-
JOIRAN SOUZA MENDES
Provocativo e exuberante! Nesse exercício de futurologia otimista, acrescentaria que nossos sucessores ficarão escandalizados com nossa façanha de envenenarmos com agrotóxicos nossa comida e poluirmos nossos rios, mares lagoas para logo depois bebermos ali na frente. É verdade, comida limpa e água sem tratamento não aumentam o PIB! Será que eles aceitaram essas justificativas?
-
JOIRAN SOUZA MENDES
aceitarão!
-
-
Antonio Carlos Cunha
É uma delícia ler João Pereira Coutinho, esse quase brasileiro que tão bem compreende e interpreta o seu país, o nosso país e o mundo, afinal.
-
Ronaldo Pereira
. o bem e o mal evoluem ao mesmo tempo, como se ambos fossem a sombra um do outro. A questão é que ultimamente o mal tem andado muito rápido, sem dar chances para o bem.
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro JPCoutinho seu texto está magistral,mas o ponto alto é o seu otimismo temporal,tem que ser 100% muito otimista para achar que essa humanidade alucinada Chegará a 2523.
-
Darci de Oliveira
O cronista esqueceu um sexto hábito que vai horrorizar nossos descendentes : votar na extrema direita e no bolsonarismo ...
-
Anna Flavia Ribeiro
"Prefiro a visão cética de um outro compatriota meu, o poeta Teixeira de Pascoaes, para quem o bem e o mal evoluem ao mesmo tempo, como se ambos fossem a sombra um do outro. " JP é a UNICA razão de eu nao cancelar a assinatura dessa gororoba de jormal
-
Galdino Formiga
Precisa baixar o futuro para no máximo um século.
-
Pery Pedro
JPC é quarenta por cento da razão de assinar este jornal. Os outros sessenta por cento são para assistir aos P3tistas dando saltos triplos carpados para passar pano para o M3çias. Sem partidarismo, era divertido antes também. Se eu acho este um pouco mais divertido que o outro, a culpa é do avô do RCNeto. Entre outros.
-
Jove Bernardes
Interessantíssimas questões. Interessantíssimo olhar.
-
José Mascarenhas
João Pereira não incluiu um dos mais importantes, na minha opinião: "Nossa! Naquela época eles enterravam os mortos! Que absurdo! " É óbvio que a cremação é muito mais civilizado!
-
Ricardo Batista
Muito instigante esse exercício de imaginar o mundo daqui quinhentos anos. Será que a população mundial terá baixado para uns cinco bilhões? A Olimpíada ainda será tão importante? O Brasil ainda será o maior vencedor de Copas? Filmes, séries e novelas ainda serão o maior divertimento para tantos? E o Santos? Também convém não exagerar : em vários aspectos, a vida de muita gente guarda semelhanças com a dos humanos de mil quinhentos e vinte e três. Especialmente nos interiores.
-
FRANCISCO DOS SANTOS
O Palmeiras terá mundial??
-
Luiz Paulo Santana
Um ótimo contraponto, Ricardo, ou melhor uma experiência factível, vez que temos um banco de dados da época (1523), ao contrário do longínquo e inesperado 2523. Que tal o exercício? Aproveito para acrescenta que este inocente comentário foi alvo de retenção pela moderação sob o seguinte argumento: "Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo..." Sim, vou. Deveria acrescentar alguma pornografia ou alguma ofensa, mas....
-
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
A parte de dirigir automóveis me divertiu um bocado. Será?
-
Rodolfo Smaran
No futuro ficarão espantados por se permitir que as tiriricas, pessoas sem formação e capacidade alguma, serem eleitas para cargos e funções essenciais para a vida pública.
-
Claudio Loredo
Há muitas outras bizarrices que podem ser acrescentadas a esta lista do que poderá causar espanto daqui a quinhentos anos. Por exemplo: o uso do dinheiro para sobreviver, pessoas passando fome, pessoas sem ter onde morar e o uso de drogas,
-
Washington Luiz Vera Celestino
Isso se a humanidade existir até lá! Do jeito que está indo... sei não.
