Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Amorim

    Melhor coisa que pode acontecer pro PT é o Bozo ser inocentado e poder concorrer de novo. Bozo não trabalhou pra ver Lula livre a toa, e o mesmo deve rolar agora.

    Responda
  2. BRUNO CALDAS

    Matéria preguiçosa. Faltaram pelo menos duas informações fundamentais: tipo e valor dos presentes dados ao Lula.

    Responda
  3. Ney Fernando

    Lula e bolsonaro sendo iguais, de novo.

    Responda
  4. Dinalva Rosa Maurício

    Se há uma lei a mesma deve ser cumprida. O bem é da União? É da União e não se discute.

    Responda
  5. Vinícius Nascimento

    A matéria “isenta” da Folha – jornal que, aliás, recebeu milhões do atual prefeito de São Paulo – esqueceu de citar exatamente quais os presentes que Lula pediu para que ficassem com ele. Esqueceram de dizer também que: 1) tais presentes não foram escamoteados e contrabandeados como no caso de Bolsonaro. 2) Certamente não eram joias milionárias.

    Responda
  6. João Batista de Junior

    Faltou informar quais foram os presentes e valor.

    Responda
  7. Paulo de Matos

    viver no Brasil está insustentável, inviável e perigoso. Veja o caso da 123 milhas. Deu o calote desde o mais humilde mortal que sonhava fazer uma viagem até o poderoso Banco do Brasil, agora pede proteção na justiça, usando os recursos jurídicos que a lei brasileira oferece aos caloteiros, deixando todo mundo a ver aviões e navios, porque ninguem vai viajar com passagens da 123 milhas, e o pior, nem receber devolução de dinheiro nem vaucher. Recuperação judicial pra eles e frustração pra nós.

    Responda
  8. Alexandre Miquelino Levanteze

    não vejo como se o Lula fez todos os procedimentos legais, e o genocida todos os procedimentos clandestinos e ilícitos.

    Responda
  9. Lucio Flavio Pereira

    Por questão de segurança não vou revelar o país de onde digito. Estou em algum lugar da chamada Escandinávia. Aportuguesei meu nome também para não aborrecê-los com a intragável sopa de consoantes. Faz um frio do cacete mas sinto o sangue ferver ao saber da vulgaridade e indigência moral das "otoridades brasileiras". Só rio, pois as lágrimas aqui congelam.

    Responda
  10. Emilio Bazzani

    O Luis transportou varios containers de presentes que ganhou durante a presidencia para seu Instituto em SP. Usa relogio que ganhou do presidente frances... isso pode Arnaldo?

    Responda
  11. Vicente Valcarcel

    É por isso que eu pago a folha, imparcialidade. Melhor jornal do Brasil. Continue mostrando os fatos, independente se prejudica fulano ou ciclano. S2 FOLHA

    Responda
  12. Hamilton Magalhaes

    Se eu tropeçar na frente do rei Arábia Saudita tenho possibilidade de ser presenteado ou ter minha cabeça cortada?

    Responda
  13. Hernandez Piras

    Lula deveria ter a grandeza de desistir da sua ação e renunciar aos tais presentes em favor da Presidência. Em Portugal, no Palácio de Belém, há um pequeno museu onde são exibidos os presentes recebidos pelos chefes de estado portugueses. Nada mais civilizado e transparente. É pedir muito a quem foi eleito Presidente três vezes?

    Responda
  14. Bruno Sebastião Neto

    Acontece que o Bolsonaro roubou e vendeu ,e lula pediu para ficar, tem uma diferença abissal .

    Responda
    1. Wilson Junior

      Duplo mortal carpado com rodopiu. Coisas que fazem para defender o condenado.

    2. jose silva

      bolsonaro ganhou, assim como o ex condenado...

    3. jose silva

      sei....

    4. jose fior neto fior

      Presidente Lula, porque mexer em vespeiro? Ficou gaga' mesmo?

    5. Ary Dantas oliveira Junior

      Tudo e" presente recebido no exercicio do cargo, esse e' o fato q importa!

