Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil cultural e de tradicao acomodado que não se importa com desenvolvimento e desperdiça oportunidades não dá para apostar e acreditar com todos estes defeitos.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    É, caríssima, belo e complexo texto. Cabe enfatizar que temos um enorme ativo ambiental pra ser posto nesse jogo, e que deve ser bem cuidado. Do ponto de vista local, as conexões entre os crimes fundiários e ambientais na Amazônia, turbinados pelo tráfico que utiliza a região norte como rota, são fundamentais: essas ilegalidades nos põem em risco na nova conjuntura. E, muito rapidamente, caberia só mencionar a questão espacial: essa fronteira técnico-científica será crucial, ainda que não grite.

    Responda
    1. Ricardo Batista

      Que notícia mais triste! Ninguém está preparado para esta hora. Sinto muito, meus pêsames. Parece que vocês eram bastante unidos. Força para ti!

    2. Ricardo Batista

      O Benassi voltou!!! Onde tu tava, mizifio?

  3. Diogo Laplace

    Achei bem trivial o artigo. Passível inclusive de muitas críticas, como por exemplo o fato de que o país vai de vento em popa na produção sustentável de energia de base eólica e solar, sendo um dos líderes mundiais nessa área, ignorado no artigo. Ciro Gomes teria mais novidades e seria mais assertivo em 5 minutos de fala...

    Responda
  4. Pedro Albuquerque Neto

    Fico a imaginar Bolsonaro, seu entorno familiar e sua representação no Congresso lendo esse artigo. Teriam paralisia cerebral. E pensar que essa corj a poderia ter mais 4 anos no poder? O Brasil livrou-se de virar ilha medieval no mundo!

    Responda
  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ilona Szabó de Carvalho foi contratada pelo Ministério da Justiça do governo Bolsonaro num dia, e demitida no dia seguinte. O medíocre entorno do governo, jamais poderia encarar seu brilho.

    Responda
  6. Ricardo Batista

    Excelente! Felizmente, nos livramos do ogro. E pensar que tivemos Ernesto Araújo como ministro das Relações Exteriores, sob o beneplácito de Olavo de Carvalho!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, carissimo, tava encolhido, inda tô arribando. Minha mãe faleceu. Eu, ainda não: devagarzinho, retomando as leituras e as prosas. Grato da recepção, Ricardo!