Renato Terra > Não se pode criticar Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Mal-humorado. Está grafado corretamente.
Claro que podem criticar Lula. Mas espero que se possa também criticar quem critica Lula, pois quando a crÃtica é tosca merece ser crÃticada também. Nossa preocupação não é com Lula e sim com as questões sociais e com a governabilidade. Lula é falho e limitado como qualquer ser humano. Ele não é mito. Ele é apenas a maior liderança polÃtica do campo democrático-popular no Brasil, Lula sabe que tem de agir com realismo polÃtico e isso dessgrada a ala sonhática do PT.
Caro Renato excelente seu artigo,escreventes muito e dissestes td, porém o pior está porvir ali no futuro.
Todo esse barulho só porque houve crÃticas à crìtica mal feita contra Lula?!
'Numa democracia, presidentes têm de saber lidar com crÃticas. Pode não parecer, mas isso inclui Lula.' Que recado tosco e injusto. Lula aprendeu a lidar democraticamente não só com crÃticas, mas também com prolongado encarceramento injusto, com a difamação generalizada, com a perseguição de familiares e de seus colegas, sem nenhum espaço para defesa, apenas a dos tribunais!
Ótima coluna mas o revisor te deixou na mão: se os "mau humorados" são o oposto de bem humorados, então eles são mal humorados.
E quando não criticaram Lula? O "analfabeto", "petralha". Nunca deixaram passar nada do Lula e do PT, e muitas vezes a crÃtica vinha acompanhada de bala, clamando pela execução sumária de Lula. A diferença é que Bolsoanro quando criticado dizia na cara da mÃdia que ia enfiar a por rada nos jornalistas
Um erro jamais justifica outro. O Coiso é o mau. Tudo que sai dele é apens ódio e caos, nada de produtivo. O que não justifica os enormes erros do petismo.
Lula e o PT não têm projeto democrático. O projeto dessa turba é o regime cleptocrático. A sustentação desse regime conta com a fundamental participação do STF (corte infestada de protetores de corruptos poderosos e que tudo faz em prol da impunidade).
Excelente artigo. Os esquerdominions costumam dizer que quem não aceita tudo, absolutamente tudo do guru/presidente é mÃnion! Como se não existisse vida inteligente no Brasil.
Perfeito. Gado é gado não importa se de esquerda ou de direita. Gado antes de mais nada é negacionista. Não importa se o Coiso sempre fez parte do sistema, prova é que votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição. Terrorista, traidor. Do outro lado (sem falar de Lula) tivemos a sucessiva prisão Sucessiva de toda cúpula petista 3Presidentes(Gleisi que se cuide), 2tesoureiros e 1secretario do PT e 2lÃderes de governo e veja Confessos. Mesmo assim para o gado nada aconteceu.
O que equiparei Rosa são os negacionistas a gado. Aqueles que repetirão como um papagaio tudo aquilo que seus mitos e lÃderes regorgijam como se fosse verdade e que se recusam a ver a verdade. Estes estão sempre preparados para obedecer a normas e condutas que esses zé ruelas lhes ditam.
Fala o ruminador, chamar os outros de gado é coisa de mente rasa, além de ser a coisa mais batida que tem, ausência de argumentos. Aposto votou no Aécio, saiu de verde e amarelo pelo Cunha, votou no Bolsonaro, na primeira ao menos, mas se acha o esperto.
Criticava antes ? Não.
Ihhhh os ptralhas e os devotos do lullla drhhao vão ficar enfurecido com essa excelente matéria Kkkkk em tempo : eu apoio a saga do lullhadrhao para ser prêmio Nobel ou canonizado
Faltou a letra I no final do nome
Pq apoiadores do marreteiro tem tudo nome estrangeiro ?
O Lula pode ser criticado e o Gregório Duvivier também.
Hostilizar um humorista é como se enfurecer com um apelido, só reforça o chiste. O mau humor e ranhetice são democráticos ampla distribuição, mas a direita não costuma abrigar tolerantes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
TerrÃvel é o Brasil ter que dar vários passos para trás votando em Lula, para não voltar décadas votando no Coiso. Veja que o Coisismo é apenas caos, ódio e morte. Tudo que sai deles é destruição e nunca se ve algo de construtivo.
