Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo César Souza

    Interessante. Este artigo merece uma continuação, com links para os dados que ele diz existir. Acabou se tornando apenas um artigo de opinião, pouco capaz de converter os não convertidos. Umas tabelas, uns gráficos e uns links para fontes e dados cairiam muito bem.

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    O ensino médio e fundamental nas escolas públicas é ruim pelo sucateamento durante a ditadura militar e no caso de SP pelos 30 anos de PSDB e que continuam com o atual governador. Há universidade se mantém com muita dificuldade devido a estes governantes no caso de SP. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Também é ruim por conta dos professores da rede que têm estabilidade e faltam muito.

  3. José Cardoso

    Há algo errado no raciocínio no que se refere ao ensino básico. Pois se é verdade que a escola pública é mais eficiente, as escolas privadas não conseguiriam competir. Por que os pais dos alunos, que já pagam impostos para a escola pública, pagariam duplamente por uma escola particular, sendo esta em média pior segundo o colunista?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      É que o setor público tem problemas estruturais: se conseguíssemos fazer uma boa administração, o setor público seria ofertado a um menor custo. Porém, há sim muitos vícios na educação pública. Infelizmente.

  4. Berenice Gaspar de Gouveia

    Ótimo artigo. Adicione-se a má vontade e má fé de governantes. O ex ministro da economia tinha irmã com profundos interesses no setor privado da educação. Excetuando os EUA, todos os países bem sucedidos se apoiam em ensino público de qualidade e universal

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    Os pais vao escolher a escola do filho. Publica? Greves, violencia, bullyng social.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quanta amargura, Florentino! Deixa disso.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Florentino, experimente pesquisar sobre a quantidade de alunos especiais que frequentam a escola pública municipal. Verifique também porque muitos destes especiais não estão nas escolas privadas, mesmo pagando. A resposta é óbvia, então, apesar de todos os problemas, as escolas públicas ainda são um pouco melhores que a grande maioria das particulares.

  6. Francisco José Bezerra de Menezes

    E a extrema-direita fez de tudo para acabar com o ensino público, só a dança de ministros no Ministério da Educação foi clara demonstração do desprezo a esse tão sensível tema na vida nacional. Pior, o mesmo grau de irresponsabilidade se repete em SP.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Belo texto! Uma analogia com a saúde também pode ser feita considerando que da verba pública destinada ao setor, 55% são entregues à medicina privada, que trata dos 25% da população rica, que naturalmente é muito menos doente do que a população pobre. O SUS recebe 45% da verba para financiar os cuidados de 75% de uma população pobre, muito adoecida. A conclusão é simples, o setor público é muito superior ao setor privado, que na verdade produz bilionários que ocupam o topo da lista.

    Responda