Samuel Pessoa > Lula tem sorte? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esses jornalistas, subservientes aos editores da Folha, são patéticos. Como esse Pessoa é pequeno, caramba!!!
Pergunte-se a um economista de verdade sobre o que acham desse Pessoa. Rirão!
Ele é jornalista que pensa que é economista. Pessoa é uma pessoa pequena, sempre foi. Esse sujeito é de longa data um equivocado em tudo que diz. Sobretudo, é subserviente aos mandos dos editores. O termo "colunista" é uma concessão imerecida.
Ele não é jornalista, mas economista e escreve neste jornal como colunista, o que é diferente de ser empregado do jornal. Se não sabe nem isso, fica difÃcil comentar.
Parece que ter sorte é demérito. Pra mim, muito pelo contrário.
Realmente tem sorte. É uma espécie de Forrest Gump. Só que presunçoso.
beleza, B o z o é azarado e kretino. Ficamos co o sortudo.
Arrumação macroeconômica de Paulo Guedes e Bolsonaro? Kkk
Representa a esquerda mas governa para o mercado financeiro. É sorte para quem?
O texto sugere que a partir do golpe de 2016, o Brasil passou a arrumar sua economia, dando a entender que tirar dinheiro dos pobres, retornar a mapa da fome e acabar com a aposentadoria é algo benéfico. Concordo quando diz que o Brasil se tornou um agrário exportador, como na época colonial, como nunca deixou de ser, com o horrendo agronegócio que nos deixa nas trevas e aà de quem disser uma vÃrgula contrária ao agro.
Sempre haverá pessoa disposta a costurar argumentos destros, extremamente destros, para justificar porque o efeito do remédio que está fazendo bom efeito não é efeito do remédio que está fazendo bom efeito...e que das alternativas pelo destro dadas (sorte ou placebo) a real é placebo. Haverá quem paga por isso e quem agradece por essa ração muar.
Escolher Fernando Haddad como ministro não é uma questão de sorte, mas sim de competência e de inteligência polÃtica, traços que marcam a trajetória de Lula.
É isso mesmo. O competente primo Haddad faz a interface com o mercado e agrada todo mundo.
"Arrumação macroeconômica" em Dilma 2015, Temer e a JBS e Bolsonaro com Paulo especulador Guedes e mais de 30 milhões de brasileiros passando fome?? Procura outra explicação Pessoa!!
Sorte tem quem merece e trabalha. Lula merece uma estátua por ser o único que poderia derrotar o miliciano psicopata genocida golpista ladrão de jóias e responsável pela democracia vencer a barbárie
Jose Silva, num paÃs sério a dupla Pillantrol & Marreco é que estariam presos por formação de qua drilha.
Bolsonaro e sua orla só teria mais sorte se estivessem nascido na Alemanha nazista, fosse o caso a tragédia na Europa teria sido pior pois além da crueldade sem limites e roubalheira e a burrice.
o ex condenado tem sorte de ter nascido aqui..se fosse um pais serio, ficaria na cadeia por longos e longos ANOS...
"Arrumação macroeconômica" em Dilma 2015, Temer e a JBS e Bolsonaro com Paulo especulador Guedes e mais de 60 milhões de brasileiros passando fome?? Procura outra explicação Pessoa!!
Mas não foi á partir de 2008 que o governo Lula decolou? A situação externa não estava nada favorável pois se não me engano foi a maior crise da história do capitalismo moderno...
Então tá. Prefiro um presidente com sorte que um azarado.
Samuel, muito mais simples foi o seu artigo de 1o de maio de 2016 com o tÃtulo "14 anos de petismo" onde disseca o crescimento econômico e redução da desigualdade dos nossos vizinhos e o nosso e conclui, através de dados disponÃveis pra todos, que tivemos um desempenho inferior, seja nos 13 anos de petismo e até mesmo nos 8 anos de Lula 1/2 (ou seja, excluindo o desastre Dilma). Resumindo, o povo passou pelo maior perÃodo de prosperidade em décadas apesar do PT. O resto é conversa pra boi dormir
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
O Brasil passa oito anos semiestagnado (2015-2023) graças à s polÃticas liberais defendidas pelo colunista e quando muda a orientação macroeconômica do governo seu êxito se deve à s polÃticas que geraram crescimento pÃfio nos oito anos anteriores!? Não é o PAC, não são os programas sociais, não é a credibilidade do novo governo. A base são as polÃticas que deram errado antes. Entendi.
