-
Yrlov Sorovsky
Bolsonaro corrompeu as igrejas evangélicas e as forças armadas, mesmo não sendo inteligente, o que dizer dos corrompidos??
-
Sérgio Luís da Silva
Mas o Cristianismo, em tese, se fundamenta mais no Novo Testamento, que tem uma mensagem universalista e transcendente, que no Antigo. O próprio Jesus (mais personagem literária que personalidade histórica) teria, em mais de uma ocasião, apartado sua mensagem de quaisquer conotações políticas "dai a César o que é de César", "meu reino não é deste mundo". É incompreensível, portanto, da perspectiva da doutrina cristã, a aliança entre igrejas evangélicas e o bolsonarismo.
-
Sérgio Luís da Silva
A tese não é nova. Pesquisadores como Israel Finkelstein (ele próprio israelense) vêm defendendo isso em livros e artigos desde os anos 1990. É notável que, contrariando o senso comum dos historiadores, o Antigo Testamento seja "a história contada pelos perdedores". Talvez, por isso, tenha tão grande apelo para as massas.
-
Joe Rodrigues
Mas com certeza a bíblia é um livro importantissimo para o ocidente, dá orientação em várias interpretações das leis contitucionalizadas.
-
Joe Rodrigues
Creio em Deus, mas não tenho religião. Uma das coisas que,ao meu ver, mostra que a Bíblia não é a palavra de Deus, é ela ser composta por livros como Deuteronomio e Exodos, que falam: em apedrejar mulheres que não chegam virgens no casamento e, se bater num escravo e ele morrer depois de dois dias, não haverá castigo ao seu dono, pois a sua morte já é um prejuízo ao dono, respectivamente. Deus é perfeito e não concordaria com isso em tempo algum. Entretanto, a política e leis dos homens, sim.
-
Jorge Severo
A Bíblia é a maior obra de literatura de todos os tempos (a segunda é o Don Quixote, de Cervantes ). É a mais bela coletânia de lendas jamais produzida. Além do mais, sempre é bom lembrar que " Religia oppium populi est"...
-
jimmy avila
De tempos em tempos aparecem aqui e ali um suposto novo grande estudo, pesquisa ou descoberta extraordinária que que afirma revolucionar tudo que sabemos sobre a humanidade ou a religião ! São sempre descobertas fantásticas capazes de mudar tudo acreditávamos saber sobre um tema . Vimos isso tantas vezes , na física, na biologia, na psicologia etc ! No Cristianismo não e diferente. A cada ano aparece um livro dizendo que Deus nao existe ou que Jesus nao era Divino . Sempre a mesma tese gasta .
-
Joaquim Rosa
A melhor definição para a Bíblia, encontrei num livro que li já há um bom tempo, qual seja: "a bíblia é pura e simplesmente um conjunto de crônicas da história de um povo" e não era destinada a ser uma referência ética e moral.
-
Gabriel França
Excelente texto, parabéns
-
Nivaldo Dias
Buongiorno. Quando leio estes textos ou reportagens procuro pesar o quanto de racional existe aí nestas linhas. São assuntos que confrontam muuuuuitas formas de pensamento ligadas a religiões e mesmo eu , espírita, fico cabreiro de compartilhar por causa da falta de amplitude no que tange questionamentos sobre tudo e todas as formas de idéias e ideais. Caraca, qual o problema de colocar o dedo na ferida sobre a Bíblia, estamos aqui para aprender ou viver na letargia das redes sociais ??
-
HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA
A Bíblia nadatem de divina. Ela é uma coleção de textos escritos e reescritos ao longo de vários séculos e enfim reunidos e que são a mistura de mitos, poesia e história.É um livro humano, muito humano, apenas isso
-
HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA
A Bíblia nadatem de divina. Ela é uma coleção de textos escritos e reescritos ao longo de vários séculos e enfim reunidos e que são a mistura de mitos, poesia e história.É um livro humano, muito humano, apenas isso
-
Cristiano Kock Vitta
O Deus cristão e o Deus judeu juntaram habilidades para fazer uma baita festa de celebração ao dia da criação. Baco foi convidado de honra. Foi uma festa de arromba. Noé ficou nu. Jesus trouxe vinho dos céus. Afrodite dançou a noite inteira.