-
Márcio Choki
E o modo como é tratado o meio ambiente: o lixo, o desmatamento... Olharão para isso horrorizados como hoje olhamos para a escravidão (pelo menos para parte de nós, porque há quem ache normal e até a pratique). Sobre os animais, veste seu pet com roupinhas engraçadas, posta foto no Instagram e depois vai ao bar e come frango a passarinho, que foi depenado vivo, esquartejado em pedacinhos e borbulhou fritando em óleo fervente por meia hora (kkkkkk...).
-
Alberto Melis Bianconi
O meio ambiente sim é importante. Por questões morais? Por que é fofinho? Não, por se tratar de risco de sobrevivência. Já o pet é o pet, e o frango é o frango. Não custa tanto assim por um terceiro neurônio para funcionar e entender a diferença.
-
-
MARCELO DAWALIBI
De todas as especulações do Coutinho, a mais verossimil é aquela que implica acreditar que haverá mundo por essa altura. Na realidade, mundo haverá: o que provavelmente não haverá são seres humanos a habitá-lo.
-
jarbas cabral
Uma coisa que certamente vai acabar é o cardápio com qr cod.
-
Alberto Melis Bianconi
A censura pelo medo que as palavras causa nos mecanismos de B.A. é outra coisa que deveríamos abandonar.
-
Alberto Melis Bianconi
Pelo menos Coutinho admite que é um exercício arriscadíssimo. Eu prefiro imaginar que venhamos a condenar a hipocrisia que cresce com a atual onda puritana. Esse asceticismo que nega a animalidade humana, que é carnívora desde antes de ser humana. Outra coisa que poderíamos abandonar (mas esse é um preconceito mais antigo), é ver o trabalho como maldição. Dizem que o Brasileiro, quando baixa uma vontade de trabalhar, fica quietinho num canto esperando passar.
-
Gabriel França
Não é preciso 500 anos para sabermos que a forma como lidamoa com os animais hoje, nos abatedouros por exemplo, é totalmente imoral, desumana, "medieval"...
-
José Cardoso
Os exemplos foram bem escolhidos. O nosso sistema educacional talvez também seja olhado com espanto. Jovens estudando durantes anos análise sintática e trigonometria para estudar nas provas. Os que passam aprendem até cálculo diferencial e ganham o direito de serem gerentes, (onde não usam mais do que as 4 operações). Os que ficam pelo caminho constituem a classe trabalhadora. Todos esquecem o que aprenderam.
-
Ricardo Batista
Kkk, sensacional! E o que dizer do ensino da língua inglesa? Na grande maioria das escolas, os alunos estudam por oito anos e, no fim, têm um vocabulário de cerca de cem palavras. A maior parte aprendida por osmose.
-
-
Roberto Rangel
Acho que o colunista é um grande otimista.
-
JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES
Excelentes essas previsões do Coutinho, porém acho que não serão necessários 500 anos para algumas delas se realizarem. E há várias outras evoluções cuja "obviedade" está à nossa frente mas não conseguimos ou não queremos ver (como lembrado pelos comentários de outros leitores).
-
José Fernando Marques
Damião de Góis! Venho estudando o autor. Mas meu comentário será apreciado pela moderação...
-
José Fernando Marques
Damião de Góis! Venho estudando o autor. O paradoxo em Góis, como em outros intelectuais, foi ser ao mesmo tempo humanista e representante da expansão colonial lusa. Duas medidas. Góis escreveu empaticamente sobre os etíopes, defendeu os cristãos-novos dizimados na Lisboa de 1506, falou sobre os lapões e os defendeu também. Mas foi impiedoso com turcos e árabes, inimigos da fé cristã... Não via conciliação possível. Mas outros, como seu mestre Erasmo, viam.
