Celso Rocha de Barros > Taxar os ricos não é pecado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro José Antônio, é incrÃvel o nÃvel de indulgência com o Lula. Não foi questão de aceitar. Foi questão de conceder o benefÃcio. Lula concedeu em medida provisória a isenção para os super-ricos.
Sim! Taxar os camisas amarelas não é pecado!
Parabéns Barros pelo apropriado Comentário. Soubestes muito bem apontar as contradições do discurso de Camargo. O desafio é garantir oportunidades iguais para todos e reduzir as desigualdades. E para isso é necessário justiça fiscal e social. Todo o apoio.
Em todas as discussões sobre o tema, ninguém teve a curiosidade de saber, afinal de contas, quem foi o super-protetor dos super-ricos que, em 2006, concedeu o benefÃcio fiscal aos “super-ricos”?! Em 2006?! HummmmÂ… Melhor mesmo não perguntar. Pode atrapalhar o “marketing” do atual governoÂ…
Ou o presidente à época aceitava o presidente do BC da época e outras coisas a mais ou não governaria. Quem dera que o presidente à época pudesse contar com 367 progressistas na Câmara e 61 no Senado. Liste os partidos e polÃticos da época e veja de quantos camisas amarelas de outrora se compunha o Congresso. PolÃtica, polÃtica meu caro..
O fato: há uma proposta efetiva de redução da desigualdade pela via tributária. Tributação dos fundos exclusivos e das offshore. Além disso, fim da dedutibilidade dos juros sobre capital próprio, volta do voto de qualidade no Carf. Em breve fim da isenção dos dividendos. PolÃticas públicas financiadas por quem tem mais riqueza. Cumprindo a Constituição. (art. 145, par 1°). Quem não se conforma, fica em churumelas...
Há tipos diferentes de ricos. Há os que simplesmente sonegam como o Mantega, que escondeu que tinha dinheiro em paraÃso fiscal. Ou como o Lula que esconde patrimônio colocando-os em nome de terceiros. Mas quem é acionista declarado de grandes empresas já paga 34% sobre o lucro, ainda na forma de pessoa jurÃdica. Deve-se correr atrás do primeiro tipo, os verdadeiros sonegadores.
Seu comentário é falacioso, e a menos que consiga trazer provas do que alega sobre o presidente, também criminoso. Aguenta uma temporada na papuda?
Tributar os Super-Ricos se faz necessário é medida de compensação e de reconhecimento de seu patrimônio em prol do social. Mas eu só acredito vendo. décadas de PT na oposição e eles sempre falaram em instituir tal tributo. chegaram ao governo não uma mas4vezes e a proposta não saiu. Agora SE não passar colocarão a culpa no Congresso. Quando um governo presidencialista quer, consegue aprovar. Mas irá passar. No mais será apenas mais arrecadação que virá óleo pra máquina do Estado. Um enorme ralo.
Conclusão de seu raciocÃnio - já que vai virar óleo na máquina do Estado, melhor não cobrar o imposto!
Parabéns Celso por tocar neste assunto, a folha deu tanto destaque nesta questão, só faltou dizer assino embaixo, trabalho com previdência social ( INSS), antes do Lula corrigir a tabela do imposto de renda, aposentado com 2.000,00 era taxado na fonte, hoje aposentado que recebe acima de dois salários mÃnimos, é taxado, e aà vir com essa conversa mole que ser rico não é pecado, já é demais.
Bom artigo. No Brasil da mÃdia corporativa e da Faria Lima, só é pecado ser assalariado. Você paga o imposto antes mesmo de receber o salário. A penitência dos trabalhadores é implacável
Faria Lima que conta com o apoio incondicional da Folha.
De acordo com os evangelhos, ser rico e pecado. E mais fácil Um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus
Esse evangelho não deve ser o usado nas igrejas dos edir, malafaia, valdomiro e cia ltda.
