Bruno Boghossian > Lula encontrou remédio errado para STF e ignorou efeito colateral Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Itamar Perenha

    O Supremo, de um jeito ou de outro, conteve a fúria da turba e agora aplaca a ira com as devidas punições. Muitos estão preocupados com as sanções que miram o bolso e se dão conta da "m" que fizeram por outro "m"!

    Responda
  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Não há como discordar. Mesmo os veteranos de outros carnavais ainda nos espantamos com as escorregadas lulistas. Pior é que dizem que até os mais próximos desistiram de soprar alertas ao chefe. Desgaste certo e munição para a banda do contra.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Lula contribuiria muito mais com a evolução da civilidade na República se propusesse o fim das nomeações de políticos para todos os cargos de tribunais, inclusive o STF! Concurso público ontem, Senhor Lula!

    Responda
    1. neli faria

      Isso ele não fará. Os companheiros dele e dos outros oportunistas. não passarão.

    2. Orasil coelho pina

      Digo melhor: nomeações indicadas por políticos, inclusive o Presidente da República!

  4. Jove Bernardes

    A fala foi só Lula sendo Lula. Um fenômeno que mistura língua maior que a boca, improviso e vaidade.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Lula deveria falar menos e trabalhar mais!

  5. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    É, talvez, a manifestação mais eloquente da fogueira de vaidades da personalidade lulista: calar quem desfruta de atenção e tem um protagonismo eficiente na vida institucional do País: ou mais um dos tropeços do improviso desastrado do Presidente, que já está virando folclore. Será que Lula não tem temas mais relevantes para opinar e resolver?

    Responda
  6. José Bernardo

    Uma fala irrefletida, no afã de defender seu indicado; mas não creio que reflita alguma intenção de ir contra a transparência no STF...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Lula pediu ao ministro da justiça que redigisse uma PEC nesse sentido? Isso não quer dizer que a fala foi irrefletida. Pode estar defendendo sua indicação sim, não o seu indicado, mas o presidente interage no debate político e nada mais natural que defenda suas decisões. Ele está dizendo para a militância da esquerda que o elegeu e que reconhece sua liderança, que decisões do STF ou de seus ministros não devem gerar tanta reação. Ele indicou um ministro, não alguém terrivelmente lulista.

  7. Alberto Melis Bianconi

    O colunista está falando sério ou está fazendo broma? Oras, ele está errado e sabe disso. A Presidência da República permite sim emitir opiniões descompromissadas, não é o mesmo que um juiz se manifestar sobre matéria em julgamento p.e. Se falou bobagem, pode perder capital político, mas não é um colunista qualquer que vai decretar que ele está errado. E não tem outro efeito colateral. Imprensa de oposição é do jogo democrático, mas imprensa ruim tem efeitos colaterais sim.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      É difícil gastar todo o seu latim para vir alguém como o sr. Antônio e, em duas frases, tentar desqualificar o que foi dito, sem um argumento sequer. Pelo menos se dê ao trabalho de ler, eu disse quer Lula errou nesse caso.

    2. antonio brito

      Está certo, o grande guia nunca está errado. Jornalista não pode criticar, quer seja da fsp ao nytimes. O autoritarismo sempre teve adeptos no Brasil

  8. Marcos Benassi

    Poi Zé, Bruno, ideia de jerico total, essa... Século23, sujeito querer voto secreto no mais alto tribunal do país? Em corte colegiada? Depois de tanta encrenca em votações legislativas que tivemos no passado? Vê se tem cabimento... Eu creio mais na hipótese do "palpite", da fala que descuida de seu impacto - ainda que isso seja uma barbaridade, porque não foi no aniversário de compadre, na festa do sindicato. Vai que vai...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe Ricardo, a propósito de conchavos e acordos. Não é cansativa essa ideia de exigir de Lula uma transparência absoluta (e impossível) enquanto outros possam contar com um entendimento mais realista sobre como se faz o jogo político? Não seria a conhecida arrogância da elite paulista (pelo menos o jornal) frente ao retirante nordestino. Creio que foi Cláudio Lembo quem disse uma expressão lacradora: Lula nunca foi aceito na casa grande, ou coisa parecida.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Caro Ricardo, veja você, se desejar, eu não vejo nada não. Tempestade em copo d'água não é essa tempestade toda, né mesmo? O que o colunista pretende, e o nosso amigo Marcos parece concordar, é desqualificar o presidente. Desqualificou de duas formas: por que a idéia seria um absurdo e porque deveria preservar o papel institucional que exerce. Ambas claramente equivocadas. Isso é fazer uma oposição desleal... não quero ser censurado então fico por aqui.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Veja Alberto, creio que nenhuma tempestade irá se formar. Lula desejava trazer a questão a baila então vamos dançar. É um entendimento, sem dúvida, mas hoje faz-se necessário a total publicidade dos atos públicos. No Brasil temos o total sigilo entre conchavos e acordos. Lula poderia dar o exemplo deixando num site quais acordos necessários na democracia, quais ministérios, empresas e administrações que deu ao PT e aliados. quais as metas. Precisamos mais transparência total. O povo entenderá.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Caro Marcos, de que impacto estamos tratando? Na imagem do presidente? É do jogo político. E a ideia não é essa barbaridade toda. Lula deve ter pensado no exemplo americano... Nossa imprensa oposicionista, de competência precária, adora fazer tempestade em copo d'água, justamente para alavancar esse impacto. Também acho que deve-se dar publicidade aos votos, que a ideia de Lula menospreza a capacidade do eleitor, mas o colunista quer tachá-lo de inepto.

