Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Célia Vieira dos Santos

    Ouvindo Podcasts recentemente, é impressionante como a música brasileira era feita sempre por uma maioria da classe média alta, por privilegiados, que moravam bem e estudavam em escolas particulares. Muitos eram filhos de médicos, engenheiros, empresários, intelectuais. Daí a importância dos Racionais e do impacto que eles tiveram na cultura. Num país aporofóbico e racista, os Racionais foram fundamentais para toda uma geração. Mas ainda falta muito. A luta é sempre.

    Responda
  2. Felipe José

    A obra dos Racionais é um patrimônio cultural do Brasil. Ninguém retratou tão bem quantos ele a realidade das periferias na maior cidade do país.

    Responda
  3. maria camila machado almeida

    meu respeito aos racionais de ontem e de hoje, profe camila

    Responda
  4. maria camila machado almeida

    meu respeito aos racionais de ontem e de hoje, profe camila

    Responda
  5. maria camila machado almeida

    aos Racionais, meu R E S P E I T O , profe camila.

    Responda
  6. Vinicius Chaves

    Eu nasci e cresci na periferia da zona sul, a propósito, no mesmo bairro e época que Mano Brown passou parte de sua infância e adolescência. Nas madrugadas a lembrança era o barulho de tiros e cachorros latindo, por vezes choros e gritos de desespero de alguma mãe ou esposa. Eu já sabia o que veria no dia seguinte indo pra escola

    Responda
    1. Rodrigo de Sousa

      Tenho memórias parecidas com essa. E lembro também dos Racionais tocando num centro cultural na rua da frente da minha casa no Jardim Mitsutani, na Zona Sul. Ainda moro na periferia, mas agora é no Rio de Janeiro. Mas lá e cá " todo mundo por aqui se parece comigo"!