O mercado promove a desigualdade, e parece fazê-lo com mais força atualmente que no passado. Mas não é ele que preserva a desigualdade entre famÃlias. Ninguém atende melhor sua demanda por herança... Foram os mercados que trouxeram a humanidade para a situação de afluência (mesmo que desigual), mas a exigência de maior igualdade é global. Essa me parece a encruzilhada econômica em que nos encontramos.
Parabéns, Celso. O artigo desse cÃnico, cara de pau Camargo foi revoltante. E Folha deu grande destaque ao texto. Acrescentaria que não é só pecado de avareza. É pecado tb roubar. Quem não paga imposto justo, fazendo lobby junto a parlamentares para ter privilégios, está roubando a sociedade.
Celso foi cirúrgico. diante da tolice anteriormente dita .....
Celsão, me'rmão, tenho que confessar que não li o artigo do seu Jão, não: justa Lerda, com esse tÃtulo, expelido pelo chefe do Esfera? É cÃrculodemasiado oblongo pro meu figo. Isso posto, tendo o Roncaglia e, hoje, você e o seu Gabriel escrito bons artigos a respeito, não tenho muito com o que contribuir. Posso tentar, mas mantenho-me na Esfera do sobrenatural: usura devia tornar a ser pecado, o Argentino bem que podia transmutar esse "mérito" em MeretrÃcio. Orra, 3OO% de juros ao ano? Vão fão!
Hahahhaa, excelente, ainda que eu não concorde com a perspectiva do "cão atual". Mai é mêmo injustiça enorme com os financistas medievos: vamo demandar ao Toffoli que encaminhe uma revogação aos céus, a mode rever essas condenações? Hahahahah! Melhor ainda, que o Xandão excomungue os banqueiros de hoje e os mande cremar por um milênio.
Também sou a favor de usura voltar a ser pecado Benassi, acho inclusive uma injustiça com os banqueiros medievais. Veja que os caras tá lá cum u cão (que não é nenhum pet não) por uma coisa que hoje em dia nem pecado mais é. Enquanto os outros agora estão é comprando o cão e colocando em BrasÃlia.
A coluna acertou na mosca. Essa história de meritocracia é conversa para boi dormir porque nem nos Estados Unidos cola mais. Formam-se castas que passam a dominar tudo em seu benefÃcio. Que os pobres e a classe média paguem mais, como aqui, não é apenas indecentemente. É receita para violência e falta de paz e de justiça.
Não há lógica nos pobres pagarem mais impostos que os super ricos com seus privilégios em fundos exclusivos e offshores em paraÃsos fiscais. É uma insanidade que tem que ser urgentemente corrigida para felicidade geral da nação. Tem que ser muito alienado ou ter má- fé para não acreditar nessa verdade cristalina
Simplesmente a ideia é retirar isenções e privilégios dos super ricos e grandes empresas para que em 2024 se obtenha o déficit fiscal zero ou próximo de zero. Se houver estabilidade ,prosperidade, aumento de empregos etc haverá aumento do consumo a população em geral será benefiada principalmente os super ricos qypue são donos das grandes empresas
Excelente!
Tem que reformar o Estado e cortar os gastos, super salários e fundo partidário indecente. Mas isso o Lula não faz, é mais fácil abrir para o centrão e jogar essa cortina de fumaça da taxação dos ricos. Não estão nem aÃ, arrecadação que é bom não vai virar nada.
Creio que essa complexa e convincente argumentação deva ser enviada diretamente aos eminentissimos legislabostas, é capaz de surtir algum efeito.
Taxar os ricos não é "pecado" é o devido, é o justo. "Pecado" é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) enganar a todos sobre isso com o apoio dos pseudosintelectuais frustados de nossas academias. O que faziam quando governaram por 14 anos e assistiram os pobres subsidiar os ricos com alta tributação do consumo, acerca do que não apresentaram, até hoje, nenhuma proposta à Reforma Tributária em sentido contrário? Namastê!
