Maria Herminia Tavares > No STF, um ministro terrivelmente amigo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Piaget

    cirúrgica!

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Vai prá casa Padilha!

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A coluna tem razão quando os temas já são contemplados na Constituição. Por exemplo: temas como a descriminalização do aborto e do uso de drogas enquadram-se nas garantias e direitos individuais que protege os indivíduos da sanha estatal e por isso prescindem de lei, exceto para regulamentação do seu exercício. Resta ao Supremo munir-se de coragem para enfrentá-los, coisa não muito frequente nessa corte, que prefere esquivar-se de enfrentamentos muito acirrados.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      De acordo com o raciocínio do Senhor Padilha, nossa política não chegou nem perto do iluminismo! Fraterno abraço! A democracia é o pior dos regimes, exceto todos os demais, conforme disse aquele brilhante inglês!

    2. Orasil coelho pina

      Vai prá casa Padilha! Comparar o Digno Juiz Moro a estes populistas! Dá licenaça!

  4. eli moura

    não precisava nem fazer uma revisão bibliográfica, bastava olhar a figura, parece um TFP sem tirar nem por. Dá para imaginar aquela marcha nos corredores com o estandarde. É verdade que quem ve a capa não ve conteúdo. Alguém verificou o que era zanin antes de se associar a Lula? Aquela turma do prerrogativa não alertou? Lula não pode agradecer os trabalhos com o sangue dos indigenas, dos meninos pretos que entregam drogas ou dos pobres que roubam para comer.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    Os órgãos de controle de contas e da justiça, não podem ter nomeações políticas, para isto já existem os legislativos e executivos! Concurso público e exigência de, no mínimo, quinze anos de carreira pública!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Não veio o comentário do Sr Padilha

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Concurso público seleciona Moro e seus Dalagnois também. Nada é infalível. Acha que ministro da Corte Suprema não é cargo político? Por que então há tanta disputa nos EUA pela nomeação de conservadores e liberais? A maior anomalia do nosso sistema é o Senado chapa branca, se exercessem verdadeiramente o seu papel o sistema funcionaria melhor.

  6. José Cardoso

    Complica mais o fato de não haver uma unidade na chamada pauta de costumes. Por exemplo: os direitos das mulheres são historicamente uma pauta liberal, desde Stuart Mill. Mas a lei seca nos EUA, que não é propriamente liberal, foi bastante apoiada pelas mulheres da época. Já o meio ambiente sempre foi uma pauta conservadora. Os nobres gostavam de preservar seus campos de caça, como hoje os países mais ricos tendem a ver o mundo como um jardim, e não como uma fazenda ou uma mina.

    Responda
  7. Maria Piedade Oliveira

    Infelizmente é mais um ministro ligado às pautas sem humanidade do bolsonarismo!!!!

    Responda
  8. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Diagnóstico bacana, mas sou cético quanto à ideia de ver no Supremo Tribunal Federal uma espécie de corte iluminista. Além disso implicar em um ativismo judicial prejudicial, inclusive à própria Constituição, e produzir decepções políticas como a de agora.

    Responda
  9. Maria Lopes

    Em uma coluna breve, conteúdo denso. A melhor análise que li sobre o tema, que inclui a necessidade e a razão de que temas difíceis sejam abordados pelo STF. E os riscos das nomeações oportunistas.

    Responda
  10. jose fior neto fior

    Nunes, Zanin...quando vão escolher "um ministro terrivelmente competente?". O Bozo tá morrendo de rir. Já está com 30%. Mais 3 indicações do Lula, e o Bozo volta em 2026.

    Responda
  11. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Lula, Bozo, Zanin et caterva: todos bundões!

    Responda
  12. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Lula, Bozo, Zanin et caterva: todos bundões!

    Responda
  13. Tito Bernardi

    A autora, como todos os petistas e esquerdistas, só veio a indignar-se seletivamente agora, após os votos do novo ministro-amigo . Quando oposicionistas apontaram o inconsistente perfil acadêmico do indicado de Lula, a proximidade com o partido que está no poder, os laços afetivos (a esposa de Zanin é afilhada de Lule), profissionais e de amizade com o presidente, ninguém na esquerda ligou. Só agora, com suas pautas contrariadas, é que vêm aqui no Diário Oficial chiar, com argumentos futeis...

    Responda
    1. Maria Lopes

      Fúteis??! Em vez de argumentos, críticas à colunista?

  14. Nelson Vidal Gomes

    Qual a surpresa com Zanin?! Lula é de direita e o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) também o é. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      De esquerda são o Bozo, familicia e o gado, claro!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Zé Fior, poderia ter esperado um pouco mais antes de afirmar isso! rsrs

    3. jose fior neto fior

      Alguém tem dúvidas sobre o voto de Zanim sobre o Marco Temporal? O Bozo conseguiu os 30% do STF graças ao Lula, e tudo indica que até o final do ano ele chegue aos 40%. Vergonhoso.