Da mesma forma que surgiu o termo "bolsominions" devemos usar também o "lulaminions".
Quando Lula fala que a culpa da guerra é da Ucrânia e quando defende voto secreto no STF ele merece todas as crÃticas, mas quando recria a agenda ambiental nacional e propõe polÃticas públicas sociais ele deve ser aplaudido. Assim é a vida de um polÃtico.
Exato. E quando ele defende que não houve nada, quando atacou Joaquim Barbosa nas condenações do mensalão, quando fica fala que é perseguição a sua fiel gado militância acredita, como se fosse um Deus. Não conseguem observar que a questão transcende em muito a Lula mas é o PT que teve a prisão sucessiva de sua cúpula 3Presidentes (Gleisi que se cuide), 2tesoureiros e 1secretario do PT e 1lÃder de governo no senado (Delcidio) e 1 lÃder da camara paloci e pasmem Confessos. E mesmo assim nada houve
Quem critica, também pode ser criticado, ou criticar ao crÃtico não é permitido? Este artigo não pode ser confundido com liberdade para fake news e manipulações.
Gustavo, calma, censurar no meu texto serve para não repetir a palavra criticar, tendo o mesmo significado. Não é o mesmo da censura do Ai5 do monstro das joias.
o que significa sensurar?
Não se pode assegurar quem está certo, se o crÃtico ou o crÃtico do crÃtico. Sensurar o segundo por sensurar o primeiro é sofisma.
O assunto não se resume apenas as crÃticas. A questão mais séria é que Lula está convicto que a pauta da esquerda no Brasil pertença ele, e todo partido ou agremiação progressista deve obrigadoriamente ser um puxadinho do PT.
Lembremos sempre que os colunistas têm as portas do jornal abertas mas não são O jornal.
É claro que se pode criticar, o que não se pode é, sob o argumento de liberdade isenta, utilizar a imprensa para fazer ataques direcionados e manipulados, como guerra de poder, isto deve ser denunciado. Não pode o bilionário banqueiro Frias, dono da Folha, atacar Lula por este querer a queda de juros, quando sabemos que os juros enchem os bolsos de banqueiros. Ataques orquestrados levaram ao golpe Cunha, Temer, aos verde amarelos e por fim ao monstro das joias, 700mil, dos juros, privatizações.
Gilberto , excelente comentário, traduz exatamente o que penso.
kkk, Gustavo, tu votou no monstro das joias, dos 51 e no Aécio, certo?
uma pessoa que escreve "sensurar", com esse, só podia ser súdito fanático do presidente cleptomanÃaco
Ou seja, tem que concordar e dizer amém a Lula né?
Arthur, não se pode assegurar quem está certo, se o crÃtico ou o crÃtico do crÃtico, sensurar o segundo por sensurar o primeiro é sofisma.
Um erro leva a outro erro.
Dois erros não fazem um acerto....
Concordo que existe uma parcela de petistas arredios a qualquer crÃtica a Lula. Eu, que o critico pela esquerda, considero pornográficos os seus arranjos com o centrão, prática que só conduzirá a mais um golpe. Lula nega-se a buscar apoio naqueles que o elegeram, os movimentos sociais e sindicais e o povo LGBTQI+. Tudo isso para dizer: que textinho tolo e mal escrito, o do rapaz! Mau humorado não existe, mas, sim, mal-humorado. Escrever sobre polÃtica tentando lacrar, dá nisso.
Critico sim e vou continuar criticando. Imagine só esse absurdo de propor q seja secreto o voto do STF...Absurdal, abismal!
É claro que Lula pode e deve ser criticado. Por exemplo, ao dizer que o voto dos ministros do STF deveria ser secreto. Deve ser aberto, pois decidem sobre temas que afetam a todos - e todos temos o direito de saber como pensam. Fico mal-humorado ao ler a opinião pelo sigilo. Assim como ao ler qualquer outro pitaco que lembre arbÃtrio.