-
marcos machado
Sabem o que me chateia?.....esses homens se formam em Harvard, Princeton, Cambridge, MIT ou em outras das 12 maiores e mais importantes universidades do mundo, criadas e mantidas por Cristãos, aprendem ciências que tiveram como pais centenas de pensadores e cientistas cristãos e depois de formados, buscam os seus 15 minutinhos de fama na internet importunando quem tem fé. O boleto (impagável sem Jesus Cristo como Salvador) vai chegar......
-
Gabriel França
Fala sério, Jesus pagador de boletos? Quer que ele deixe de ser cientista por causa da grana da Igreja (ganha sabe se lá como, dado o triste passado da mesma?). Procure se informar sobre como a ciência trabalha. Vai descobrir que NÃO é dizendo as verdades que a Igreja (ou quem tem grana) quer ouvir.
-
LUTHERO MAYNARD
Hoje, a maior parte dos grandes pensadores e cientista é constituída de agnósticos e ateus. Os mais importantes pensadores da história da humanidade - Darwin, Freud, Marx, Einstein - não acreditavam em Deus. Freud se dizia um judeu sem Deus. É incrível como os fanáticos religiosos têm fixação em boletos, talvez de tanto pagar para conseguir uma vaga no reinos dos céus. Os países mais desenvolvidos da Europa, com melhor qualidade de vida, apresentam um acelerado declínio da religião
-
Eduardo Rocha
Não falha nunca. Quando o assunto é a mitologia cristã, sempre aparece um homem de bem, fiscal do Hades, ameaçando com o fogo do inferno. Como disse o Deus Filipino, errou feio, errou rude.
-
-
marcos machado
Eu me divirto muito pois esses ataques à Biblia estão nas profecias há 5780 ( calendário Judeu) anos atrás, essas profecias se confirmam de modo tenebrosamente perfeito na história da humanidade.....
-
LUTHERO MAYNARD
As profecias bíblicas não passam de lendas sem consistência e valem, quando muito, pelo teor literário. Nenhuma profecia, seja da Bíblia, seja da Mãe Diná, pode ser levada a sério. Dizer que profecias bíblicas se confirmaram é uma ofensa ao bom senso. E será que houve uma profecia sobre boletos?
-
Eduardo Rocha
Vago e inespecífico, como qualquer religioso. Cite quais "profecias se confirmam de modo tenebrosamente perfeito na história da humanidade"
-
-
Nilton Silva
E o Silas tem lá esse alcance intelectual? Tem nada. O cara só acredita em um mundo sem complexidade. Nós contra eles e ponto.
-
Eduardo Rocha
Falácia ad hominem.
-
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
A Bíblia é a historia de um povo e sua formação como tribo ou nação, mas não se pode descartar o valor espiritual da mesma, nem tão pouco comparar seu conteúdo ao extremismo de certos pregadores e pastores. O pastor Malafaia não representa a totalidade do povo cristão, assim, como você Bernardo não representa a comunidade científica. Neste sentido você se joga na mesma vala do pastor bolsonarista.
-
Eduardo Rocha
Falsa simetria.
-
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
A Bíblia é a historia de um povo e sua formação como tribo ou nação, mas não se pode descartar o valor espiritual da mesma, nem tão pouco comparar seu conteúdo ao extremismo de certos pregadores e pastores. O pastor Malafaia não representa a totalidade do povo cristão, assim, como você Bernardo não representa a comunidade científica. Neste sentido você se joga na mesma vala do pastor bolsonarista.
-
Alison Sales
Tenho muito medo da Bíblia e do povo de Deus.
-
Eduardo Rocha
Só do povo de Deus. A bíblia é só um livro.
