Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio de Mattos

    Então, se filho menor do presidente desaparece, há toda uma grande mobilização para o encontrar... já, se desaparece o filho do Zé da Esquina... é só mais um procurado... dinheiro e poder falam MAIS ALTO, SIM! É lamentável, mas aceleram e conduzem trâmites de modo diferenciado...

    Responda
  2. Berenice Gaspar de Gouveia

    Saúde não pode ser pautada pelo lucro. Pela valorização, expansão e consolidação do SUS!

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    No brasil da indiferença os endinheirados sempre são os primeiros e privilegiados em qualquer lugar.

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    O SUS é necessário e indispensável sobretudo para os mais carentes. Admiro a dedicação e o empenho da autora do artigo. Mas, devagar com o andor quanto à impossibilidade de furar fila. Conheço pessoalmente uma senhora que já fez inúmeros transplantes de córnea, vários sem sucesso. A cada novo transplante se queixava do custo com que teve que arcar para obter uma nova córnea.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Mas, se não fosse a pandemia destacar a importância do SUS estaria na lista de privatizações parciais pelos megaempresários liberais. Faustão, os médicos dos endinheirados que escolhem os receptores preferenciais, né?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      O SUS está sendo atacado de todas as formas. Várias empresas autodeclaradas sem fim lucrativos estão prestando serviços e faturando muito dinheiro. A saúde é o ministério que tem o maior orçamento, acima de 6% do PIB. Embora tenha verba insuficiente, circula muito dinheiro. Portanto basta entrar nesse meio através de plataformas digitais para registros e auxílio administrativo, ou explorando o trabalho dos profissionais de saúde, evitando os estatutários que empresários faturam muito.

  6. Celia Cardoso de Mello

    Fui atropelada dia 7/08. Fiz fratura exposta e fui levada ao hospital do trabalhador, em Curitiba. Fiz 2 cirurgias. O atendimento foi excelente. O corpo médico do hospital é de excelência. Todxs que me atenderam foram maravilhosxs. Agradeço ao SUS. Não recorri ao plano de saúde que tenho. VIVA O SUS!

    Responda
  7. Francisco Neto

    Ricos não furam a fila do SUS, somente são colocados na frente na hora da inserção dos dados, isso é praxe no Brasil, quer ver um processo administrativo andar, dê um "cafezinho".

    Responda
  8. Teresa Cardoso

    O SUS é uma das maiores instituições de inclusão social do mundo.

    Responda
  9. Ricardo Pereira Ignacio

    Se eu dependesse do SUS já tinha morrido

    Responda
    1. Marcos Nagl Garcez

      Se o SUS não subsídiasse o seu plano, vc nao teria como paga-lo. Ou seja, vc dependeu o SUS a sua vida inteira

    2. joão moreira

      Filhote de classe média hipócrita.

  10. Odalci José Pustai

    Urgente, liberdade para Assange.

    Responda
  11. maria camila machado almeida

    Definitivamente: VIVA O SUS e suas aguerridas equipes equipes ! Aqui no sul a gente manda beijo na rua para as ambulâncias do 192 que tantas vidas salvaram na pandemia, e eles abanam pra gente , com o maior sorrisão !

    Responda
  12. Jorge Ceretta

    Tenho um excelente plano de saúde e mesmo assim uso a saúde pública em vacinas e já em emergências quando precisei. Sempre tratei os profissionais com o maior respeito e assim fui tratado também. Quem falar mal do SUS na minha frente vou botar os cachorros em cima.

    Responda
  13. raimundo campos

    Estou vivo graças ao SUS!

    Responda
  14. Maria do rocio Barszcz

    Agora um idoso de 72 anos , usuário de Upa se precisasse de um transplante do coração teria a mesma atenção que o Faustão teve ? Duvido! Iam deixar morrer na fila de transplante!

    Responda
    1. Marcio de Mattos

      Aí o problema é a "análise técnica" do corpo médico... quem vai contestar?!

    2. joão moreira

      O cara sabe tudo

    3. Marcos Nagl Garcez

      Temos uma especialista em transplante aqui

    4. Marcos Nagl Garcez

      Temos uma especialista em transplante aqui

    5. Jorge Ceretta

      Prove e depois denuncie. Duvido.

    6. Jorge Ceretta

      Prove e depois denuncie. Duvido.

  15. Carlos Victor Muzzi Filho

    Sugiro que o Presidente Lula, quando se internar no Sírio-Libanês, para realizar a cirurgia no quadril, vá usando uma camiseta com os dizeres: “Viva o SUS!!!” Para mostrar como ele, o SUS, está na vida de todo brasileiro…

    Responda
  16. Carlos Victor Muzzi Filho

    Sugiro que o Presidente Lula, quando se internar no Sírio-Libanês, para realizar a cirurgia no quadril, vá usando uma camiseta com os dizeres: “Viva o SUS!!!” Para mostrar como ele, o SUS, está na vida de todo brasileiro…

    Responda
    1. Marcos Nagl Garcez

      Com certeza, o bolsonaro também não usava o SUS, mas não era hipócrita de defende-lo, ele sempre lutou pela lei do mais forte, que não tem dinheiro que se dane

  17. Maria do rocio Barszcz

    Agora um idoso de 72 snos , usuário de Upa se precisassem de um transplante do coração teria a mesma atenção que o Faustão teve ? Duvido! Iam deixar morrer na fila de transplante!

    Responda
  18. José Fortunati

    Felizmente, ano após ano, as pessoas começam a perceber a importância do maior sistema de saúde pública do mundo. O SUS tem problemas? Sim, são vários. O desafio é combater os problemas, sendo o principal o subfinanciamento por parte do Governo Federal. Mas os problemas apenas destacam a verdadeira dimensão humana, técnica e solidária deste fantástico sistema que salva vidas. Vida longa ao SUS!

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    Complementando, da verba da saúde 55% vai para o setor privado que atende 25% da população menos doente, que paga preços de juros de cartão de crédito por um espetáculo tecnológico de uma ciência para o consumo. Enquanto 45% sustentam todos esses serviços citados pela autora, além de atenderem uma população muito mais doente e que tem expectativa de vida em pelo menos 50% se comparada com os ricos. Ou seja, além dos melhores profissionais, o SUS é o maior exemplo de gestão do dinheiro público.

    Responda
  20. celso silva

    Coluna extremamente esclarecedora,parabéns!

    Responda
  21. Maria Elizabeth Monteiro

    Excelente artigo, Marcia Castro. Além de tudo que você informou, acrescento que nada disso é "de graça", todos pagam por isso, não no ato de uma consulta, de um procedimento, mas antecipadamente, até aqueles que criticam, ou dizem que ´"de graça", pois todos pagem impostos. Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos.

    Responda
  22. Tales Barros

    Top demais! Impressionante os números. Herança bendita que sobrevive bravamente. .

    Responda
  23. Vanderlei Nogueira

    A saúde brasileira não é de graça, todos pagam a saúde na compra de um produto ou serviço qualquer. E deveria ter serviços odontológicos à população pelo preço que pagamos.

    Responda
  24. João Lourenço dos Anjos

    Viva o SUS!

    Responda
  25. Luiz Henrique Martins Castro

    Excelente, Márcia, obrigado! E também tem o programa para medicamentos contra o HIV.

    Responda