Luiz Felipe Pondé > Sociedade brasileira está acorrentada na corrupção metastática de caráter Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Não canso de ler e (re) ler esse texto. Equivale as 95 teses de Lutero. Equivale ao Elogio da Loucura de Erasmo. Minha namorada, professora de escola pública com 2 cargos é uma dessas "zumbis" citadas. Conheço outras tantas ainda mais doentes. Por isso que meu voto é nulo. E nulo deveria ser o voto de todos.
Afiado e certeiro.
A reação agressiva, e até irracional dos comentaristas atestam o valor do texto. Vá em frente, Pondé.
Esse texto, bem como outros tantos mais do Pondé, jamais passaria, nos próprios comentários, pelo crivo do algoritmo que permite a publicação por aqui.
Artigo por demais pessimista, por demais deprimente, por demais desanimador, enfim demasiado verdadeiro.
Provavelmente essas pessoas que ficam se doendo tanto faz parte dessa "branquitude" que mama na teta do governo, ou mama na teta de quem mama na teta do governo. Freud explica.
PONDÉ apesar de ser mais SOFISTA do que FILÓSOFO, às vezes diz algumas VERDADES !
Interessante essa marketagem de atacar tudo e todos ao mesmo tempo. Dá Ibope. Só não tem substância. Não diz a que veio, sem qualquer compreensão histórica, a não ser chutar indiscriminadamente a canela. Mas funciona. E ainda dá margem a comentários "latinofobicos" que desenterram comparações de povos e culturas pra explicar nossa coleção de moléstias. Nada de surpreendente , apenas o Pondé e sua verborragia marketeira de sempre.
Falando a verdade.
Perfeito! Seu comentário fez valer meu tempo lendo a coluna.
Única coisa divertida nesta coluna são os comentários. É só Luizinho tocar o ber rante que a meia dúzia acompanha o grande cowboy. Um se arrepia, outros coloca uma coroa de louros em Luizinho. Mais de oitenta por cento dos comentários são crÃticas ao grande guru admirador de Olavo de Carvalho. Mesmo assim a Folha insiste em dar espaço. Aguardem na próxima semana deverá ser algo como crÃtica ao marketing, as feministas, aos inteligentinhos. A direita brasileira tem fobia à intelectuais.
Delfim Neto é um dos melhores leitores e entendido de Karl Marx no paÃs. É necessário entender o pensamento do adversário para ser possÃvel alguma crÃtica realmente efetiva e pertinente. Sugiro que sigas o berrante encantado com o som dele.
Ué, se o acha tão ruim, porque acompanha todas as suas colunas? Caiu no encanto do berrante do Luizinho também?
Aceita que LUla ganhou e até aqui vem fazendo um bom governo, recuperando o paÃs em todos os sentidos. Doi menos.
Recuperando? Eu não diria isso. Diria que ele está colocando farinha no feijão já que arroz e mistura vai demorar muuuuuuuito pra ter. Não sei se vc entendeu. Mas é sobre isso que o texto de Pondé fala. Lula é uma pecinha desse jogo de cartas marcadas.
??? Se liga.
Prezado Pondé, Você tocou em um assunto que me assombra: como evitar esse processo "metastatico" no caráter das pessoas quando desde a infância, puberdade, adolescêcia e juventude somos treinados para a corrupção por adultos já corrompidos com o toma-lá-dá-cá ao oferecerem "premios" por "bons comportamentos". Quem já não ouviu durante sua vida as frase: "se você comer tudo vai ganhar sorvete" ou "se você passar de ano vai ganhar uma bicicleta" ou um "carro", um "celular" se entrar na faculdade?
Parando de votar.
Luiz Felipe Pondé Tersites...
Sempre admirei você, Pondé. Fico toda arrepiada quando você fala "minha coluna na Folha", "meu doutorado". Mas você se superou naquele dia em que, na televisão, comentando Mariana e Brumadinho, decretou: "Nós não podemos ser contra a mineração!" Os inteligentinhos haverão de dizer que aà está um exemplo vivo de "corrupção metastática de caráter". Deixe que falem! Essa gentinha não tem doutorado!
Pondé - Gostei muito do seu artigo. Infelizmente o Brasil não tem jeito.
