Painel SA. > Navios barrados em Santos expõem esgotamento do porto e reacendem privatização Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dionisio DeBarros

    Privatizaram refinarias que praticamente monopolizam mercados da Bahia e Amazonas, resultando em exploracao predatorial de precos de combustive, prejudicando desenvolvimento da regiao. Se sao tao bons gestores privados pq nao criam suas proprias companhias de logistica, energia, refinamento e distribuicao de petroleo e vencem concorrencia com as estatais? Pq so querem se apropriar a precos vis de investimentos publicos, que criaram no Brasil aquilo que nenhuma empresa privada foi capaz?

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Depois da privatizacao feita, ai vem o choque das tarifas, quando "investidores" poe o preco dos produtos no limite do poder de compra do consumidor. Alem disso reduzem irresponsavelmente o custo operacional da empresa, demitindo trabalhadores experientes, atrasando pagamento a fornecedores, terceirizando mao de obra especializada, alem de usar pecas baratas e sem confiabilidade na manutencao. Resultando em apagoes, crises hidricas, escandalos contabeis, e clamor por reestatizacao.

    2. Dionisio DeBarros

      Nao fosse a iniciativa privada Brasileira tao sem iniciativa, acredito que o governo nem deveria abrir estatais. Faria como o dos EUA, daria incentivos fiscais a empresas privadas para desenvolverem setores estrategicos. Ocorre que no Brasil o governo tem que abrir estatais para desenvolver tais setores. Ai vem a iniciativa privada, atraves dos centroes da vida, lobbies e midia amiga, e pressiona por privatizaca sem ter investido um centavo do bolso. Isso beira o parasitismo.

    3. Vinícius Freire

      Se tivéssemos privatizado pelo menos todas as refinarias de petróleo no país desde o início dos anos 2000, junto à distribuição, como em dutos, deixando apenas a extração para a Petrobrás, já estaríamos com grande oferta de combustível no mercado a preços mais baixos. Isso é claro se o governo melhorasse também o marco regulatório do mercado de petróleo, que é um verdadeiro problema para quem quer abrir refinarias no país.

    4. Vinícius Freire

      Dionísio, sua pergunta é pertinente. Sabe porquê que no Brasil não se abre refinarias pri, sendo que a produção de petróleo vai aumentar no país nos próximos anos, mas não o refino ? Porque os preços praticados pela Petrobrás, que ainda controla a maior parte do refino do país, ficam abaixo da do mercado. Nenhuma companhia privada quer abrir refinarias aqui por isso, pois é prejuízo certo. O único período em que a Petrobrás praticou preços de mercado foi no governo Temer e um pouco do Bolsonaro.

  2. marcos fernando dauner

    um bom motivo para desviar os navios para Itapoá-SC

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Portos do RJ sao maiores a mais proximos.

  3. Vinícius Freire

    Esse pessoal aqui nos comentários que dem oniza as privatizações não percebe os imensos benefícios de privatizar (seja por concessão ou a venda total) as estatais como os portos. Um deles é os ganhos de eficiência que uma boa gestão privada pode trazer, pois Brasil é um dos países que mais tem problemas para agilizar o embarque o e desembarque de containers, isso significa que não estamos utilizando de maneira eficiente os nossos portos, dentre outros tipos de capital existente.

    Responda
    1. Vinícius Freire

      A Eletrobrás é um caso a parte. O governo deveria ceder a maior parte de suas ações para agente privados, mas não deixando de ter poder na empresa, pois é apenas assim que a companhia pode atrair investimentos para ampliar a oferta de energia, tirando o poder do governo de decidir tudo, até controlar preços de energia como foi no governo Dilma - um desastre para a empresa.

    2. Vinícius Freire

      Aí vem aqui falar de lojas americanas, refinarias privatizadas, entre outros. Primeiro, se uma empresa é mal gerida e não consegue mais sobreviver no mercado, ela deve ir à falência, o mesmo vale para uma refinaria privatizada. No Bra sil é difícil abrir uma refinaria privada pois todas aqui são controladas pela Petrobrás que manipula os preço e os deixa abaixo do preço do mercado, se não fosse isso teríamos muitas refinarias privada aqui, aumentado a oferta de combustível.

  4. Vinicius Branco

    O Governo não faz e não deixa fazerem. E ainda se diz progressista. Vai entender…

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Aos defensores do librealismo de gaveta, sim mas se aceitarem privatizar outro porto ruim junto? Pois assim, como só sobra pro governo cuidar dos deficitários e pobres, como aeroportos e estradas fracas, tratamento das águas, sanitário, sus, educação, segurança... Governo precisa do lucro dos bons pra custear os menos lucrativos, ó raciocinadores kkk.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Isso mesmo, Aderbal. Governar eh abrir estradas, lembra disso? Saude, educação e segurança não sao prioridades no momento, e podem ficar para depois. E viva o PAC!

  6. Mario Kurtz Filho

    Privatiza já!

    Responda
  7. Eduardo Boghossian

    Já passou da hora de privatizar.

    Responda
  8. Bruno Resck

    prevatização é sinônimo de dinheiro do bndes, banco publico, para construção de monopólio privado.

    Responda
  9. Bruno Resck

    privatização é = dinheiro de banco público (BNDES) para transformar um monopólio público em monopólio privado.

    Responda
  10. Marcelo Silva Teixeira

    a solução é a construção de mais portos no Brasil, por serem portas de entrada e de saída do país é necessário um Extremo controle por parte do Estado mas a iniciativa privada não quer construir nada quer tudo quase dado pelas privatizações,

    Responda
  11. Jorge Rodrigues

    Com raríssimas exceções, as empresas públicas costumam ser ineficientes, produzem produtos de má qualidade e prestam maus serviços para a sociedade. Tais empresas são um grande estorvo para o desenvolvimento econômico. As estatais servem apenas como cabide de empregos para aliados e vetor para a prática da corrupção (Mensalão e Petrolão se utilizaram de estatais). O porto de Santos e Petrobras são apenas algumas das empresas estatais que deveriam ser privatizadas.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      E as lojas Americanas? Eletrobras depois de privatizada? E as refinarias de Manaus e da Bahia, ambas privatizadas? Exemplos de má gestão, ineficiência e preços exorbitantes.

    2. Marcelo Magalhães

      Exato. Que tal entregá-los ao trio Lemann, Telles e Sicupira? Que realizaram fraude de 50 bilhões de reais na Americanas, assumiram a Eletrobrás e já promoveram demissões e apagão?

  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Faltou explicar por que uma ampliação da capacidade requer uma privatização completa. É sempre assim, qualquer pisa é pretexto para privatizar. Seria bom também para o debate expor as razões dos que defendem a manutenção do controle estatal.

    Responda
  13. Marcelo Galvao de Oliveira

    Culpa do Bolsonaro

    Responda
  14. Fabio Dutra LEALDINI

    Dinheiro para moderniza-lo tem de sobra; tanto é queLula pegou nosso dinheiro e fez um Porto modernissimo em Cuba..

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O genocida golpista corrupto ladrao de joias teve quatro anos para isso. Fez o que? Dedicou-se a maracutaias, golpismo, destruição do meio ambiente, da saúde e da educação e a conspirar contra as instituições democráticas e o estado de direito.

  15. Dalton Matzenbacher Chicon

    A coisa pública não dá conta. Que se conceda à iniciativa privada.

    Responda
    1. nicola granato

      Mas, segundo a matéria, não são os terminais privados que estão saturados?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.