Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    Um tal de Sérgio Moro, também já passou por aqui, semeando moralidades tão ao gosto da ultra direita, até que pego em flagrante de juízo criminoso, por hacker desocupado. Como toda ultra direita moralista de corrupção raiz. Deu Mito no milhar, com cloroquina prá emas, e mais sete centenas de milhares de mortos adornados com deboche. Um tal de Jânio Quadros com vassoura de limpeza, e um Caçador de Marajás, terminaram todos na mesma lama do mal que diziam combater.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Acho que o texto não fala apenas desse tipo de corrupção, não se fixou em tempo histórico nem pessoas. Moramos num país essencialmente corrupto, e Moro e outros personagens são apenas fantoches que saem dos seus buracos.

    2. Artur Carmel

      Dois erros não fazem um acerto! Iva Lula ! O Inocente Confortável !!

  2. Gilmar Maghenzani

    Corrupção de qualquer natureza independe de esquerda ou direita pq tem de ser desonesto e gostar de cometer crimes

    Responda
  3. márcia corrêa

    Concordo contigo, Ponde, embora (para quem conhece tuas colunas) sempre deixes escapar a crítica mais contundente às esquerdas. Melhor seria dizer com todas as letras que a corrupção está em todos os espectros políticos, ninguém se salva! O óbvio para quem conhece o mínimo de história do Brasil. Porém, pouco honesto, chamar apenas de "gulosa" a nossa elite. Essa não larga o osso desde Cabral que, junto com nossa política, alimenta o próprio tumor da corrupção.

    Responda
    1. Helio Sisco

      Difícil é definir " elite" nesse contexto.

    2. Helio Sisco

      Difícil é definir " elite" nesse contexto.

  4. Regina Heineck

    O câncer que espalhou metástases por todo o Brasil foi o neoliberalismo. Embora o país já sofresse de um mal, que ressuscitou no governo passado e tentou se estabelecer novamente. Mas, a grande maioria da sociedade não é ultrapassada, porém alguns que se dizem intelectuais tentam reacender discursos estupidos.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Já achei isso, hoje acho o nome muito elegante para descrever o que ocorre por aqui. Neoliberalismo talvez se encaixe no Tatcherismo inglês, e olha lá. Aqui é a simples e velha corrupção, sem lastro ideológico ou orientação econômica definidos.

    2. Alexandre Pereira

      É, o PT e a lava-jato que o digam.

  5. Josefina A Martins

    Concordo plenamente com o conceito de corrupção de caráter, e isso não tem nada a ver com partidos políticos ou ideologias, pois é estrutural . Tem mais a ver com a nossa história, um país que se desenvolveu através da matança de seus ancestrais e da exploração escravagista da raça negra , não pode dar certo. Não há caráter nacional que seja aprovado em teste de humanidade.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Estados Unidos tem a mesma história. Aliás, poucas “potências” de hoje e de ontem, mesmo num passado distante, foram diferentes. Romanos, Mongóis, Otomanos, Espanhóis, Britânicos. Massacre atrás de massacre.

    2. Alexandre Pereira

      Incluindo aí todas as raças? Ok.

    3. Artur Carmel

      Mas essa cultura da corrupção é metafísica, triste.

  6. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Este Messianismo na política quer seja do lado da esquerda ou da direita sob o dever principal da não corrupção prova sempre que a política no Brasil é um escudo para maquiar, fazer novas formas e até propagar por gerações a corrupção.

    Responda
  7. Joel Domingos

    Marco significativo é a morosidade da Justiça brasileira, que beneficia os salafrários e outros corruptos que apostam na prescrição, cujos advogados, sob a égide do Princípio da Ampla Defesa e do Contraditório, interpõem intermináveis recursos, verdadeiras chicanas, com o mero intuito de procrastinar o processo até atingir o fim almejado: a prescrição (livrando suas caras). Por sinal, Lula foi beneficiário dela.

    Responda
  8. Marco A Moreira

    Excepcional artigo. Basta analisar nossas opções no segundo turno - o famoso se correr o bicho pega , se ficar o bicho come! Tivemos 04 anos de trevas- nem a moralidade ou a honestidade escapou. Mais quatro com os especialistas (aspas) - em corrupção , é claro! Triste Brasil!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Esse famoso se.correr mostra que vc não sabe votar ou procurar saber como foi o governo de alguém

  9. Wilson Junior

    O que mais me chateia na corrupção é que não fui convidado.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Pois é, uma vez ouvi de um sábio amigo, conhecedor da alma humana, que no Brasil quem ataca a corrupção é apenas um invejoso.

