Cida Bento > No Brasil, racismo estrutura as desigualdades Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ricardo Arantes Martins

    O racismo no Brasil é um fato e a maior estultice eis que o brasileiro tem cerca de34%de DNA mitocondrial (materno) indígena e maioria miscigenada negra. é só lembrar que nos primeiros séc. de colonização praticamente não vieram mulheres da europa para cá. de mais a mais não existem raças apenas Raça Humana e o resto é ignorância. Outrossim o preconceito social é, por muitos, considerado igual ou superior ao racial. Nação de preconceitos.

    Responda
  2. José Cardoso

    Acho o diagnóstico errado. Por exemplo, a Ãfrica do Sul é um país tão desigual e violento quanto o Brasil, mesmo com um governo da maioria negra há décadas. A desigualdade e o racismo existem, mas não há nenhuma relação mecânica de causa e efeito.

    Responda
  3. paulo werner

    Sem perda do mérito do texto, talvez devamos arriscar uma inversão aqui: só numa democracia (liberal) pode haver algo como racismo estrutural (determinante, mesmo sem ancoragem formal). O fim do racismo estrutural demanda invocação institucional. Que democracia prescindiu de violência étnica pra se consolidar?

    Responda
  4. Noel Carvalho

    Como sempre um texto informativo e necessário. Obrigado.

    Responda
  5. Petrônio Alves Filho

    Analisando a nossa história... Os primeiros colonos chegaram aqui em 1.530 sob comando de Martim Afonso de Sousa. Os primeiros escravos foram trazidos em 1.550. A libertação foi em 1.888 com a Lei Ãurea: 338 anos depois. O Brasil moderno começa com a Nova República em 1.530: 400 anos após os primeiros colonos. Não temos nem um século de modernidade! Temos ainda um Congresso (maioria dos políticos) conservadores. Querem mais?

    Responda
  6. Petrônio Alves Filho

    Vamos lá: a nossa colonização iniciou em 1.530, com a Expedição de Martim Afonso de Sousa. Os primeiros africanos começaram a chegar no Brasil na década de 1.550. A escravidão termina com a Lei Ãurea em 13 de maio de 1.888: 338 anos depois. Fomos o último país das Américas a acabar com essa desgraça. O Brasil moderno, a Nova República, começa em 1.930, 400 anos após a primeira colonização: não temos 100 anos de modernidade. Ainda temos um Congresso conservador. Querem mais?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.