-
Ricardo Valle Aleixo
Em Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley já dizia isso em 1934 (acho q foi a data da primeira edição). Só não creio que teremos mais 500 anos para destruir o planeta, ele nos matará antes com certeza!
-
gustavo alves de oliveira
Ótimo! Perfeito! Enxergaste o óbvio, colunista. Atrevo-me com outro exemplo: seguiam um único deus, humano tanto quantol as dinvidades gregas.
-
Ricardo Arantes Martins
Comer animais não tenho dúvida. Eu reduzi o consumo de carne de cem por cento para metade da refeições. não foi fácil me reeducar e e aprender uma nova dieta, proteica como soja, cogumelos açai e outros. Já educo meu filho numa dieta com menos carne. Essa questão passará por uma revisão educacional. Nutrição deveria ser ensinado nas escolas, mas num Brasil onde ainda existe tanta fome e miséria seria um ato de sadismo.
-
Ricardo Arantes Martins
Haha, bem por aí. comer pouco é menos pecado. Mas é difícil mudar os hábitos alimentares de uma hora para outra, até porque é difícil ter uma refeição proteica sem carne fora de casa e tive que aprender a fazê-la em casa.
-
Alberto Melis Bianconi
Comer pouco é menos pecado?
-
Ricardo Arantes Martins
ou deixar de comer animais, não tenho dúvida.
-
-
Décio Ceballos
A humanidade vai estar mais compacta. População voltando-se para uma maior integração com a natureza, devido a fome. Alimentação baseada em peixes, pequenos animais e pássaros quando conseguirem pegá-los. Alimentos vegetais controlados e desobediências punidas inclusive com a morte. Uma nova sociedade de abastados começa se formar, no entanto, morando em vilarejos subaquáticos nos oceanos e grandes rios. Duas ou três explosões solares gigantescas ocorreram no último século.
-
JOAO VITOR IGNACIO COSTA
casamento monogâmico, esquerda/direita, solos de guitarra, ser educado, etiqueta social, religiões....
-
JOAO VITOR IGNACIO COSTA
casamento monogâmico, esquerda/direita, solos de guitarra, ser educado, etiqueta social....
-
antonio pereira
Doeu!! Doeu muito!!
-
JOSE LINO DA SILVA
Quanto ao sexo, parece que deve ser totalmente abolido, não só o reprodutivo. O avanço da tecnologia aliada a teocracia vai suplantar a sexualidade.
-
Alberto Melis Bianconi
E dá-lhe censura!
-
Alberto Melis Bianconi
Curioso, não lembro do nome de um filme com Sylvester Stallone em que este é revivido por ter sido um policial durão para ir atrás de um bandido que também tinha sido revivido. As pessoas nesse futuro ficcional ficavam horrorizadas com o fato de ele vir de um mundo onde os bebes eram gerados de modo tradicional. É a esse nível de infantilismo que almejamos. Alguém já reparou na reação de nojo que um beijo na boca provoca em uma criança?
-
jarbas cabral
Então, esse futuro não vai ser legal nem gostoso.
-
-
Valdo Neto
Fico me perguntando se caberia nessa lista a xenofobia tão presente no tempo atual ou se já viveremos num mundo acolhedor apenas com fronteiras geográficas.
-
Nilton Silva
Nas guerras de hoje não há machado, espada e azeite quente sendo lançado sobre o inimigo. Só isso já mostra que evoluímos um tantinho.
-
Cleomar Ribeiro
Parte02 de meu ensaio: Coutinho cometando: forte está maconha, hein, maconha!? Ribeiro: receita de familia, é hidropônica, artesanal, Coutinho!!!... Mas vc está tão bonita, Coutinho!Olhe que musical legal, é das bem antigas! Coutinho, eu que dei o 'play', vamos dançar, Ribeiro? -Ribeiro: ...Sim, Bora!...