  10. Eliaquim Almeida

    É nítido que a Cuca não leu a reforma tributária e nada tem acompanhado nesse sentido, nesse trecho indiretamente ataca de forma vil o poder judiciário "espere para ver o quanto a reforma tributária vai pesar no bolso das mesmas pessoas, que não são ricas ou não têm cargos vitalícios na máquina do estado." Somente o judiciário tem cargos vitalícios, a crítica além de infundada é sem sentido, basta ver estudos do IPEA, entre outros institutos, universidades, FIESP etc...

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ponde não consegue por tudo na conta da esquerda e livrar a direita. Mas nitidamente carrega nas tintas sobre a esquerda. Isso eh suficiente para motivar o gado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não Paulo não é mas que ele sempre pega a isso pega

    2. Paulo Sales

      Foi só isso wue conseguiu ver no texto? Uma implicância a esquerda? O privado é perverso a direita também, não há dúvida, mas a esquerda, principalmente a lulista é imaculada e santa. É isso?

  12. Valdir Teixeira da Silva

    Isso é assim desde 1500, o Pondé foi perceber isso agora? Nossa elite, que comanda o país desde 1500, tem no DNA o pecado da imoralidade. Ficaram ricos escravizando e pilhando a riqueza local, para depois tentarem fazer bonito na Europa, fingindo serem civilizados. Nunca quiseram educação e desenvolvimento para o povo. O exemplo sempre vem de cima!

    Responda
  13. José Carlos Tridapalli Junior

    Ótimo artigo.

    Responda
  14. armando moura

    A corrupção e a violência com suas consequências na saúde e educação tem raizes fortes nas desigualdades. Ideologias políticas não corrigem o caráter, mas podem ter um efeito mitigador ao reduzir as desigualdades. Ninguém da esquerda muda sua condição humana por ser de esquerda, mas o combate à desigualdade é como blindar moralmente a todos para resistir a corrupção, o autoritarismo e o preconceito. O neoliberalismo é a metástase da concentração de riquezas e da corrupção.

    Responda
    1. armando moura

      O vc de baixo, o desigual desfavorecido tem dois recursos, um eh reagir com violencia o outro eh a submissao para que os poderosos facam o que quiser, entao a desigualdade eh promotora da corrupção pelo domínio econômico, falta de informação e necessidade de favores de corruptos para sobreviver. Qual a nação é mais corrupta? Um do Norte europeu onde as desigualdades são minoradas, ou da América Central onde as desigualdade são abissais? Nao use lentes de preconceitos para responder.

    2. Alexandre Pereira

      Armando, corrupção como resultado da desigualdade?

    3. Alexandre Pereira

      Ricardo, não vejo em quê uma família matriarcal levaria a um resultado muito diferente. Basta poder para encontrarmos corrupção e isso não depende do sexo dos atores.

    4. Alexandre Pereira

      Ricardo, não vejo em quê uma família matriarcal levaria a um resultado muito diferente. Basta poder para encontrarmos corrupção e isso não depende do sexo dos atores.

    5. Ricardo Arantes Martins

      O combate a desigualdade deveria blindar a todos para resistir a corrupção. No Brasil ser probo, honesto e agir com suas convicções já é ser progressista. Tivemos um Coiso retrógado que prega ou que não voltará mais. Famílias patriarcais, religiões fisiólógicas na linha da politicalha e controles hipócritas de costumes e querem trazer de volta toda sorte de preconceitos com a velha secular corrupção. Já o PT é conservador na medida em que implementa mensalões petrolões a afins. O buraco é + emb

  15. Mauricio Rios Caputo

    Texto perfeito, irretocável. Isso aqui é um caso perdido.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Vai embora? Ou vai ficar por aqui aproveitando o bem bom?

    2. Flavio Colker

      Vai embora.

  16. Carolina Figueiredo

    O último parágrafo é para não cometer suicídio.

    Responda
  17. Hercilio Silva

    Escreve coisas razoáveis e meio como não quer nada joga a culpa na esquerda, que desde o descobrimento não tem 20 anos de governo.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      O comentário do Artur é o tipo de quem justifica votar na direita

    2. Artur Carmel

      Quem manda ser incompetente, utópica de araque e corrupta igual à direita ?

    3. Carolina Figueiredo

      Porque a culpa não seria da esquerda? Porque ela está isenta? Por acaso a esquerda está fora do país? A esquerda não faz parte do país? Criticar a esquerda virou blasfêmia? Ou é censura mesmo? Tenho pavor do Bolsonaro e do bolsonarismo,mas quero o direito de criticar a esquerda também.

