Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Valle Aleixo

    E agora José? Estamos destruindo o planeta que nos abriga e ele, na contrapartida, irá nos extinguir (ou quase). Livre de nós os tolos, ele se reconstruirá, e milênios depois apagará a maior parte de nossos vestígios e esperará calmamente por nova civilização que esperamos seja mais amistosa com ele.

    Responda
  2. SILVIA KLEIN DE BARROS

    A prepotência humana é reforçada principalmente pelas ideias absurdas incutidas nas populações pelas religiões. Em particular as uniteístas.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    O sucesso da física newtoniana levou à doutrina do determinismo de Laplace que dizia que o estado do mundo no momento presente determinaria precisamente a maneira como o futuro se desenrolaria. Mas para a evolução da vida o determinismo é um modelo fraco. A outra parte da equação é o acaso, a influência de fatores aleatórios e contingentes. Os processos aleatórios são fundamentais na natureza.

    Responda
  4. Alexandre Tadeu Navarro Gonçalves

    deve ter sido na época em que tentaram fazer home office pela primeira vez...

    Responda
  5. José Cardoso

    Como disse o Brad Pitt como o personagem Aquiles em Tróia, os deuses nos invejam, porque como mortais cada momento pode ser o último. E eles não tem essa intensidade. E como esse estudo mostra, poderíamos perfeitamente nem estar aqui.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Esse tema sempre me agrada. Vi um documentário na TV Escola em2013que me marcou muito. Essa questão de acharmos poucos elos dos hominídeos sempre me chamou atenção. Encontramos fósseis de animais que viveram a centenas de milhões de anos. Essa conclusão de que eram poucos faz mais sentido. Tentei entrar na matéria mencionada mas está em inglês e o meu é quase tão parco como meu português. Verei se consigo traduzida.

    Responda
  7. Carla C Oliveira

    Se olharem com um pouco mais de carinho para a baleia azul e mico leão dourado, já está bom.

    Responda
  8. camila Menezes

    O autor cometeu algumas imprecisões sobre a origem da agricultura e outras questões da nossa espécie. Deveria ler o best-seller O Despertar de Tudo, uma nova história da humanidade, de David Graeber e David Wengrow, imprescindível.

    Responda
    1. Jorge Dergam

      Desculpe, mas o Reinaldo não mencionou nada sobre a origem da agricultura. O artigo se refere especificamente à estimativa da população ancestral que deu origem à população atual. E isso ocorreu muitíssimo antes do começo da agricultura.

  9. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Fragilidade e arrogância muito bem lembradas pelo autor. As mudanças climáticas sempre foram comuns. O problema da atual é que está sendo causada por nós e poderia ser evitada. E alimentar 8 bilhões de pessoas com o clima descontrolado vai ser complicado.

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    Não podemos generalizar o que ocorre num ecossistema limitado geograficamente como ocorrendo em outro muito mais distante, pois pois poderiam existir representantes de uma mesma espécie separados por barreiras intransponíveis naquela época. Um exemplo típico, mais moderno, seria a peste bubônica da idade média que dizimou milhões no continente europeu, mas não afetou povos de outras regiões do planeta

    Responda
  11. Silvana de Panzoldo

    Caro autor: Machado era chamado de bruxo DO cosme velho, e não DE cosme velho. Trata-se do bairro DO cosme velho.

    Responda