Como o presidente Lula não podia contar com 367 progressistas na Câmara e 61 no Senado, os camisas amarelas de outrora e o FMI lhe enfiaram goela a baixo o presidente do BC. Caso ele não aceitasse, não governaria. PolÃtica, polÃtica meu caro..
Estou com Nelson. Veja Luiz que um erro não justifica outro. pegar o Coiso como régua é fácil, pois a medida está muito mais embaixo. A inutilidade administrativa do Coiso somando o ódio caos e morte sempre que abre a boca não justifica a extrema corrupção das gestões petistas. O Brasil merece mais.
Ver PISA dos governos Lula. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Paulo. Estadista é aquele cujas obras persistem no tempo e no Espaço. Assim o foram entre nós os reformadores Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco e Itamar Franco. O Brasil de Lula é o mesmo do antes de Lula e até pior nos Ãndices educacionais, um dos piores do mundo, tanto quanto nos de saneamento. Ou seja,o Brasil não progrediu com Lula exceto na dependência do Estado, que rende votos e manutenção do poder.
Luiz Fernando. Todos aqui merecem o meu respeito, mas seu gesto agora de se reconhecer nas categorias informadas por mim, o faz merecedor de minhas congratulações. Um abraço fraterno. Namastê!
É Bolsonarista e viúvo do Pinóchio das Araucárias. E anti-PT e anti-Lula. Tergiversou ante os fatos todos despejados pelo Paulo.
Paulo. O PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e Lula são de direita, de direita, e da pior qualidade! É isso que estou demostrando nos meus mais de 15 mil comentários aqui (coluna F 5). E o que dizem os pseudosintelectuais frustrados, sem autonomia de pensamento uns e ocupantes de cargos polÃticos outros, que sou Bolsonarista, é isto que dizem, só isso. Ficou claro agora?! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Mais Médicos - 50 milhões de beneficiados; Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza; 38 milhões de pessoas ascenderam à nova classe média (Classe C), 42 milhões de pessoas saÃram da miséria.
PRONATEC – 6 Milhões de pessoas; PROUNI – 1,2 milhões de bolsas; FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário; Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famÃlias beneficiadas; Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas; Criação de 6.427 creches; Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados;
Mortalidade Infantil : 2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos |2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos; Gastos Públicos em Saúde: 2002 – 28 bi|2013 – 106 bi; Gastos Públicos em Educação: 2002 – 17 bi|2013 – 94 bi; Estudantes no Ensino Superior: 2003 – 583.800|2012 – 1.087.400; Risco Brasil (IPEA): 2002 – 1.446|2013 – 224; Operações da PolÃcia Federal: Governo FHC – 48|Governo Lula – 1.273 (15 mil presos); Varas da Justiça Federal: 2003 – 100|2010 – 513.
Capacidade Energética: 2001 – 74.800 MW|2013 – 122.900 MW; Criação de Universidades Federais: Governo FHC – zero|Governos Lula – 16; Criação de Escolas Técnicas: Governo FHC – zero|Governo Lula – 214; Desigualdade Social: Governo FHC – Queda de 2,2%|Governo Lula – Queda de 11,4%; Produtividade: Governo FHC – Aumento de 0,3% |Governo Lula – Aumento de 13,2%; Taxa de Pobreza: 2002 – 34%|2012 – 15%; Taxa de Extrema Pobreza: 2003 – 15% |2012 – 5,2%; IDH: 2000 – 0,669|2012 – 0,730;
Salário MÃnimo: 2002 – 200 Reais (1,42 cestas básicas)|2014 – 724 reais (2,24 cestas básicas); Economia do Mundo: 2002 – 13ª|2014 – 6ª; Salário MÃnimo Convertido em Dólares: 2002 – 86,21|2014 – 305,00; Passagens Aéreas Vendidas: 2002 – 33 milhões|2013 – 100 milhões; Exportações: 2002 – 60,3 bilhões|2013 – 242 bilhões; Inflação Anual Média: Governo FHC – 9,1%|Governo Lula – 5,8%; Taxa Selic: 2002 – 18,9%|2012 – 8,5%;
Empregos Gerados: Governo FHC – 627 mil p/ano|Governo Lula – 1,79 milhões p/ano; Taxa de Desemprego: 2002 – 12,2%|2013 – 5,4%; Valor de Mercado da Petrobras: 2002 – 15,5 bilhões|2014 – 104,9 bilhões; Média de Lucro da Petrobras: Governo FHC – 4,2 bilhões p/ano|Governo PT – 25,6 bilhões p/ano; Falências Requeridas em Média p/ano: Governo FHC – 25.587|Governo Lula – 5.795.