  18. wilson kfouri

    Texto de um bolsonarista enrustido,misógino, racista que não se pronunciou contra. nos 4 anos trágicos do desgoverno anterior e se incomoda com a melhora. evidente do país com a nova gestão

    Responda
    1. Artur Carmel

      Bolsonário, então, é a referência da exquerda...

    2. Alexandre Pereira

      Kkkkk! Ah meus sais?

    3. Joel Domingos

      Apenas argumento "ad hominem", pois não? É tão fácil e cômodo... Basta xingar o interlocutor, no caso, o articulista, pondo-o em descrédito por meio de adjetivos pejorativos e/ou ataques à sua pessoa. Qualificativos depreciativos existem à saciedade. É mais fácil do que ter conhecimentos e argumentos para atacar o cerne da questão. O mundo é assim.

  19. valdonir estivalet teixeira

    Só não concordo na parte em que cita só a canalhice da esquerda, se a direita e a extrema direita dominou e domina o país ha muito mais tempo. Aliás diria que temos a pior elite do mundo ocidental e tem todos os piores adejtivo da língua pátria. E ainda, o neoliberalismo será o carrasco do capitalismo

    Responda
  20. Joel Domingos

    Na verdade, os defensores do marxismo e da elisão da luta de classes, querem mesmo é se locupletar. Preguiça de dar duro, pegando metrôs lotados. Só querem é sugar as tetas do Estado, onde não têm horário certo pra pegar, enganam o dia todo sem fazer nada... Sob a desculpa de incentivo à cultura, produzem leis como a Rouanet, agora escancarada com a edição da Lei Aldir Blanc. Dentre inúmeros descalabros dessa benesse estatal, certa artista receberia R$ 1,3 milhão para fazer um blog de poesia.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ah! Ok. O metrô só lota de direitistas facistas esforçados. Entendi.

    2. Mauricio Rios Caputo

      Parabéns pela análise. É exatamente isso.

    3. SUSANNE WALKER

      Joel, quanta bobagem em tom agressivo. Pela pouco q entendes do assunto, tu generalizas o q não é generalizável.

  21. Alexandre Pereira

    Mais um excelente texto! Só o uso da branquitude como contraposição a pobre, ao invés de referência à burguesia, foi uma recorrência fácil, bem rasa. Reconciliação com narrativas, camarada? No mais, espetacular.

    Responda
  22. Alexandre Ataíde

    Textão. Foi um elogio. A primeira vontade é negar, mas todos no fundo admitimos o buraco do qual nunca saímos e dificilmente sairemos. A esperança nos empurra para ignorância e negação dos fatos. Eu entendo bem, sou alguém saqueado pelo Estado farsante, por essa elite amiga do Estado e do poder, o dos profissionais da política, e pela polícia ideológica ou simplesmente margina, além da violência urbana diária. Esse país é insuportável mesmo, e não é uma questão partidária meramente, é histórica.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Somos dois.

  23. Humberto Giovine

    Embora o texto seja perfeito, ao apontar as causas de nossa miséria e subdesenvolvimento, em todos os sentidos, não há solução a vista, pois, quem coloca esses políticos cor .rup .tos, que mandam literalmente no país, no poder é o povo que, sem educação continuará fazendo o mesmo, sempre. E como a educação, bem como as condições mínimas de sobrevivência, dependem destes políticos e governantes......só Deus resolve!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Deus não pode resolver isso pq ele vai deixar o povo sofrer para aprender só qdo o povo perceber que não vive em comunidade e que vai melhorar

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse é outro problema: crer em solução divina.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse é outro problema: crer em solução divina.

  24. Francisco Barbosa

    Pondé quer um Milei para chamar de seu..

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Boa, Ponde! Falou em corrupção a petralhada fica toda em polvorosa.

  25. Rafael Gallina Delatorre

    Realmente está bem difícil... Com ideólogos da direita desse nível publicando em jornal de prestígio como este, a gente desanima. É muito ab surdo pra pouco espaço. Haja ressentimento e amargura! Deu pra sentir a azia daqui! Valha-me Deus! Quando foi reclamar da "elite" na verdade reclamou das ações do governo para cobrar imposto da elite que não paga imposto! Talvez seja por isso que continua no jornal.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Rafael esse papo de o PT taxar fortunas eu só acredito vendo. Veja a hipocrisia, desde a década de80eles pregam isso, mas chegaram ao poder por quatro vezes e nada propuseram nesse sentido. Quero o tributo passe mas não se passar não sei o que ou quanto iremos arrecadas. Se não passar a culpa será do congresso e dazelites. Um cara que andava pra cima e pra baixo nos jatinhos particulares e viagens internacionais com3dos dez mais ricos presos odebrechdt e irmãos batista. No Dino e outros creio.

