Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marenildes Pacheco da Silva

    Brasil sil sil! O sistema não aceita membros que não são da mesma panela. Certamente a possível investigação e ou condenação, devem ser supostamente para moeda de troca. Vejam, só agora, depois de anos, o ministro descobre que uma prisão foi um erro do judiciário, será o que está por trás dessa conclusão? Ainda que a prisão tenha sido um erro, porquê só agora? Imaginem o que não fazem com anônimos.

    Responda
  2. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    X

    Responda
  3. Marcelo Molinari

    Não sei quais os argumentos jurídicos (se existem de fato), para o Zanin que é bom advogado técnico ter, agora, assim despachado. Tvz esteja no âmbito de jogar pra galera? Foram perdidas muitas vidas e houve, sim, propaganda contra a vacina (mesmo admitindo não ser errada a exigência de que a Pfizer se responzabilizasse por eventuais danos pelo uso do fármaco). Alguém poderia me esclarecer?

    Responda
  4. Eduardo Freitas

    Jóias das arábias. Que importância tem isso perto dos escândalos de corrupção e roubalheira de grana pública do PT?

    Responda
  5. José Cardoso

    O sistema judicial é talhado para trabalhar com certezas. Nesse ponto as joias são mais adequadas a um processo. Em relação à pandemia, há uma multiplicidade de causas para as mortes, o que complica o nexo causal. Os EUA, apesar de produtores de vacinas, tiveram um percentual de mortes ainda pior que o Brasil em proporção à população.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Nos EUA existe um lobby antivacinas e em muitas comunidades de seitas religiosas não admitem vacinar seus filhos, que não é obrigatório e esporadicamente surgem casos de diversas doenças virais como o sarampo entre outras .

  6. Paulo Silva Barbosa

    A tragédia de Manaus, jamais será esquecida, enquanto os pacientes necessitavam de oxigênio, ofereciam um kit de medicamentos sem a menor comprovação científica e iam morrendo de asfixia . Vidas humanas importam !

    Responda
  7. Jove Bernardes

    A decisão foi apenas estúpida, Hélio. Há omissão dolosa facilmente verificável quando o cargo exige providências que não só não são tomadas como são anunciadas que não serão tomadas acompanhadas da motivação explícita. Com mais este episódio, rendi-me à evidência de que o novel Ministro não é bem aquinhoado da necessária sabença. Chega.

    Responda
  8. rosana gaio

    Mto triste. As crianças órfãos. As 700 mil mortes inocentes. E ficam falando de joias e relógios. Tudo mto triste. Até parece que está bom para o PT. As X chego a sentir isso.

    Responda
  9. JOSE CARLOS BETONI

    A condução equivocada do executivo na pandemia fez com que um país que tem menos de 3% da população mundial seja responsável por mais de 12% das mortes. Nomear um general, que não sabia nem o que era SUS, em plena pandemia deve ter contribuído para a tragédia. Vão ficar impunes?

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Sou testemunha que José Carlos Betoni tem autoridade para falar, pois fez parte dos primeiros médicos de família, antes de existir este programa, na municipalização da saúde na cidade de Criciúma SC.

  10. José Ricardo da Silva Souza

    Depois de todos os crimes que esse criminoso cometeu na pandemia, que foram comprovados na CPI da mesma, escapar impune vai ser um tapa na cara dos familiares e amigos das vítimas das quais ele debochava enquanto elas morriam. Uma vergonha que nunca será esquecida. Se nossa pseudo justiça jogar mais de 700 mil mortos para debaixo do tapete será a maior vergonha já cometida pela mesma.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pois jogará. O circo está armado e os palhaços à roda.

  11. Ricardo Pereira Ignacio

    Parabéns a FSP, ao Hélio e aos comentários ! Recorde de baboseiras !! Vcs vivem em Narnia?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Él no, ¿y tú?

  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Concordo totalmente com vc. Bolsonaro é o responsável pelo desastre.na pandemia. Porém, pior que ele foram a PGR que nada fez e atualmente esses juízes que não o responsabilizam. Tristeza para oa familiares que ficaram sem seus entes queridos e também aos sequelados pela COVID. E o bandido continua solto.

    Responda
  13. Luís Cláudio Marchesi

    Questão de reversão de valores: a vida humana vale menos cada vez mais. E a imprensa tem sua fatia de resposabilidade: mais de 600 mil mortes (parte evitáveis com vacinação adequada) tem menos importância que alguns milhões em jóias contrabandeadas por Bolsonaro e ministros. A dor das mortes sucumbe (nos destaques da mídia, também) aos desvios milionários de um genocida.

    Responda
    1. rosana gaio

      Concirdo. E parece que está bom para o PT. Nem fala nessa responsabilidade das crianças órfãos. E não faz nada. Chega de hipocrisia.

