Vinícius Torres Freire > PT, ricos, ministros e Congresso querem azedar o clima na economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O PIB, que os ''especialistas'' da especulação e da agiotagem presumiram ser de 0,9 neste ano, chegará a 3 pontos. Lula previu, mas o mercado--o Absoluto, se ''surpreende'' mais uma vez!! E foi a base da sociedade que tornou os agiotas especuladores ''especialistas'' surpresos. Mas, prestem atenção ao detalhe: os podre de ricos querem continuar sem pagar impostos. E o primeiro-ministro Lyra está apoiando a aberração!
Meu Deus. Como envelheceu rápido essa coluna. Vini tá perdidinho. Como de resto, todos esses jornalistas econômicos que se consultam com operadores de banca de apostas, que chamam de bolsa de valores. E já faz um tempo.
Vamos ver se essa é mais uma das dezenas de previsões derrotistas que fazem desde o inÃcio do governo Lula e que fracassaram. Como disse o Reinaldo Azevedo, todas as vitórias e acertos do governo Lula têm sido tratados como "surpresas". Quando a surpresa se torna frequente, ela deixa de ser surpresa, não é mesmo?
Mais um artigo perfeito de VinÃcius Torres Freire. É claro que a militância petista aqui dos comentários vai chiar - ela só quer propaganda, não quer informação.
Prezado Dalton, nunca votei no Bozo. Petistas e bolsonatistas são assim: quando não tem argumento tentam desqualificar o interlocutor.
Quer também ilusões e idolatria, que constituem a essência de ser de babalulas e bababozos.
Lula I só deu certo graças ao milagre chinês. Lula II estagnou. Agora não tem milagre e, pior, o mundo está parado pós pandemia.
Ao meu ver o problema não é o executivo, gov. passado, gov. atual, é sim o congresso. Sempre foi o congresso.
Tua resposta só não é mais boba que o artigo.
Todos os brasileiros pagam pesados impostos, menos os super-ricos, ganham rios de dinheiros, mas precionam o Congresso para manter seus privilégios; se colarmos nessa conta militares gol pistas, só nos resta a conclusão, de que ainda somos uma república de bananas.
Contamos com o colunista para ajudar a implementarmos uma tributação progressiva, onde o rico pague mais impostos. Taxação de lucros e dividendos, de grandes fortunas.
Observe que temos, desde sempre, tabela progressiva de IR. Temos, também, a extorsão generalizada dos impostos sobre o consumo, que pega a todos, indistintamente. Lucros também são taxados. A distribuição de lucros a quotistas de PJ é isento. A novamente taxar-se essa distribuição, a PJ voltará a pagar as despesas pessoais e a ser titular de patrimônios de uso pessoal. Portanto, o caminho é disciplina orçamentária governamental, tal como é onde as coisas funcionam com recursos naturais Ãnfimos.
Esses colunistas e comentaristas, em geral, de economia entendem o que leem nas redes sociais. O Brasil. viveu a tormenta desses últimos 5 ou seis anos e querem que em 8 meses tudo seja arrumadinho
Amigo, a tormenta foi instalada há mais de 10 anos quando a megalomania trouxe uma copa e uma olimpÃada pra um paÃs que não tem nem estradas, escolas ou hospitais. Faz muito tempo que esse barco tá fazendo água e tudo começou com uma certa nova matriz econômica da dupla Dilma/Mantega
Excelente artigo. O fato do VTF elogiar alguns aspectos lhe credibiliza a criticar os mais importantes. Parabéns. Só essa bobagem de chamar o governo anterior de governo das trevas. Em termos econômicos? Pandêmicos? Em termos de corrupção? DiscutÃvel e, na minha opinião, pueril. Mas um bom artigo de qualquer maneira.
Trevas em todos os termos, pra facilitar o seu entendimento.
É uma pena que o governo não possa contar com o maior economista do paÃs, VinÃcius Torres Freire. Suas opiniões são sempre isentas de um olhar ideológico. PS: comentário com dosagem extrema de ironia.
E os lulaplanistas, tal qual os bozofrênicos, têm infinitos desatinos ante a realidade.
Vou discordar de você Hernandez. Totalitarismo é algo mais complexo. O caso dessa turma é estupidez lógica e ranço comportamental.
