Ilustríssima > Morte de Neruda e golpe militar, há 50 anos, enterraram utopia no Chile Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Severo Pacelli

    As ditaduras assassinaram Neruda, JK, João Goulart, Anísio Teixeira...e por aí vai. Nunca foram punidos. Seus resquícios ficaram e seguem matando: Marielle, Teori, Bebiano...entre outros.

    Responda
  2. newton penna

    Assim como Neruda é devedor de Walt Whitman, sou igualmente, mesmo não sendo poeta, imensamente devedor do grande poeta e homem chileno.

    Responda
  3. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Miro do que viveu seu chefe até hoje, amante dos bens públicos, louco também por joias. Respeite a memória do grande poeta.

    Responda
  4. Alberto Bianco

    "A verdade é que não há verdade."

    Responda
  5. Alberto A Neto

    "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das suas consequências". (Pablo Neruda)

    Responda
  6. Andy Souza

    Qualquer lugar do planeta, em qualquer época. Lugar onde Milicos puseram a mão sempre foi um fiasco (ainda mais se tratando de capachos dos Ianque).

    Responda
  7. Miro Costa

    Sorte de Chile. Só esquerdistas (quer dizer, os que gostam de distribuir o fruto do trabalho dos outros) acham possível viver de brisa e maconha:

    Responda
    1. vicente oliveira

      miro bos ta

    2. Claudio Luiz da Cunha

      E você que vive alucinado pela cloroquina do Bozo...kkk

    3. Andy Souza

      Esse é o típico Bolsonarista...lambe bota dos milicos, que acha que o Golpe foi uma revolução.

  8. Clarice Maria Serra Pierre Carneiro

    Injusto retroagir ao tempo e às circunstâncias de Neruda e julgá-lo. No entanto, sempre respeitando o tempo histórico, suas ações são sim passiveis de reflexão para o aprimoramento da humanidade. Que seus atos indignos sejam reconhecidos como tais, mas que sua obra literária e sua contribuição na luta política principalmente conta o fascismo sejam lembradas.

    Responda
  9. Petrônio Alves Filho

    O governo dos EUA, que "defendem" regimes democráticos, apoiou e até participou das tomadas de poder pelos militares na América Latina. Ditadores não gostam de cientistas, escritores, artistas e professores porque são cabeças pensantes.

    Responda
  10. Eládio Gomes

    A partida abrupta de Violeta Parra (o modo como ela partiu é censurado por aqui), que sempre foi desdenhada pelas elites chilenas, em 67. O ass@s-sin@-to de Victor Jara e de inúmeros patrícios, o levante militar (a palavra com G é censurada) e a morte por envenenamento de Neruda, todos em 73. Foi um período duríssimo para os chilenos, cujos sonhos foram sequestrados pela Kdel@ f@scist@, sempre no c i o. Belíssima matéria.

    Responda
  11. Frederico Goulart

    Obrigado Clara Allain por nos trazer esta justa homenagem a este brilhante poeta e sobretudo ser humano ligado à justiça social.

    Responda
    1. Eládio Gomes

      "Devolvo o Neruda que você me tomou e nunca leu" (Chico Buarque)

  12. João A Silva

    Ótima matéria!!!

    Responda
  13. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Como toda ditadura, houve a maior concentração de renda e aumento da desigualdade. A famosa frase do Delfim Neto era fazer o bolo crescer para depois dividi-lo nos tempos da ditadura brasileira, na verdade era apenas o bolo crescer, pois não era dividido com investidores no social, na educação e outras formas de ascensão social, somente concentração de renda, favorecendo uma elite ligada ao governo e os ditadores, burocratas e militares através da corrupção e benesses institucionalizadas.

    Responda
  14. José Cardoso

    Sem tirar seus méritos, mas Drummond ou Bandeira não mereceriam o Nobel? Mas é difícil o português competir com o castelhano.

    Responda
    1. vicente oliveira

      o que tem a materia a ver com os meritos de Drumond e Manoel bandeira,de que ou mesmo de guimarães rosa,Raduan nassar entre tantos outros,? De que cloaca voce tirou estssa comparação,mania de querer menosprezar inventando pelo em ovo.

  15. Jorge Rodrigues

    No governo do Salvador Allende a economia chilela se degradou de forma acelerada e o país vivia em grave crise. Isso é uma distopia (não é uma utopia como diz a matéria).

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    Enterraram a utopia? Que utopia, de uma sociedade mais justa, menos dominada por uma elite atrasada e colonial? Desenterraram a monstruosidade, isto sim, como em 64, com todo apoio da Folha.

    Responda
  17. PAULO CURY

    quanta hipocrisia, não sei se merecia ser condenado mas que não podemos de deixar lo de ve lo como um estuprador confesso eu não tenho duvidas Ética é atemporal e sem fronteiras, ou se tem ou não, sem arranjos poéticos, ela não admite flexibilidade como a moral.

    Responda
    1. vicente oliveira

      paulo no cùry,o que um bozzolino sabe de etica?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O impoluto.

    3. Rafael Gallina Delatorre

      Realmente um ato vergonhoso. Tão vergonhoso que ele teve que expor ao mundo todo em um poema. Deixou o fogo tomar conta, e se arrependeu profundamente. Não consigo comparar um ato desses com os seguidos atos desses cometidos por senhores de escravos, que nunca se arrependeram, bem o contrario. Ou com os estupros e assassinatos cometidos pelas ditaduras, apenas pelo terror. No entanto seus nomes estão espalhados por todo lado.

  18. PAULO CURY

    quanta hipocrisia, não sei se merecia ser condenado mas que não podemos de deixar lo de ve lo como um estuprador confesso eu não tenho duvidas Ética é atemporal e sem fronteiras, ou se tem ou não, sem arranjos poéticos, ela não admite flexibilidade como a moral.

    Responda
    1. vicente oliveira

      paulo se cure.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O impoluto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.