  14. José Bernardo

    E não foi "só" omissão: o atraso deliberado na compra de vacinas, o incentivo repetido de muitas formas à aglomeração, o desestímulo ao uso de máscaras (no auge da pandemia chegou a tirar máscara do rosto de criança) - tudo isso é ação dolosa e teria de ser punido como tal.

    Responda
  15. MATILVANI MOREIRA

    Ah, esse Zanin! Ah, esse Fachin!

    Responda
  16. Marcos Benassi

    Meu caro, estou desatento às notícias faz umas semanas, então não acompanhei a decisão Zanínica nem seu entorno; isso posto, tenho uma hipótese: esta culpa é aquela que pode co-responsabilizar mais gente ao redor do Bozo. O advento do gabinete "paralelo", as decisões ministeriais aberrantes, a incompetência gerencial e técnica generalizada no nível da gestão: tudo isso teve o infeliz condão de matar um monte de concidadãos, e ultrapassa a figura Bozolóide. Arrasta um bando de gente pra fossa.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Welcome back, dude.

  17. José Eduardo de Oliveira

    isso é o Brasil, a crônica anunciada da pizza de cloroquina. e as viúvas? os órfãos? e a cor-rupção generalizada de médicos e auxiliares, governantes e todo o resto? a morte e o celerado broxável riem de nós. somos e sempre seremos os brasileiros patéticos?

    Responda
  18. José Eduardo de Oliveira

    isso é o Brasil, a crônica anunciada da pizza de cloroquina. e as viúvas? os órfãos? e a cor-rupção generalizada de médicos e auxiliares, governantes e todo o resto? a morte e o celerado broxável riem de nós. somos e sempre seremos os brasileiros patéticos?

    Responda
  19. Dorivan Schmitt

    Ele ainda será julgado e condenado pelo TPI É o que acontece quando a Justiça nacional não dá conta

    Responda
  20. COLOMBO MELO

    Se Jesus Cristo descer à terra e virar presidente do Brasil, e se desafiar o mecanismo corrupto que manda no país há décadas, será crucificado de novo. Collor e Bolsonaro ousaram desafiar. O primeiro sucumbiu por falta de redes sociais. O último, ao menos resistiu por 4 anos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Bolsonaro desafiou "o mecanismo corrupto que manda no país há décadas". Cara, de boas. Enquanto AKA Bolsonaro tiver no entorno fiéis de seu calado, não terá por que temer o destino que teve o Jesus Cristo que você botou gratuitamente na história.

    2. Joaquim Rocha

      O crim inoso m série resistiu por 4 anos, sem ser preso, porque normalmente a justiça tarda, mas não há de falhar. Perpétua para o genoc ida milic iano é pouco.

    3. Artur Neto

      Ousaram desafiar os corruptos????? Só se for em outra dimensão.

    4. Dorivan Schmitt

      Procure por estes termos: Pesquisa revela que Bolsonaro executou uma “estratégia institucional de propagação do coronavírus”

  21. COLOMBO MELO

    Vocês estão procurando qualquer Fiat Elba (lembra de Collor?) para incriminar Bolsonaro. Essa acusação pelas 700 mil mortes é simplesmente ridícula. Nos EUA morreu o dobro e ninguém culpou o Trump ou o Biden. Essas jóias que vocês falam tanto são presentes pessoais. As que não são pessoais foram entregues ao acervo da presidência. Vocês são patéticos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Um xará seu descobriu a América em I492. Você descobriu um uso inovador do adjetivo "patético", atribuindo-o só aos outros.

    2. Carlos Bruno Desenzi

      Ser bolsonarista é que é ridiculo,,,

    3. Joaquim Rocha

      Perdoe-o, senhor. Ele não sabe o que diz.

    4. Artur Neto

      Bolsonarista é assim; Contra argumentos não há fatos.

    5. Dorivan Schmitt

      Procure se informar Projeto Capivara: Dossiê Bolsonaro https://www.dossiebolsonaro.com/

  22. maria camila machado almeida

    deyse ventura e relatório conectas número dez de 10 jan 2022

    Responda
  23. maria camila machado almeida

    relatório 10 do grupo conectas chefiado por Deyse Ventura e sua equipe é o documento maior, de 10 janeiro 2022 tá na rede

    Responda
  24. ROGERIO RIBEIRO

    Folha de São Paulo, publica minhas mensagens aí...o que tem demais escrito nelas? Isso é censura e vai custar a minha assinatura com vocês...estou cansado de ver minhas postagens bloqueadas.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      O estadão nela. Tá com promoção boa

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Se ainda não tem, o estadão tá com uma promoção boa. Aproveita, tem 4 meses a 1,90, se não gostar cancela.

