Ilustrada > Morre Domenico De Masi, sociólogo que pensou o 'ócio criativo', aos 85 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
(Não foi moderado link de um artigo da UFMG de professor da UFRN,sem eu colocar nome,em que desmistifica um tiquinho do ócio criativo).Em suma, um "coach", vive dando palestras,cursos de autoajuda em empresas privadas e públicas,laços muito estreitos com instituições de nosso pobre paÃs. titulações por universidade x ou y (argumento de autoridade)e em bibliotecas de livres inserções por quaisquer uns. Então, tá.
A personalidade é daqueles intelectuais midiáticos pra um público idem. Intelectuais fogem da mÃdia.A carta da Universidade de Roma La Sapienza não foi publicada,pois a moderação deve ter achado que havia algum nome identificador(não havia)."Wikipedia" é colaborativa gratuita(qualquer pessoa pode postar,pode cortar,pode desfazer,censurar lá),a versão brasileira tem coisas muito ruins. A Italiana inicia com interessante alerta https://it.wikipedia.org/wiki/Domenico. E consultem a Britannica
Domenico De Masi um pensador do seu tempo, principalmente do tempo livre, do direito ao ócio, certeiro numa sociedade que mistura trabalho e lazer, ou cuja fronteira foi diluÃda entre o trabalho produtivo e o lazer real ou fantasmático. Pena que De Masi exagerava sobre o futuro promissor do Brasil. Talvez uma projeção do falso paÃs Itália à falsa nação Brasil. O defeito de ambos é não-aprender com os erros: do fascismo e aqui, do militarismo.
A pergunta a iniciar este colóquio: quem trabalha exaustivamente? É o assalariado, é aquele que possui um trabalho informal, são aqueles que seu ganho mensal não consegue cumprir com as suas necessidades. A elite, bem como aqueles que se servem de alguma forma do poder, cultuam o ócio produtivo, pois é necessário. Apenas não cultuam divulgar está verdade. Na história a Grécia antiga, por meio do filósofos, já se entendia de a necessidade do ócio para pensar questões antes da tomada de decisão.
Dear Team of Universidad La Sapienza, de Roma, Please, could you confirm if your University has as regular professor named Domenico De Masi ? I could not find anything about him in free International Wikipedia, either european search engine StartPage or Google if he is, as all brazilain "media".says as Sapienza's Professor, Rome.. He frequently come to Brazil, where I live. Sorry for my english (my girlfrend, Basso De Rossi) can speak italian, but she lives in Rio Grande do Sul
Domenico De Masi – Wikipédia, a enciclopédia livre: ´´Aos 22 anos, lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente, assumiu o posto de professor de sociologia do trabalho na Universidade de Roma "La Sapienza".``
Isso vem de longe: em O Direito À Preguiça, de Paul Lafargue, genro de Marx, que já falava do tempo necessário ao ser humano, que não mera peça da engrenagem. Procuremos nas ótimas (acesso gratuito) Stanford e Briottannca) se há alguma referência ao "mundialmente renomado intelectual" De Masi. Não há. Mas somos propensos ao comum Argumento de Autoridade: se alguma celebridade autorifdade intelectualóide, jornalistica etc assim considerar, X, Y ou Z, logo acreditamos ser verdade fundamentada.
Acaso Lafargue esgotou o assunto? Depois dele, além de Domenico de Masi, Byung-Chul Han e Nuccio Ordine (este último claramente influenciado por De Masi), dentre outros, não acrescentaram nada ao tema? IncrÃvel como tem gente que vaia até minuto de silêncio. É um comentário pior que o outro.
A Europa começa a adotar a semana de quatro dias de trabalho. E isso aumenta a produtividade.
