Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ugo Maia Andrade

    Essas previsões saíram da mesma bola de cristal que previu que a Rússia iria à bancarrota com as sansões pela guerra?

    Responda
  2. Ricardo Arantes Martins

    A crise de qualquer superpotência econômica por óbvio afetará o Brasil e a todos e para piorar a China hoje é nossa maior parceira comercial. Afetará também nossa exportação de Energia, mormente do petróleo que é grande fonte do PIB e de entrada de dólar.

    Responda
  3. Bruno Lima

    O artigo está duas semanas atrasado em relação aos fatos (viu o último "PMI" chinês?) e uns bons quatro anos atrasado em relação à política. (Já ouviu falar em common prosperity?)Os dados estão colocados de maneira falaciosa. É mais um grito de "olha o lobo" em relação a tal crise chinesa. Repeteco liberal mais chato.

    Responda
  4. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    A torcida para a tal de crise é grande por parte dos neoliberais americanófilos. Só que, como diz o ditado, praga de urubu magro em cavalo gordo não pega. Há anos estou ouvindo este papo, e os chineses estão aí, na sua simbiose que não existe nos livros de política fechada e economia aberta. E o que é pior: esta malta não aceita que está dando certo.

    Responda
  5. José Cardoso

    O Lula tem algumas semelhanças com o AMLO do México. Embroma bem o povão e a intelectualidade. A nossa reforma tributária já foi feita por eles há décadas. Eles tem uma indústria bem mais desenvolvida que a nossa em virtude do mercado americano. Será nosso futuro sermos cada vez mais mexicanos?

    Responda
  6. Emerson Marcos Leal

    que crise maluco ? fazem 20 anos q vcs esperam uma crise n chega.

    Responda
  7. Ho Hsin Tsai

    O economista Joel tem de estudar a nova teoria macroeconomica. O sistema econômico chinês é totalmente diferente. Uma sugestão é ler o novo livro da Isabella Weber. Ele não sabe o que é Hukou e a China prepara a infraestrutura no processo de desrularizar na qual 40% da população ainda é rural para evitar a favelização que ocorreu no mundo ocidental. A China não para de investir no capital humano ao contrario do Ocidente.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O Ocidente não investe no capital humano. Pelo visto, você nunca ouviu falar do ensino técnico alemão ou suíço ou das universidades inglesas e norte-americanas. Quanto à obra de Webber, não há nada ali que diga ser a China imune a crises de superinvestimento, como qualquer outra economia capitalista. E não há nada de substancialmente novo nas ideias econômicas da autora.

  8. Aderval Rossetto

    Mão de obra barata, infraestrutura adequada e tecnologia estatal de auxílio à produção são os destaques que sustentarão a China! Aliadas à expansão da escolaridade e energias abundantes, em especial renováveis não poluentes, farão continuar exportando para o mundo todo. Ao contrário, a mão de obra do norte-ocidental deixará de ser sustentada pelo petrodólar, pelo desuso dos fósseis.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Fatores estruturais de desenvolvimento não impedem crises cíclicas. Nenhum sistema é imune a crises. Marxistas deveriam saber disso.

  9. vicente oliveira

    Resumindo,o Sr Joel que dizer que a banania deve abandonar china e continuar de quatro para a união europeia e o tio sam.

    Responda
  10. NIvalde Castro

    Análise sem fundamentação, baseada em achismos.

    Responda
  11. Henrique Marinho

    É impressionante como esses comentaristas brasileiros acham que o Brasil é a solução para as crises internacionais. A realidade mostra o contrário. Lula só causou risadas quando tentou fazer a paz na Ucrânia e resolver a crise do Irã. Na próxima coluna, o jornalista dirá que o Ni ne é candidato ao Nobel da Paz. Ridi culo.

    Responda
  12. marcelo ottoni

    Francamente, que análise amadora...

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Todos aqueles pre requisitos q vc citou sao miragem no gov petista

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    O brasil afundará no minuto seguinte.

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Joel, esquecestes de tomar algum remedio,? Litio, por exemplo? Ou estas exagerando no chá?

    Responda
    1. vicente oliveira

      Não aconselho lítio prá ninguém,a menos que seja para desmame de viciados em cloroquina e carrapaticida.

  16. José Carlos Tridapalli Junior

    É melhor estar alinhado com Democracias.

    Responda
  17. Valdir Teixeira da Silva

    O México tem acordo de livre comércio com os americanos desde os anos 90 e continuam na pobreza.

    Responda
  18. LUIS FERNANDES

    Vejo diferente. Esse presidente com seus lulistas claramente nao gosta dos americanos achando q uma alianca com China e Russia seja melhor. Claramente o governo chines pensa em dominar o mundo a forca sem respeitar leis internacionais: vide Taiwan, Tibet, mar da China etc. O perigo desse apoio inconsequente e preocupante…

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Verdade os EUA e outras democracias agem por pura bondade e respeito a leis internacionais. Por isso tem uma frota americana estacionada no Golfo Pérsico, base militar no Japão, Otan com misseis apontados pra o leste ( os misseis são de paz, carregam talco e rosas), foi por acreditar em valores humanos que invadiram o Iraque e a Libia. Sem falar no passado quando atacaram o Irã em 1953 e tomaram a refinaria depuseram o governo, o canal de Suez, tudo pela democracia e a paz mundial.

  19. Ricardo Batista

    Artigo excelente! É hora de aproveitar as oportunidades : o Brasil pode usar capital externo para modernizar sua infraestrutura, levar saneamento básico para milhões de pessoas, promover a transição energética e aumentar a sua malha ferroviária.

    Responda