O mediador aqui é tipo petista-fascista: militantes petistas podem falar o que quiserem, qualquer outra pessoa não (observando que votei em L no 2T por falta de opção).
Corrigindo: o robô da primeira mediação é assim. A pessoa que vem depois geralmente corrige o erro - mas demora.
"Ciclo de arrumação macroeconômica..." onde isso? Que piada de texto sem graça!
Para VinÃcius: prefiro a sorte do Lula no lugar da competência dos outros. Dá mais resultado.
O 1° governo Lula foi bem responsável na área fiscal, pois colocou economistas no ministério da fazenda que seguiram a mesma polÃtica econômica de FHC e permitiram que a casa continuasse sendo arrumada. A dÃvida pública aumentou no governo Lula mas não foi maior porque, em todo o perÃodo, fez superávits primários nas contas, graça a uma economia em crescimento e aumento do preço das commodities no mercado externo, principalmente no 2° governo dele.
O Brasil não estava quebrado quando Lula assumiu o poder, Paulo Augusto, isso é falácia de Lula e do PT. Quanto à s reservas internacionais, o paÃs já estava com boas reservas em dólares desde 1999, quando houve o ataque especulativo. A inflação já vinha em trajetória de queda e graças a manutenção da mesma polÃtica econômica de FHC (o Tripé macroeconômico) no 1° governo Lula a inflação caiu ainda mais. Quanto à carga tributária, esta também aumentou em Lula, chegando a 34,10% em 2010.
VinÃcius, FHC terminou o seu governo como Brasil na bancarrota: o paÃs estava quebrado, sem reservas internacionais e submisso ao FMI; a inflação já superava dois dÃgitos e o desemprego atingia quase 12% da população; a dÃvida pública lÃquida, que era de 29,5% do PIB em 1995, atingiu 60% do PIB em 2002, mesmo após a elevação da Carga Tributária Bruta de 25% para 32% entre 1993 e 2002.
continuando: infelizmente, caro José Guilherme, Lula está se mostrando um contra-reformista, de inÃcio. Ainda pode deixar um bom legado caso não retroceda em reformas importantes já feitas e continuar com a tributária e administrativa além das micro: marco das garantias, do setor elétrico, dentre outros.
Agora em 2023, Lula assume, mais uma vez, o paÃs com o ambiente arrumado: Reforma trabalhista de 2017, Reforma da previdência, ambiente fiscal razoavelmente responsável (acabou com uma âncora fiscal eficiente para controlar as despesas da união: o teto de gastos) e reformas microeconômicas: marco do saneamento, das ferrovias, do ambiente de negócios, das telecomunicações. Infelizmente, Lula quer retroceder em quase todas, como a do saneamento e trabalhista, para não falar do teto de gastos.
Vou explicar: em 2003 quando Lula assumiu o poder, FHC entregou o paÃs com o ambiente macroeconômico arrumado: polÃtica fiscal equilibrada (a lei LRF e metas de superávit primário), polÃtica monetária prudente (regime de metas para a inflação), polÃtica cambial em regime flutuante (de acordo com a demanda e oferta de moedas). Fora outras reformas como a previdência naquela época e privatizações necessárias como a Telesp, Vale, etc.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
E eu, todo ingênuo, acreditando que o calote dos precatórios (centenas de bilhões) e o sucateamento do aparelhos públicos eram um erro. Agora tá tudo explicado: Lula surfa nas benfeitorias de P. Guedes! Já avisaram os yanomamis? Eles estavam chateados com aquela mortandade, mas vai entender os argumentos do Samuel.
* vão
Ah, entao era só explicar direitinho aos milhões de famintos que essa arrumação econômica produziu: *vcs vão sofrer, alguns vão morrer, mas estamos fazendo uma arrumação por aqui.* Agora tá explicado! Então devemos acreditar que, nos dois momentos históricos, os últimos dias de sacrifÃcio foram 31/12/2002 e 31/12/2022? Tá pedindo muito, hein?