    2. Artur Carmel

      Que elite, cara pálida ? Lula quer taxar um 'dazelite'...Fortuans como a dele, e a sua, ficaram impunes.

  26. Artur Carmel

    Muito bem, Pondé ! Mas cuidado com os relativistas...

    Responda
  27. Petrônio Alves Filho

    Concordo plenamente com o texto. Mesmo com todas essas mazelas, o país avança, claro, a passos lentos. Os países europeus levaram séculos para sair da antiguidade e do obscurantismo. Esse mesmo processo acontece aqui e em todos os países, uns mais célere que outros conforme o estilo de governo. Lula representava uma grande esperança. Infelizmente sua figura foi manchada (seja culpado ou inocente). Isso provoca o desânimo de que Pondé fala. O que falta é amor ao país e ao povo.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Essa hisória de "democracia jovem" é desculpa de rico.Mas pobre de caráter.

  28. Joel Domingos

    Na verdade, os defensores do marxismo e da elisão da luta de classes, querem mesmo é se locupletar. Preguiça de dar duro, pegando metrôs lotados. Só querem é sugar as tetas do Estado, onde não têm horário certo pra pegar, enganam o dia todo sem fazer nada... Sob a desculpa de incentivo à cultura, produzem leis como a Rouanet, agora escancarada com a edição da Lei Aldir Blanc. Dentre inúmeros descalabros dessa benesse estatal, artista receberia R$ 1,3 milhão para fazer um blog de poesia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Defensores do marxismo vc bebeu o que? Tbm quero, mas isso não emplaca meu caro e nunca

  29. Flavio Colker

    Esse tipo de diatribe moral não vale dois centavos. Poderia ser escrito e publicado em qualquer década, em qualquer lugar. "O ser humano está corrompido"... substitua-se o ser humano pelo brasileiro, italiano, preto, branco, judeu, cristão... tanto faz: é a mesma hipocrisia, a mesma cópia barata de Jesus vociferando contra os mercadores no templo. É pra rir, esse artigo?

    Responda
    1. Artur Carmel

      O que dá pra rir dá pra chorar...É tudo muito relativo, já disse Lula, o Inocente Confortável !

  30. Francisco Barbosa

    Os fundos exclusivos sem taxação, o Brasil é um paraíso fiscal, mas o PT quer taxar os ricos e a pseudo-aristocracia de Higienópolis pira. Onde estava a ladainha do articulista nos governos de Temer ou Bolsonaro?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Arthur mostra aí o patrimônio do Lula

    2. Artur Carmel

      Petê quer taxar o inatingível. O atual presidente tem patrimônio de gente rica. Mas o papo aqui é a relativização do caráter, que por conta dea maioria dos presidentes brasileiros, acabou-se criando uma legião de deficientes cívicos, adoradores e agasalhadores do arbítrio.

    3. Flavio Colker

      Boa. Claro! Basta ameaçar taxar os bilionarios que aparece uma pena moralista denunciando a podridão moral das autoridades brasileiras. Esse tipo de picaretagem é tão antigo quanto as caravelas portuguesas

  31. Elismar Dias

    Retalhos de ressentimento. Que bagunça. Gente que critica sem querer apontar soluções é um tédio. Tem que sair desse clichê de classe média.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Pondé nunca faz nada por ninguém, apenas escreve textos acusando pessoas reais ou ilusórias. Não dá para entender como tem gente que acha isso genial.

    2. Artur Carmel

      Isso ! Vamos botar os pobres e ricos para opinarem...

  32. JOÃ O MUCCI

    Excelente! Um retrato fiel do Brasil, a eterna potência de um futuro que nunca chega, do seu povo eternamente explorado por uma elite eternamente corrupta e imprestável.

    Responda
  33. JOÃ O MUCCI

    Excelente! Um retrato fiel do Brasil, a eterna potência de um futuro que nunca chega, do seu povo eternamente explorado por uma elite eternamente corrupta e imprestável.

    Responda
  34. Ulisses Maffazioli

    um texto tão lúcido! Muito bom!

