Elio Gaspari > O brado retumbante de Toffoli contra a Lava Jato Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. alderijo bonache

    DEFESA PARA ASSSANGE!

    Responda
  2. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Permita-me o colunista a ousadia de agregar ao título da coluna:" choveu no molhado". Esse moço é engenheiro de obra feita.

    Responda
  3. Ricardo Pereira Ignacio

    Boa noite amigos comentaristas desse jornal virtual! Vamos todos juntos defender a ditadura petista !

    Responda
    1. neli faria

      O bovídeo atropela quando alguém aponta uma verdade contra o deus.

  4. Odalci José Pustai

    Urgente, liberdade para Assange.

    Responda
  5. fauzi salmem

    Toffoli sempre foi um submisso aos bilionários que mandam no país. Ele e Gilmar têm impedido que os bancos paguem aos poupadores que foram tungados nos planos econômicos. Mitigou o golpe militar de sessenta e quatro, promovido pela elite. Impediu lula de ir ao funeral do irmão, mantendo o vínculo ideológico. E outros que, certamente, não distoam de sua conduta submissa.

    Responda
    1. fauzi salmem

      corrijo: ...destoam...

  6. Daniel Nunes

    Toffoli errou feio e vergonhosamente duas vezes: no passado, quando não permitiu a ida de Lula ao velório, e agora, quando anulou as provas da lava jato. No primeiro caso faltou sabedoria, humanidade e bom senso. No segundo, inteligência, independência, responsabilidade e compromisso com a história.

    Responda
  7. Luciano Ferreira Gabriel

    A composição do STF é canhestra. Advogados de muitos ricos (bem como amigos dos amigos do meu pai), reprovados em concursos, entrantes do quinto constitucional, vários sem carreira jurídica e com apenas graduação (sem mestrado ou doutorado). Para piorar: possuem o mesmo material moral e ético dos piores políticos. Portanto, a maioria possui a notória picaretagem fisiológica da política, em vez de notório saber jurídico. O resultado não poderia ser pior.

    Responda
  8. PAULO CURY

    o brasil não tem jeito, nossa vocação para desgraçar tudo é muito grande

    Responda
  9. Wilson Rossi

    O amigo íntimo de Golbery, a eminência parda da ditadura, pode estar mentindo amigos. Ñ será a primeira vez.

    Responda
  10. Marcos Longaresi Carvalhães

    O povo brasileiro tá fubecado

    Responda
  11. sérgio dourado

    Gilmar não era crítico da operação como parece hoje com tanta raivinha: ao contrário, ele elogiava a operação que "estragou" o "projeto de poder de décadas" do PT: da "cleptocracia". Então o colunista reveja, aí, esse parágrafo porque ele não combina com os fatos. Apesar de no Brasil os fatos não parecerem importarem, de fato, mas as narrativas sim.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Eh dele o termo ‘cleptocracia’!

    2. benjamim picado

      caro sergio, mais embaixo no setor de comentários eu dou a data a que tio elio deveria recuar, quando se trata de gilmar mendes: corria o ano da graça de 2016 quando o surpemo dizia exatamente isto que vc. relata, na época em que contestar sergio fernando era tarefa para poucos.

  12. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    A situação do ministro se adequa a uma frase de Shakespeare "Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez."

    Responda
  13. Mario Silveira

    Balas Toffee convenientes para qualquer ocasião . ( Se for diabético não consuma )

    Responda
  14. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A Lava Jato terminou como começou, "ENVERGONHADA", palavra que o comentarista tanto gosta de usar.

    Responda
  15. Marco A Moreira

    Leiam o editorial de hoje do Estadão: uma crítica dura, implacável, com dados inquestionáveis sobre a ação política do referido ministro bem como a impressão que fica da mais alta corte perante a polução. Não obstante a defesa do Judiciário e do estado democrático de direito, o editorial pede respeito ao povo . Espero que o parecer seja julgado pelos pares e desfeito.

    Responda
    1. neli faria

      Vinicius: o petralha lê porque a Folha sempre foi a Serviço do Lula. Sou assinante há mais de trinta anos . De vez em quando, para dizer imparcial publica uma verdade.

    2. Vinicius Branco

      Petralha que eh petralha nao lê O Estadao. So a FSP.

    3. Cristiano Penteado

      Estadão ? Aquele da escolha difícil ? Não, obrigado.