DÃvida lÃquida do setor público: 2002 – 60% do PIB|2013 – 34% do PIB;Produção de veÃculos: 2002 – 1,8 milhões|2013 – 3,7 milhões; Safra AgrÃcola: 2002 – 97 milhões de toneladas|2013 – 188 milhões de toneladas; Investimento Estrangeiro Direto: 2002 – 16,6 bilhões de dólares|2013 – 64 bilhões de dólares; Reservas Internacionais: 2002 – 37 bilhões de dólares|2013 – 375,8 bilhões de dólares.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história. Lucro do BNDES: 2002 – 550 milhões|2013 – 8,15 bilhões; Lucro do Banco do Brasil: 2002 – 2 bilhões|2013 – 15,8 bilhões; Lucro da Caixa Econômica Federal: 2002 – 1,1 bilhões|2013 – 6,7 bilhões; PIB: 2002 – R$ 1,48 trilhões|2013 – R$ 4,84 trilhões; PIB per capita: 2002 – 7,6 mil|2013 – 24,1 mil.
Nelson, acusar o governo federal de culpa pelas pessoas criarem dÃvidas chega a ser infantil. E quanto ao saneamento, você fala como se houvesse somente o governo Lula durante todo o tempo do Brasil república. Porque não fala que a direita - que governou durante décadas sem fim - não fez o dever de casa ? Má-fé ?
Bolsonarismo e Bolsonarista são termos cunhados pelo PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo avassalador. Seu sufixo pressupõe uma coordenação de pensamentos e uma doutrina que sempre faltaram a Bolsonaro e nunca preocuparam seus seguidores fanáticos e iguais antagonistas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Carlos. Chega a ser patético, data Vênia, essa coisa de acusar de "bolsonarista" quando falta argumentos para me contrapor. O termo aliás, é uma criação do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo avassalador. Eis que seu sufixo pressupõe uma coordenação de pensamentos e uma doutrina que sempre faltaram a Bolsonaro e nunca preocupou seus fanáticos seguidores e iguais antagonistas.Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus!
Namastê, o Bolsonarista envergonhado
E veja Paulo, o governo brasileiro cada vez arrecada mais, não para nunca e a dÃvida interna (que sempre foi muito superior a externa e com um juros infinitamente maior) só faz crescer na últimas décadas. Do que adianta um pai de famÃlia comprar casa, colocar o filho na faculdade sair e deixar a conta pra mãe? Dilma que o diga. Lula não tem o direito de errar na economia ou voltar a seus velhos esquemas senão um Coisinho Volta. Responsab. com o dinheiro é necessário sem populismo.
Paulo. Foi também Lula que deixou como herança 100 milhões sem saneamento e 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional por ele nomeado. Os trabalhadores, nem ao menos os da construção civil de cujos patrões é próximo, sem um segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos etc. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Perfeito Vidal. Tributar os SuperRicos se faz necessário é medida de compensação e de reconhecimento de seu reconhecimento em prol do social. Mas eu só acredito vendo. décadas de PT na oposição e eles sempre falaram em instituir tal tributo. chegaram ao governo não uma mas4vezes e a proposta não saiu. Agora SE não passar colocarão a culpa no Congresso. Quando um governo presidencialista quer, consegue aprovar. Mas irá passar. Tenho fé.