  9. Vladimir Delgado

    A transparência não é desejo de um ou de outro. É cláusula maior da administração pública que não pode ser alterada por quem quer que seja. Não se pode vir alguém vomitar o que quiser por qualquer crítica que se faça. Quem está no cargo, ainda mais da alta cúpula, está sujeito a críticas e deve conviver com isso. É parte do jogo democrático, ou não?

    Responda
  10. Eduardo Elói

    Lula joga a bola pro pessoal se divertir, enquanto trata de assuntos relevantes, com a tranquilidade necessária. Lula sempre foi um democrata. Um cara que está no seu terceiro mandato, eleito pelo povo, sabe causar quando lhe convém.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Ele sabe "causar", mas não deve exagerar nas bobagens que diz, porque de fato foi eleito pelo povo pela terceira vez, mas venceu a última eleição por um diferença mínima (e olha o nível do adversário). Por pouco Lula não elege bolsonaro, como já tinha feito em 2018.

  11. jose carlos toledo junior

    Claramente, o presidente precisa compartilhar essas ideias com conselheiros experientes antes. Cometeu vários erros já, infelizmente. Inclusive zanin. Mente fechada para alguns assuntos leva a erros grosseiros.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Lula tá lelé? Por que retroceder? Com toda transparência atual, os politicos burlam as leis de todo lado. O brasileiro quer saber sempre porque paga altíssimos salários para V. Exc.

    2. jose fior neto fior

      Lula tá lelé? Por que retroceder? Com toda transparência atual, os politicos burlam as leis de todo lado. O brasileiro quer saber sempre porque paga altíssimos salários para V. Exc.

  12. ALEXANDRE DE MORAIS

    Deveria, o Sr Presidente, cuidar melhor do trabalho dele. Parar de aumentar despesas, acomodar aliados dentro de uma máquina cara e inoperante, cuidar da economia e parar de se meter em contendas inúteis para desviar o foco.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Parece que a economia está um pouco melhor do que o mercado previa, ou vc só comemora baixar o gasto público como os farialimers, apoiadores do inelegível, pretendem?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Um parecer do Morais deveríamos escutar.

  13. Galdino Formiga

    Não leu a CF e não entendeu.

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Retiro de vc a alcunha de sucessor do janio. Este, nunca reconheceu um erro no janjo

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Ate tu , brunus?

    Responda
  16. Ricardo Arantes Martins

    Nada até agora indica que Zanin votou fora do que acredita ser ético e moral, ao contrário, tudo indica que ele votou com probidade, dentro de seu Juízo e naquilo que acredita. Se Zanin votar com total isenção e probidade, isso para o Brasil representa uma pessoa ultra Progressista. Conservador aqui são Joias, esquemas, mensalões petrolões. A régua no Brasil é outra.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Pois é. Evidente que os primeiros votos de Zanin mostrou uma pessoa com ponto de vista que destoa dos fatos históricos. Veja que os EUA foram a1ªnação mundial a proibir drogas, inclusive o álcool e a partir dai formou-se o crime organizado nos EUA. Fato é que a descriminalização, com posterior legalização do produto irá causar um baque na criminalidade. é o que os especialistas falam. mas da para entender a cabeça das pessoas que são contra. O que não da para entender é a falta de probidade.

    2. jose fior neto fior

      Votar no que acredita correto, não quer dizer votar correto, por isso um ministro de STF precisa ter alto saber jurídico e reputação imaculada. Não duvido da segunda condição de Zanim, quanto à primeira...

    3. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Ricardo eu normalmente concordo com você, mas desta vez não. Um país tão desigual, racista, misógino, homofóbico, com grande parte da população se achando detentora de uma supremacia bege ( pois de branca nao tem nada) ficar parado já é andar pra trás. É preciso estar atento e forte...

  17. neli faria

    Os espíritos do: Hugo Chaves, Pinochet, Tito, Stálin, Castelo Branco, Somoza, Castro, Mao , Costa e Silva, Medici,Figueiredo, Geisel, Getúlio, e os pensamentos do Ortega e do Maduro : baixaram no lula?, minúsculo em homenagem a sua grandeza. Imagino o escândalo que seria se bolsonaro tivesse aventado essa hipótese. Votei para lula pelo Meio Ambiente: deveria ter dado a nota que esse Oportunista merece: zero, zero! Oportunista: fora!e o rebanho aplaude!

    Responda
    1. neli faria

      Galdino: fiz o sacrifício por minhas crianças da Fauna e da Flora. É tão bom quando saio na rua e ouço o chilrear do sabiá ou do Bem-te-vi: são as minhas crianças aladas dizendo:aquela linda lá na rua, nos alimenta diariamente.

    2. Gustavo Ferreira

      melhor comentário. é isso mesmo.

    3. Galdino Formiga

      Leio sempre você. Mas votou errado.

  18. Lucas Alves dos Santos

    Eu sou a favor da proposta. Daria mais margem para a instituição ser criticada

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.