  16. Alberto A Neto

    "O patife jamais bate no peito dizendo que é um patife. Todo patife se acha de uma bondade inexcedível".(Nelson Rodrigues)

    Responda
  17. neli faria

    Se a Lava Jato era tudo aquilo,Ministro,que consta r. decisão, por que não expediu um habeas corpus,de ofício,em favor do detido?Um magistrado tem o Dever de sanar a ilegalidade,ainda mais alguém na prisão.Por que não fê-lo?Aprendi há priscas eras, na graduação,quem se cala, devendo falar, consente. Por que silenciou, excelência?O Direito de silêncio é para um acusado e não para o magistrado.Não ter deixado ir ao velório? Uma desumanidade atroz ! Um Juiz , ainda que erre,pedir desculpas?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Neli. Poucos aqui, talvez você, entenderia o que agora vou falar. Não desgosto nem de Lula nem de Bolsonaro como meus irmãos em humanidade, mas prefiro os outros 200 milhões de brasileiros sem e outro na Presidência da República. Simples assim, mas quem acredita nisso? Acham que politica é igual futebol- e olha seu Santos (de Pelé, Coutinho e Pepe)- não pode descer hein!- continuam torcendo pelo mesmo time ainda que façam mal ao Brasil. Uma grande abraço!

    2. Neli de Faria

      E digo mais! O delegado Romeu Tuma na época da Ditadura Militar ao tirar Lula da prisão e levá-lo ao velório da mãe . E não esperou medida judicial! O delegado atuou com bom senso e humanidade. O que se espera de alguém que cumpre com louvor a sua obrigação funcional!

  18. benjamim picado

    se tio elio ousasse recuar a 2016, veria o mesmo gilmar mendes usando a lava-jato para caracterizar o PT como OC - naquela mesma época em que pelo menos 6 cabeças do STF seguiam as ordens do general villas boas, cifradas na forma de tweets. não custa lembrar que muitos jornalistas surfaram essa mesma onda - alguns deles continuando na espuma, mesmo depois da nomeação de sergio fernando pro MJ de jair messias. tempus fugit, memento mori.

    Responda
  19. Sarkis Aprahamian

    Juiz medíocre; envergonha e ajuda a desacreditar a suprema magistratura do país.

    Responda
  20. PAULA FARIA

    Se o STF fosse uma instituição séria, constituída à luz do concurso público (como acontece com qualquer servidor público do país), Leandro Paulsen, renomado tributarista com Manual publicado, seria Ministro e não teria que pedir perdão por nada do que decidiu. Mas estamos num país que admite um Ministro que falhou em ser aprovado em diversos concursos da magistratura. O beija-mão de D. João VI não acabou.

    Responda
  21. PAULA FARIA

    Na República Bananeira, o juiz da corte constitucional tem que pedir perdão ao chefe do executivo da vez. Vergonhoso.

    Responda
  22. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "O senhor tinha direito de ir ao velório. Me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão". Queria saber qual foi a resposta do Lula a este pedido.

    Responda
  23. CARLOS TARDIVO

    PTofolli chuta cachorro morto para aparecer e fazer média com quem lhe arrumou a bocona vitalícia para a qual não tem gabarito .Ridiculo!

    Responda
  24. Antonio Pimentel Pereira

    Assim cm a república de curitiba enganou todo mundo pra encarcerar injustamente o ex presidente, não acredito nesse ato do min toffoly, na vdd esses 200 anos o mundo sofreu suas maiores transformações, água tratada, energia, comuicações, transportes, posto de saúde em todo canto, alimentos dos mais diversos, mas o judiciário cresceu pra dentro, pois copiamos o modelo americano, mas lá tem outra tradição

    Responda
  25. Peter Janos Wechsler

    Provas obtidas por métodos incorretos foram anuladas. Provas obtidas criminosamente pela vaza-jato foram aceitas e validadas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Julgar a justiça e julgar um cidadão, são coisas distintas. As provas não foram apenas obtidas de apenas de forma criminosa, também foram manipuladas de forma criminosa, o que é ainda pior. Uma vez foram manipuladas, todas devem ser rejeitadas pois não se sabe quais foram e quais não foram. Isto tudo não quer dizer que não haviam culpados, mas que não se sabe quais eram e quais não eram, pois foi feito de forma errada, direcionada e política, diga o ex juiz, exministro e futuro ex senador Moro

    2. neli faria

      Dois pesos e algumas medidas.

    3. Peter Janos Wechsler

      Luiz. Estou sabendo perfeitamente. Mas é totalmente imoral, na minha visão que nada vale.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Para absolver (e é correto, em qualquer caso). Não para condenar (é errado, em qualquer caso).

  26. Jean Oliveira

    Tofoli é uma arremedo de juiz.