-
-
Ricardo Botto
Profeta, pastor, deus e impostor. Pena não podermos vivenciar a Parusia. Os primeiros a serem julgados seriam esses modernos vendilhões dos templos. Cristo chutaria seus traseiros gordos, se não fosse crucificado antes disso. Pois a escumalha que o condenou na época é a mesma de hoje. A única diferença são os ternos e a barba feita.
-
Paolo Valerio Caporuscio
Paciência,força e fé são complementos nos dizeres da religião para incentivar e não se acomodar nela e ficar no atraso, para superar tudo na vida a Ação tem que se unir com os três para ir adiante e concretizar seus objetivos.
-
João Gabriel de Oliveira Fernandes
O texto representa bem o que é um materialista falando da Bíblia.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Podemos inverter a lógica também. A Bíblia representa bem o que são autores de ficção falando da realidade e da natureza.
-
-
Marcos Benassi
Ôôô, Bernardo, que delícia de texto! Fiquei até com curiosidade de ler o seu Wright, mas não vou fazê-lo, não, muita energia só por diletantismo. Inda mais se for pra ter essa utilidade, a compreensão do modelo mental do Malafeio - meu JesusCristinho da Goiabada, que treco azedo! Chega até a amargo. Talvez eu prefira tomar um uísque e entender o Edir Macedo ao redor da piscina, biritando e ensinando seus pupilos a extrair dindin dos desgraçados frequentadores da IURD. Sempre gostei daquela cena.
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Essa narrativa sobrevive a despeito do seu conteúdo mítico porque é útil ao domínio de classe, os hebreus incorporaram á sua tradição um conjunto de mitos mudando o nome dos personagens, o dilúvio por exemplo, é mesopotâmico, foi levado por Abraão do delta daquele região para onde o maior rio pode ser transposto num salto de vara !
-
Aziel Miranda Gusmão
O jornalista está muito mal informado. Fazer uma análise sobre a historicidade da Bíblia, incluindo Silas Malafaia como elemento de discussão, é demonstrar um desconhecimento profundo da história da Bíblia e de sua relevância como texto literário e religioso. O que fica mais evidente, é o preconceito exacerbado por parte de pseudointelectuais, principalmente de alguns jornalistas que nunca tiveram o mínimo cuidado de estudar a Bíblia Sagrada.
-
Tiago Sozo Marcon
Ele não está colocando o Malafaia como elemento de discussão da Bíblia, e sim o livro que contém a tese do Jacob L. Wright, professor de estudos bíblicos da Universidade Emory. Ai está talvez a prova porque a Bíblia fez tanto sucesso, a maioria das pessoas tem dificuldades de interpretação de texto, então os textos viram projeções de seus leitores.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Pergunto à queima-roupa: qual é sua religião, qual a denominação? A explicação fornecida por Wright é coerente, não tira o mérito moral da escritura, reconhece seu poder formativo civilizacional. De quem vem o preconceito mesmo?
-
-
José Cardoso
Como o colunista menciona, havia outros povos vivendo na região, também fracos diante dos grandes impérios. E povos sem Estado, como ciganos ou curdos continuaram existindo depois. A Bíblia (e os judeus) se tornaram importantes por causa de Constantino e a cristianização do império romano. Da mesma forma que O Capital de Marx se tornou importante por causa de Lenin e o golpe bem sucedido na Rússia.
-
Alaor Magno
A Bíblia é um ótimo exercício de como colocar em ordem direta as frases que foram escritas como agente da passiva. Quem for colocar em ordem inversa as orações procure fazer primeiro o novo testamento e depois o velho testamento. Prefiro o velho testamento, é mais sanguinolento.
-
Eduardo Rocha
O velho testamento é o jornal O Povo da antiguidade. Os profetas são versões ancestrais do Ratinho, sem TV.
-
-
elcio matos
Não creio que a Bíblia seja um livro escrito pelos derrotados (os judeus), e sim pelos vencedores que o propagaram (os romanos). Não devemos nos esquecer que o cristianismo tornou-se pop depois que virou a religião oficial do império romano pouco antes de sua queda, mas com tempo para espalhar-se em seus territórios que hoje compõe o mundo ocidental. Na verdade, o velho testamento (judeu) veio a reboque do novo (cristão ocidental).