Gostei muito do seu artigo. Infelizmente o Brasil não tem jeito. Basta ver a história. Começamos à +/- 500 anos com os americanos, mas só que hoje o PIB deles é 12 vezes maior que o brasileiro.
Folha F D P que cancela todos os meus comentários só porque uma vez falei que ela está cheia de jornalistas vermelhos esquerdistas.
No Estadão pode falar à vontade. Comparando, a Folha é o Brasil do STF e o Estadão a liberdade que se tem na Inglaterra.
Folha está parecendo o STF - Crime de opinião
Basta escrever qualquer coisa de comparar o povo brasileiro com outros povos que o algoritmo já corta.
Gostei muito do seu artigo. Infelizmente o Brasil não tem jeito. Basta ver a história. Começamos à +/- 500 anos com os americanos, mas só que hoje o PIB deles é 12 vezes maior que o brasileiro. Gostaria de ver uma análise sua, que é uma pessoa inteligente e culta, sobre as diferenças dos latinos em comparação com os anglo saxões. Acho que o problema está aÃ.
nada q q foice e o martelo n resolvam,medonho texto! o velho mimimi da corrupção q os medianos n esquecem,ataca o judiciário, a esquerda , e blabla bla .tnc!!
Posso saber porque meus últimos comentários não podem ser publicados aqui? Embora seja bem provável que essa reclamação seja postada.
Nossa, dito e feito, a reclamação saiu, mas o comentário, não.
Conversa fiada, a eterna baboseira anti corrupção... conversa malandra de rico que não larga o osso de viver no Brasil; sempre gemendo profundidades de meio centimetro como "esse paÃs não é sério".
Nosso sistema pelo andar da carruagem, levárá mais mil anos para chegarmos a um paÃs minimamente serio.
A distribuição de renda obscena no Brasil é séria. Quando se fala em corrigi-la aparecem opiniões como essa "não é um pais sério". Esse papo já cansou, meu senhor.
Desde 1500 somos governados por portugueses, depois por imperadores, coronéis e generais, através de golpes militares sempre em nome da elite suprema, a direita secular. A esquerda governou esse paÃs por apenas 13 anos, de 2003 a 2016, talvez uns dois a mais com Jango, de modo que acusar a esquerda por todas as mazelas corruptas do nosso povo acho um pensamento demasiado pequeno.
Os comentários elogiosos referendam o artigo chato .
Quem chama alquem de ladrão sem ver ele roubar,julgar alquem por ouvir dizer é muito grave,sei que quem faz essas denuncias e uma pessoa de notavel saber,e incrivel isso.
Foi tudo invenção da Globo, de Moro, da CIA....
Beleza de matéria. Sou um otimista, sempre fui, sempre acreditei no Brasil, em que pese ano após ano notar que é cada vez mais difÃcil destruir essa estrutura de impunidade que cerca a Elite PolÃtica e Econômica. O Brasil nasce num reino, tivemos GV e militares destruindo nossa evolução democrática. Ditaduras visam a impunidade e está no âmago de muito brasileiro as benesses oficiais que nunca teve. Os paÃses com bem estar social são democracias parlamentaristas consolidados. Sigamos a história.
Desde o descobrimento fomos governados por portugueses que sugaram nossas riquezas, depois por imperadores, coronéis e generais, através de golpes, sempre em nome da aristocracia e dos nobres, ou seja, da direita secular. Concordo que na primeira vez que a esquerda teve sua chance de governar o paÃs (2002-2016) ocorreram muitas rendições à s elites atemporais (leia-se centrão). Agora, responsabilizar a esquerda pelo espÃrito incorreto do nosso povo, acho de uma pequenez extrema.
Parabéns Pondé, acho que ainda pegou leve com a realidade deste atrasado PaÃs! Imagino a tristeza que sentem lá no céu, grandes brasileiros que dedicaram suas vidas para restabelecer a democracia! Ah! Doutor Ulisses Guimarães!
Senhor Pondé, suas teorias só serviram até aqui para justificativas de projetos de leis autoritários, como por exemplo, o dia do patriota.
Está corretÃssimo na análise. A corrupção é uma instituição informal enraizada na alma do brasileiro. Quem crÃtica corrupção é gente da oposição polÃtica até o dia em que assuma o poder.
