Ambiente > Mundo está na rota para aquecer mais de 2°C, diz avaliação mais ampla já feita pela ONU Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    A ONU deveria se reunir e criar uma ferramenta ou sistema bem radical monitorando e obrigando os países que prejudicam os ecossistemas ajudar o planeta, é questão urgente de alta prioridade e de evitar situação futura catastrófica , mas isso é difícil de se realizar é fica só na ficção.

    Responda
  2. Ricardo Pereira Ignacio

    Relaxem o Janjo vai nos salvar !!! Ele prometeu

    Responda
  3. Ricardo Arantes Martins

    Se temos de fazer nossa parte a questão passa pela energia. O Brasil ficou14anos sem novos projetos em andamento para energia. Sou duro crítico as gestões Lula, mas é fato que ele investiu fortemente na questão e hoje temos11%de eólica e apenas2%de solar e76%de energia totalmente limpa. Creio que um apoio federal junto aos municípios obrigando novos empreendimentos a solar e aos antigos projetos usando o IPTU e Bndes como fomentadores a solar.

    Responda
  4. José Cardoso

    É aquela história do sapo aquecido lentamente na panela. Ao contrário da pandemia, não há o mesmo sentido de urgência, e estamos (como outros países) até mesmo planejando aumentar nossa produção de petróleo.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    A equação não fecha com o capitalismo, empresas olham para os resultados, riscos, investimentos e retorno, países olham pra PIB. Não acho realista apontar zerar combustíveis fósseis até 2050, o mundo ainda vai a guerra por petróleo, derruba governos, não há ações para cumprir este prazo. A história não teve mudanças tão rápidas de fontes de energia. A extrema direita se elege contra as medidas. Esse é o real. Dúvida: o nível antes da revolução industrial é factível? Era um mundo selvagem.

    Responda
  6. CARLOS magno Silva CARVALHO

    Bem, há mais de 40 anos os cientistas vêm alertando contra as consequências nefastas do efeito estufa causado pela queima de combustíveis fosseis, como gasolina, carvão, gás e diesel e destruição de florestas tropicais e temperadas. A estupidez e a ganancia e comodismo não deram ouvidos, e hoje a previsão se confirmando. Países frios como o Canadá e EUA sofrendo ondas de calor terríveis, e o Havaí outrora úmido e chuvoso, a mesma coisa. O Brasil que aguarde aí vem o verão. Tudo isso foi previsto

    Responda
    1. Diogo Laplace

      Grosso modo, pensaram que não tinham a responsabilidade de tomar sérias providências para impedir a propagação ainda maior dos incêndios...

    2. Diogo Laplace

      Um amigo foi pro Canadá recentemente e passou meses lá e mencionou que a população de lá, pelo fato de atribuir a causa dos gigantes incêndios florestais de lá ao aquecimento global, não tinha qualquer sentimento de que deveriam tomar sérias ações de modo a mitigar/interromper o alastramento incomensurável das chamas...

  7. EVERALDO RAMOS

    Lamentável....! Quero estar enganado, mas o pior está por vir...! Estamos só na ponta do caos....

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Mataram todos os povos nativos e desmataram tudo que podiam, enriqueceram e agora querem sobra de árvores. Vamas nos preparar contra esses criminosos.

    Responda
  9. frankklim alencar figueiredo

    Ladaínha pra engabelar brasileiros - A Amazonas é a menina linda do momento.

    Responda
  10. Larissa Bertani

    O caos. Imagina quem está pensando em ter um filho com esse cenário ?

    Responda
  11. Tadêu Santos

    De acordo com vários estudos especializados a "questão climática" não têm mais volta, considerando que a camada de ozônio já está comprometida, em virtude das emissões de gases de efeito estufa, resultantes da queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral desde a revolução industrial. O Brasil ainda queima carvão no sul de SC e RS "em nome do progresso" e ninguém faz nada para encerrar as famigeradas termoelétricas na China e nos EUA. OBS. O ouro negro seduz e mata, mas a vida continua!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Nada a ver, meu amigo. O efeito estufa nada tem a ver com a camada de ozônio, mas sim com a de CO2, ou o teor de CO2 na atmosfera. O problema do buraco na camada de ozônio é causado pelos CFCs, que estão sendo controlados. Já a produção de CO2 pela queima de combustíveis fósseis está descontrolada, com buscas de fontes alternativas que não queimem combustíveis fósseis. A busca existe, não se pode dizer que ninguém faz nada. Mas é fato que poderiam fazer muito mais.

  12. Francisco Gugé

    Com 8 bilhões de habitantes, todo mundo com carro, celular, viajando de avião, não tem como o planeta aguentar. Mas todo mundo fala reclama sobre o que o outro tem que fazer para preservar o planeta. Em Davos, 900 Bilionários chegaram em seus jatinhos particulares, emitindo CO2, para explicar a nós mortais, que devemos esquecer os carros, e ir trabalhar diariamente de bicicleta, para ajudar o planeta. Somos todos igualmente culpados. Quem digitar aqui, usa celular que usa silicio, fruto de min

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Comentários adequados, mas não é viável propor um mundo sem os confortos adquiridos, que nem são disponíveis a todos ainda. Então a questão é ser viável e factível os prazos das ações. O capitalismo exige lucro, se as ações não dão lucros suficientes não se move. O aquecimento não tá nem aí com isso, então sim, pode vir caos antes pra convencer que tem de fazer.

  13. Douglas B Tagawa

    Se fosse pra apostar, diria que não vamos conseguir fugir desse cenário catastrófico. Já vimos na pandemia como acostumamos com a morte logo ao lado, imagina para as futuras gerações.

    Responda
  14. Klaus Serra

    Vejo o Brasil, em especial o governo federal, não medir esforços para cumprir suas metas, realizar a transição justa e promover a justiça climática, mas não observo o mesmo empenho dos outros países, em especial da China e dos EUA. Acredito que o planeta será uma sauna quase insuportável nas próximas décadas e todos nós, em especial os mais vulneráveis, pagarão o preço.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A China é o país que mais desenvolve fontes sustentáveis. Poderia ser o Brasil, com seu álcool.

  15. Marcos A T Garcia

    Os donos do dinheiro vão até as últimas consequências! Dúvida? Basta ver como foi a pandemia.

    Responda
  16. João Vergílio Gallerani Cuter

    Os norte-americanos aceitam substituir o transporte individual a gasolina por transporte público elétrico? Os europeus aceitam substituir usinas a carvão por usinas nucleares? Alguém fica enfiando prazos no nariz deles?

    Responda
  17. elthon borges saraiva

    Em uma sociedade em que o sucesso está atrelado ao poder de compra, não acredito que tenhamos alguma melhora no quadro ambiental. Infelizmente somos uma sociedade de mercado.

    Responda
  18. Matheus Queiroz

    Um tema sensível que precisa chegar ao conhecimento de todos. Infelizmente, com o avanço da tecnologia, parece-me que a ignorância e a negação aos fatos/dados têm dificultado o diálogo. Ou corrigimos nosso modo de enxergar o Planeta ou estaremos condenados a temperaturas exorbitantes, desastres naturais e demais variações da natureza como resposta às agressões que vem sofrendo. Já estamos tendo pequenas demonstrações da sua fúria.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.