O meu preferido é botar a culpa por avanços conquistados em cem anos ou atrasos construÃdos em cem anos aos últimos 6 meses ou aos 4 anos anteriorre, dependendo do cafe da manhã.
Chamar pessoas que não tomam automaticamente o lado de um dos extremos de bolsonarista enrustido é tÃpico do pensamento totalitário, que divide o mundo entre amigos e inimigos. A polÃtica só equivale à guerra para extremistas e sectários.
Boa, só os isentos (vulgo bolsonarista enrústidos) têm razão.
Aà VTF, vc sempre faz uns resumos bons e nem todos eu concordo, mas seu texto inteiro transmite a ideia de que Haddad não é do PT. Calma aà né?! Mais produtivo é entender que o PT tem correntes que pensam a economia de modo diferente e elas convivem há décadas.
Sim, tem os adultos e as crianças. Como em toda festa, um adulto para cada 50 crianças. O pensamento é claro: o dinheiro da viúva nunca acaba. Gastemos enquanto é tempo. Se tem algo que a história recente aponta é que roub4r o estado vale a pena. leve seus sonhos de superavit primario para lá.
Pode esquecer cidadão.Brasil só terá crescimento este ano, por causa dos resultados obtidos no agronegocio até o final do 1o trimestre deste ano.Daqui pra frente, é se segura e vai ouvindo a música dos violinistas com o Titanic afundando!Querer que o Brasil cresça com um calouro de 3 meses em economia da faculdade?So pode ser piada!
NotÃcia do valor hoje: PIB cresce 0,9 porcento no segundo trimestre e ficou bem acima das expectativas, sendo maior que o perÃodo pré pandemia. VinÃcius, nós Bolsonaristas estamos ficando decepcionados com as tuas contÃnuas previsões erradas, já temos que admitir que tá melhor até pra nós, uma vergonha isso, melhor tu começar a escrever horóscopo na coluna.
Sim, tudo conquistado nos últimos 5 meses de governo.
Como VTF explicou, a média historica é 3%, 2% é pÃfio. Mas o mais importante é saber que 60% da arrecadação vai para o pagamento de juros, e isto não é culpa dos banqueiros, mas dos governos que aumentam a dÃvida. É isso que os adultos querem reverter.
Desemprego no menor Ãndice desde14. Onde já se viu isto. Uma vergonha.
Será que VinÃcius já ouviu falar de Keynes, adianto que não foi zagueiro do Palmeiras não. Importante se informar sobre o papel do estado no fomento da economia e parar com esse papo furado neoliberal de austeridade pra pagar juros.
Tu Piras, acha que Bolsonaro deixou o Brasil bem, não precisaria da intervenção do estado, e sim de mais austeridade, tá bom. Dá uma olhada na subida do PIB e redução do desemprego no governo Lula agora, não foi com austeridade, mais gastos gera mais impostos com economia aquecida. Dá uma olhada na redução da dÃvida em percentual do PIB que Lula conseguiu nos primeiros governos. Não cai no papo furado de VinÃcius.
Pelo visto, quem não conhece Keynes é você. Keynes era um liberal, que só admitia a elevação do gasto público como medida anticÃclica, isto é, contra recessões econômicas. Keynes nunca defendeu déficits permanentes, em qualquer conjuntura econômica, muito menos como estratégia de "fomento da economia".
VinÃcius é o jagunço do bilionário banqueiro Frias dono da Folha, com menos vergonha para escrever bobagens. Desde que Lula ganhou ele prevê que vai piorar, mas só melhora, hoje repete. É triste e degradante ganhar dinheiro pra defender vergonhosamente os juros que roubam de nossos impostos, pra encher o bolso de bilionários banqueiros como do patrão da Folha.
Folha não é so VinÃcius, tem horóscopo, kkk, também Kfouri, cinema... e o mais importante, conheça seu inimigo. Eu definitivamente não acho que os interesses de bilionários são os mesmos que os meus, não sou parasita de juros.
Mais ou menos triste que pagar assinatura do jornal mesmo achando tudo isso aÃ?
Eu, sendo um leigo nesse complexo tema, pediria à FSP convidar o economista Eduardo Moreira para debater com o Vinicius e outro de outra visão, eventualmente. O que acham?
