Comentários para:

Ser rico não é pecado

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Siqueira

    Maravilhoso raciocínio de gênio: ser rico não é pecado! Pergunto : ser pobre é expiação?

    Responda
  2. William Rachid

    É verdade que o trabalho não se realiza sem o trabalhor, mas é verdade, também, que o empregador precisa investir para gerar o trabalho. Sem os dois, por enquanto, os resultados não aparecem.

    Responda
  3. ADILSON CORTEZ

    Acredite se quiser! Palavras,palavras a realidade é uma só quem paga imposto nesse país é o trabalhador assalariado já que o desconto do imposto é na folha do pagamento.

    Responda
  4. Marcos Mallez

    Think Tank para criar lob para bilhonário detect.

    Responda
  5. Marcos Mallez

    Pilantra rico defendendo seu fiofó, enquanto tenta te enganar confundindo imposto sobre renda e lucro com imposto sobre patrimônio. Ainda não fala que na europa o imposto sobre patrimônio baixou por causa da onda fascista, enquanto no Brasil o patrimônio dos super ladrões ricos não pagou qualquer imposto.

    Responda
  6. ricardo fernandes

    Ser rico é pecado desde os evangelhos. Mas talvez o autor seja um evangélico que segue os vendilhoes do templo.

    Responda
  7. ricardo fernandes

    Viver num Condomínio e se achar no direito de não pagar proporcionalmente ao espaço que possui tem que fundamento moral?

    Responda
  8. roberta melissa oliveira sales

    João, sugiro a você visitar um dia o Terminal São Mateus. Pegue um dos ônibus lotados que saem de lá. Veja os rostos das pessoas que lá transitam. Seus semblantes cansados de um dia de trabalho pesado. Veja, João, as escadas rolantes que sempre estão quebradas. Veja os mendigos. Veja a sujeira daquele lugar. Quando você viver isso volte aqui e reescreva esse seu artigo. Pega um pouco do seu dinheiro acumulado e doe pra fazer uma reforma lá. Vai ajudar muito já que você não quer pagar mais.

    Responda
  9. Antônio Américo Perazzo de Andrade

    Seu 'Esfera Brasil' devia escolher outro porta-voz. O artigo de João Camargo é péssimo. No primeiro parágrafo menciona as propostas do governo, de tributação de RENDAS. A partir do segundo embanana as coisas e critica tributação de RIQUEZAS/FORTUNAS mal sucedidas. Desonestidade intelectual. Parte do patrimônio acumulado se deve a isenções indecentes. Se somente os ricos investem, talvez com isenção total o Brasil tivesse a maior taxa de investimento do mundo. É isso?

    Responda
  10. Edson Shindi Yamada

    Toda vez que se tenta mexer em privilégios dos mais ricos, eles se opõem, usando a mesma ladainha da fuga de capitais! Desta vez, foi apenas falar em igualar o tratamento tributário dos fundos dos super ricos com os dos simples mortais, um dos representantes dessa pequena categoria já veio com a velha conversa de sempre! Pelo jeito vai continuar o reprovável privilégio, afinal, estamos num país onde impera a plutocracia!

    Responda
  11. Ana Rita Borgese

    Vergonha....esse crápula é a cara da elite do atraso desse país. E a Folha dando espaço...

    Responda
  12. Andre Moraes

    Artigo vergonhoso. Faça o seguinte, peguem o dinheiro, joguem em paraísos fiscais e aproveitem para investir em geração de riqueza la fora do Brasil. Quem quer investir em capital produtivo, procura ambientes propícios a investimento em locais que possuem oportunidade. O dinheiro estar em fundos exclusivos ou em offshores não significa que esse dinheiro seja investido no Brasil. Se quer viver no Brasil e gerar dinheiro com as oportunidades locais, não deixará de fazê-lo.

    Responda
  13. Celia M Ronconi

    A elite brasileira, representada pela folha de São Paulo, se vitimizando com seus argumentos rasos e limitados para convencer de que não tem culpa de ser rica. A elite que enriquece explorando o trabalhador, que por sua vez, pagam as mesmas percentagens de impostos que os bilionários, isso sim é pecado!

    Responda
  14. Luiz Carlos Silva da Cunha

    "Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. " Precisa dizer mais alguma coisa? Esses articulistas da Folha são risíveis...

    Responda
  15. Luiz Martins

    A falácia começa no título quando insinua que se quer "culpabilizar" a riqueza, quando se quer apenas que paguem os impostos que todos pagam. Depois vem essa de que tirarão os investimentos, quando todos sabem que não há lugar no mundo onde se ganhe tanto dinheiro sem esforço, justamente porque não paga imposto. Se tirarem, outros virão mesmo pagando imposto, e depois vão querer voltar rapidinho, com o rabo entre as pernas.

    Responda
  16. Luiz Martins

    Para fazer looby a Andi Ma publicou uma evasão de mais de 70 Bi e depois se desculpou dizendo que foi um erro de copia de dados e corrigiu dizendo que houve na realidade uma entrada de 13 Bi. Uma vergonha. Ser rico não é pecado, até eu gostaria de ser. Só quero que paguem o mesmo imposto que eu pago quando invisto minhas suadas economias num fundo de investimentos.