  15. GERALDO GALVAO FILHO

    O que não está sendo levado em consideração é que se o presente é propriedade do presidente, ele está sujeito a pagar 60% do valor do bem como imposto de importação, e 25% de multa por não ter declarado a posse do bem apreendido. Valor sujeito a avaliação de perito indicado pela receita federal. Presente de terceiros não isenta do imposto de importação.

    Responda
  16. Vinicius Branco

    Ja se passaram séculos, e ate hoje a distinção entre publico e privado continua legalmente obscura. Obvio conflito de interesses. Os presentes so sao dados porque quem os recebe sao presidentes. Integram o acervo da Republica, e não dos seus dirigentes. Nao eh necessária lei, antes ou depois do recebimento. A questão aqui eh de honestidade, moralidade e decência no trato da coisa publica, que nenhum dos dois parece ter.

    Responda
  17. jef ferreira

    Malandro é malandro , mané é mané . Nem precisa dizer quem é o malandro , né ?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Malandro eh o cara que consegue se safar depois de levar uma bela cana pelos muitos malfeitos. Mane eh o otario que se acha sperto, se suja por pouco e age como um celerado. Ambos envergonham o pais. Sera que não ha nada melhor em meio aos 230 milhões de habitantes?

  18. AILTON SOUZA

    Assim, alguém cometeu um crime e está pra ser julgado aí vamos revogar a lei que trata do crimes pra favorecer o criminoso. Bonito né Folha!

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      É essa impressão que a folha quer passar para os leitores, ainda mais os que só leem a manchete e não tem acesso ao conteúdo...

  19. AILTON SOUZA

    Assim, alguém cometeu um crime e está pra ser julgado aí vamos revogar a lei que trata do crimes pra favorecer o criminoso. Bonito né Folha!

    Responda
  20. Andréa Costa

    A Folha deveria ser mais honesta e publicar a data na alteração da legislação sobre presentes recebidos pelo chefe de Estado. Quer bater no Lula e manter o Bolsonaro na mídia.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Não se trata de lei, mas de entendimento provocado por vc insulta ao TCU. Um cidadão comum não teria a mesma chance, eles não ganham presentes, mas o recebem como gesto de um governo estrangeiro ao Brasil que representam.

    2. jef ferreira

      Não se trata de lei e sim de caráter.

    3. Vinicius Branco

      Se não era ilegal, como vc diz, porque raios o TCU encrencou e o descondenado entrou com a acao que hoje tramita no TRF3?

  21. Neucir Valentim

    Creio que há uma diferença básica, primeiro o Lula declarou os bens, segundo depois disso é que veio acórdão de 2016, e outro caso Bolsonaro tentou vender os presentes, ao contrário de Lula que guardou no acervo e declarou ao TCU. Sem contar que Bolsonaro tentou burlar a Receita Federal no caso das joias sauditas...

    Responda
  22. Adalto Fonseca Júnior

    Existe mesmo esta diferença entre o sujeito e o cargo que o sujeito ocupa quando estamos falando de um chefe de estado? Em quais circunstâncias tais presentes foram ofertados? Pela polêmica já instalada precisamos de esclarecimentos. Que nos ajudem os bons juristas.

    Responda
  23. Leonardo Gama

    Pode achar que tem alguma razão. Esses presentes podem até nem ter valor monetário. Mas, está errado. Não existe essa separação entre a pessoa física e o presidente no exercício do cargo. Não faz sentido!

    Responda
  24. Robson Barcelos Gevegir

    Dizem Ministros, ou escreve você?

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    Essa isquierda me diverte

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Passadores de pano unidos jamais serao vencidos

    Responda
  27. PAULO CURY

    no fundo os dois trazem no sangue o dna do brasileiro, que é ruim, a tal da rés publica passa longe do nosso dna. No fundo nosso caracter, como cidadãos, é elástico , se ajusta as necessidades do momento, e a vacação para dltador, nos tres poderes é visível.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Não meça os outros por sua vara suja

  28. marcio jose albino

    Casos totalmente diferentes.