Marco significativo é a morosidade da Justiça brasileira, que beneficia os salafrários e outros corruptos que apostam na prescrição, cujos advogados, sob a égide do PrincÃpio da Ampla Defesa e do Contraditório, interpõem intermináveis recursos, verdadeiras chicanas, com o mero intuito de procrastinar o processo até atingir o fim almejado: a prescrição (livrando suas caras). Por sinal, Lula foi beneficiário dela.
Que corrupção? Dá nome aos bois, colunista. O que está vindo a tona é o esquema das jóias indo para off-shores pelos membros do governo da direita que vc apoiava debaixo do pano e perdeu e agora tem que desqualificar o paÃs como um todo para não abordar problema em profundidade.
Parabéns! O Brasil virou exatamente isto!
É sério que o Pondé é filosofo? Com essa ira toda ele está mais para caras como o Olavão e Alfred Rosenberg.
A esquerda é canalha? Se não fosse a luta da esquerda não terÃamos vencido a ditadura e o Bolsonaro.
Que luta da esquerda ou direita? O ex foi péssimo , tentou dar um golpe, foi negacionista , corrupto etc. Qualquer outro candidato que fosse para o segundo turno ganharia dele. Aliás, com uma margem mais alta. Boa parte dos votos do ex foi de quem não confiava no atual.
Bem lembrado, Vinicius, sabe quem também vivia xingando a esquerda de canalha? Roberto Jefferson.
Sem inspiração o nosso querido filósofo de direita
Retrato perfeito. Infeliz e triste, mas irrepreensÃvel.
Não se esqueça que o povo votou a favor do presidencialismo contra o parlamentarismo que poderia facilitar uma certa moralização e responsabilização dos corruptos.
gostei, domos um pais de macunaÃmas, heróis sem caracter. Irritante ver alguém falar mal do Moro, o erro dele foi combinar com o mp para colocar altos colarinhos brancos na cadeia, Vcs acham que se tivessem trabalhado muito bem iriam pegar uma odebrecht , Com todo a estrutura jurÃdica por trás, tenham a Santa paciência, pegou quem roubou e pior roubou o estado, tirou dos desgraçados e vem uns sujeitos defender os que foram condenados, merecem viver no brasil mesmo.
Descrição brilhante da nossa miséria intelectual, cultural, empresarial, social. Que aula!
brasileiro é bonzinho ....
Gostei
Herança dos colonizadores extrativistas, a mentalidade é pegar e lavar o que puder.
"O Brasil não está a altura da nossa moral e do nosso bom gosto filosófico"... como um jornal tem a cara de pau de publicar algo tão raso e picareta?
Que texto ruim é esse mano?
Função Primária da Filosofia é ensejar perguntas. Isso,o filósifo é exitoso.
Isso aà enseja pergunta nenhuma. É pura propaganda para evitar pagar imposto. Moralismo de beira de piscina.
Simples moralismo com expressão rebuscadas para parecer inteligente. Análise rasa e fácil de se fazer, já que é basicamente uma expressão da visão de mundo da classe média. De um reducionismo que equivale a amplitude da visão de mundo do autor.
Os governos do petê conseguiram transformar a retidão de caráter em moralismo. É tudo muito relativo.
Qual o papel de Pondé nesta história?
Você teria o dever moral de se incluir, visto que parece se excluir das crÃticas a corrupção do caráter. Seu apoio aos pervertidos é conhecida; Moro, Bolsonaro, mbl e toda a direita reacionária. Sua resposta a sua suposta desilusão, é concentrar ataques a esquerda, o que é legÃtimo, mas caso não fosse um também pervertido, deveria ir além das crÃticas envergonhadas a quem hoje são vivos mortos. Penso que a branquitude não seja uma opção, visto que está sempre nos torturando com seus textos.
Lamento informar, mas o senhor chegou atrasado. `Padre Vieira, ao lado de Camões co autor da lÃngua, já o fez com muito mais craça, estilo e coragem. Falou nas fuças do Rei de Portugal em sermão na Capela Real, na frente de toda gente, que a culpa era dele, que se deixava roubar. E ainda embrulhou a fala em laços de presente, conjugando o verbo furtar em todos os modos e tempos. Defendeu negros, Ãndios e judeus. Não adiantou nada.
Ele até falou que é atávico
É tudo muito relativo...
Tudo se recicla.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Sociedade brasileira está acorrentada na corrupção metastática de caráter Voltar
Comente este texto