Claro que pode criticar. O problema é que, historicamente, se formos nos basear em evidências, Lula acertou muito e a imprensa e os crÃticos erraram. Os jornalões, provadamente parciais, apoiaram quase tudo que deu errado e criticaram o que deu certo. Ou vocês acham que nos esquecemos das previsões sobre o pré sal? Vocês perderam credibilidade, e Lula ganhou.
Que cÃnico...Lula ganhou o que Tonha ganhou na feira. Botou o bandido Temer na vice de Dilma e aquilo deu nisso. O pior da "nova exquerda" é ter amnésia seletiva.
Passa mais...
Perfeita a matéria. A mais leve crÃtica a Lula e o pequeno Stalin dentro de todo pseudointelectual petista logo da um grito, o pior é que eles acreditam que tem mente aberta.
Verdade, xará. Acho que é o partido que eu mais votei em minha vida. Mas o que tem de petista que é chato, arrogante e que se acha o dono exclusivo do bem e da verdade...
Renato, você tem toda razão ao dizer que Lula e suas opiniões podem ser criticadas e a grande maioria da esquerda convive com isso sem maiores dificuldades, pois é necessário desenvolver uma certa capacidade de absorver o jornalismo empresarial severamente crÃtico contra governos de esquerda. O que me chama a atenção é que vocês não querem aceitar que alguma opinião de humorista ou jornalista possa ser corretamente criticada. Estou falando de opinião do seu Duvivier. Discordar é livre.
CertÃssimo, o governo deve sempre ser criticado. Não podemos viver de idolatria. Lula tem muitos acertos, mas muitos erros. Jamais deveria ter tirado a Ana Moser....
Acho que no cerne da questão está a militância. O militante não pode ser independente,não pode pensar livremente. 'A causa' requer um exército coeso, alinhado nos argumentos, e o livre pensar atrapalha, eh mais difÃcil manobrar uma tropa que questiona, delibera, faz votação. Aà as redes viram isso, uma cacofonia de militantes gritando as mesmas coisas, quem viu um viu todos.
Concordo com você. Na realidade os militantes fanatizados de esquerda ou direita criaram verdadeiras seitas.
Perfeita descrição do momento atual. Parabéns!
Artigo bem vindo, quem sabe gere algumas reflexões. Eh preciso rir de si mesmo,não se levar muito a sério e aprender a reconhecer que algumas crÃticas, mesmo que ao seu polÃtico de preferência, podem estar corretas. Não sei se gosto das escolhas por raca e gênero, primeiro deve vir as competências,depois esses detalhes simbólicos,mas Duvivier tem todo direito de pressionar pelo que quiser, não precisa partir para conspiração da CIA para deslegitima-lo.
Simplesmente sensacional este artigo! Análise perfeita da postura alienada de pessoas pertencentes à s duas correntes em destaque hoje no paÃs. Se se critica algo dito ou feito por alguém de um matiz polÃtico, os defensores de tal matiz "usam o autoritarismo para combater o autoritarismo". Perfeito! Não há mais o que dizer. Parabéns, Rento Terra pelo assertivo texto.
Com a sempre necessária ressalva de que os dois tipos de militância não são equivalentes, não se miram num espelho. O bolsonarismo raiz é sem princÃpios de direito, ignorante, assassino em massa.
Enfim, uma voz lúcida !
Eu vejo pelos comentários aqui: os petistas são bolsonaristas com sinal trocado. Os bolsonaristas xingavam a Folha de "Foice de São Paulo". Os petistas agora chamam a Folha de "Folha da Faria Lima". No final, parece que é a Folha que está certa. Não aceitam divergências, assim como os Bolsonaristas.
Felipe, quando em alguns comentários critico Lula sou chamado de fascista, quando critico Bolsonaro sou chamado de comunista. Para essa gente todos têm que ter um lado, ninguém pode ser isento ou independente.
Iguaizinhos.
"Mau humorados" ?
Falha de revisão ...
Pois é.
Toda unanimidade é Lula...É miniom....
Pau que dá em chico dá em Francisco. Isso se chama autoritarismo.
