Ambiente > Rumo da crise climática já está nas mãos de Lula, que deve mobilizar países até 2025 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio João

    O Brasil já tem a matriz energética mais limpa do mundo. O discurso de poliana da presente matéria não enxerga o óbvio, em recentes medidas Rússia e Arábia Saudita reduziram sua produção de petróleo para aumentar o preço do barril, que saiu de 75 dólares e está em 90 dólares, no Brasil isso representa inflação e desemprego, por isso deve ser investigado se há petróleo na margem equatorial brasileira e segurança de exploração, em havendo o Brasil deve explorar.

    Responda
  2. WAGNER SOUSa

    O problema que a autora do texto e muitos ignoram (parece ser o caso do presidente da Colômbia) é que não há energia suficiente renovável para substituir totalmente os combustíveis fósseis em um prazo curto de tempo. Então há um período de transição, com investimentos em renováveis e fósseis. Se o Brasil não explorar a margem equatorial pode ter que importar petróleo no futuro. O que o texto propõe é irrealista e o Brasil vem conduzindo uma ampla gama de ações em relação ao clima e ao ambiente.

    Responda
  3. Marcos Serra

    Lula não tem quaisquer compromissos globais que interessem ao Brasil ou outros países. Seu ego exacerbado e sua enorme deficiência cognitiva o fazem fugir dos problemas (a principal razão de passar em turismo além de paparicar a Esbanja) ou dar declarações inócuas e controversas que servem apenas para desmoralizá-lo. A função que ocupa agora não é por mérito e sim pela mera rotatividade entre os países. Temas sensíveis como esses não têm STF, TSE ou softwares para ajudá-lo, apenas a realidade.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      O ódio genético e na alma contra governos progressistas , da nisso aí.

    2. Marco Ciuffi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil é exemplo mundial na energia e temos apenas24%de carbono na base da energia na rede, entre fósseis e biomassa enquanto os hipócritas europeus tem mais de 3/4 de sua rede a base de carbono. Nosso petróleo explorado não tem nada a ver com nossas metas. Não é para nós mas antes para exportação. Veja que o mundo não para de crescer, até a Africa e o crescimento economico é direta e exponencialmente ligado ao crescimento energético. Carecerão de petróleo por muito tempo. Usem o nosso.

    Responda
  5. Hans Rauschmayer

    Na área de energia solar, o governo precisa colocar a ANEEL de volta aos trilhos de uma agência reguladora e proativa. Ela continua na política dos últimos quatro anos, quando assumiu a narrativa das concessionárias de que a geração distribuída seria um grande vilão (enquanto estas aumentaram sua atuação nesse segmento). Milhares de cidadãos perderam dinheiro e emprego por causa de bloqueios abusivos.

    Responda
  6. Andre Ramos Lievori

    Hipócritas também querem achar petróleo na Amazônia. Hipocrisia é achar que aqueles que erram muito justifica os erros dos que , ainda, erram pouco. Viva o petróleo, morra amazônia. Mas tem a mentira: nosso governo vai fazer todo o necessário para cuidar do meio ambiente. Onde estão os ambientalistas da esquerda? No Alasca ou em Marte?

    Responda
  7. Evandro Luiz de Carvalho

    Blá blá blá.... cadê os 100 bilhões de dólares prometidos pelos países que se desenvolveram a custa do clima e que agora querem que países pobres sejam exemplos? Só cinismo.... só hipocrisia...vai dar em nada essa conferência.

    Responda
  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    É um grande desafio. É compreensível a resistência de Lula ao fim dos investimentos na exploração do petróleo, afinal é um recurso imenso para alavancar o desenvolvimento do país e abrir mão dele pode significar ficar ainda mais a reboque caso os demais não o façam. Mas por outro lado a liderança brasileira só se justifica se o fizer. A verdade é que precisamos com urgência rever ou revolucionar a forma com que a humanidade e seu modelo econômico se relacionam com a natureza.

    Responda
  9. Ricardo Arantes Martins

    Lula deve assumir essa bandeira, mas lutará contra os hipócritas europeus que pregam e enganam a seu povo dizendo que estão na frente deste caminho. O Brasil é exemplo e temos apenas8%de biomassa ou biocombustível e16%de fósseis de carbono na rede, fora a frota, sendo que os europeus tem mais de tres quartos de carbono na rede energia e a usam muito mais do que nós.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.