Muniz Sodre > Sinais exalados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Maravilhosa sÃntese da subjetividade da classe média orbitante da Casa Grande, mas que na realidade afunda nas senzalas do preconceito e do identarismo individualista. Parabéns!
"Hoje como no passado, esquerdismo e comunismo são bichos-papões ideológicos de uma cidadania infantilizada." A cidadania infantilizada de Cuba e da Venezuela concorda?
Estamos falando da brasileira. E o mais perto que o Brasil chegou do Comunismo foi quando enfrentou a União Soviética na Copa de 1958. O resto é balela. Conversa furada. Mas o texto acima excede em muito o seu grau de raciocÃnio e discernimento moral.
Impressionante como o senhor é um exemplo prático desse trecho de Muniz Sodré. Muniz deveria fazer um quote e colocar essa pérola anexa ao texto.
O colunista não estava se referindo no texto a Cuba ou à Venezuela, muito menos à Coréia do Norte, mas sim de um certo paÃs latino americano onde se fala o Português e onde o comunismo é e sempre foi um bicho papão, bode expiatório ou simples pretexto para que algo mude para que tudo fique como sempre foi...
Acho que não.
Eu gostaria de ter escrito este texto . Folha , vc não presta mas eu te amo .
Confuso o artigo do Sr Muniz, nazismo e comunismo são faces da mesma moeda, são facÃnoras da mesma equivalência! Já li escritos seus melhores!
E onde temos comunismo? Foi o que ele disse. O Comunismo que colocam pra vocês no zap é um pseudo-monstro-do-armário.
"aversão a um torneiro mecânico sem diploma superior." Curioso como o pacato vizinho do começo do artigo consegue não ter aversão a um terrorista falido que não consegue nem explodir uma bomba.
Toda opinião diversa a nossa é preconceito. DifÃcil é tolerar a divergência.
Alguns médicos dão medo.
No passado comunismo foi associado à abolição da escravatura. Hoje associa-se a direitos de mulheres, gays e outros segmentos discriminados.
Hahahahah, justamente direitos de gueis, que sofriam pra burrro "atrás da cortina" de ferro... Que ironia, hein, meu caro? Não vamos nos esquecer que a mitologia Bozoléica também o associa à corrupção, olhando pro Stalinismo enquanto a pratica por aqui mêmo.
Orra, sêo Muniz, Vossa Sapiência é Soda: "A subjetividade de largas frações de classes sociais orienta-se por preconceitos, firulas mesquinhas, não por fatores racionais." Chave de primeira categoria pra observar a Bozolescência. É a Marca do Bozo, um B riscado à faca no abdome dos convertidos; Don Bozo de Las Vegas é o Zorro à s avessas, don Diego dos medÃocres e inconformados gerais. Don Corleone, só dos seus: chefão mafioso que distribui "suas" benesses(públicas) aos compráveis com soldo extra
Nem Goebbels escreveria melhor. Parabéns.
Uma rápida consulta aos quadros de evolução do PIB, IDH, PIB per capita e histórico da dÃvida pública dão ainda mais relevância ao ponto levantando por Muniz Sodré. A comparação dos anos de governo de esquerda envergonham FHC, Temer e Bolsonaro. Aos que duvidam, recomento a pesquisa. Não leva 4 min. Tem gente q atribui à sorte.
Exatamente, pensa num homem sortudo.
Não que esses parâmetros devam blindar o Luloverno atual e anteriores de crÃtica, né, caro Paulo? Mas podem servir de baliza objetiva a quem queira experimentar ultrapassar a ojeriza subjetiva. Todavia, se leva 4minutos, não acontecerá - e creio que demanda mais.
A lista poderia se estender longamente com as reações irracionais a polÃticas públicas de comprovada eficácia socioeconômica. Destacaria os absurdos da resistência aos programas de combate à fome, ações afirmativas e interiorização de médicos. Chegaram a sustentar pela racionalidade econômica da dolarização dos combustÃveis, mesmo com os custos de produção quase inteiramente em moeda nacional. O sofrimento de milhares de famÃlias não contava. Sodré tocou algo muito importante nesse texto.