Paulo. Lula deixou como herança 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo e o presidente do Banco Central por ele nomeado um banqueiro privado internacional, os trabalhadores sem um segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, os hospitais públicos sem médicos e equipamentos e universidades com prédios caindo aos pedaços e sem professores.Deu comida para obter votos (Bolsa FamÃlia) e não deu onde fazer cocô, deixando 100 milhões sem saneamento.Namastê!
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
* pseudosintelectuais frustrados
Celso pareceu servir-se do Sermão de Santo Antonio do Padre Vieira, que formula diversos argumentos de natureza igual. Para, no fim, fazer o chamado ao pagamento de tributo. Convoca todos os estamentos, mas a nobreza em particular. E invoca até Cristo na legÃtima defesa da igualação dos sacrifÃcios: “A lei de Cristo é uma lei que se estende a todos com igualdade, e que obriga a todos sem privilégio: ao grande e ao pequeno, ao alto e ao baixo, ao rico e ao pobre, a todos mede pela mesma medida”.
Taxar para realimentar corrupção e benesses dos oligarcas não é e nunca será uma solução. Proselitismo, somente isso. Satisfaz os ingênuos, não afeta de fato os ricos e engorda o estado perdulário.
Interessante André. Não sei bem o motivo de envolver o pobre jipe na discussão, mas se queria dar um exemplo de carro para ultra ricos, errou por um par de milhões. Meio provinciano, não acha?
Carlos, um pouco mais de leitura e interpretação lhe fariam muito bem. Ainda é um paÃs livre, pode achar que ao invés de tapar buracos no barco é melhor ter mais baldes, mas, creio que deve concordar, é algo que não funciona muito bem. Aproveite para reler, também, o que pesquisou no dicionário.
Vc consegue perceber o quanto é ridÃculo ser um pobre de direita que defende que ricos não devem pagar impostos? Ah, e vai no dicionário ver qual é o significado de proselitismo. Não use palavras cujo significado desconhece.
Já pagou sua parcela do mês do Jeep Renegade?
Avareza, egoÃsmo, soberba, embuste, donos do poder, da mÃdia, das instituiçõesÂ… Estado máximo para os super-ricos e mÃnimo para o restante da população. Pra eles tudo, todos os privilégios e benesses do Estado, para o restante da população trabalho mal remunerado, aposentadoria e direitos trabalhistas confiscados, saúde, educação, moradia, alimentação, transportesÂ… precários.
Excelente artigo caro Celso,vem a mostrar porque a AL como um td é essa ilha de desigualdade social,cultura e principalmente economica,a mentalidade desta elite econômica é deprimente.
Exatamente, o pecado está no destino que será dado aos recursos arrecadados, que dificilmente irão para a saúde, educação ou segurança pública
Entretanto, são dois problemas distintos, certo, caro Tersio? Com soluções, igualmente, diferentes.
Quando o óbvio precisa ser explicado, a defesa dos privilégios condena envergonha a todos nós. Como é triste a miséria de nossa elite econômica!
Eis um intelectual identificado com os trabalhadores. Muito bom.
É um bom intelectual, de ótimos miolos, que *não perde de vista que é um trabalhador*. Ao contrário de tantos, intelectuais ou não, que já abandonaram esta saudável perspectiva...
Parabéns ao Celso Rocha Barros. Ter paciência de explicar o óbvio e rebater o absurdo sem cair na tentação de desqualificar a quem parece pedir por isso são méritos.
Coisa rara um artigo de economia que seja bom na Folha! O dono biliinário deve estar de férias.
Por fim o governo deveria confiscar o dinheiro daqueles que não pagam imposto. Como fazem com o dinheiro do tráfico.
Apesar de repugnante e reprovável, essa opinião tosca do tal de João Camargo é partilha por boa parte do ricos brasileiros. Como um paÃs com gente desse tipo pode dar certo?
Perfeito Celso. Parabéns.
taxar os ricos?kkkkk, conta outra
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Taxar os ricos não é pecado Voltar
Comente este texto