Hélio Schwartsman > A conferir Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O modelo de crescimento asiático, que começou pelo Japão, depende de um setor dinâmico exportador. Fora dele, a produtividade muitas vezes deixa a desejar. É claro que com o tamanho que já tem, isso não basta mais para a China. Estagnará como o Japão ou terá capacidade de se reinventar?
Caro sr. Hélio, dizer q a Coréia do Norte é um fracasso pq optou pelo comunismo é discurso de reacionário. Sabemos que comunismo é utópico e nunca existiu em sua essência, a C. do Norte é só uma ditadura, como foi a URSS e os paÃses da Cortina de Ferro, nada diferente das ditaduras sulamericans, africanas ou da Alemanha nazi. O que mais se aproximou do comunismo foram os kibutz israelenses.
[Virgem SantÃssima, "a conferir" se o modelo econômico-editorial da phôia é sustentável. Com o monte de funcionários nós porões da Barão de Limeira dedicados a torturar comentários absolutamente inocentes, não e poçÃveu que a phôia güente os encargos trabalhistas. E a equipe de limpeza da sangüeira? E os fornos pra queimar os cadáveres das mensagens assassinadas? São elétricos ou a gás? Isso é que não se sustenta...]
Poi Zé, caro Hélio, os dois "a conferir" cabem muitÃssimo bem à s considerações do artigo. A China vêm obtendo sucesso funcional em seu modelo de "capitalismo de estado" faz o quê, uns 4O anos? Né pouca coisa, não. E, em se considerando o tamanho deste, as vanguardas estratégicas em que se encontra - energias renováveis, microeletrônica, espaço etc. - é mesmo de se duvidar do pensamento mainstream sobre o fenômeno geral de sua sustentação. Até porque, erros de avaliação, não faltam, né?
Um maluco em um video fala que os j. estão por trás de todo o comunismo. Já vi esse papo tipo protocolos ou plano Cohen..porem o crescimento e resultado das relações de produção
O artigo mostra que não entende o que é o liberalismo, pois é o que está por trás da "liberdade e democracia". A crise é conjuntural e não estrutural. Análise simplicista demais com a narrativa eurocêntrica. Recomendo ao autor ler o último livro da Isabella Weber para ver que a realidade é muito mais complexa que isso. O sistema meritocrático chinês tem mais de 4000 anos e foi o que sustentou a civilização chinesa. Aprenda antes de escrever besteiras.
O sistema meritocrático chinês tem mais de quatro mil anos e não impediu uma longa crise no século dezenove, quando a China tornou-se um joguete das Grandes Potências. A última obra de Isabela Webber não tem nada que negue a possibilidade de uma crise no atual momento. Sua agressividade só demonstra sua ansiedade. Está com medo?
Os "institucionalistas" já foram desmoralizados faz tempo. A tese que defendem não passa de wishful thinking, Quanto ao exemplo das Coréias, ele é absolutamente rÃdiculo. A diferença ali se explica muito mais pelo regime economico, capitalismo vs comunismo, do que por diferenças democráticas
Sem contar com a pressão das "democracias do Mundo" contra a Coréia do Norte (não que eu esteja defendendo esta)... Basta olharmos o quanto sobreviveu Cuba, apesar da pressão criminosa contra este PaÃs.
O sucesso da Coreia do Sul vem do capitalismo liberal. A China abandonou o maoÃsmo e se abriu, abraçando o capitalismo sem democracia. Quando a crise econômica vier, e um dia com certeza virá, o poder absoluto do Partido Comunista será questionado.
A questão democrática é o grande motivo. Veja que todas as nações que alcançaram o objetivo final do Estado que é a inclusão e bem estar social são democracias parlamentaristas há muito consolidadas. Mas a história mostra que, por vezes e algum perÃodo algumas ditaduras conseguem um rápido crescimento econômico e social
eu não entendo muito bem pq dizem que a china é ditadura. tem judiciário, parlamento, sistema de regramentos estabelecido e capaz de agir mesmo contra dirigentes. é um regime que não permite liberdade de imprensa e limita muitos aspectos da informação, com certeza. é partido único, mas tem vários mecanismos que incluem votações, por delegados, prá subir na estrutura do partido até chegar a ser dirigente, mas os eeuu tb não elegem presidente por voto direto. o que exatamente caracteriza ditadura?
Para começar, a censura.
Nosso regime militar foi ditadura porque o executivo editava decreto-lei e fechou o STF. Portanto regime de exceção. Com efeito não foi estado de Direito
alguns dizem como são as democracias, outros como deveriam ser ou não são. as ditaduras parecem um pouco mais difÃceis de definir. um sistema que na prática elimina dos pleitos quem não tem apoio financeiro, estabelece sempre um representante do capital no poder, mesmo que promova eleições regulares e limpas: o eleitor nunca vai votar no pé rapado desconhecido...enfim, como nascem (e vivem) as ditaduras?
Com estes mesmos argumentos se poderia afirmar que nosso regime militar foi "democrático". Não confunda eleições livres com rituais de legitimação. Em democracias verdadeiras, o povo pode escolher entre modelos distintos.
Os EUA são uma democracia, mas limitadÃssima. A eleição pura no distrital faz com que as minorias quase nunca cheguem ao Congresso. Pode haver sei lá15%de socialistas nos EUA. mas eles não tem representantes no Congresso. O Segredo do Sucesso na europa ocidental onde há bem estar social é a democracia plena consolidade e parlamentaristas. Os EUA blindaram qualquer evolução democrática.
Pelo amor. Uma ditadura pode estar disfarçada de mil faces, mas todas são claramente ditaduras. Onde não pode haver alternância de poder e os militares estão nos mais altos postos. As ditaduras são sempre iguais, mormente por não haver alternância de poder.
Na história da humanidade notamos que quase todas as ditaduras levam as nações ao caos. Algumas conseguem um crescimento temporário e nenhuma teve o crescimento econômico e social tão rápido como o da hedionda Alemanha de Hitler. A história mostra ainda que sempre que o Capital cresce ele derruba o Rei ou o ditador, invocando o poder para si. A questão da ditadura da China é de tempo. Mas o desaceleramento da econômia de qualquer superpotência afeta a todos.
Muito pobre a fala sobre as Coreias. Não haviam os mesmo recursos, tanto geograficos quando geopolÃticos para o crescimento de ambas. Sobre a china, creio que seja um olhar bem enviesado analisar como uma relação puramente de troca. Um declÃnio econômico chinês poderia acarretar no curto/médio prazo problemas para o Xi jinping e as lideranças atuais, somente a longo prazo isso poderia se refletir no descontentamento ao partido
Tem lulaplanista no radar.
A China é a maior detentora de tÃtulos da dÃvida pública dos eeuu. Se resolverem vender ou cobrar quem vai pras calendas é o próprio
So vc não entende que isso seria um tiro no pe. Não fosse, a China ja os teria vendido ha muito tempo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A conferir Voltar
Comente este texto