Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Progressista? Uma abordagem tão boa, tão competente, cai nessa palavrinha insípida e que qualifica tantos desqualificados …

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    E alguem dá noticias do benassi?

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Geraldo da silva, vc fez a piada do ano. Hilaria. To rindo sem parar

    Responda
  4. José Carlos Monteiro da Silva

    Conrado excelente, como sempre.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Conrado cometeu um erro, que não chega a ser crasso, mas é inocultável. Ignorou o acerto do primeiro da lista, Cláudio Lemos Fonteles, em 06/2003! Atualmente pesquisador dos porões da ditadura. Vasculha indícios e provas que inculpariam e responsabilizariam militares de todas as patentes, a malta de sabujos e sicários, além do entorno dos centros de decisão de inteligência e repressão da ditadura, os Departamentos de Operação Interna dos Comandos de Operação de Defesa Interna, desde 2005.

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Na coluna passada tentei atribuir o gosto corporativista do professor à ingenuidade, mas é bem mais do que isso. Não existe apenas a corporação dos procuradores, existe um corporativismo jurídico que inclui professores de direito. Poderia levantar a hipótese que seria do interesse do professor manter a decisão no campo jurídico, pode vir a ser incorporado num futuro pleito. Mas seus argumentos falam por si. Dilma escolheu p primeiro da lista justamente porque se comprometia com o rito (sempre o

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      ... o PT escolheu o primeiro.) Se ignorar a lista triplice Lula não poderá escolher arbitrariamente, precisa ser um procurador da carreira, uma condição imposta por lei. Aqui não se trata de escolher um procurador progressista. Precisa ser alguém sério, interessado em se promover atirando quantas flechas possa no ocupante da presidência para aparecer. Aras não era anti-lava jato era bolsonarista, como Sérgio Moro. O professor parece simpatizar com um governo da toga. Lava-Jatista.

  7. Matheus Battistoni

    A função do Ministério Público é promover a aplicação das leis, e não fazer política. A escolha do presidente deve se orientar pelo compromisso do candidato de não querer intervir na vida política, que compete aos Poderes Legislativo e Executivo.

    Responda
  8. João Sérgio Leal

    A síntese do artigo se contém na seguinte frase: “Republicano não é escolher o primeiro da lista, mas o melhor da lista”. Acontece, porém, que a nossa Constituição republicana sequer cogita de lista tríplice para a nomeação do cargo de Procurador Geral da República. Daí que republicano é observar o texto constitucional e não cair nos achismos de quem quer que seja, pois não?

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Lula I acertou na mosca em 2003 com o primeiro da Lista. "A busca da verdade pede cidadania participativa e cidadania participativa é a defesa consistente e permanente da Democracia. Por tudo isso, e em nome próprio, apresento a todas e todos conjunto de textos sobre o Estado Ditatorial militar e sobre ações consumadas por seus agentes públicos, que se constituíram em graves violações dos direitos humanos, torturas, assassinatos e desaparecimentos". (Cláudio Fonteles). É o melhor dos melhores!

    Responda
  10. José Cardoso

    Dado o trauma do Janot, que por pouco não derruba o Temer, os presidentes só querem uma coisa do procurador geral: confiança pessoal. O resto é detalhe.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Existe uma distância enorme entre escolher um acólito, e escolher alguém em cujo trabalho sério se possa confiar.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas derrubar o Temer teria sido ótimo.

  11. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Que um gênio saia da garrafa e ilumine a escolha de Lula!

