Marcus Melo > A anistia judiciária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quanto contorcionismo com verniz de objetividade cientÃfica para tentar disfarçar o mimi dos perdedores. O colunista agora está querendo ser engenheiro de obra ponta, ao sugerir que previu a Vaza Jato, porém, por mais contraditório e absurdo que possa parecer, para dizer que os áudios do conluio entre acusação e judiciário eram coisa de menor importância. Temos mais uma viúva de Sérgio Moro e cia.
É a palavra correta. Anistia. A novidade em nossa tradição é anistiar-se corruptos. E perseguir-se quem os perseguia. Não é uma situação estável, e só se sustenta por uma apatia popular temporária.
O colunista errou sua previsão de anistia e resolveu chamar uma decisão de “anistia judiciária” (o que não existe) para afirmar o contrário (que acertou). Lembra o discurso dos videntes, que diziam que o Brasil ganharia a copa de 1978 e depois, quando ela ficou em terceiro lugar, disseram que acertaram porque o Brasil foi o campeão moral daquela copa.
Impressionante como as pessoas podem gostar de um artigo desse. Uma fabulação do colunista ( anistia Judiciaria????) que ignora todo conluio esp úrio do julgamento do Lula e os desmandos da Lava jato e de seus acólitos. Assim como dizem que os que denunciam a Lava jato não vem o dinheiro devolvido e isso e aquilo, essa turma ignora a corr upção jurÃdica da lava jato e do seu juiz maior. A pergunta que eu faço: gostariam de ser julgados com esse viés e corr upção do devido processo legal?
Marcus fez questão de não citar no texto que o Presidente Lula, ficou preso por quase dois anos. A omissão disso seria só um detalhe? A pessoa fica presa e isso é chamado de Anistia? Por favor colunista explique para os incautos.
Perfeito artigo! A nós nos resta parafrasear Gregório de Matos: Triste Brasil! Ó quão decepcionante.
O colunista inventou uma anistia judiciária, que nunca foi realidade no caso do Lula. Simplesmente o processo Judiciário ( e a vaza jato provou definitivamente isso mas nem precisava ; os advogados do Lula já apontavam isso com sobras de evidências) estava completamente contaminado por intenções polÃticas espúrias de um juiz em conluio com procuradores de Curitiba. Juiz que logo se tornou ministro do coisa ruim.
Será que um dia saberemos quem mandou a turma de curitiba agir? Ou será igual o caso mariele, que nunca chegam ao mandante e o porque.
Combate à corrupção não pode realizar-se de forma a violar o devido processo legal. Elementar até para quem não sentou em bancos de Faculdade de Direito.
o pior é que vejo a reprise já já! daqui a pouco vão dizer que coagiram o cid, que por ele está preso, inventou umas coisas sem prova, só pelo beneficio da soltura. Já vi isso antes
Acho que é o artigo mais importante que li nesta folha este ano. E pra quem hoje é Chico, e esta escrevendo um monte de Perdeu Mané, saiba que um dia voltará a ser Francisco.
O STF se uniu à classe polÃtica predatória para anular os ganhos obtidos pela Lava Jato no combate à corrupção estatal robusta e sistêmica. Agora não sabem o que fazer com a delação de Mauro Cid sem cair em evidente contradição. Excelente coluna, parabéns ao colunista e à FSP. Em tempo: a lei da delação premiada foi sancionada pela presidente Dilma Roussef.
Ocorre que delação premiada não pode ( e é assim no mundo onde existe) ser "a prova" e foi assim no Brasil. Precisa vir acompanhada de um conjunto de evidências robustas que corroborem o dito pelo delator, que sempre terá interesse em se proteger. Tudo mundo viu que no caso da Lava jato citar e envolver o Lula virava salvo conduto e logo a mÃdia tornava verdade insofismável. Instrumento importante mas que deve ser usado com responsabilidade e zelo e no caso do Bozo não deve ser diferente.
Perdeu, mané. Não amola.
Exatamente isso. Texto irretocável.
[oh phôia, eu tento ser educado. Tendo a portar-me cordato. Mas essa sençura, é forçoso dizer de modo bruto. Sode, de qualquer BÃpede, o saco.] Vê se se mancam, pô, que Herda
Marcus, meu caro, sei não: o que você chama de "anistia judiciária" pode, sem esforço algum, ser visto como o "controle do crime judiciário", haja vista a fieira imensa de malfeitorias que a tchurminha de Curitiba cometeu. Transacionou internamente de.modo absolutamente irregular, boicotou tudo quanto foi regra de colaboração internacional, buscou se apropriar de recursos financeiros, advindos de multa, pra seus próprios fins etc. E ainda tentou se evadir das responsabilidades atraves de mandato
os meios podem não justificar, mas é inegável que houve corrupção; acho que cada grupo tem seus corruptos favoritos e cada um luta para mantê-los no poder e perpetuar as benesses. É claro pra mim que as instituições são aparelhadas independendo do viés polÃtico quem sai ou entra.