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Entretanto, para o judeu moderno ainda serve a escritura como lenda fundacional, testemunho de persistência e identidade definida. Do seder de Páscoa às velinhas de Hanucá, tudo traz esta mensagem: "tentaram nos matar, não conseguiram". A mensagem dos cristãos já é diferente. Identificado com o Messias que seria essencialmente um libertador político, não muito diferente de Moisés, Jesus negou-se a comprar briga com os romanos e isso foi chave para a doutrina dele se difundir.
-
-
Samuel Cremasco Pavan de Oliveira
Quando não se gosta ou concorda com a história "oficial" de algum conflito, é comum o argumento de que esta é "contada pelos vencedores", logo, deturpada. Aqui, se inova: não gostam/concordam com a Bíblia, então criam uma narrativa de que ela é uma história inventada pelos perdedores, que ainda eram um povo inexpressivo, e por isso a história se tornou tão... expressiva e "vitoriosa". Uau. Pode faltar muita coisa aqui, mas coragem não é uma delas.
-
Ricardo Pereira Ignacio
Texto de rara inteligência leio aqui hj ! Só duas ressalvas . O Malafaia é empresário da enganação e o Brasil é uma colônia dos políticos
-
Marcelo Fernandes
Ótimo texto e boa sugestão de leitura. De resto, esse tal de Malafaia, além de notório fariseu, é o autoritarismo encarnado.
-
Antônio Augusto Soares
A interpretação da Bíblia é livre, cada um a considera como achar melhor. Isto é fato, e válido. Porém explicar tal situação necessita estudo profundo e amplo, principalmente comparando Velho e Novo Testamentos. O articulista embora muito superficialmente, misturou os dois.
-
julio cesar vilasboas teixeira
Parabéns pela matéria.
-
Rives Passos
Silas Malafaia é o próprio "deus". Na ausência de Deus quer ousará, no seu meio, contrapo-lo? Glória a Malafaia! Profeta, Pastor, e, deus.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
O dízimo, hoje facilitado pelo Pix, cai direto na conta dele, o deus...
-
-
REGINALDO FERREIRA
É lógico que o autor da matéria não pode explicar os benefícios que a bíblia traz para as pessoas, mas tudo bem está perdoado.
-
Marcelo Fernandes
Ele citou Malafaia, você não leu? Quer exemplo melhor de beneficiado pela Bíblia do que aquele falso profeta?
-
Carlos Pouças
Quantos milhões de guerras a "bíblia" religião já causou? Ficcionismo desvairado que só serve aos fracos e derrotados numa busca constante de vingança "sangue" dos inimigos elegidos.
-
Rives Passos
Você o perdoa?
-
-
carlos campos
O novo testamento eu nao sei mas o malafaia, com certeza é fa ju to , enganador e se apropria do dizimo dado pelos tro u xas , pra se dar bem, igual a tantos outros " pastores , clérigos, bispos, ou raio q o parta q for". Estes espertalhões merecem punição pesada, tanto divina como " dos homens" por comercializarem a fé e se passarem por intermediários de Cristo. E segue o jogo!!!!!
-
Gaya Becker
Esse livro chamado Bíblia é uma ode à ignorância! As pessoas não querem assumir nenhuma responsabilidade sobre a vida. Usam esse livro ridículo como porta-voz de tudo que não querem raciocinar e analisar por si mesmas!
-
Gabriel Herkenhoff Coelho Moura
Stelio foi preciso na menção ao Nietzsche (só para especificar para os interessados, "primeira dissertação" de Genealogia da Moral). Agora, curioso também o debate nos comentários: o uso de "derrota" e "perdedores" foi tomado como ofensa grave; e a polêmica foi interpretada como tentativa de eliminação da visão cristã (o que não é o caso -- aliás, nem em Nietzsche). Diria duas coisas: 1) calma, gente, os cristãos ainda estão "vencendo"; e 2) inclusive, a coluna foi escrita por amor ao próximo.