    Responda
  27. José Cardoso

    Concordo com o ministro Toffoli. Mas com sua versão de 5 anos atrás quando votou pela continuação da prisão do Lula.

    Responda
  28. Gilberto Rosa

    Gaspari acima Toffoli exatamente do que faz com Bolsonaro. Agora que o monstro está caído no campo e abandonado, Gaspari desce a colina com o peito inflado para atacar, pena que antes era apenas mais um dos covardes escondidos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      *Gaspari acusa Toffoli

  29. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    ...gargalhadas... excelente artigo, repondo essa turma no devido lugar, é tudo muito vergonhoso...

    Responda
  30. Nelson Vidal Gomes

    Jesus o Cristo exortou-nos a perdoar não 7 vezes mas 70 vezes 7 vezes. Não sei seria seria o caso de Lula fazer o mesmo com Moro e Dallagnol pelo correto exercício de suas funções de Estado, mas certamente a Sociedade brasileira de índola Cristã, já o fez a Lula e o fará com o Ministro Toffoli por essa ignomínia com a Lava Jato. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * de índole Cristã.

    2. benjamim picado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Nelson Vidal Gomes

    Jesus o Cristo exortou-nos a perdoar não 7 vezes mas 70 vezes 7 vezes. Não sei seria seria o caso de Lula fazer o mesmo com Moro e Dallagnol pelo correto exercício de suas funções de Estado, mas certamente a Sociedade brasileira de índola Cristã, já o fez a Lula e o fará com o Ministro Toffoli por essa ignomínia com a Lava Jato. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. benjamim picado

      e pensar que os eremildos poderiam desaparecer do setor de comentários...SQN.

    2. Nelson Vidal Gomes

      * de índole Cristã

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. CARLOS TARDIVO

    PTofolli chuta cachorro morto para aparecer e fazer média com quem lhe arrumou a bocona vitalícia para a qual não tem gabarito .Ridiculo!

    Responda
  33. Gilberto Rosa

    O prejuízo para o Brasil ultrapassa milhares de vezes os tais 6 bilhões que recuperaram. Só para ter uma ideia, foi roubado 300bi em dois anos, dividendos pagos pela Petrobras a acionistas bilionários, refinaria por joias, 4 milhões de empregos destruidos, empresas destruidas... Sem golpe, Folha, Globo, Temer e o monstro, nada disto teria acontecido. O objetivo era político financeiro.

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    Gaspari é aquele que depois da batalha, ao invés de acusar as barbáries do inimigo, só demonstra mais uma vez que na verdade era e é um grande aliado do inimigo, vergonha. A justiça tem seu tempo, correto ter demonstrado e anulado toda está contravenção, farsa judicial que ocasionou grandes prejuizos ao Brasil, que deve ser registrada para não se repetir.

    Responda
  35. Gilberto Rosa

    Ainda tem jagunço da Folha que defende a lava jato das tramoias e provas forjadas do Dallagnol e Moro, que aceitou ser ministro do monstro das joias e dos 700 mil. Moro disse que nunca seria candidato, foi aos EUA ganhar dinheiro pra defender quem acusara. Como não anular essa esculhambação política forjada e apoiada pela Folha, que levou o país ao caos a Temer e ao monstro, acabou com empresas e empregos, gerou prejuízo muito maior ao país.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Para entender as falhas do livro de Gaspari vale ler o artigo A ditadura de Gaspari no observatório de imprensa.

    2. Gilberto Rosa

      Leão, a ditadura do Gaspari criou um golpe preventivo e ocultou a participação de empresários, nacionais e internacionais e dos EUA, vale ver O governo João Goulart de Moniz Bandeira, para entender a falha imperdoável. Não é a toa Gaspari trabalha na Folha, que apoiou financeiramente o golpe de 64. Obra tão falha quanto escrever um livro sobre a inteligência pessoal de Bolsonaro que o tornou presidente. O livro parece mais uma ocultação de provas históricas, serve bem ao andar de cima.

    3. Leão Machado Neto

      Caro Gilberto, li o livro do Fernando Morais há muitos anos e não lembro bem do episódio sobre a Folha, mas li também os livros do Gaspari e o título de todos começa com a palavra "ditadura". Isso, por si só, mostra que o autor nunca foi conivente com os militares e seus governos. É um excelente levantamento histórico daquele tenebroso período.

    4. Gilberto Rosa

      Leão, leia Chatô o Rei do Brasil, que vais entender porque o dono da Folha é bilionário, sem jagunços ele não chegaria lá. Gaspari sempre fez parte desta máquina, defensor de militares. Hoje ele chuta o monstro, faltou coragem para o fazer antes.