    Responda
  35. der Antônio

    Texto excelente e muito importante para nos mostrar o quanto a politicagem afeta o nosso país. O Brasil pode mudar! Sou otimista no nosso povo. Porém, só vai mudar de verdade, se tivermos governantes que estão comprometidos em realizar o melhor para todos sem colocar os seus interesses como um primórdio basilar. A começar pela educação, pois a educação é capaz de transformar o Estado.

    Responda
  36. Sandoval junior oliveira

    Acordar uma p o r r a , em democracias um artigo zinnho até vale porem a luta diária e de dois em dois anos tem urna.....aprender votar é o mote e reconhecer as ratazanas também....

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sem educação de qualidade, esqueça.

  37. Ricardo Arantes Martins

    Beleza de matéria. Sou um otimista, sempre fui, sempre acreditei no Brasil, em que pese ano após ano notar que é cada vez mais difícil destruir essa estrutura de impunidade que cerca a Elite Política e Econômica. O Brasil nasce num reino, tivemos GV e militares destruindo nossa evolução democrática. Ditaduras visam a impunidade e está no âmago de muito brasileiro as benesses oficiais que nunca teve. Os países com bem estar social são democracias parlamentaristas consolidados. Sigamos a história.

    Responda
  38. Alcides Castro

    O rolando lero da filosofia ataca novamente

    Responda
  39. sergio marcone da silva santos

    Quando ouço "o povo não sabe votar", penso no quão terrível é nossas elites

    Responda
  40. Laerte luiz Nascimento

    Texto horrível

    Responda
  41. Laerte luiz Nascimento

    É tema antigo.Mas o texto é horrível. Parece uma colcha de retalhos, mal desenhada. Tipo de cola e copia. Disfarçado de um texto coeso com começo, meio e fim. Aparentemente é coeso. Mas não o é. Tipo redação de Enem

    Responda
  42. Marcelo Fernandes

    Essa ladainha é velha conhecida. Ainda assim, necessária. Mas também é o caso de lembrar que o Brasil não está sozinho nessa lama. A Argentina é o caso mais óbvio. Fora o "resto" da América Latina, que coleciona fracassos desde sempre. E o que dizer dos EUA, onde todos os pré-candidatos republicanos à presidência são negacionistas profissionais? Fora África e Oriente Médio, que fazem o Brasil parecer uma França tropical. Aliás, Pondé é ótimo, mas é tão elitista que só enxerga Paris.

    Responda
  43. roberta melissa oliveira sales

    LAPIDAR O TEXTO, Pondé. Histórico. Como professora de escola pública só tenho a declarar que tudo o que você disse sobre nós e a Educação Pública, neste pseudo país é verdade. Quando aos que falam da branquitude, eles mesmos já quase não ficam por aqui. Vejo pelas redes sociais. Estão com os dois pés lá fora e, quando o Brasil deixar de ser interessante, também farão as malas e irão embora. Além de tudo o que você disse, Pondé, uma parte da filososfera brasileira é hipócrita.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Branquitude é jeito de falar. O cantor Seu Jorge, está nas rádios francesas. Vc escuta ele nas rádios brasileiras? Ele tem que estar onde é querido.

  44. Erlon Araujo

    Kudos!

    Responda
  45. José Cardoso

    O primeiro passo para uma solução é notar que não é só o Brasil. México, Argentina e Colômbia não são diferentes.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Que consolo !

  46. Fernando Alves

    O mais engraçado é ler isso vindo de um típico representante da elite que só move um dedo (para digitar ofensas generalizadas) quando precisa manter o status-quo sendo largamente elogiado pelos membros da elite que vivem e perpetuam a corrupção metastática de caráter.

    Responda
  47. Nelson Almeida dAvila Melo

    Muito bom ler um texto de alguém que não se segue os preceitos da grande mídia.

    Responda
  48. Márcio Santana

    No país da pilantragem, a esperança foi a primeira a morrer. Aqui, o cinismo criou raiz e a fé move montanhas de dinheiro para bolsos desonestos.

    Responda
  49. João Leite Leite

    Texto para transformar em panfleto e distribuir nas portas das empresas para ver se acorda o povo trabalhador para exigir que os seus direitos constitucionais sejam cumpridos. Do jeito que o barco navega a tendência é o povo trabalhador ir caindo lentamente na pobreza.

    Responda
  50. Johel Souza Filho

    Texto para imprimir, emoldurar e pendurar na parede. Para me lembrar diariamente como é o país onde vivo. Pondé e Demétrio são os dois principais de uns poucos que me mantém assinante da FSP.

    Responda