Os bolsonaristas repetirão ad eternum o inexistente golpe nas urnas. Os dilmistas o inexistente golpe do impeachment.
O que caracteriza o impeachment como golpe foi a não aceitação da quarta derrota tucana. Ninguém menos que Aécio já confessou a irresponsabilidade de que só levantou hipótese de fraude para encher o saco do pT. Abriu a caixa de Pandora. Reinaldo Azevedo, hoje defensor do governo escreveu que terminadas as eleições vamos lutar pelo impeachement. Ajudaram no parto do bolsonarismo. Deu no que deu.
Vc tem razão, FHC poderia pedalar, 24 governadores puderam pedalar naquele 2015, mas a legislação dizia claramente: *É vedada à presidenta Dilma a prática de atraso no pagamento aos bancos, ainda que honrados no mesmo ano-exercÃcio da contratação.* Vc tem razão
Não pararia por aà a análise, em muito tudo isto foi insuflado por meio da imprensa dos bilionários, vários foram conduzidos em direção aos interesses de nossa deite do atraso. Privatizações como eletrobras em nome da eficiência de Lemann das americanas, gasolina alta pagando acionistas bilionários em nome da paridade, juros enchendo bolso de banqueiros bilionários, como dono da Folha em nome da inflação, engodo para pessoas sem tempo e sem base. Goebbels e Hitler transformaram almas.
O mais grave nessa temática é que o distúrbio que leva à areia movediça do protofascismo também impede de sair dele voluntariamente. Por isso tantos incuráveis zumbizando por aÃ.
Poi Zé, caro Enir, creio que isso é um dos efeitos da conformação de longo prazo da subjetividade pública, como a que se deu por aqui com o antipetismo: ancorando-se em medos antigos, atávicos, como o do "perigo comunista", foi-se instalando paulatinamente em "nova" roupagem. Ao longo de uma década, década e meia, apoiada por fatos desgarrados, organizados com um discurso superficialmente plausÃvel, deu nisso: um fosso grudento do qual nego não consegue nem sair. Oxalá a realidade o permita.
O negacionismo e a miopia civilizatória são sintomas de um mal do qual eles não desejam a cura...
Caro prof Muniz seu artigo além de elucidativo, serve para conceituar a nossa fragilidade como sociedade, onde cada um cria sua pós verdade,muito contraria a realidade.
O mais grave, caro Tadeu, é que não é "a de cada um", mas uma criada externamente e disseminada através de subgrupos de confianças pessoais. É a estratégia "das redes", o empurramento de realidades domesticadas/distorcidas diretamente ao seu portão, prontinhas pra incorporação e uso. Marcou, colou.
Se pelo menos 70% da população entendesse este texto seria possÃvel avançarmos,talvez, séculos!
Mas nem os leitores mais ávidos da FSP entenderam. A maioria está brigando nos comentários por algo que ele disse no texto, mas não querem entender ou não se dão por rogados, ou apenas acham que acham que estão certos e não foi escrito no texto. É muito difÃcil.
Perfeito.
Análise perfeita!
Esses ataques as instituições. começaram desde antes o Bozo assumir. Ele começa atacando o Congresso e as benesses oficiais das quais usufui(u) por3décadas. Ataca Lula mas votava com o governo dele até o fim do mensalão petista, sem a mesada foi pra oposição. Após centrou os ataques no Supremo e just. Eleitoral. Ai estão os sinais exalados de todo prototirano. na história. Está tudo corrompido e eu sou o Salvador. Temos de resguardar nossas instituições.
Pois é Muniz. Você faz uma avaliação muito pertinente da mentalidade tacanha, curta, oblÃqua dos ignorantes que insistem em negar a realidade quando perdem privilégios dados por um molambo qualquer, que com gritos desvairados, misturados a cultos evangélicos e frases sem nexo relinchando sobre Deus, pátria e famÃlia causam um efeito fulminante nos desviados de sólida formação moral e conduta social oscilante e interesseira. Aproveitadores baratos serve para resumir o perfil dos seguidores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Sinais exalados Voltar
Comente este texto