-
JOS BENTO DA CRUZ
Complicado condenar um livro(ou um conjunto de) histórico ao qual nunca conseguiram comprovar nada contra, para acreditar num escritorzinho qualquer sem nenhuma base histórica e/ou científica. É lamentável que para tentar desacreditar a Deus, use-se um falso pastor que possui um comportamento cruel ao qual a verdadeira escritura sagrada condena com veemência. Por que não acreditar no que o livro realmente fala? Seria melhor do que ficar apontando os erros de falsos profetas. Deus é Amor!
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Onde o colunista ou os autores do livro citado condenaram a Bíblia? Reli o texto duas vezes e não vi nenhuma condenação à Bíblia, somente aos que falam em nome dela em interesses próprios e contra a democracia.
-
Pedro Vasco
O livro "Origem das espécies" também é um ótimo livro de ficção.
-
Everson Ferreira Martins
O Sr. Michel foi certeiro. Meu filho acredita no livro do Harry Potter. Na prática, são livros semelhantes. Ambos são excelentes livros de ficção, embora um tenha uma pegada mais de auto ajuda.
-
Michel Marques
Chamar de "escritorzinho qualquer" mostra que você é bem desinformado. No final, você se mostra bem parecido com Malafaia: "por que não acreditar no que o livro fala?" Porque ninguém é obrigado. Aqui não é o evangelistão por mais que vocês queiram.
-
-
Wilson Junior
Excelente.
-
Joao Quadros
Incrível como esse povo despeja ódio disfarçado de "intelectualidade"
-
Eduardo Elói
Pessoal precisa de um discurso 'tão belo' pra derrotar o Mala? Precisa mesmo, de tudo isso? Pô, não pensei que ele fosse tão importante assim!
-
marcos fernando dauner
Quem gosta de polêmica deveria ler o livro de Levítico - esse é barra pesada . E prefiro Provérbios - para mim o melhor livro de toda a Bíblia
-
Stelio de Carvalho Neto
Tenho certeza de que o autor sabe que essa é a tese do Nietzsche, que foi mais além: com o novo testamento, os derrotados viraram o jogo e consagraram sua moralidade.
-
Joabe Souza
A resenha ficaria melhor sem a citação ao Malafaia.
-
Gregorio Amarante
Teve que mudar o título. Rsrsr. Somos plurais não é, respeito as suas ideias, respeite de quempensa o contrário.
-
marcos fernando dauner
Honestamente, é mais fácil entender o AT que o romance brasileiro "A Bagaceira", clássico de José Américo de Almeida . Eu acabei de ler , mas não entendi !
-
marcos fernando dauner
comentários, ofensas , desdéns . A gama de ofensas à Bíblia é imensa . O que nem quem a ofende pode negar é que é um best seller . Apenas isso !
-
ciro lauschner
O Brasil é de Oxalá, Saravá meu pai, saravá!
-
Antônio João
A história universal foi fundada em matanças, da idade da pedra, dos heróis da guerra Alexandre Magno, Júlio César, etc. Essa trajetória vem sendo revertida pela moral judaico-cristã que avança em todos os quatro cantos da terra, em todas as cultura, em todas as religiões, o amor como correção da ação humana, dar a vida se preciso for para a salvação da humanidade.
-
Paulo Augusto
O que mais tem no livinho de ficção é crimes hediondos e mortes.
-
Julio Shiogi Honjo
Amor para os palestinos também? Não é dar a vida, mas tirar a deles, como está no Velho Testamento, morte aos inimigos. Por que não seguem o Novo, seguindo o exemplo de Jesus?
-
ciro lauschner
Não se viu moral cristã nas guerras mundiais.Se viu, padres e pastores abençoando quem iria matar os outros e amaldiçoando os inimigos, tão cristãos como os "amigos".Até Putin foi abençoado pelo Patriarca de Moscou ao enviar soldados para invadir a Ucrânia, tão ortodoxa quanto a Russia. Moral cristã é uma ficção.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Os palestinos que o digam e sim, a salvação da humanidade era o objetivo da moral judaico-cristã da Inquisição.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.