Ótima ideia, mas o VinÃcius não ia aceitar, ele sabe que está na Folha por não saber nada, o papel dele não é informar, é falar o que o patrão, parasita de juros, tem vergonha de dizer.
Quem imaginou que esse governo não iria gerar déficits públicos não é realista. "Déficit público é vida" já dizia aquela que copiava as polÃticas econômicas do governo Geisel. Alguém viu algum programa de governo ser desativado? Apertem os cintos e não fumem que vai bater! O partido no poder não aprendeu nada com a recessão de 2014 a 2016.
Igor, até hoje eles acham que tudo o que vivemos nos últimos 10 anos foi exclusivamente por causa das pautas-bomba do Eduardo Cunha. Não tem nenhuma culpa a megalomania de trazer uma Copa e OlimpÃada num paÃs que nem estradas tem até hoje, ou o uso descarado da Petrobras (7 Brasil, etc) pra induzir o crescimento, muito menos a tragédia da nova Matriz Econômica. Todos os artÃfices do desastre foram premiados e o maior beneficiário está aÃ, de volta à cena do crime. Desanimador
Quem diria que aparelhar as estatais iria prejudicar a arrcadação do governo? Ou que a eterna voracidade petistas por mais gastos fosse ter reflexo na sustentabilidade fiscal? ou que o paÃs naõ suporta um ajuste fiscal só pelo lado da receita? Por essas e outras o nulo era a únicaq opção ano passado. O jogo á estava perdido antes de começar. E tem quem negue o bolsopetismo
Perfeito comentário
Nos comentários vemos que a folha eh bem sucedida na tarefa que o banqueiro lhe passa diariamente. O gado repete , sem saber o que está por trás , as mesmas palavras de ordem : estado perdulário. Prós banqueiros, que nem sequer estado querem, QQ gasto eh gastanca.
Senhor Francisco aponte os erros do artigo? Onde o articulista errou? Ou podemos gastar sem controle? Basta imprimir dinheiro?
Não sei se ele (vtf) acredita mesmo no que fala, ou se usa a estratégia de falar mal , pois num paÃs como o BR , QQ plano sempre vai dar errado , então ele sempre poderá dizer: viu ! Eu falei. Como ele eh um liberal, acho que acredita mesmo nas pataquadas que fala.
O problema é que Lula e o PT não se comprometeram, em primeiro lugar, com uma polÃtica consistente de responsabilidade fiscal, algo visto por eles como uma bandeira neoliberal. Depois, Lula e o PT não tem um projeto claro para a geração de riqueza de modo sustentável, a mera alegação de que gasto público representa "vida" não é suficiente e abre lacunas para a irresponsabilidade fiscal.
Sr VinÃcius. O gov.mudou , agora é a era Lula! E se prepare pra Lula4!
Graças a Deus que, indo embora Lula, leva junto o PT
Não tem jeito. O Brasil tende à mediocridade. Ao menor alento de alguma melhora, já querem começar esbanjar tal como se o sucesso já tivesse sido alcançado. Menos, por favor. Bora concluir a lição de casa e deixar para desfrutar depois.
Quem azeda o clima na economia é o próprio governo Lula que gasta de forma perdulária, diuturnamente incha a já hipertrofiada e ultra ineficiente máquina pública, não moderniza o estado, não faz reformas estruturais, acabou com o teto de gastos, adota obtusas teses "progressistas" de gestão, ataca a independência do Banco Central, quer aumentar impostos e promove retrocessos (p. ex: marco do saneamento, volta do absurdo imposto sindical e tentativa reestatizar a Eletrobras).
Lula tem razão na Elétrobras. Energia sempre da lucro e é questão estratégica. A produção e distribuição de Energia deve ser Estatal. Um Rockfeller disse que a melhor empresa do mundo é uma de petróleo bem administrada e a2ºé uma empresa dessa mal gerida. O mesmo se diga aos Bancos Públicos necessários a fomentação da economica no Brasil, sempre darão enormes lucros e deviam ser "imprivatizáveis".
A questão da desoneração mostra o poder das prefeituras no congresso. Mostra também que quando um benefÃcio é concedido (vem desde Dilma) é difÃcil de retirá-lo, esse pessoal luta com unhas e dentes. Mostra também que o governo só falou da boca pra fora pois numa derrota acachapante no Congresso com apenas 17 notamos que grande parte da base, inclusive petistas votaram para manter a desoneração.
