Sérgio Rodrigues > Quando a etimologia se faz poesia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Primoroso. Precioso...
Impecável!
Eu queria morar nessa coluna!
Que artigo saboroso! Merece continuação.
Beleza pura, Sérgio. Viva Mario Quintana!
obrigada, querido , e bom feriado
nossa dificuldade enquanto profes de lÃngua inglesa é provar que aproximadamente conquenta por cento de texto de nÃvel intermediário, tem cognatos do Latim, não entra na cabeça da galerinha: história antiga está deixando de lado fofocas interessantes como domÃnio dos romanos pelo mundo todo.... meus queridos pensam que o inglês nasceu com o tik tok e o free fire ..... bom descanso aos Educadores do paÃs.
Muito bom. O estudo da origem das palavras e das lÃnguas é talvez o elo entre as ciências e as humanidades.
Como amante da poesia e da etimologia, as poucas vezes que vou ao dentista, abro a abominável revista Caras, primeiro na pagina de Etimologia e depois completo as palavras cruzadas até ser chamado. Há uma inegável relação entre ambas coisas; a origem das palavras e sua musical combinação com maestria poética. Como Borges, também frequento dicionários em várias linguas e escrevo poesia nelas, com sideral distância do grande mestre. Sérgio é palavra etrusca para guardião ou protetor.
DelÃcia de texto pra começar bem o feriado. Gratidão!
... Valeu e obrigado pela conversa!!! ...
Enfim um texto interessante, sem a pretensão de ser polêmico! Sensacional! Parabéns ao autor.
Poucas vezes o restaurante da imprensa brasileira nos oferece um prato requintado, saboroso, criativo, temperado, divertido, curioso e intelectualmente nutritivo como esse. O autor gourmetizou as palavras de tal forma que não os resta alternativa a não ser aplaudi-lo. Sentados, claro. À mesa.
Muito boa e oportuna lembrança do Sérgio com a etimologia, a história da palavra, o tijolo da linguagem. Por coincidência, baixei ontem em PDF, o Dicionário Etimológico da Lingua Portuguesa de Antenor Nascente com quase 600 páginas com histórias maravilhosas de cada palavra. Por exemplo, a palavra escravo, viria de eslavo, elementos da Europa Oriental capturados pelos romanos. Pretendo, todo dia, antes de dormir, ler a origem de algumas palavras, para depois sonhar com elas
Toda tarefa computacional para Turing resume-se a isto: "se você não pode programá-la, você não a entendeu." O teste de Turing foi feito para tentar ultrapassar todos os problemas filosóficos do sentido. A boa explicação precisa ser universal. O programa Elbot de 2008 pegou a palavra "spose" e interpretou por "spouse" gerando uma piada sobre casamento, mas podia ter interpretado por "suppose" levando a carreira e ocupação. A poesia também tem as limitações do Elbot. Cada um faz a sua etimologia.
A etimologia busca o sentido das palavras. O sentido tem intrigado os filósofos por séculos. O sistema fenÃcio de escrita não tinha vogais, os gregos adicionaram-nas, porém os sons das palavras podem representar apenas um número finito de possÃveis significados. O sistema escrito não pode representar perfeitamente os tons da voz. Turing criou um teste para ver a criatividade artificial. PoderÃamos testar a criatividade da poesia com a AI.
Gostei
Que texto formoso! E que interessante descobrir que avião vem de ave grande.
Muito, bom, muito bonito!!!
Muito bom!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Quando a etimologia se faz poesia Voltar
Comente este texto