Bem aventurados sejam os mal-humorados que, não se importando com más notÃcias, seguem se afastando dos maus (humorados ou não). Agora falando sério, autoritarismo é coisa de humanos, independente de origem, idade e ideologia. Evitá-lo é tarefa humilde (...) e sutil, arte desprezada e silenciosa diante da gritaria.
Então, o senhor vota em alguém esperando -e aceitando - que o mesmo seja autoritário,corrupto, demagogo, populista ?
Censurou 5 comentários, porque eu fazia crÃticas aos intocáveis homens do dinheiro.
A folha não quer meus comentários
Os polÃticos devem ser criticados, mas a folha não admite crÃticas aos donos do jornal e as outras 2.500 pessoas amigas.
A Folha me censurou porque não querem que eu faça crÃtica aos 2.500 do dinheiro, espero que tenham entendido.
A Folha me censurou, porque disse que os endinheirados, 2.500 pessoas, devem ser criticadas.
Os governantes, mas, principalmente o PIB formado por 2.500 pessoas devem ser alvos constante e incansável de crÃticas, os primeiros porque estão a serviço desse grupo minoritários e o homogêneo grupo de endinheirados, porque são aqueles ou esses que coloca e tem prazer em manter o Brasil no "seleto e prestigiado" grupo do terceiro mundo afamado.
Não só pode como deve-se criticar. A questão é a serviço do que esta a crÃtica. Aliás deve-se criticar a mÃdia também quando usa e manipula informações e tÃtulos . Muito diferente ler uma crÃtica do Aécio Never e ela ser demolida e na semana seguinte surgir essa crÃtica a possibilidade de se fazer crÃtica.
Não, não tem "mas". Sem passapanismo.
Bom artigo. Deve-se realmente esquecer extremismos e pensar em democracia plena e não relativa. A crÃtica também é um ponto de ensinamento na linha que compõe este governo.
CrÃticas precisam estar na base de um governo democrático ou então deixaremos de ter gado verde e amarelo e teremos gado vermelho. Antes q me confundam, sou esquerdista, o q não é sinônimo de petista. Gosto muito do Lula, o q não me impede de discordar dele. Não sou gado. Zanin, mulher no STF e Ana Moser são as minhas discordâncias do momento. Ver ontem propaganda de patriotas e PL na Tv colocando o ladrão de joias como presidente me deu náusea. Essa história de patriota me lembra baderneiros.
Assino seu comentário. Voto em Lula, mas ele não é santo ou onisciente. Faz caquinhas e eu não me importo em dizer publicamente: aqui Lula fez caquinha!
Excelente artigo. Fiz o L. Farei de novo se precisar. Bolsonaro é o q tem de pior. Todos nós sabÃamos q lula cometeria erros, afinal, ele é só o presidente. Contudo, ver q ontem não teve badernas e discursos incitando golpes foi muito bom. Qto ao centrão, não dá muito para a galera reclamar, afinal são deputados q o povo colocou lá com aquela história de fazer um congresso à direita. Está aà o resultado. Ou mudamos os deputados, ou o centrão será quem realmente dá as cartas.
O surto bolsonarista tornou-se uma bela desculpa para parte da esquerda soltar seus demônios totalitários. O modo como atacam a imprensa e qualquer crÃtica em nada fica a dever aos surtos bolsonaristas. E, diante dos erros que Lula tem cometido, como a tolice em relação ao STF, a crÃtica é mais necessária do que nunca.
Otimo artigo! Faco minha suas palavras, nao so podemos,como devemos. Deixei a assinatura de certo canal ao ouvir as criticas dele, virou perfumaria.
Não apenas com crÃticas mas com Erros. Maduro e Ana Moser foram erros. Erros de um presidente que continua seduzindo seu público com um discurso que ele sabe ser impossÃvel de cumprir. Afinal, na base, o Brasil é corrupto, machista e atrasado.
Não se pode, mesmo. Basta um mÃnimo de compreensão do que seja polÃtica. Os extremos nunca estão contentes, e pior, tem preguiça de pensar e analisar o mÃnimo. Não se requer para tal, uma 'sabedência' tão aguda assim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Renato Terra > Não se pode criticar Lula Voltar
Comente este texto