    Responda
  29. José Filho

    Dois delinquentes absolutamente iguais. Há quem se mate por essa gente nefasta. Brigam com pai, mãe, irmãos, amigos, etc para defendê-los. Mais do mesmo.

    Responda
  30. JAILSON DE BEZERRA

    Eu agora vejo que tem lógica no comentário de meus colegas. A Folha está em campanha para proteger Bolsonaro de suas arbitrariedades. Será que imposição dos donos do jornal? Logo esse jornal que foi vilipendiado Pelo falso Messias.

    Responda
  31. wilson kfouri

    Falsa simetria dos casos. A legislação mudou depois do Lula ter recebido o presente, Lula não tentou contrabandear jóias,Lula não tentou reaver essas jóias contrabandeadas utilizando avião da FAB, militares, e chefe da Receita Federal, Lula não levou jóias em avião presidencial para ser vendidas no exterior, Lula não recebeu dólares ilegalmente produto dessas vendas e colocados em conta de general amigo etc etc

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Eh verdade. Afinal, eh o cara mais honesto do mundo. A Gamecorp que o diga!

    2. francisco xavier de azaredo neto

      Só jóias no avião presidencial?

    3. Joel Domingos

      A legislação não mudou depois que Lula recebeu os presentes. O crime de peculato, referido logo no início do artigo, e no qual Lula foi enquadrado, consta do art. 312 do Código Penal desde a sua promulgação, em 31.12.1940.

    4. Valdir Costa

      Tá bom e nem era dono do triplex, sítio e fazia palestras de 700 mil. É mais fácil ir ao enterro de anão do que achar uma filmagem das fantasmagóricas palestras.

  32. COLOMBO MELO

    Relógio, abotoaduras e caneta são presentes pessoais, dados à pessoa física. Nenhum governo oferece esses itens a outro governo. Bolsonaro até devolveu o relógio, quando pressionado, mas o relógio é dele, sim, e poderia vendê-lo, sim. É um homem simples, que não gosta de ostentação como o Lula.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Oi?

  33. Alvaro Almeida

    Folha defende Bolsonaro. Só isso!

    Responda
  34. Maria Irene de Freitas

    Uma notícia generalizada e que não informa muito, pois a folha deveria mencionar quais os presentes que o presidente Lula considera pessoais e por eles está brigando na justiça. Essa generalidade proposital insinua que qualquer presente dado aos chefes de estado em exercício da função seja considerado pessoal, o que não é o caso. Citam apenas vinte e um, então deve haver alguma excepcionalidade nesse pedido. Se for considerar todo e qualquer presente, nenhum mais fará parte do acervo.

    Responda
    1. Christian Feitosa

      Concordo que a reportagem quase nada esclareceu. Seria importante saber quando essa exigência passou a existir no TCU. Mas se já existia a exigência e Lula ficou com presentes e AINDA contestou em ação judicial, vai ter de responder por isso e devolver os presentes. Desconhecia esse fato de 21 presentes. Pensava que fosse apenas 1 relógio de valor pequeno recebido de Miterrand, acho. Isso enfraquece e muito essa bandalheira com as joias de milhões.

  35. jef ferreira

    Malandro é malandro , mané é mané . Nem precisa dizer quem é o malandro , né ?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Malandro eh o cara que consegue se safar depois de levar uma bela cana pelos muitos malfeitos. Mane eh o otario que se acha sperto, se suja por pouco e age como um celerado. Ambos envergonham o pais. Sera que não ha nada melhor em meio aos 230 milhões de habitantes?

  36. Rubens gonçalves

    Folha. Querendo justificar o bolsonaro. Será que aquele relógio de pulso que o Lula ganhou da França é o pedido feito ao TCU?

    Responda
  37. FERNANDA Salgueiro Borges

    Tentando citar os presentes não devolvidos por fernandinho henriquinho e a Folha, por acaso, sempre que o cito, me censura....

    Responda
  38. FERNANDA Salgueiro Borges

    Aonde foram parar os presentes recebidos por Fernando Henrique Cardoso? Para impedir Lula, publicou um decreto válido a partir de 2003, e criou toda esta celeuma. Por quê não recuperar os seus bens "pessoais"?