    Responda
  17. Raimundo Nonato Luz Santana

    Será que vai sair também na CNN onde o articulista é presidente executivo do conselho ou fica feio e saiu aqui por conta disto?

    Responda
  18. Raimundo Nonato Luz Santana

    O artigo tenta comparar imposto sobre rendimentos de aplicações financeiras (fundos exclusivos) com taxação sobre fortunas. Basta entender um mínimo sobre mercado financeiro para ver que o autor não entende sobre o assunto ou é desonesto. É estranho ver a FSP publicar algo tão bisonho que só faz pensar no rumo que a editoria deste jornal está tomando.

    Responda
    1. Luiz Martins

      É muito pouco provável que não entenda de mercado financeiro. Portanto...

  19. Carlos Alberto Laud Salim

    O articulista por desconhecimento ou por má fé confunde renda com riqueza, quando tenta justificar o injustificável compara o imposto sobre renda de fundos investimentos, todos pagam atualmente exceto os exclusivos. Como argumento, usa casos na Europa de taxação sobre riqueza que é completamente diferente, este estoque aquele fluxo. O que impressiona é a ode aos sonegadores legais, triste esse defensor

    Responda
  20. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    "Filho do ex-deputado José Camargo, João Carlos Camargo começou na política aos 23 anos, como assessor de Jânio Quadros na Prefeitura de São Paulo. Depois, foi secretário particular de Zélia Cardoso de Mello no Ministério da Fazenda. Quando as entranhas do governo Collor vieram a público na CPI que investigou o esquema PC Farias, soube-se que as despesas da ex-ministra eram pagas com dinheiro de origem desconhecida. Quem recebia os valores em sua conta-corrente e fazia os pagamentos era Camargo"

    Responda
  21. Celia Regina Resende

    Passei pra ler os comentários e felizmente me surpreendi positivamente! As pessoas sabem que este governo foi eleito prometendo que colocaria os rykos no imposto! Esse autor só revelou o lado que ele está. Um idiot@ inveterado!

    Responda
  22. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O bilionário declara, sem ter vergonha disso, que ele e seus pares tem facilidade para sonegar impostos e que continuarão fazendo mesmo com o novo imposto; que ainda ficarão bravinhos com o governo e retaliarão; que a sociedade tem que deixá-los bem felizes, pois só assim, com sua benevolência, ajudarão os pobres dando-lhes empregos miseráveis.

    Responda
  23. Karina Akemi

    Skin Care de lustra móveis só pode

    Responda
  24. frankklim alencar figueiredo

    Pra completar o time de pi ca re tas da imprensa, estão ressuscitando o Aécio NOIA. Agora está quase tudo certo. Falta uma mãozinho pra elevar o corrupto Serra de sua catacumba.

    Responda
  25. frankklim alencar figueiredo

    Condição pra escrever colunas na FSP - Corrupto, pi ca re ta, e malandro.

    Responda
  26. frankklim alencar figueiredo

    Um pi ca re ta, que tem fortuna associados aos escândalos do passado. PC Farias são os heróis da grande, velha e corrupta imprensa. São esses? Não tem pessoas decentes e honestas pra falar contra a tributação dos ricos? Só pi ca re ta?

    Responda
  27. Jose Roberto X de Oliveira

    Ô, Camargo, vamos fazer uma aposta? Entrega tudo que é seu e de sua família a outro milionário e vem morar numa periferia de qualquer cidade brasileira. Vem experimentar gênio?

    Responda
  28. Jose Roberto X de Oliveira

    Faltou dizer que faz parte do Conselho de Administração da CNN possívelmente bozoloide. Esse Esfera Brasil deve ser grupo de lobistas que são tipo gafanhotos. Falam mal de estatais pra vendermos baratinho. Falam que o Estado só atrapalha quando evita os golpes do Mercado o que é bem difícil a gente sabe. É mesmo? Somos 200 milhões de milionários? Ou temos uns 200 milhões de o-tario-s?

    Responda
  29. Ana Takahashi

    Para de chorar sr João. É só pagar o mesmo imposto que todos os outros brasileiros pagam, afinal R$ 250.000.000.000,00 na mão de 1650 pessoas físicas e jurídicas na forma de único cotista, é demais, não é? Nada mais justo do que pagar tbm. Texto infeliz. Melhor teria sido ficar calado.

    Responda
  30. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Que disparate! Uma afronta a um mínimo de cidadania. Não à toa somos uma das mais obscenas desigualdades do planeta! Francamente!

    Responda
  31. Luciano Prado

    Ser rico no Brasil, com raríssimas exceções, é muito pecado. Porque a riqueza tem sido produzida assim, sem pagar impostos sequer sobre remunerações, mas com suor e s@ngue do trabalhador que realmente produz. Lobistas que elegem parlamentares para assegurar seus privilégios. A seletividade no Brasil começa nas páginas dos jornais fortalecendo a desigualdade e enaltecendo privilégios. Um horror!