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Ok. Um gênio saído da garrafa da caninha 51

    2. Geraldo da Silva

      Sim. Da garrafa da 51

  12. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Boa análise

    Responda
  13. CLODOMIRO LACERDA

    O problema de se preferir alguém mais suscetível à politica é que, ao menor sinal de mudança de ventos, esse muda também, pois seus valores tendem a ser muito flexíveis. Precisamos de alguém com histórico claro de retidão, sobretudo sem proximidade com nenhum político.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Já parou para pensar porque Rui Costa e uma ala do PT defende Aras e até mesmo sua recondução? O fim das operações que não terminavam e até o início de2020,já na fase oitenta recuperando mais de17bilhõesde reais. Só que pela única vez em nossa história tinham sido pegos dezenas de empresário dentre3dos dez mais ricos e presidente do congresso, ministros, lideres de governo dois governadores e por ai vai. Essa Elite Política e Econômica se uniu e é isso que importa. O Brasil é a nação da impunida

  14. filipe moura lima

    Que tal uma procuradora negra? Passou da hora de isso acontecer.

    Responda
  15. Ricardo Arantes Martins

    No Brasil o Ministério Público é dono da ação penal e de muitas ações públicas de tal sorte que ele é o1ºJuiz. Se ele não soltar uma ação ela jamais existirá por outras formas. As ações contra o Presidente estão adstritas ao PGR dentre outras inúmeras funções. Veja que por muito menos Collor e Dilma cairam. O Coiso usou Aras, e num acordo com a falsa oposição, Calheiros, Abreu e PT juntos retroagiram leis para pegá-los como improb. admin. resp. fiscal, ficha limpa (vide votações).

    Responda
  16. Jorge Ceretta

    Meu bom Deus, nos livre de outros Aras, Lindôras, etc.Amém!

    Responda
  17. José Bernardo

    Nessa escolha, Lula teria que fazer o que aparentemente não fez quando escolheu Zanin: considerar muito atentamente perfil e valores defendidos pelos candidatos, do ponto de vista do impacto social; e muito corretamente, o artigo defende que o mais desejável já pode estar na lista tríplice, que então não precisaria ser ignorada por princípio. Pudesse essa consideração chegar até o Lula...

    Responda
  18. Marcio soares berclaz

    Onde está a participação da sociedade brasileira na escolha da PGR? Não cabe ao Ministério Público fiscalizar os poderes constituídos em nome da sociedade? É possível imaginar como razoável a autoridade fiscalizada escolher seu fiscal? Por acaso o Prefeito escolhe o Promotor que o fiscaliza? Já passou da hora da sociedade brasileira enfrentar o tema e cobrar maior controle social e participação na escolha da Chefia do MP Brasileiro. Do PGR e dos PGJ’s (Chefes dos MP Estaduais) tbém!

    Responda
  19. Hercilio Silva

    A questão toda e o artigo só existe por isso, é a perda de confiança na instituição. Já vinha complicado pela opção de atuação política lava jatista, e aí sofreu da mesma ocupação fascista que o bolsonarismo fez no estado todo. Tem de ser alguém comprometido com a república e a democracia, esses são os critérios, a coisa desandou nos últimos anos. Estava chancelando o autoritarismo e o negacionismo.

    Responda
  20. José Ricardo Braga

    Porque não uma Procuradora Geral ? (não a Lindora!)

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Dauner, lembrei da Raquel Dodge sim. A pergunta foi retórica, não um questionamento...

    2. marcos fernando dauner

      Já tivemos - o(a) melhor PGR de todos os tempos - Dra. Raquel Dodge !

  21. CHARLES MARTINS

    Parabéns. Didático ao extremo. Só não entende quem não quer.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    Está lista é corporativismo puro, eles não foram eleitos, cabe ao presidente eleito escolher, a lista já se mostrou muito falha. O bilionário Frias da Folha não sossega o patrulhamento, ainda ontem justificou vergonhosamente o golpe, e ainda não explicou os 2,3 milhões que recebeu da prefeitura de São Paulo, para criar notícias favoráveis ao prefeito Nunes do MDB, denúncia do intercept.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Por acaso os procuradores da República são eleitos ? V. acha que Proc. Rep. é sinônimo de vereador de bairro ?

  23. Hernandez Piras

    Infelizmente, os bons argumentos do colunista não serão considerados. Lamento muito, pois após o pesadelo que foi o Sr Aras, o Brasil bem que merecia um Procurador-Geral digno do cargo.

    Responda