  25. Fernando Alves

    Ele vai ficar impune a tudo

    Responda
  26. Ricardo Batista

    Em sessenta o Brasil elegeu Jânio Quadros, que depois renunciou. Vinte e nove anos depois, elegeu Collor, que logo confiscou as economias de milhões de pessoas. Mais vinte e nove anos e elegeu Bolsonaro, um sujeito completamente despreparado para a presidência. O voto tem consequências.

    Responda
  27. CARLOS EDUARDO CORREA TOLEDO

    “The horror, the horror…”

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Apocalypse Now...

  28. Eduardo Giuliani

    Quando a Verdade aparecer, sobre os efeitos colaterais das vacinas mRNA e sobre os medicamentos alternativos eficazes que foram banidos pelo FDA, OMS, Imprensa etc. teremos melhor condição de julgar se ele deveria ter sido punido ou não. Agora raspadinha, desestruturação das instituições PGR, STF, Polícia Federal, Bandeira do Brasil, autonomia do BC, nepotismo, jóias, compra de voto (gasolina e bolsa Brasil) etc. foram muito mais maléficas para o país.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Rachadinha... Pior presidente que já tivemos. Mau caracter, inepto, ilícito, perigoso e liberal. Contudo deve ser punido pelas razões certas. E alguns medicamentos não foram proibidos no Brasil durante a pandemia em muito por causa da postura dele. EUA e Europa com mortalidades elevadíssimas, cheias de vacina, proibiram e restringiram estes medicamentos. Egito e Índia com as menores mortalidades não.

    2. Dorivan Schmitt

      Você quis dizer Rachadinha, certo?

    3. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      Comentário de bolsonarista mezzo arrependido...

  29. Dario Lima

    O milico, miliciano não pode ser preso, esse verme inútil e seus seguidores ignoran_tes e fascis_tas...

    Responda
  30. Dario Lima

    Bolsonaro deixou morrer "e daí??". O Mito não pode ser preso, esse inútil milico miliciano, é tudo o que os bolsonaristas, armados, com armas e mentiras querem,a prisão desse "homem".

    Responda
  31. Mario Solon

    Muito bom estar sempre lembrando e cobrando.

    Responda
  32. Giovani Ferreira Vargas

    Ui! Já pensou em fazer terapia?

    Responda
    1. ana cenamo

      Recomendo que vc faça , nunca é tarde!!!!

    2. ana cenamo

      Recomendo que vc faça , nunca é tarde!!!!

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Qual possivelmente pode ser a graça? Os mortos da pandemia?

  33. Décio Ceballos

    Um sujeito chamado Alphonse Gabriel também cometeu muitos crimes. Inclusive crimes graves mortais e prejuízos infindáveis à sociedade. Foi preso por sonegação fiscal. O nosso Al é similar, a grande motivação dele é única e a estratégia também. Negacionismo para enganar e se perpetuar no poder. Suficiente que seja alijado do poder e condenado por algo.

    Responda
  34. Gaya Becker

    Na minha percepção o judiciário brasileiro parece estar sempre pisando em ovos quando se trata de penalizar o miliciano rasteiro. Aliás, o exército se comportou da mesma forma quando esse traste colocou fogo no quartel...muito estranho...

    Responda
    1. Dorivan Schmitt

      Saindo da PGR o Aras, tudo vai mudar Falta pouco!

    2. Dorivan Schmitt

      Saindo da PGR o Aras, tudo vai mudar Falta pouco!

    3. Maria do rocio Barszcz

      O judiciário, a câmara dos deputados, todos tem medo de punir Bolsonaro, por que?

  35. Ricardo Arantes Martins

    Veja que durante o mandato do Coiso, Moraes mandou abrir vários inquéritos. Sabia que o PGR não daria andamento mas inquérito é produção de provas, isso significa que em eventuais futuros processos eventual condenação sai mais rápido fugindo da prescrição. Eles sabem quão pernicioso o Coiso é em razão da vida e da democracia e vão pegá-lo em uma ou mais coisas, pode ser proliferação de remédios falsos e gabinete do ódio, geno, joias, traição e tem muito mais. Destino Traçado.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Amém!

