Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio Ruas

    Galera, o PCO não merece nenhum crédito na luta pelo Socialismo. Sua interpretação do Trotskysmo é equivocada. Trotsky nunca defendeu culto à personalidade e este partido é da família Pimenta. O Trotsky deles é o do período da guerra pelo poder na Rússia, o nosso é o perseguido pelo horrendo e sanguinário Stalin. Claro que somos identitários, anti-homofobia, machismo e racismo, o Stalinsimo propagava tudo isto, Pimenta nos critica porque defendemos o Socialismo por via democrática. Abçs.

    Responda
  2. ANDRE BARRETO

    Cada vez que leio algo do Rui ou do PCO mais convicto fico de que tem uma compreensão dogmática e economicista do marxismo na medida em que reduzem a luta de classes à dinâmica econômica. Ademais, têm posições absolutamente equivocadas da luta política, como na defesa do armamentismo, com sua visão romântica do "pobres".

    Responda
  3. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A Folha deve dar voz a todas as vozes mesmo que algumas não encontrem ecos.

    Responda
  4. Alvaro Almeida

    Gente! Como pode uma sigla insignificante na política brasileira ter um espaço desse. Nesse angú tem caroço!

    Responda
    1. Isabella Dos Santos Cardoso

      Esse angu tem um acento desnecessário...

    2. Felipe Araújo Braga

      Você acha que é uma conspiração da mídia? Pelo comentário que você fez, é possível ver que a visão econômica da esquerda dita moderada é muito atrasada: até para colocar ordem nas estatais - sem corrupção de indicações políticas - e levar saneamento para o povo, até para isso vocês são contra.

  5. Marcos Santo

    Cara, como assim menos de 5mil equivale a 12% de quase 400 mil? Saudade matemática eim fsp

    Responda
  6. Reinaldo da Silva

    O que mais impressiona é o tamanho da matéria para um tema de tão baixa significância. Essa matéria não seria possível dias úteis da semana. O PCO é uma propriedade privada de alucinados que, de vez enquanto, sai do seu barato após assistir o filme O Encouraçado Potemkin, em busca de visibilidade para mobilizar a fração primata de quem decorou os manuais stalinistas cheios de erros . Não incomoda nem uma frieira e tão pouco causa dano a mosca que passeia pela casa.

    Responda
    1. Fernando Lopes

      PCO stalinista? Aprendeu isso onde? Jovem Klan, Brasil Paralerdos ou Instituto Tireido Ku?

  7. Felipe Araújo Braga

    A esquerda me dá arrepios. Até no PT vejo pautas tão atrasadas, o pessoal sente saudades da URSS. Só este ano o PT já quis: destruir a autonomia do BC, reestatizar a Eletrobrás, acabar com a lei das estatais, abolir o Novo Marco do Saneamento e recriar o imposto sindical.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Pois é Álvaro, isso mostra que a esquerda continua atrasada e olhando para o passado, por isso que Bolsonaro quase levou a eleição ano passado.

    2. Alvaro Almeida

      Engraçado, sou favorável a tudo isso. Vamos PT recuperar nossa dignidade.

  8. SERGIO CASTRO

    Absurda seita leninista! Loucos e profundamente alienados!

    Responda
  9. Jorge Rodrigues

    As pautas identitárias são tão ruins, sectárias, insensatas e fomentadoras de conflitos que até o PCO, um típico representante da esquerda, é contrário a elas.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Erro seu, o PCO não é um típico representante da esquerda.

  10. Felipe José

    O PCO é rechaçado até mesmo por outros setores da esquerda revolucionária. Mas nem toda crítica que o PCO faz aos movimentos identitários está incorreta. A esquerda tornou as pautas identitárias sua principal bandeira e praticamente abandonou a luta das classes trabalhadoras. Isso foi um grande equívoco pois a luta pelos direitos dos trabalhadores é abrangente e aglutinadora, ao contrários dos movimento identitários.

    Responda
  11. Francisco Barbosa

    É o único partido realmente de esquerda no Brasil, e a constatação de que os bolsonaristas e a esquerda mística identitária estão irmanados no mesmo bloco da mera política de costumes é corretíssima.