    Responda
  39. JOÃ O MUCCI

    Ambos são farinha do mesmo pacote.

    Responda
  40. APARECIDO MARIANO

    Ambos deveriam ter vergonha na cara. Pergunta: se nao fossem presidente teriam recebido presentes ? Logico que nao. Entao, os presentes foram dados na pessoa de presidente que representavam o pais naquele instante. Portanto, nao é pessoal. É institucional o presente e pertence ao povo. Ha um conflito claro de interesse nisso

    Responda
    1. Alexandre da Rosa Pellizzon

      Seriam privados os presentes recebidos antes da presidência. E deveria ter um prazo depois para poder receber também. Não é plausível alguém assim que sair da presidência, com o poder que tinha, receber 17 milhões em pix??? Lula ficou 580 dias preso por um suposto "presente" triplex que valiam menos que uma das jóias sauditas e que ele nunca usufruiu nem estava pronto! E que seria recebido muito tempo depois dele deixar a presidencia.

  41. Luiz Ferretti

    Essa é literal, como é de sua índole Megalomaníaca: "vocês pensam que é fácil guardar 11 conteneirs de presentes?". Muito divertido. Se tivesse tempo iria pesquisar o barulho feito pela Globolixo, satélites e FSP naquele momento. Som a disposição de todos no YouTube. Esse País realmente não é sério.

    Responda
  42. Alberto A Neto

    "Em nosso país a vulgaridade é um título, a mediocridade um brasão ; para os que têm a fortuna de não se alarem além de uma esfera comum é que nos fornos do Estado se coze e tosta o apetitoso pão-de-ló, que é depois repartido por eles, para glória de Deus e da pátria". (Machado de Assis)

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Enfim, palavras sensatas em meio a tanta passacao de pano.

  43. Marcus Portella

    Vejamos o que é , qual o valor financeiro e a motivação pessoal/politica para tal presente. Mas como o Brasil jamais será a Suécia e vice-versa sigamos com nossas promiscuidades.

    Responda
  44. joaldo costa

    A grande diferenças nos casos de Lula e Bolsonaro, é que lula entrou na justiça, o coiso, fez peripécias pra esconder e vender os presentes. Sentiu a diferença?? É o certo e o errado. A questão não é nem os presentes, mas, a atitude de cada um.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ta nervoso, Vilson? Toma uma gelada que acalma.

    2. Vinicius Branco

      Entrou na justiça porque o TCU encrencou com os presentes. Ao contrario do que vc imagina, não foi nada voluntario nem espontâneo. Entendeu?

    3. Vilson Gouveia

      Quando vc aprender a ler vai ver que a justiça exigiu de Lula a devolução e ele entrou na justiça para não devolver.

  45. Aparecida Alves

    A lei do mais esperto.

    Responda
  46. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    ...risos... cara de um, focinho do outro, tudo gentinha...

    Responda
    1. neli faria

      até os bovídeos na defesa desses dois Boiadeiros.

  47. neli faria

    Nada tão igual...

    Responda
  48. Luiz Silva

    Tanto o ex-presidente como o atual deveriam ter mais brio e postura de homens públicos e pararem de mamar nas tetas da viúva, onde até os presentes recebidos devido ao cargo estão sendo apropriados indevidamente. É UMA VERGONHA, como diria o saudoso Boris Casoy.

    Responda
  49. Rodrigo Negrão

    Um pediu iniciou um processo legal para ficar com presentes de alguns milhares de reais, o outro escondeu e subtraiu presentes de milhões de reais...

    Responda
  50. Marcelo Magalhães

    Lula se referia a presentes recebidos de diversos países. É muito diferente do Bolsonaro que só recebeu uma pequena fortuna da Arábia Saudita e foram destinados à monetização. Ou seja, eram propinas, não eram presentes. Chega de conversa fiada!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ta bom, mas sera que daria para devolver pelo menos o pedalinho do sitio?