  36. ALEXANDRE DE MORAIS

    Hélio, realmente você consegue culpar o Presidente por essas mortes todas? Acha mesmo que a culpa foi dele? Mesmo tendo acesso a todos os dados sobre compra de vacinas, DEPOIS DE DEVIDAMENTE APROVADAS PELA ANVISA, você ainda culpa ele pelas mortes? Você não acham essa narrativa coisa infantil, de centro acadêmico de 5a categoria? Não pode ser séria essa versão. Antes que me ataquem, tomei prontamente todas as vacinas e tive covid na exata semana que fui chamado, atrasei a 1º dose por isso.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Sim, Sr. Alexandre. Ele pode não ser culpado de todas as 700 mil mortes, mas É CULPAD0 SEM DÚVIDAS por cada morte de pessoas que seguindo cegamente declarações l//ESP0NSÁVElS e Ç/lMl;0$@$ de quem, como ele, não tendo conhecimento mínimo de assunto algum da vida, se meteu a falar de combate a pandemia, fazendo com que elas deixassem de se proteger adequadamente confiando nesse v3/m3.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      De quinta categoria deve ser quem não perdeu nenhum parente e não liga para quem morreu, nem para os que se sentiram influenciados pelo ge no ci da que estimulava motociatas, passeatas, e era contra a vacinação. Não querer ver a extensão da culpa do inelegível é tão pior quanto lembrar das covas sendo abertas, do sofrimento dos que perdiam pais, irmãos, mães e ver gente ainda agora minimizando tudo para defender um monstro.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Um dólar por casa dose. Ou esqueceu ?

    4. José Roberto Ferreira

      Pode não ser negacionista na atitude - afinal, diz que se vacinou - mas, achar que o genocida inelegível é inocente, não foi omisso e não estimulou milhares de seguidores a não se vacinar - tendo, por consequência, contraído o vírus e vindo a óbito, por esse motivo - é ingenuidade ou ignorância por conveniência.

    5. Rodrigo Tupinambá Carvão

      gripezinha, vão ficar de mimimi até quando

    6. Francisco Filho

      Chamar o descaso na pandemia de narrativa infantil só revela o quão Infantilóide deve ser sua senhoria. Transmissão de infecções virais não se minimizam apenas com vacinas, mas com informações adequadas pra esse nosso povo tão sofrido. Desdenhar de isolamento e de máscaras teve um preço muito alto, pago em vidas.

  37. Gustavo Michelin

    Tu vê.

    Responda
  38. raul neto

    O JB não matou 700 mil mas com certeza milhares (1000, 10000, 20000) morreram por não ter comprado as vacinas quando podia. Querer comparar com outros líderes mundiais que compraram as vacinas assim que puderam é desonestidade intelectual.

    Responda
  39. Ary Dantas oliveira Junior

    Se for responsabilizar JB por 700 mil mortes no Brasil, temos que responsabilizar também o restante dos líderes de estado mundo afora na pandemia, morreram mais de 2milhoes no mundo por conta de vários fatores, morreram até vacinados!!

    Responda
    1. Cristiano Penteado

      Vou explicar pra um tijolo aqui, mais fácil ele entender do que um bolsominion t/apado.

    2. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      Com aproximadamente três por cento da população mundial, o Brasil forneceu 11 por cento das vítimas desse holocausto! Com uma proposital política erratica, intencionalmente maldosa, com traços de eugenia, a figura do monstro vai ficando maior quanto mais se registra a hecatombe na nossa história e a triste figura começa a afundar no esgoto da inutilidade. Nefasta figura... Que não tenha razão nem espaço para desfilar sua desumanidade.

    3. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      Com aproximadamente três por cento da população mundial, o Brasil forneceu 11 por cento das vítimas desse holocausto! Com uma proposital política erratica, intencionalmente maldosa, com traços de eugenia, a figura do monstro vai ficando maior quanto mais se registra a hecatombe na nossa história e a triste figura começa a afundar no esgoto da inutilidade. Nefasta figura... Que não tenha razão nem espaço para desfilar sua desumanidade.

    4. José Roberto Ferreira

      E quem disse para não puni-los? Façamos a nossa parte!

    5. Francisco Filho

      Poxa, que mente brilhante a sua, Ary! Em que pesquisas de sua lavra descobriu-se que os vacinados nunca morrem de infecção? Jênio!

    6. Antonio Carlos Orselli

      Ary, caro Ary. Em menos tempo que vocês direitistas raiz pensam que demorará, depois de fazerem um PIX pro contra bandista fujão poderão fazer-lhe uma visitinha conjunta na Papuda. Quem viver, verá. Meu texto não passou di prima. Vejamos agora, com a divisão na definição do capo.

    7. Hermogenes Moussallem

      Ninguém é louco de responsabiliza-lo por todas as mortes, não é disso que o colunista está falando, não se faça de desentendido, mas das mortes evitáveis (que já foram calculadas por estatísticos ), dada a sabotagem na campanha de conscientização da gravidade da doença, no uso de máscaras, e em especial na vacinação etc. E vocês, que apoiam ele, são cúmplices.

    8. Fabio Campos

      É incrível como os que defendem essa criatura, da qual nos livramos por pouco, têm dificuldade de interpretar texto.

    9. raul neto

      Com certeza não matou 700 mil, mas ao não comprar as vacinas quando podia contribuiu para a morte de milhares, bem ao contrário de outros líderes mundiais que compraram vacinas assim que puderam. Ele é responsável por milhares de mortes, sim senhor.

    10. Maurizio Ferrante

      Muuuuu. Nao tenho outro modo de me expressar