Devastada com essa notÃcia. Grande personalidade. Um intelectual muito generoso.
eis o preço da iconoclastia e o pobre senso crÃtico do povo: O e-mail está da Sapienza está no portal da Universidade de Roma La Sapienza. É bem simples. Mas isso até é secundário. Pensando-se com um neurônio a mais, nem se precisava ver artigos crÃticos, - procurem ao invés de pedir citação - vemos as obviedades confortadoras tÃpicos de coach por sinal ligado a dar palestras pelo mundo e ligado órgãos brasileiros. Somos um paÃs muito atrasado, iletrado, de analfabetismo funcional
Recebi email da Universdade de Roma La Sapienza dizendo que não há registros de Domenico De Masi nos seus quadros. Mas, mesmo se houvesse, a meu ver, ele não diz nada demais, diz o que a gente quer ouvir, um conforto, é um coach em paÃses como o Brasil, e ilusionista do tempo livre no capitalismo. O resto é bombardeio de marketing.
Elcio e Márcio, acredito mais nas piadas de vocês. Ganhei o dia, dando muitas risadas.
Professor de Sociologia do Trabalho da Universidade de Roma, La Sapienza. Esta é a informação correta. Este "mail" recebido não condiz com a realidade. Quanto à sua opinião sobre um reconhecido intelectual desta natureza....
Também recebi um e-mail do Papa recentemente, onde ele me aconselhava a não perder tempo lendo comentários irrelevantes. IncrÃvel, não é?
Recebi o email: vozesdaminhamentedeboçal@ilstupdio.it...
E quem te mandou esse email da faculdade? O jardineiro? Pois portais do mundo todo informam que ele tinha assumido o posto de professor na universidade recentemente.
De Masi foi chamado "sociólogo dos trabalhadores". Quem é o intelectual dos trabalhadores hoje no Brasil, intelectual público, com acesso à s folhas e à polÃtica partidária? Há muita gente boa escrevendo, mas não se vê um intelectual identificado aos trabalhadores em atuação. Ou há?
No livro, O Ócio Criativo, De Masi diz que o ócio criativo pode ser edificado no Brasil, onde reina valores radicais de solidariedade, amizade, jogo, amor e convivialidade. Ele disse que ao invés de imitar a cultura européia ou a americana, devemos criar a nossa. Eduardo Giannetti disse: "o Brasil é mestiço: genética e culturalmente fusionado - eis o traço que melhor nos define". De Masi estaria de acordo. Grande perda.
De Masi eraacima de tudo um humanista.
Li o livro e concordo totalmente em não copiar Estados Unidos e Europa. PaÃses da Ãsia, investem em conhecimento e inovação. Vejam o resultado.
Li De Masi na graduação. Uma lástima para o pensamento e reflexão social. Em minha pequena biblioteca, estão lá suas ideias.
Que triste. Um erudito que desafiou o status quo. Sobretudo, uma pessoa com uma visão otimista do mundo. Grande perda. O único consolo se encontra nas obras que deixou, em especial O Ócio Criativo.
Tenho o livro de Masi. Espetacular! Hoje várias empresas pelo mundo afora estão adotando suas ideias e comprovando que elas estavam corretas, como o aumento da produtividade e a queda de licenças médicas.
Reportagem fajuta... Morreu de quê, em que circunstâncias, qual o histórico recente, quem se manifestou, claro, será enterrado onde, com ou sem cerimônia , qual sua última manifestação, onde ?
Leia a matéria até o fim....
Milton (Helo) Doll(y)...
Na reportagem tá bem claro que o motivo da morte não foi divulgado. Quanto ao funeral, por que quer saber quando será? Por acaso pretende ir à Itália acompanhar o enterro?
Bozolóide !
É muito triste quando a gente vê a idiotia pensante, a ignorância do conhecimento domina a mente humana. Precisamos mais de humanidade
Morreu do que ? O que importa? O que muda a "causa mortis" ? O importante é a sua obra, o legado que deixou .
Grazie, Domenico.
Gratidão mesmo. Grande ser humano
R.I.P.
Que perda!
Grande estudioso. Descanse em paz.
Grande perda para a humanidade. Foi um dos pensadores mais influentes e criativos do nosso tempo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Domenico De Masi, sociólogo que pensou o 'ócio criativo', aos 85 anos Voltar
Comente este texto