Boa análise. Conclusões semelhantes as de Greenwald.
Avante STF !!! O que seria de nós?
Chega ser engraçado gente como o articulista se postar de guardião do paÃs quando este judiciário, por mais torto que seja, acaba, na pessoa de Alexandre o Grande, nos salvar de um golpe e uma ditadura, na qual ele não poderia mais dizer as besteiras que diz aqui. O Executivo golpista e o Legislativo corrupto do Brasil são nossos maiores males, a justiça nos salvou
O artigo parte de um pressuposto equivocado. E trata como iguais situações muito distintas. Comparar a anulação do processo da Lava-Jato com anistia é um equÃvoco. Anistia é "perdão". Anular processos por quebra de imparcialidade nada tem a ver com perdão/anistia judicial.
Perfeito! A LJ nunca foi pela Justiça, muito pelo contrário, mas para atender interesses escusÃssimos.
A expressão expansão anômala usada no texto é uma conclusão a ser descartada. Existem várias abordagens e questionamentos que devem debater a narrativa sobre a O Operação Lava Jato utilizada e também o exemplo do uso do episódio da prisão de Lula de forma tendenciosa e premeditada de modo a confirmar as teses defendidas.
E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, lÃderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado. Imaginem isso no Brasil, a nação da impunidade. Que se peguem todos esses caras que mexeram com essa Elite PolÃtica. Que sirvam de exemplo que não sobre um e que se devolva o dinheiro. Absurdo, Aqui é Brasil!
Exato Alexandre. Era muita e mexeram muita nela e fedeu demais. E eles não paravam, quando chegou na fase80eles destruÃram a operação. Quando chegou no Doleiro dos doleiros até a globo parou de noticiar. era o cara que fazia esquemas com todos, que trazia o dim dim.
Tinha muito mais gente comprometida. Como capturaram nas gravações, o objetivo foi enterrar a lava-jato para estancar a sangria. Conhecendo Pindorama, iria sangrar até secar. Como prêmio, ainda teremos que indenizar os corruptos e devolver o butim.
Situação preocupante, justiça a serviço da polÃtica , depois não podem reclamar da desconfiança de grande parte da população.
Urgente, liberdade para Assange.
Toffoli foi denunciado por Sérgio Cabral, em delação premiada, de ter recebido 4 milhões de reais para beneficiar prefeitos fluminenses, pagos ao escritorio de sua Esposa, Roberta Rangel, segundo materia da Folha. Qual foi o desfecho? A delação foi anulada e Cabral esta livre e solto. Hoje pode ese tornar enredo de escola de samba.
Tambem foi denunciado pelo Marcelo Oderbretch: ele era amigo do meu pai. Em qualquer pais serio, isto seria mais que suficiente para que nao chegasse perto de qualuer julgamento por impedimento. No meu, em que eles mesmos julgaram que podem discutir seus casos com a advigada do reu durante o jantar ou na cama, antes de dormir, 'e encarado com naturalidade. Nao entendo como os PTistas, que tinham ojeriza a eles em 2017, agora os adoram. Nao veem que hoje sao Chico, amanha Francisco.
Falar em Lula inocentado é palavrório de mal intencionado ou ignorante. Lula não foi inocentado. Seu processo foi anulado por incompetência de foro, uma manobra para tirá-lo da cadeia. A corrupção apurada na Lava Jato está confirmada em números. Só na Petrobras foram recuperados 6 bilhões de reais, desviados pelos chefes petistas. Houve, sim, uma anistia polÃtica dada pelo STF, vergonhosamente dada a escroques e corruptos.
Condenado em tres instancias, inclusive na que agora o absolve pela segunda vez. O judiciario e o mais atrasado dos tres poderes, por ser inconsequente .
Esse texto é a expressão nais refinada do indelevel mau caratismo do autor. Pelo jeito o objetivo polÃtico é clamar pelo indulto ao ser das trevas que foi catapultado da presidência. Falar em indulto à Lula é uma mentira. Ele foi inocentado.
Chorem bolsonaristas. Lula foi declarado inocente. E eleito Presidente.
O ser das trevas, que realmente provou se-lo, foi eleito, não catapultado. A corrupção foi gigante. Só não foi maior que a vaidade do juiz em sua sanha de prender o corrupto.
Falar em Lula inocentado é palavrório de mal intencionado ou ignorante. Lula não foi inocentado. Seu processo foi anulado por incompetência de foro, uma manobra para tirá-lo da cadeia. A corrupção apurada na Lava Jato está confirmada em números. Só na Petrobras foram recuperados 6 bilhões de reais, desviados pelos chefes petistas. Houve, sim, uma anistia polÃtica vergonhosamente dada pelo STF a escroques e corruptos.