Foram 12 anos de sorte? A casa foi arrumada a partir de 2015? Em que planeta esteve vivendo o meu caro Pessoa? Está tendo dificuldades em encontrar respostas em suas teorias?
Proximo artigo: O Mito teve azar?
Bem André: pró-Bolsonaro não sei, mas que é anti-Lula tenho certeza absoluta. E parece que o senhor também.
Prezado, Raul, insinuar que Samuel é pró-bolsonaro é simplesmente seguir a regra número 1 da cartilha do militante populista (regra válida para petistas e para bolsonaristas): se você não tem argumentos, faça intriga com um ataque pessoal ao interlocutor. Obs: tanto Samuel como eu votamos (por falta de opção) no seu bandido favorito no segundo turno.
O segundo parágrafo é de dar engulhos.
O querido pega um artigo que tem uma relevância minima para o assunto - a relação entre flutuação polÃtica e economia - e distorce suas conclusões para discorrer sobre a efetividade das politicas econômicas do atual governo. E ainda usa como "teoria" os ensinamentos de seu "velho pai". E ainda fem gente que leva um cara desses a sério...
Samuel é economista de livre texto. Só repete o q está no livro texto. MedÃocre é mto pra ele. Inacreditável q ainda tenha voz na mÃdia.
É isso, e o articulista tem sorte de ainda ser apoiado por esta mÃdia.
Esse estudo tupiniquim, para tirar o mérito do crescimento nas gestões Lula, parece piada. Na verdade, o crescimento nas gestões do Lula se deve à doutrina econômica dos gestores do governo Lula. Os economistas do Lula são da ala desenvolvimentista, todos as ações tem como fundamento o desenvolvimento da atividade econômica. Os liberais brasileiro estão pouco se importando para metas de crescimento e planejamento, pensam mais no lucro fácil. Exemplo foi jogar o preço do petróleo nas alturas.
Todos os nossos vizinhos cresceram mais e reduziram mais a desigualdade do que nós, nos 13 anos de petismo e até mesmo nos 8 anos de Lula 1/2 (ou seja, descartando o desastre Dilma). Os dados estão disponÃveis pra quem se interessar.
O velho truque de usar a economia para explicar a polÃtica de modo simplório fracassou mais uma vez. Economistas são melhores quando lidam apenas com economia. Melhor sorte na próxima, sr. Samuel.
A militância petista pira quando economistas fazem análises com embasamento...
Esse André é mesmo "Lunar" de lli.
Prezado Paulo Augusto, em economia os efeitos nem sempre são imediatos. Exemplo: a maior parte do crescimento do PIB deste ano se deve a soja e milho, que são plantados em sequência, com a decisão de ambos tomada no ano anterior a colheita (insumos são comprados com bastante antecedência) e dependendo também do clima - é preciso um grau de fanatismo muito fora do normal para achar que esta decisão do ano passado e o clima foram devidos a Lula...
Prezado José David, os problemas de Bolso (que foram muitos, mas que teve um saldo positivo em economia), não invalidam os fatos de que o crescimento surpreendente do 1 sem de 2023 foi devido ao agro (preço da soja, que é conjuntura internacional, como Samuel fala) e de reformas como a da previdência (sem ela do dólar estaria a R$6,00), a trabalhista (que não retirou direitos, apenas coibiu alguns abusos mais absurdos), a do marco regulatório, a independência do BC, entre outras.
Qual a base dessa análise? 13 milhões de desempregados? Venda de ativos para por em gastos correntes? Inflamação descontrolada? Caos na saúde e educação pública? Guedes fez o pé de meia dele e de outros espertalhões nas costas dos brasileiros mais pobres. Olha a milicada que ganhou aposentadoria integral enquanto um trabalhador normal nunca terá esse benefÃcio.
Quanto blá-blá-blá do Samuel. Era só dizer: Lula tem sorte sim. Sempre é eleito em momento econômico favorável. Assim, mesmo sendo incompetente, obtém sucesso. Ainda bem.