-
Cleomar Ribeiro
... adolescentes. Um garoto Ribeiro e uma garota Coutinho, fumando maconha-THCeira( 2523-septembro-em algum lugar/ cidade das Terras Mágicas das Americas): Ribeiro: ... Olhe só que maneiro, Coutinho! - a que se refere, Ribeiro?- eu estou pensando, nós aqui fumando maconha nesta liberdade toda e há mais de 500 atrás o meu avô-adolescente-ancestral se desse 'mole' enquanto fumava maconha levava tapa na cara de policial-rude.- Coutinho:.eles se sacrficaram por nós!!!...
-
luiz rassi
Genial.
-
Marcelo Fernandes
Descendentes em 2523? Isso que é imaginação. No ritmo atual já tenho dúvidas se chegaremos em 2093.
-
Helio Cardoso
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Antônio João
Viriato, herói português, era lusitano - povo bárbaro, que resistiu a invasão dos romanos. Estes ocuparam, ficaram ruinas de sua presença em Portugal, muito pouco contribuíram com o desenvolvimento local. O verdadeiro desenvolvimento se deu com outro povo bárbaro, os visigodos. Falar de retrocesso em Portugal com a queda do Império Romano é erro de história.
-
Artur Carmel
Ficaremos estupefactos ao percebemos que o Brazil foi o último país a acabar com a corrupção.
-
Nelia Rios
Pois é, assim como fomos os últimos a acabar com a escravidão. E a impunidade? Será que terá acabado?
-
-
paulo werner
40h/semana de trabalho, trânsito, subtributação de bilionários, fome, pensamento liberal, mortalidade policial, desmatamento, MBL, concentração de Terra, Guerras motivadas por interesses americanos. A lista vai longe
-
Nelson Franco Jobim
Todas as guerras são por interesses americanos? A guerra na Ucrânia não é um projeto da Rússia? Será que a cegueira ideológica passa?
-
Alexandre Pereira
Maoísmo e revoluções culturais, holodomor, gulags, stalinismo, leninismo, khmer vermelho, campos de doutrinação, corrupção, conivência com criminosos úteis, invasões de propriedade, burguesia desocupada exercitando falso moralismo, miséria em nome da ideologia e 1984 entrando na moda sob aplausos da torre de marfim. Mazelas à esquerda e à direita, subsidiadas pelo bom mocismo.
-
-
Lourdes Monteiro
Acrescente-se também, a bem do julgamento futuro sobre nossos estranhos hábitos, os zumbis das redes sociais e a banalização da mentira ( on line) descarada e montada sob medida para o extremista inescrupuloso da vez.
-
Diógenes Moraes
Também espero que no futuro as pessoas riam de nossos ritos fúnebres e a prática horrenda de sepultar mortos para apodrecer debaixo da terra cause horror. Que a cremação volte a ser regra ou encontre-se um método menos mórbido e mais higiênico.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
O hábito de comer carne já causa horrores. Quando escrevi nesta Folha, que meu pai marretava boys e minha mãe limpava partes dele e que se conheceram num abatedouro, houve quem me pedisse que não contasse esta história. Conto com orgulho. Assim eles me criaram e mais dois irmãos e uma sobrinha. Quando tinha sete anos e o pai chegava em casa eu perguntava como um mantra: "Pai? Quantos boi que matô hoje?" Ele chutava um número e eu ficava satisfeito.
-
Kleber Veloso
Ri muito. Acrescente aí o politicamente correto, a linguagem neutra, as teses de jornais em cinco parágrafos, os messiânicos modernos....
-
Eline Murad
Os influencers...
-
Joaquim Rocha
Pior que o politicamente correto é o politicamente incorreto, uai.
-
Alexandre Pereira
Boa! Muito boa!
-
Kleber Veloso
Ah, esqueci. A falta de humor e os comentaristas de jornais, nós mesmos.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Não sei se a linguagem neutra será tão horrível assim. Pode ser que seja incorporada e que a caracterização de gênero a partir do sexo biológico seja visto como mais um sinal de nosso atraso.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.