-
Marcos Benassi
Eita, Renato, é muito duvidosa essa disposição do "se estamos Sodidos, então que Sodamos *todos*, e provenha daí o igualitarismo". Creio que a ralé acha que está preparada pra (e que não há perda em) competir ferozmente no quadrilátero do vale-tudo. "Não ter nada a perder" pode dar coragem pra agir, mas não dá competência pra ser bem-sucedido, não, infelizmente. Ou, como demonstrou experimentalmente o norte-americano Albert Bandura, senso de capacidade é fundamental, mas não é capacidade objetiv
-
Luiz Augusto Cruz de Sá
Pelo amor de Deus, alguém avise aos nossos hermanos portenhos, que estão cometendo suicídio. Avisem para olharem o caos que Bolsonaro deixou no nosso Brasil.
-
André Silva de Oliveira
Ninguém duvida que as propostas de Milei não parecem factíveis, até porque nem os liberais ponderados defendem o capitalismo irrestrito já faz muito tempo - basta ler Popper no icônico A Sociedade Aberta. O caso é que o colunista não diz uma palavra sobre quem - o peronismo - produziu o caos argentino de que se aproveita Milei. Ficou devendo, mostrou parcialidade (e preferência) na análise enviesada.
-
Amauri Costa
Prezado, o caos argentino tem causas estruturais e históricas, mas acentuou-se após o pequeno período de melhora dos indicadores econômicos e sociais de Néstor Kirchner (peronista), incluindo aí também o governo Macri. Isso sem mencionar a terra arrasada que redundou nos episódios de 2001, governos da União Cívica Radical. Imputar apenas ao peronismo a caótica situação do país vizinho é, no mínimo, simplista demais.
-
-
Amauri Costa
A certa altura da coluna, recordo-me de Jose Mugica, com a coloquialidade e sabedoria que o tornaram uma das maiores personagens do século XXI: o pior inimigo de um pobre é outro pobre que se acredita rico (ou não tão pobre) e defende quem deixa pobre os dois.
-
NIEMEYER FRANCO
Os argentinos bem que poderiam vir ao Brasil para aprenderem como ser democrático - claro, sem conversar com os anarquistas de cá, os bolsonaristas.
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Artigo profundo e instigante,abre um mega portal sobre as futuras convulsões que ocorrerão na AL e Caribe,os problemas sócio-econômicos talvez venham a mudar td geo-politica da América do Sul.
-
Tiago Sozo Marcon
Belo e , por sua nitidez, triste artigo...Teremos de nos acostumar para sempre a viver num mundo à beira do colapso, tanto ambiental quanto social
-
marcio jose albino
Pobre Argentina, não tem um Lula para salvalos
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
Ressuscitar o que foi enterrado já é um bom começo, resta saber se é o começo do fim. Não, não se trata de uma metáfora, estou falando da economia Argentina!
-
Franco Oliveira
"Em tempo de terror, escolhemos monstros para nos proteger" (Mia Couto, escritor)
-
Claudia Rodrigues
Excelente matéria. Análise lúcida. Aborda os pontos principais: o apartheid social, o messianismo, o caos como solução, o delírio das massas excluídas, o delírio da infância violenta de Milei, com um discurso intelectual falso, para enganar os incautos. A subjetividade de Milei já revela em suas falas. Cachorros são filhos, porque são obedientes e leais, assim como seus eleitores, não tem autonomia de pensamento. Sua irmã é a chefe, porque há a falta de um pai, que representa a lei simbólica.
-
Rubens gonçalves
Os argentinos estão no fundo do poço e descobriram que o fosso tem um buraco a mais para cavar . Há saques em lojas e supermercados . Agora apareceu um novo Hitler dos pampas para jogar terra no buraco que se tornou a Argentina.
-
Antonio Carlos dos Reis
We cry for you, Argentina.
-
Rogerio dos Anjos
Porque sempre que aparece um destruidor de extrema direita a primeira coisa que fazem questão de enfatizar e assumirem é que são lambe botas dos EUA?
-
Ricardo Arantes Martins
A imagem que a matéria passa é de um tremendo tresloucado. Será um tipo de Trump ou de nosso Coiso? difícil saber. Para mim que acompanho a distância acho isso tudo esquisito. Mas a eleição de Trump foi e a do Coiso em2018foi muito mais. Nosso Coiso sempre fez parte do sistema (tanto que votava com Lula até o fim do mensalão) e um inútil mas vendeu uma imagem nas mídias sociais que era contra o sistema. Mas esse ai passa uma imagem de completo lunático.
-
Anderson Francisco
No caso da extrema direita brasileira, a elite também ajudou na chegada ao poder desse grupo. Acredito que há vários pontos que colaboram com essa subida. O dono da Localiza , os comandantes das forças armadas, Silas Malafaia e dono de restaurante granfino de SP não são precariados ou o conceito mudou?
-
Josué Martins Vieira dos Anjos
Abertissimo até , faltam Protagonistas Preparados !
-
Josué Martins Vieira dos Anjos
Abertissimo até , faltam Protagonistas Preparados !
-
Amauri Costa
Colunista toca num ponto crucial: como ser razoavelmente efetivo na difícil tarefa de incorporar a multidão invisível, ainda que numa parcela majoritária, de modo a evitar que embarquem na falácia de tipos nocivos como essa figura asquerosa, que em breve, retornará ao esgoto de onde momentaneamente emergiu.
-
Hélcio Leão
Espera-se que não ganhe. Seria catastrófico para a Argentina. Não sei como e a constituição deles, pois nós, por sorte, temos a nossa. Que, por vezes, parou o nosso inominável.
-
-
Enrique Castro
Os doentes tomando cicuta para melhorar... é isso que os argentinos estarão fazendo se elegerem esse candidato. Será um caso típico de "remedio pior que a doença". Como no Brasil, quando entenderem o que significa será tarde demais.
-
ireny MORA
Tragedia al Sur: un pelo tudo q tener como amigo invisibile a un espirito de perro. Tragedia del MilEiNio
-
FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE
Falar das elites genericamente é fácil, mas mesmo assim o articulista construiu um belo texto. A questão da concentração da renda, que atinge países ricos, remediados e pobres, daí as elites, é uma realidade, agravada pelo modelo liberal e excessos de liberdade e poder do mercado finan- ceiro. Vejam o que ocorre aqui no Brasil, onde a preocupação é agenda é fiscal e financeira, com chantagens que ainda não levaram a ruptura como na Argentina. Vamos dar nome aos bois.
-
Julio Shiogi Honjo
Como? Os súditos, por ódio contra a elite, a apoiar um representante dessa própria nobreza instalado à direita do Parlamento francês na Revolução?
-
Ricardo Arantes Martins
A questão é de como vender o peixe. O Coiso foi eleitoem2018vendendo o peixe que não era do sistema mesmo sempre tendo participado. Volta Lula para enfrentar a Elite que sempre esteve a seu lado é só ver a prisão de3dos dez mais ricos Odebrechdt e Irmãos batista Confessos, que andavam no jatinho presidencial pra cima e pra baixo, mormente em viagens internacionais.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.