    5. Leão Machado Neto

      Chamar um jornalista e historiador como Gaspari de jagunço é extremamente desrespeitoso. Creio que o substantivo se aplica melhor ao Toffoli.

    6. Artur Carmel

      Que absurdo ! A Lava Jato levou o país a Temer ? Petistas, e outros Istas, sofrem de amnésia seletiva. Quem trouxe Temer ? E botou na vice de Dilma ? Se o principal objetivo de Moro não fosse impedir a candidatura de Lula e fosse fundo no Power point, o molusco até hoje estaria puxando uma grade.

  36. Ricardo Arantes Martins

    E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, líderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado. Imaginem isso no Brasil, a nação da impunidade. Tirou o sono de muitos. Que se peguem todos esses caras que mexeram com a Elite Política e Econômica. Que sirvam de exemplo e que não sobre um. Aqui é Brasil!

    Responda
  37. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Esclarecedor!

    Responda
  38. Samuel Gueiros Jr

    O objetivo de Toffoli era também livrar a própria cara pois seu nome aparece nas delaçoes onde ele é chamado do amigo de Lula e da Odebrecht. O fato é que a lava jato descobriu que notórias figuras do Judiciário também faziam parte das tenebrosas transações comandadas por Lula, Dirceu e Palocci. Era preciso estancar a sangria e Toffoli agora finalizou a previsão de Romero Jucá.

    Responda
  39. William Rachid

    O Ministro do STF poderia ter sido discreto e esperava que usasse mais conhecimento pelo cargo que ocupa. Que as provas possam ter sido conseguidas de um modo incorreto, e por isso não servem para incriminar alguém, faz parte da lei, mas negar que essas mesmas provas produziram consequências, como a devolução de mais de 6 Bilhões de Reais embasadas em delações e provas robustas, merece uma consideração nova.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Provas obtidas de forma incorreta, mas principalmente provas forjadas, como já foi demonstrado, planilhas eram adulteradas, incluindo e excluindo nomes, isto torna imprestável o material, a Folha omite. Foi tudo uma farsa com objetivos claramente políticos, veja Moro ministro do monstro e agora Senador, Dallagnos ex deputado. Folha continua desinformado.

    2. Leão Machado Neto

      É exatamente o que penso, William. Ninguém devolve 6 bilhões do próprio bolso apenas para livrar a cara. Esse montante foi roubado, mesmo.

  40. Alexandre Pereira

    "O serviço deles é descer da colina depois da batalha para matar os feridos". Sensacional.

    Responda
  41. Servulo Correa

    A sentença de Toffoli, cheia de adjetivos e comparações, mais parece um comentário de botequim.

    Responda
  42. Valter Luiz Peluque

    Matar os feridos seria um ato de misericórdia. Descer a colina, só pode quem não estava no campo. Essa metáfora é complicada e até por seu lado benigno causa dúvida quanto aos editorialistas. Mas se aplica bem à Lava Jato, que só causou mal ao país.

    Responda
  43. Augusto Mário Silva

    Esperar o que de um ministro que nomeou um general para assessorá-lo no STF?

    Responda
  44. Augusto Mário Silva

    Esperar o que de um ministro que nomeou um general para assessorá-lo no STF?

    Responda
  45. Max Morel

    Realmente, muito boa a comparação: descer a colina para matar os feridos, é isso que esse ministro Sem notável saber jurídico, uma vergonha para o STF e para a nação, fez com sua decisão injusta e imoral.

    Responda
  46. Max Morel

    E teve o perdão?

    Responda
  47. NACIB HETTI

    Usou a caneta em um papel que já estava escrito.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Me parece que era papel higiênico.

  48. Claudio Luiz da Cunha

    As viúvas do juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol não se conformam.

    Responda
  49. José Eduardo de Oliveira

    infelizmente, os três poderes continuam cada vez mais os três fe-dores.

    Responda
  50. ISAIAS PASCOAL

    Há algum tempo, o STF é o principal gerador de insegurança no país. Os abusos da Lava Jato poderiam ter sido evitados pelo STF lá atrás e, assim, n teríamos q passar pela pantomima e montanha russa dos últimos tempos! Ele é corresponsável pela balbúrdia! Quanto a Toffoli… meu Deus… melhor não escrever!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A justiça tem um tempo e todas as irregularidades foram aparecendo com o tempo. Não é mais razoável defender a lava jato. A Folha defende o golpe e a lava jato pois o dono, bilionário banqueiro Frias, ainda lucra muito com os juros deixados pelo monstro.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.