"Com sorte você atravessa o mundo, sem sorte não atravessa nem a rua". (Nelson Rodrigues)
O pessoal aqui acha que o baixo desemprego, de 7,9%, é graças ao Lula. Primeiro, que não é graças ao Lula e nem ao Bolsonaro. Foram as reforma macro e microeconômicas de 2016 a 2022 que estão surtindo os seus primeiros efeitos na economia, com destaque para a reforma trabalhista de 2017. Há outras reforma macro e micro a serem feitas ainda, como a tributária e o marco das startups, por exemplo. Reforma são feita e pensadas para longo prazo.
Se com a deforma trabalhista continuou tudo igual, ela era desnecessária. Na verdade, como já disse o Paulo, não criou empregos; só tirou direitos e precarizou o trabalhador. "Facilitou" acordos enfraquecendo uma das partes, o trabalhador, com o estrangulamento financeiro dos sindicatos e a desnecessidade de acordos coletivos com a intervenção sindical em vários assuntos. Só desgraça.
Paulo Augusto, concordo com você, apenas a reforma trabalhista não faz milagre. É por isso que eu disse nos meus comentários: que foi um conjunto de reformas feitas recentemente, de 2016 a 2022, que estão surtindo os seus primeiros efeitos na economia e proporcionando a queda no desemprego, as de cunho microeconômicas têm um grande potencial de atrair investimentos ao longo do tempo, a tributária também, caso seja aprovada, que é macro, diminuindo a burocracia tributária no paÃs.
Vinicius, reforma trabalhista não gera empregos mas somente tira direitos. Fazer com que trabalhador custe 1 real por mês ao empregador não o faz empregar 500 no lugar de 1. Povo com dinheiro e consumindo é que faz o empregador contratar mais gente.
Cabe ressaltar que o desemprego já vinha abaixo de 9,0% antes de Lula assumir o poder. É ingenuidade em achar que foi ele que contribuiu para a queda atual. E repito, também não foi obra de Bolsonaro. Isso é uma tendência que já vinha desde o segundo semestre de 2021 quando a pandemia deu sinais de arrefecimento. Muitos economistas já apontam os benefÃcios das reformas macro e micro para a economia do paÃs, a trabalhista é uma delas.
Em que parte você não entendeu, Paulo Augusto ?. Reformas têm impacto positivos ao longo do tempo, principalmente no longo prazo. A reforma trabalhista de 2017 é um bom exemplo e ela não tirou direito do trabalhador, apenas atualizou a rudimentar CLT da era Vargas. O trabalhador continua tendo direito a férias remuneradas, seguro social, 45 horas semanais de trabalho, com remuneração de hora extra. Apenas deixou mais livre o contrato entre empregador e empregado.
Reforma trabalhista não gerou emprego mas somente retirou direitos dos trabalhadores.
Essa foi brilhante. Lula entra após uma arrumação neoliberal. Vejamos, foi entregue uma massa de 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Um pais desindustrializado, com a maior taxa de juros do planeta. Uma dÃvida pública imensa, um PIB Ãnfimo, um funcionalismo público com 7 anos sem reajustes salariais. Bancos com faturamento pornográficos, educação e saúde aos cacos, pesquisas paralisadas, universidades públicas abandonadas. Ah! A China com o PIB em descenso.
De fato, empulhação. Essa elite pior do G-20 só engana trouxa.
Graças a Deus o Lula é o presidente. Bozo e PG destruiriam a economia
toda vez que eu leio uma bes tei ra dessa, eu penso que basta ser homem branco pra escrever qualquer asn ei ra no dito 'maior jornal do brasil'. porque claramente não há outra justificativa para tantas palavras que não dizem nada.
Claro que não. Todos os progressos conseguidos em suas gestões são o resultado de sua extrema competência,sabedoria e seriedade nas decisões tomadas
Então não é sorte, mas são os ciclos? Ufa, e você que pensou que era por mérito do Lula! A forma como os economistas do "mercado" se apertam e dão voltas e mais voltas para explicar a frustração de suas previsões catastrofistas é engraçadÃssimo
O que me chama atenção no seu comentário é: economistas "do mercado", você conhece outros economistas? Economistas "do Estado"?
Então é tudo sorte, né? Kkkkk
Quanto rancor nesse coração, Samuel. Saiba reconhecer qualidades naqueles com os quais você não concorda ou não tem afinidades. Deixe de ser prepotente
Qualidades ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Lula tem sorte? Voltar
Comente este texto