  15. Gilberto Rosa

    A Folha ainda não se pronunciou sobre a denúncia do intercept, que recebeu 2,3 milhões da prefeitura de São Paulo, por meio de agência investigada pela MP, para criar notícias positivas do prefeito do Nunes MDB, vergonhoso. É uma prática antiga da imprensa bilionária, gastou, aliviou, assim Frias e Marinhos ficaram bilionários.

    Responda
    1. Rives Passos

      Hummmm! Então a Folha Pan tem rabo preso? Costa e Silva ai-5, Roberto Marinho, capital estrangeiro e constituição da época. Essa é a elite brasileira.

  16. SERGIO saraceni

    Como entender que o Lula nomeia um Bolsonarista raiz para se alinhar com Kassio e Mendonça? Incompreensível. Intolerável.

    Responda
  17. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Quando Damares Alves se derreteu em elogios durante entrevistas no senado , ja estava estabelrcido que o desempenho de Zanin estava comprometido com as pautas do atraso , o anacronismos. Portanto, sem surpresas.

    Responda
  18. LUIZ L AUGUSTO O PINHEIRO

    Não entendi. A colunista falou do Mendonça, ou, do Zanin? Ela estaria sugerindo que o voto do Zanin possa ser favorável ao Marco Temporal???

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Cada brasileiros tem vontade de ter um Ministro pra chamar de seu. É por isso que a indicação cabe ao Presidente da República. O alinhamento a algum grupo só coloca dificuldades ao livre convencimento do magistrado diante dos fatos que lhe são expostos. O mau exemplo na suprema corte americana, cujos indicadores (Presidentes) sempre o fazem de forma aparelhada, faz com que os votos sejam conhecidos de antemão, sem qualquer debate. A corte deve decidir livremente. Votados são os do Legislativo...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      O local onde a vontade popular deve ser promovida é o Legislativo.

  20. Ricardo Arantes Martins

    É isso que Lula busca. buscar um progressista e no Brasil o que é ser progressista? aqui basta ser probo, honesto e votar de acordo com a Constituição, estaria anos luz a frente de quase todos os políticos. O que é ser conservador no Brasil? é mensalão, Joias, petrolão e tudo isso que assistimos desde sempre. é conservar esse Estado de Coisas. que venha a probidade, acredito em Zanin.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja, retrógado é o Coisismo, eles defendem famílias patriarcais, religiões fisiológicas e controladores e as mais variadas formas de preconceitos, ditaduras e a grande corrupção. Conservador aqui defende esse sistema corrupto que visa a impuniade da Elite Política e econômica, basicamente são os movimentos petistas. Falta muito para considerá-los, pois como progressistas.

    2. Joaquim Rocha

      Isso é a simplifição do complexo. Tem que levar em conta os direitos de minorias, a evolução dos costumes, sem hipocrisia moralista ou religiosa. Disso Zanin não é capaz porque ele é retrogrado, não progressista, se prende a um passado que não mais faz parte da realidade atual. Lula errou feio.

  21. Dario Lima

    Um medíocre "conservador", com pensamentos alinhados aos vendedores do enexistente, Deus,

    Responda
  22. FERNANDA Salgueiro Borges

    Seria o terrivelmente evangélico melhor e mais digno que o terrivelmente amigo ? Fica a questão.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Por esse prisma tem um menos pior mas nenhum serve, simples assim. Grande é a necessidade de um Supremo isento. Tenho esperanças que Kuncá e o terrivelmente se desenlacem de quem os indicou e julguem com total isenção assim como tenho esperanças que Zanin assim o faça, tal qual Joaquim Barbosa o fez a quando condenou Dirceu, Valdemar costa neto e vários cumpanheiros de esquemas.

    2. maria Cristina medeiros

      Igualmente ruins.

  23. Eduardo Nogueira

    O critério de escolha sempre será pessoal, a competência de Zanin é inquestionável, não pode ser reprovado tecnicamente, cabe reprovar a questão ética, seria mais ético escolher alguém que não se conhece, baseado em opiniões alheias, ou alguém conhecido e que se sabe ser digno? Desde o começo a folha faz campanha contra Zanin, não vi o mesmo esforço quanto à Nunes ou Mendonça, que eram bem mais parciais, inclusive sempre votam de acordo com os interesses dos seus... ao contrário de Zanin

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A Folha faz tempo, serve de alimento pra golpes e mentes rasas do 8 de janeiro. As pessoas estão lendo o que o proprietário da Folha quer que apareça, um bilionário banqueiro parasita de juros, e são levadas a pensar conforme interesses do bilionário.

  24. Alberto A Neto

    "Em nosso país a vulgaridade é um título, a mediocridade um brasão ; para os que têm a fortuna de não se alarem além de uma esfera comum é que nos fornos do Estado se coze e tosta o apetitoso pão-de-ló, que é depois repartido por eles, para glória de Deus e da pátria". (Machado de Assis)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.