Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Essa ideia e seu argumento hipócrita sempre voltam à tona. Curiosamente quem propõe que as universidades públicas sejam pagas é justamente quem pode pagar ... O motivo é um arroubo de benevolência ? Não, o objetivo é transformar o poder aquisitivo próprio em pré requisito e assim eliminar os candidatos muito bons (e melhores que os filhos dos ricos) que não podem pagar. Os outros argumentos são pura hipocrisia.

    Responda
  2. Julio Louzada

    As universidades públicas são o principal motor de mobilidade sócio econômica no Brasil. Existem melhorias possíveis, com certeza, mas a gestão de uma instituição dentro das regras do direito administrativo não é simples.

    Responda
  3. Sérgio Silva

    Seria bom ler o livro de Micaela Babolegda.

    Responda
  4. José Cardoso

    Se o objetivo das universidades públicas é atender a quem não pode pagar, suas vagas deveriam ser integralmente destinadas a estudantes com renda menor que 2 SM. Quem pode pagar não deve ser subsidiado.

    Responda
    1. José Cardoso

      Julio, não ficariam ociosas desde que os ricos que passassem no Enem pagassem.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mas quem disse q é para atender a quem não pode pagar ? É pra quem tem inteligência p passar pelo menos no Enem. Seja rico ou pobre. Mas gostaria q fossem , as cotas, p quem comprovasse menos meios financeiros , e mesmo assim se capacitassem a frequentar uma Universidade.

    3. Julio Louzada

      Mas vagas também não deveriam ficar ociosas...

  5. Carlos Lopes

    Sim. As melhores universidades no Brasil são todas elas públicas. A educação é tão importante que não deveria ser conduzida pela iniciativa privada. O objetivo não deve ser gerar lucros, que é o foco da empresa privada, e sim entregar o conhecimento e desenvolver a ciência.

    Responda
  6. Laudgilson Fernandes

    Universidades públicas investem em pesquisas. Se formos analisar a maioria das universiddes privadas, com raríssimas excessões, são apenas pendurucalhos de diplomas. Praticamente não há investimento nenhum para o desenvolvimento cietífico do país.

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    Eu sou liberal, não sou de esquerda. Mas defendo sim as universidades públicas: ela não são perfeitas, têm problemas. Porém, entendo que o Estado não deva gerir empresas, mas sim, cuidar de educação, saúde e segurança: o Estado brasileiro deveria oferecer universidades e faculdades públicas e gratuitas, de qualidade, para ao menos 40% da população. Isso aumentaria nossa produtividade e o país só teria a crescer. Ninguém deveria ter que se matar de trabalhar para pagar faculdade.

    Responda
  8. Alberto Bianco

    Universidade privada no Brasil NÃO fomenta pesquisa, por isso, todo relatório sobre pesquisa mostra que as públicas geram quase todo o conteúdo científico gerado no Brasil.

    Responda
  9. Cristiano Jesus

    Apesar desses números desmistificar o imaginário de elitismo econômico nas universidades, isso não exclui a necessidade de mudanças. Outras formas de financiamento são importantes. Em universidades europeias, por exemplo, quarenta porcento do orçamento são projetos com empresas e até mensalidades. Qualquer visão tratada como doutrina tende a errar. É necessária a visão estratégica e a diversificação de caminhos para a captação de talentos e para que a universidade não vire uma confraria.

    Responda
    1. José Bueno

      Infelizmente, o que o Brasil tem de diferente é que a maioria da elite empresarial só quer se beneficiar dos serviços e tecnologia gerados pela universidades públicas, não entende que a relação da empresa com a universidade pode ser de correr ricos financiando a ciência. Que as universidades continuem públicas, para desespero das empresas e governos concorrentes internacionais.

    2. José Bueno

      Infelizmente, o que o Brasil tem de diferente é que a maioria da elite empresarial só quer se beneficiar dos serviços e tecnologia gerados pela universidades públicas, não entende que a relação da empresa com a universidade pode ser de correr ricos financiando a ciência. Que as universidades continuem públicas, para desespero das empresas e governos concorrentes internacionais.

  10. José Lino da Silva Lino

    Universidade deve ser paga pelo interessado sim.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O interessado é a sociedade.

    2. Ernesto Pichler

      O interessado é a sociedade.

    3. Edison Luciano

      Universidade de qualidade deve ser bancada pelo estado. Ela produz conhecimento e não diplomas.

  11. Ricardo Arantes Martins

    Universidade sim né? mas de qualidade. Mas essa não é a única saída. Cursos públicos profissionalizantes.

    Responda
  12. weber tavares da junior

    Debate fundamental para esta quadra histórica. Esperamos que a sociedade brasileira se aproprie dos dados e defenda a Universidade e Institutos Federais, patrimônio público que pertence a todos nós. Acreditem, o Estado importa.

    Responda
  13. Inês Souza

    Texto muito importante! merece lugar de destaque na edição..

    Responda
  14. weber tavares da junior

    Este é um debate fundamental nesta quadra histórica, esperamos que a sociedade brasileira se aproprie destes dados e reflita sobre a importância da Universidade Pública brasileira. Sim, o ESTADO importa!

    Responda