de amizade, profissional, amoroso ou social. Conversar é uma arte na qual é preciso abertura para escutar sem interromper, ter disposição para aprender, participar e aceitar diferenças e assim por diante. Isso já mostra o grau de dificuldade dessa prática na qual podem ser regadas as sementes da humildade, gentileza, bondade amorosa e compaixão.
Verdade
Conversar é excelente e possÃvel, já o bom humor é difÃcil.
Se a conversa for o que segura um casamento por muito tempo, essa geração do celular, se casar, não vai durar muito tempo. ImpossÃvel competir com o “mundo fascinante” das redes sociais
DifÃcil mesmo
Acredito que casais de mais idade se separam por que chegou a hora de ficar só os dois, os filhos se foram, diminui-se o ritmo do trabalho, amadureceram, descobriram que o tempo que lhes restam vale ouro e não dinheiro. Não tem mais pra onde fugir. Agora é a hora do cara a cara. Tornar-se inimigos mortais é fácil: patrimônio dividido, sensação de frustração, de enganação por longo perÃodo de tempo. Permanecerem felizes para sempre está relacionado a sorte de encontrar a cara metade ( é real).
Sorte e muito trabalho
Tudo indica que esses casais acertaram na primeira tentativa: Bono Vox e Ali Hewson. Klaus Meine e Gabi Meine. Jon Bom Jovi e Dorothea Hurley Ozzy e Sharon Osbourne Tony Ramos e Lidiane Celi Minati TarcÃsio e Glória Xororó e Noely Carlos Drummond de Andrade e Dolores Dutra de Morais . Josés e MariasÂ…Â… Eu acertei na segunda tentativaÂ…..espero que minha esposa também.. rsrsrs
Lendo a coluna tive uma lembrança de meus falecidos avós, quando já estavam em idade avançada continuavam conversando sempre. Uma tarde observando o que conversavam fiquei surpreso, ele contava algumas histórias antigas e ela falava sobre coisas do dia-a-dia. A simplicidade, alegria e carinho que ambos nutriam um pelo outro talvez explique a longevidade da relação.
Sem dúvida!! Perfeita a reflexão a meu ver!! Hj com a Internet as pessoas praticamente não se falam!! Aà reside a dificuldade!!
Que lindo Francisco
Outra perfeição! Histórias de vida mescladas com explicações razoáveis para vidas que dão certo e outras nem tanto... E que cada um de nós possa encontrar, ASAP, seu Ruy ou sua Helô!
Ainda tenho esperança no amor maduro
Ele fez uma compilação chamada "O amor de mau humor". Tão boa e imperdÃvel quanto outra sua, "O melhor do mau humor".
E biografias maravilhosas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Que o amor seja eterno enquanto dure a conversa Voltar
Comente este texto