    Responda
  12. Marcos Louzada

    Discordo democraticamente de Pimenta em vários pontos, mas reconheço em seu discursos contradições que realmente devem ser discutidas pela esquerda nos dias atuais. O avanço identitarismo, a censura, os super-poderes do STF, o abandono a luta de classes são preocupações que realmente devemos debater na esquerda, especialmente dentre aquele que se identificam com o campo marxista.

    Responda
  13. SAMUEL PACHECO

    Essa reportagem não ilustra o verdadeiro radicalismo do PCO. Uma coisa, são essas teorias datadas que o Rui Pimenta não quer largar, que por ridículas que sejam, são só ideias. Mas os membros do PCO são radicais fanáticos irresponsáveis, que são ordenhados financeiramente numa organização que se assemelha muito à uma Igreja Neopentecostal fundamentalista. São pessoas desinformadas que apenas repetem aos gritos esse monte de bobagem que o Rui escreve, e vão te agredir se você confronta-las.

    Responda
  14. Gino Passos

    Essa liberdade toda, que defendem Monark promover, inclui fazer abertamente apologia ao nazismo. Um projeto nazista, sem freios, "eliminaria" o PCO rapidamente. Topo da lista, junto com os "identitários" e qualquer coisa parecida.

    Responda
  15. Anderson Pereira de Souza

    Rui Costa Pimenta é muito parecido com bolsonaro. Criou uma estrutura política radical e polêmica para ter seguidores fiéis e empregou a família toda abaixo dessa estrutura.

    Responda
  16. José Cardoso

    É o mesmo princípio de uma pequena empresa. Mais agilidade na tomada de decisões. Um grande partido tem mais dificuldades em harmonizar todas as opiniões e parece mais difuso ou contraditório. Um pequeno como esse, controlado por uma pessoa e sua família, tem mais facilidade para ter um posicionamento coerente, mesmo que de forma polêmica.

    Responda
  17. Alexandre Torres da Cunha

    Esse Partido só Existe para Receber o Fundo Partidário e Sustentar os seus Dirigentes, porque não Abfrem Mão desses recursos e vão Trabalhar Normalmente comotodo Cidadão de Bem.

    Responda
  18. Paulo Augusto

    Basta apenas o trecho "...ditadura dos trabalhadores.." para perceber que são gente sem raciocínio lógico e humanitário. São apenas radicais sem rumo...

    Responda
  19. josé cláudio do nascimento

    Ja votei no PCO e penso em me filiar a ele. Viva o PCO!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Vade retro ....

  20. Abdias Brito

    Operário é um trabalhador que tem um serviço braçal dentro de uma linha de montagem, o que hoje é coisa rara. Nenhum outro se encaixa nesse perfil. Daí você vê e quanto esse partido está parado no tempo.

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    deveria colocar uma enxada na mão de cada um deles e mandá-los capinar a rodovia transamazônica .

    Responda
  22. delane José de souza

    Mais difícil que entender o PCO, é entender as motivações da Folha ao fazer este artigo quilométrico.

    Responda
    1. delane José de souza

      Recentemente, aliás, houve uma tentativa de criação de outro Partido Familiar. Felizmente não conseguiram.

    2. delane José de souza

      Realmente, Francisco, posso me considerar um neófito. Empresa Familiar eu conheço várias. Agora, Partido Familiar é o primeiro.

    3. Alef Ferreira

      Se você não leu, está na coluna “Ilustríssima”, cujo padrão de reportagem são em cima de laudas como deste conteúdo.

    4. Hudson Neves

      Boa, Francisco.

    5. FRANCISCO RAMOS

      É pra neófitos como tu entenderem política.

  23. Alexandre Sartori Barbosa

    Os simpatizantes do PCO têm mais medo do PT do que do bolsonarismo, pois o PT afaga os movimentos sociais diminuindo a revolta popular. Sem revolta popular eles não conseguem fazer a tão sonhada revolução armada do proletariado. Já o bolsonarismo oprime os movimentos sociais, então ajuda no crescimento do PCO e da radicalização do proletariado.

    Responda
  24. Alexandre Sartori Barbosa

    O PCO é o bolsonarismo de esquerda. Eles apoiaram o Bolsonaro em quase tudo, menos na pregação do fascismo, pois são o extremo oposto (esses são os verdadeiros comunistas). A única diferença é que os stalinistas pregam o golpe pela revolução armada do proletariado e os fascistas pregam o golpe militar.

    Responda