Hélio Schwartsman > Como se livrar de um tirano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Trump é a esperança do Putin. O americano declarou em entrevista à CNN que terminaria a guerra em 24 horas. E dado seu passado pró-Rússia, isso seria conseguido retirando o apoio com armas à resistência ucraniana.
O discurso da servidão volutária(La Boetie) se torna nos EUA a prática do fanatismo voluntário e resiliente aos fatos ou crimes de Trump. Imagino Trump processado e condenado ganhar uma eleição, no mÃnimo, será que vai desmoralizar a democracia yankee? Imagino os homens/mulheres de bem daquele paÃs sendo cúmplices de criminoso rico. Eis a moral cÃnica(Zizek) dominante, junto com a ignorância coletiva.
Não sei como funciona o Supremo Norte Americano, o que me parece é que eles demoram muito para dar um voto, mesmo tendo uma pauta infinitamente menor que o Nosso. Creio que mesmo a maioria sendo republicano deve haver um certo consenso que Trump é altamente pernicioso àquela nação. Creio que um dos limites da liberdade de expressão seria quando alguém pregue contra a própria liberdade de expressão, é o caso de tiranos, daqueles que pregam contra a democracia.
sinal dos tempos. um pais como os Estados Unidos sempre foram conservadores, mas eleger de novo um sujeito daqueles, é perder o restinho de moral que ainda possuem...
Ao menos teoricamente, um candidato eleito presidente nos EUA pode ser empossado na cadeia, por escassez de provisões legais. Ao mesmo tempo, e aqui há também uma baita ironia, o proscrito pode contar com os votos de circunscrições que cassam para sempre os direitos polÃticos de pessoas condenadas. Tem rede que pega bagrinho mas não pega tubarão.
Tomara que agilizem essa discussão para impedir logo o doido americano de se reeleger. Porque parte dos americanos é tão alienada quanto a parte daqui que quase reelegeu Nero.
Mando tudo pro paredon. Haja paredon!
Tapete foi o golpe contra Dilma.
Insista nessa conversa e o anti petismo crescerá .
Mais claro impossÃvel. Trump está inelegÃvel para todo o sempre. Melhor lá que o bozó aqui.
Quanta idiotice.
Para quem está pensando em legislações, eu só digo o seguinte: se o "agente laranja" se candidatar e ganhar, a terceira guerra mundial é certa. É isso que vocês querem?
Acho que você não entendeu nada. Ele está falando contra o Trump.
Porque a esquerda nunca aceita disputar as eleições contra quem tem chances de derrotá-la???? Se ele é favorito nas pesquisas por vontade popular (voto), porque querem tirar do povo a vontade de tê-lo como presidente mais uma vez? A verdade é que lá (EUA) não é uma Democracia Relativa como um dito lÃder diz ser aqui.
Respondendo à sua pergunta com outra: por que a direita nunca aceita disputar as eleições contra quem tem chance de derrotá-la? Ou vai me dizer que esqueceu-se do motivo pelo qual encarceraram Lula antes de lançar O Grande Quadrúpede na disputa de 2oI8?
Se a Alemanha tivesse barrado a eleição do Hi tler, teria poupado 80 milhões de mortos.
Usando seu próprio argumento: Lula foi eleito pelo povo então por que vcs não aceitam? Ou a vontade do povo só tem valor quando apoiam os fascistas
Quem não aceita é a direita, formaram uma batalha para prender Lula sem provas, só para ganhar a eleição de de 2018
RidÃculo, jovem! Como todo eleitor do Bozo.
Por quê? Porque é um louco, sem nenhum apreço pela liberdade.
Quando o juiz la drão prendeu Lula, sem provas, apenas por convicção, apenas para tira-lo do pleito de 2018 e abrir espaço para o louco entrar no Palácio do Planalto, você escreveu aqui que estava errado? Ou atendia ao seu pensamento ideológico?
Simplesmente porque ele um crim inoso golpista como um outro aqui nas terras tupiniquins.
É estranho que o único paÃs a não sofrer golpe de estado em 200 anos tenha aceitado sem reação adequada contestação fraudulenta do resultado eleitoral. Assim como é estranho se apegarem a uma cláusula criada para se defender dos que ameaçavam sua independência, ter interpretação elástica para justificar armamentismo e milÃcias, não faz sentido milÃcias que podem contestar o governo, a constituição pensava no inimigo externo.
Certo que o uso ou não da 14a Emenda no caso de Donald Trump será resolvido no judiciário. Mas o que entendi do texto do Hélio é que ele se refere ao tapetão como qualquer decisão sobre candidaturas que não envolva a escolha do partido republicano ou das urnas.
Ninguém pode ser privado de seus direitos sem prévia decisão judicial. Mesmo que a seção em questão não exija decisão judicial, acho muito difÃcil interpretá-la no sentido de dispensar a condenação em juÃzo.
Se bem compreendi o texto que li da Constituição dos EUA, para que ele fosse impedido seria primeiro necessário ter um julgamento estabelecendo que ele procurou derrubar o governo ou incitar à rebelião. Ele, e boa parte do paÃs, alegam que ele expressava seu direito constitucional de livre expressão. Então, até agora, ele não é culpado de nada. E voltamos à estaca zero. Sem a condenação de Trump seria sim tapetão.
Fui imeiatamente buscar a American Constitution (viva o Google) e procurei ler atentamente o texto. Em lugar nenhum encontrei essa disposição de que o texto em destaque se refere a inimigos externos; até prova em contrário, está valendo a interpretação do Hélio.
Hélio, permita-me discordar. Acionar a 14a emenda não será recurso ao tapetão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como se livrar de um tirano Voltar
Comente este texto