Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Nenhuma Ditadura presta! Viva Chile! Viva Allende!

    Responda
  2. José Cardoso

    Período trágico. Mas pelo menos o país se desenvolveu, e houve a transição posterior para a democracia. Se os comunistas tivessem se consolidado no poder, como estaria o Chile hoje? Uma pista é a situação de Cuba, onde também houve muita repressão, só que acompanhada de estagnação e eternização da ditadura.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Aprenda, José. Allende não era comunista e sim socialista democrático. É uma diferença fundamental, sabia?

  3. Ricardo Arantes Martins

    Usaram primeiro o Brasil. Tem alguns anos os Ianques liberaram os documentos atinentes ao golpe no Brasil. Não existia ameaça real de ditaduras comunistas aqui, mas era necessário o Brasil cair primeiro para levar o resto da américa latina. O Presidente Ianque Lindon Johnson deixa claro tal política e corrompe alguns generais traidores, liderados pelo General Mourão (outro). Vale a pena dar uma busca.

    Responda
  4. Felipe José

    O sangue de milhares de pessoas, da Argentina ao México, está nas mãos dos americanos. A América Latina só será livre de verdade quando a influência do império deixar de existir.

    Responda
  5. Ernesto Pichler

    Derrubar governos desobedientes é a prática usual do Império. Chile, Brasil, Egito, Ucrânia, são casos de golpes promovidos pelo Império. E há muitos outros, "revoluções coloridas" do State Department.

    Responda
  6. Ernesto Pichler

    Derrubar governos desobedientes é a prática usual do Império. Chile, Brasil, Egito, Ucrânia, são casos de golpes promovidos pelo Império. E há muitos outros, "revoluções coloridas" do State Department.

    Responda
  7. Angelo Batista Goulart

    A Interferência do Império (EUA) na geopolitica global é fato e ela acontece sempre como uma determinação , o Chile no caso estudado é apenas HUM , o Liberalismo econômico expandiu pelo planeta e junto os interesses do Império (EUA) , a soberania , a democracia, a liberdade das nações e suas riquezas foram todas ameaçadas pelo controle hegemônico do Impèrio (EUA), que aplica sanções e estrupos financeiros com o FMI.

    Responda
  8. Valter Luiz Peluque

    Ontem e hoje, imperialismo em ação. A “maior democracia “ espalhando golpes e ditaduras pela América Latina e estimulando a guerra no oriente médio e na Ásia.

    Responda
  9. Alvaro Almeida

    Engraçado, o Golpe contra Dilma Rousseff também foi obra dos americanos. E foi num passado recente. E que contou com o apoio da mídia do Brasil. Pra mim não é surpresa!

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Coloca folha e Globo na reunião nos Eua, Lula e Dilma no lugar de Aliende e Bolsonaro no lugar do Pinochet, dá pra entender perfeitamente o que ocorreu no Brasil recente. Por sorte foi interrompido, um segundo mandato do monstro das joias e dos 700 mil, seria o caos.

    Responda
  11. elder bregolin

    Americanos do passado e a OTAN de hoje. Algumas mudanças nos métodos mas o objetivo da dominação permanece. E o comunismo no Brasil? é o velho fantasma que assombra mas não vinga. Pior. Nos últimos anos tem servido, novamente, de justificativa pra causar medo em parte da população. Seria cômico se não trágico. Bozo e equipe comandaram o país com este fantasminha no ombro direito e muitos seguidores foram "abduzidos". Ignorância, medo ou interesses. Eu rio deste "perigo".

    Responda
  12. Paolo Valerio Caporuscio

    A verdade e realidade os E.U.A ditam na América Latrina.

    Responda
  13. Leão Machado Neto

    No período da Guerra Fria, por razões geopolíticas, os EUA interferiam na America Latina como a URSS interferia no leste europeu. Havia interesses econômicos e ninguém era bonzinho nessa parada.

    Responda
  14. Ricardo Lobo

    "Jamais vou sair"

    Responda