    Responda
  32. ANDRE FONSECA

    Muito bem. Então a saída será mesmo a revolução. Sigam assim, acumulando e concentrando e vocês se encontrarão com o povo numa esquina da história qualquer.

    Responda
  33. Luis Dantas

    Sempre que leio textos como esse fico na dúvida sobre a sinceridade do autor. Será que ele acredita mesmo no que está alegando? Honestamente não sei. Sei que eu não consigo levar a sério.

    Responda
  34. raymundo de oliveira reis neto

    Ser rico permite ser estúpido.

    Responda
  35. Alef Ferreira

    Leia Mateus 19:21-24 que seu título cai por terra, senhor. Do conteúdo os +200 comentários respondem a você.

    Responda
  36. Karina Akemi

    O Brasil precisa de um grande chá revelação de classe social. Será uma choradeira sem fim!

    Responda
  37. Marcos Fonseca

    ... ou seja, o mundo é dos milionários e bilionários ninguém impõe nada a eles, cuidado, senão ele leva seus investimentos para outro lugar. Imposto é para os outros e o povo que se acomode na economia para manter a equação do pobre pagar imposto para rico aproveitar a vida, deixar o dinheiro em offshore e paraísos fiscais. Entendido Sr. João Camargo.

    Responda
  38. Andre Rypl

    Nem Mises teria coragem de meter essa. Selo "peroba oil" de qualidade.

    Responda
  39. wilson kfouri

    Assalariados pagam até 27, 5% de imposto de renda. Super- ricos têm privilégios e isenções fiscais em fundos exclusivos e offshores em paraísos fiscais.Não se trata de pecado mas sim de injustiça tributária

    Responda
  40. wilson kfouri

    Ser rico não é pecado mas assalariado ter imposto de renda de até 27,5% e super-ricos terem privilégios ou isenções tributárias é inadmissível.

    Responda
  41. wilson kfouri

    Privilégios ou isenções tributárias para super-ricos e grandes empresas são inaceitáveis. 0s fundos exclusivos com mais de 10 milhões de reais cada não podem ter o privilégio que os outros fundos com menos de 10 milhões de reais não têm. Offshores em paraísos fiscais têm que ser tributados. Em países civilizados não pode haver uma tributação de até 27, 5% para assalariados e isenção para super-ricos.Simples assim

    Responda
    1. José Davi

      Essa é a conversa que a turma do mercado não quer ter, para o trabalhador assalariado o leão desconta na fonte 27,5%, olha que não há responsabilidade legal para o Estado brasileiro por deixar a tabela do IRPF defasada em 7 anos, sem falar no acumulado histórico, mas para essa gente endinheirada tá tudo certo em ferrar o trabalhador desde que proteja o capital e seus administradores.

  42. Tiago Trindade

    O empreendedor que assume riscos? Fale isso olhando para os trabalhadores feridos na explosão em Cabreúva

    Responda
  43. João Francisco dos Santos

    Ser rico, milionário, bilionário... não é pecado. Pecado é acumular riquezas incalculáveis mediante sonegação, ilisão, corrupção, desvios de recursos públicos, planejamento tributário danoso, etc... E muitos acumuladores chegaram lá se utilizando destas e outras ilegalidades.

    Responda
  44. Diego Galdino

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... sem palavras, só risos... excelente piada! Kkkkkkkkkk

    Responda
  45. Cristiano Penteado

    Essa é a coluna do Zé Simão ?

    Responda
  46. Paulo Dias

    Seu João Camargo. Eu acredito que o senhor sabe que não os super ricos que geram e riqueza e empregos. Acredito também que saiba que o imposto que será cobrado, e que é também moralmente necessário, é sobre fundos exclusivos, offshore. que não criam riqueza para a sociedade. Como sabe de tudo isto, o que escreveu é intelectualmente desonesto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Acredito que vc não saiba o porquê de aplicar em fundos offshore ao invés de investir em produção. Como não sabe, não há o que dizer a vc.

  47. Camila Souto

    Ser rico pode não ser pecado, mas ser um rico que escreve um texto patético como esse deveria ser muito mais que pecado. Os argumentos deste senhor são a prova de que riqueza não compra caráter, tampouco inteligência. Poupe-me, poupe-nos e vá buscar a admiração desejada em algum paraíso fiscal!

    Responda
  48. José Davi

    Que texto bizarro! Qualquer classe média que ganha 5 mil é taxado em 27,5%. Mas para o colunista o multimilionário deve perdoado e nada deve contribuir.

    Responda
  49. Lucia Coelho

    Uma coisa tenho que reconhecer: o sujeito tem coragem. Escrever tamanho absurdo num jornal de circulação nacional em pleno domingo...esse não tem medo do ridículo.

    Responda
  50. Adelcio Souza

    Nunca um texto foi tão claro sobre porque precisamos taxar pesado essa gente.

    Responda