Não houve anistia coisa nenhuma. O que houve foi uma militância mesmo do STF: ele claramente tomou uma posição polÃtico-partidária-personalÃssima e depois fez os ajustes legais para descondenar um chefão e seus quarenta e tantos. Depois colocou-o à porta da presidência com a faca e o queijo à mão. Fazer remissão disso hoje, com um recuo, não apaga essa mácula asquerosa, triste e vergonhosa do STF.
Como o Lula sempre diz: oposicao nao se negocia, se compra. Parabens aos hospedeiros.
Numa boa, esse texto parece piada. Ora, o autor esqueceu da vaza-jato. Depois dela, a lava-jato e seus protagonistas perderam a credibilidade, pois inúmeros aspectos legais foram infligidos. Ora, parece que o objetivo do texto é aliviar para o Bolsonaro e demais acusados que participaram do seu governo.
Não sei como é nos outros paÃses, em especial nos mais desenvolvidos, mas faz tempo que a judicialização da polÃtica anda em alta aqui. A ho extremamente preocupante, porque a mim, dá a impressão que o judiciário adotou a defesa partidária ou a que benefecia a eles próprios. O caso tófoli pra mim, é uma aberração.
Marenildes, minha cara, sobre a observação que fez acima: os crimes cometidos quando da encrenca de "mesadas" antidemocráticas e, posteriormente, de corrupções variadas na Petrobras, esses crimes não foram apagados. Se as delações foram eivadas de ilegalidades; se os processos foram estruturados com viézes tamanhos que estão sendo anulados; se o foro era inadequado e os agentes públicos fizeram um monte de ilegalidades; nada disso some com os crimes cometidos. Deverá haver um novo julgamento.
Toffoli foi denunciado por Sérgio Cabral, egindo materia da Folha, por ter recebido 4 milhões de reais para beneficiar prefeitos fluminenses, pagos ao escritorio de sua mulher, Adriana Rangel. Solução do STF? Cabral está solto, virando enredo de escola de samba, e a delação contra Toffoli foi anulada.
Falando em Supremo Tribunal Federal, vejamos: quando o ministro Tofolli achou que a suprema corte havia sido ofendida e instaurou aquele inquérito de ofÃcio, não deveria tê-lo feito pois a agressão fÃsica ou moral não se deu nas dependências do tribunal e mesmo que houvesse sido, caberia ao presidente daquela corte, designar um ministro para o fato. O Supremo Tribunal Federal, também dá as suas pequenas "topadas"
seguindo: inova agora mirando o STF com a “vendetta (vingança professor, nossa lÃngua é riquÃssima) contra os perdedores”. Por favor, quem partidariza assim é o sr! Menos, menos, prezado colega!
Legal! Obrigada por traduzir a vendetta.
Dos mais ou menos oitenta e seis bilhões de neurônios, alguns eleitores de Bolsonaro devem ter uns dois mil. O resto, grande maioria devem ter dez
O colunista, ao qual leio eventualmente, segue na sua toada. Defesa ardorosa da operação judicial que, nas mÃdias em que provavelmente se instrui, já foi largada de mão por Mervais e outros quetais. Inova agora
Texto perfeito. Tudo o q penso e nao consigo exprimir
parte02 de meu ensaio: ... a oferta e a demanda de serviços de anistias-graças-juridica está em transitório no visÃvel mas no invisÃvel é estável e lucrativa, tanto lucro econômico quanto lucro financeiro. sem falar no lucro-polÃtico que quase nunca se revela no visÃvel mas está lá!...
... o mercado de anistia-graça-judicial ( varejo e no atacado )está em alta, especialmente, para os escritórios ricos de assessoria jurÃdica-contábil-financeira-broadcasting!... os anhangueras de todos os tipos envolvidos em ilÃcitos diversos já estão em seus grupos de zap na corrida para contratar escritórios ricos de comadres e compadres dos Anhangueras-togados!!!... todos em 5g!!!...
... todos em 5g com seus Iphones e Iwatches e IMacs luxuosos ou de suas mansões hiperconfortavéis ou de dentro de seus luxuosos carros superpotentes re hiperconnectados !!!...
... todos em 5g com seus Iphones e I watched e IMacs luxuosos ou de suas mansões hiperconfortavéis ou de dentro de seus luxuosos carros sperpotentes r hiperconnectados !!!...
Enquanto os congressistas estão inebriados pelas verbas do orçamento, o STF vai ficando onipresente. Isso é mau presságio.
Complexo tema. Mas a autocontenção do Tribunal é por demais importante, ante o arrefecimento na tentativa de erosão constitucional do desgoverno passado.
Parabéns pelo texto!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > A anistia judiciária Voltar
Comente este texto