Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    O Chile padece do mesmo mal da América latina: "uma elite 'alienígena" que gosta de explorar e pilhar a riqueza do trabalho do povo e da nação, mas teme a inclusão do povo na plena cidadania do país, as FA é só uma ferramenta truculenta, faz o serviço sujo, quando o povo tenta se incluir no orçamento.

    Responda
  2. Angelo Batista Goulart

    Conhercer e estudar a Historia , depois da revolução cubana de 1959 o imperio (EUA) , não tolerou nenhum Governo eleito pelo voto popular que ousasse avanços sociais e pequenas reformas para o seu povo. O Chile apenas foi mais HUM , derrubaram e mataram centenas de chilenos , para implentarem um projeto embrionario ( neo-liberalismo) de Milton friedman da escola de chicago . Assim foi com toda America Latina!Acabando com avanços socias e prestigiado Um títere (General Augusto Pinochet).

    Responda
  3. josé SOARES

    Como "purificar" um assassino e corrupto contumaz, já condenado internacionalmente? Só na mente doentia dos recalcitrantes nazifascistas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      É moda. Brasileiros padecem desse mal.

  4. alderijo bonache

    Pinochet foi um bozonero mais hábil e que teve um empurrão da extrema direita que fez a diferença,

    Responda
  5. RICARDO RODRIGUES SILVA

    NOVAMENTE O MESMO ARTIFICIO DO VIES IDEOLOGICO DA FOLHA.PUBLICAR COMO OPINIAO AQUILO QUE NADA MAIS E QUE UM PANFLETO DE ANALISE ESQUERDISTA DA HISTORIA.ESTA FICANDO FEIO FOLHA!!!

    Responda
  6. Tadêu Santos

    Estas ondas revisionistas da ultradireita conservadora são idiotas tanto lá no Chile do Salvador Allende quanto aqui no Brasil do Lula da Silva. Lá querem tornar o Pinochet um herói que roubou e matou milhares de chilenos e aqui tentam justificar a ditadura militar de 21 anos de repressão e opressão. Novamente tanto lá qto aqui as gestões são de esquerda e estamos torcendo pela esperança democrática socializante, priorizando o bem estar socioeconômico para o povo com o meio ambiente equilibrado!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Se Allende tivesse logrado êxito, o Chile poderia ter tido uma ditadura pior que a de Pinochet: só ver o resultado das ditaduras socialistas ao redor do mundo.

  7. Dario Lima

    Pinochet, foi o milico, ditador, sanguinário e torturador mais importante entre os países ocidentais.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    EM BREVE ESTARÃO ERGUENDO ESTÁTUAS E MONUMENTOS PARA O AS-NOGENO-CIDA.

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    A Ditadura de Pinochet foi terrível. Até hoje seu legado no Chile é controverso: crescimento e estabilidade econômica, ao lado de mal estar social. Porém, não esqueçamos: Allende queria qual projeto? Todos sabemos o resultado do Socialismo ao redor do mundo: miséria, estagnação e autoritarismo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Mataram o quê Lucas? Você sabe muito bem tudo o que aconteceu: URSS, Camboja, Vietnã, Coreia do Norte, Leste Europeu, Angola, Cuba, Venezuela... Guerras, fome, autoritarismo. Veja se a China ou os países da Europa Oriental querem voltar para o Socialismo.

    2. Lucas Fernando Amorim

      Ninguém sabe ao certo, porque o mataram.

  10. Cleomar Ribeiro

    ... G. Vargas (aquele de Sao Borja-RS, pessoal) foiditador cruel e é herói para a elite abonada! Tem fundação em sua homenagem! Operadores de broadcasting ama o ditador G. Vargas, passa pano para eke desde sempre!!!...

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Do atentado com morte em plena NY dos anos setenta nada ? Temos q ver Pinochet como produto da guerra fria ? Por essas e por outras pais de oficiais não foram presos. Continuam aí.. A espreita. .

    Responda
  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Do atentado com morte em plena NY dos anos setenta nada ? Temos q ver Pinochet como produto da guerra fria ? Por essas e por outras pais de oficiais não foram presos. Continuam aí.. A espreita. .

    Responda
  13. PAULO CURY

    o cara ficou 17 anos, ja se passaram 33 e ainda falam do cara, sinal que quem veio depois não conseguiu fazer muita coisa pela população mais pobre, inclusive os mapuches. Os que perderam amigos e ente queridos tem mesmo que manter esta chama acesa contra a ditadura que por la andou, mas o resto tinha que olhar para frente e perguntar- porque esta America latina não decola ao invés de colocar a culpa no tio sam o tempo todo, isto vale para nos tb.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Em pleno século 21 tem gente que ainda acredita que não há interesses dos países com tanta história contada de diversas formas, escritas e visuais. Que inocência.