Verdade Hernandes e veja voce que de maneira hipócrita Lula e Haddad tratou a nova lei como derrota, contra as ideias de Haddad mas votaram a favor da lei com apenas17votos contrários. Muitos petistas e os autodenominados progressistas votaram a favor, provando que as metas de responsabilidade de Haddad são apenas da boca pra fora. O governo apoiou ou não fez nenhum esforço para barrá-la na mais destilada forma de hipocrisia a critica.
VinÃcius criticou esta decisão neste artigo. Há gente que sequer lê os artigos e passa a enxovalhar os colunistas.
apenas 17 votos, digo
Raspou o tacho para comprar votos, jogando o dinheiro fora. Mas como o dinheiro foi para o bolso dos ricos, o VinÃcius foi a favor.
A questão dos dividendos das estatais menores se deve ao fato de que o governo atual decidiu que elas devem investir, porque interessa ao paÃs e porque o futuro dessas empresas depende disso. Não é o "raspar até o fundo do tacho" do Guedes e distribuir quase todo o resultado aos acionistas, governo incluÃdo. O fiscalismo radical do colunista o impede de considerar isso.
Para adoçar o clima com a Folha é só fazer o que o sr. Frias quer: juros altos e salários baixos, investimento social sempre em redução.
Ichi! I nóis? Cumé qui fica? Já sei... No bico do urubu. Como sempre na pontinha da rabiola...
E a folha quer azedar a vida do PT.
De novo, culpando o mensageiro?
A alegria durou pouco. Com o inverno acabando vem a temporada dos cupins. Na prorrogação das desonerações deu para ver a atividade deles no plenário da câmara.
Passamos pelas trevas mas agora chegamos no inferno.
Se tirar a desfaçatez do governo. repara ai,A desoneração benefÃcio concedido originalmente por Dilma e a falsa derrota do governo no projeto recebeu430votos favoráveis e17contrários, demonstra que nem os governistas foram defendê-lo. Demonstra que Haddad não o defendeu, é pra inglês ver mas não passou despercebido. Também o PIB do Brasil já chegou a quase1/4vindo do petroleo e agora está perto de20%ante a recessão chinesa. resta pois a taxação dos ricos.
note que sempre que esteve na oposição foi a favor da taxação das fortunas mas chegaram anteriormente quatro vezes ao poder e nunca o fizeram. agora a lei deverá ser aprovada para2024mas se não passar dirão a culpa não é nossa. note que todos os movimentos até agora são bem hipócritas e populistas e não passam despercebidas. Mas creio que o tributo sobre fortunas passará.
São os interesses de sempre (desde o descobrimento do Brasil).
Se o articulista da Folha está achando ruim, só pode estar vindo coisa boa por aÃ! Esta é uma relação ganha ganha, caso o articulista esteja certo odiadores de plantão se livram do petê, caso a estratégia do governo Lula esteja correta é Brasil feliz de novo, e de novo, e de novo.
Até quando o trabalhador aguentará sustentar? Megaempresários e polÃticos sempre levam a melhor, protegendo corporações do funcionalismo onde maioria aposentando integral, lobbies de setores pagam miséria de impostos. Empregos diminuindo pelas tecnologias que deprimem consumo, multinacionais subindo custos. Não se pode mais jogar as cartas na justiça e militares. E aÃ?
"Everyone has a plan until they get punched in the face! When you fall, do you get up and stand up?" (Mike Tyson)
Análise atribui causalidades sem rigor algum. Desconsidera a queda no consumo das famÃlias (amanhã serão divulgados os números do segundo semestre). É muita desonestidade. Quais agentes causais poderiam estar associados ao esfriamento da atividade econômica? A conversa começa por aqui, colunista.
Plageando Macunaima - ai, mas que preguiça....
Se o alto escalão lesse e aceitasse crÃticas como essa, o Governo erraria menos. Haddad que lê e dialoga, vive espremido entre vaidades e irresponsabilidades, não só fiscais.
Lula vai conversar com presidentes de Cuba e Venezuela que estão devendo bilhões. Calma.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > PT, ricos, ministros e Congresso querem azedar o clima na economia Voltar
Comente este texto