Lygia Maria > Corrupção, o nosso esporte nacional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Até que enfim li um artigo lúcido, fundamentado. Meus cumprimentos.As provas estavam lá, perfeitas, só que a ideologia de alguns fanáticos,aqui e ali, é colocada acima dos malfeitos. Como dizia minha defunta mãe: polÃtico é para ser cobrado, e não idolatrado.Abstenho-me em comentar a decisão do Ministro porque não a li.
Cara Lygia ótimo texto sobre essa paixão nacional,o grande azar da lava jato foi a incompetência e o mau caráter de certas autoridades, porém essa solução do min Toffoli não se sustentará no plenário.
A articulista não deu o devido peso e importância da conduta de Moro na perda irremediável de todo o trabalho de investigação. Tanta corrupção e falcatrua de toda forma e feitio vindo à luz, dinheiro roubado sendo devolvido, mas no centro de tudo havia um juizeco dos Infernos cometendo seus próprios crimes em vez de zelar pelo processamento disso tudo. Desperdiçou tempo e dinheiro de todos. Detonou de vez a imagem da Justiça.
Perfeito. E todos os abusos feitos sob as barbas da Corregedoria e do CNJ. E a investigação entrou pelo cano.
Excelente texto
O centrão manda queridos, ou os aceita, ou é tirado do poder, vide Dilma.
O Centrão quando percebe o barco afundando, salta para a Margem: ditadura militar, collor, dilma... foi minha esperança no último governo, mas, o Boiadeiro anterior deu o comando do paÃs para eles.
Ao abordar a questão da corrupção, a colunista deveria antes se embasar bem do assunto. Atribuir responsabilidade ao PT por tabela de propina da Odebrecht, porém, não é só desinformação, sim fake news. E para criticar a decisão de Toffoli, precisaria ao menos ter lido o teor da mesma.
O texto não atribui responsabilidade integral ao PT. A roubalheira foi e é suprapartidária.
Me fala o que vc toma ?
Quanta besteira você escreveu! Os incriminados devolveram aos cofres públicos 6 bilhões de reais porque eram bonzinhos ou porque admitiram sua culpa? Você acha, francamente, que a Lygia não leu os autos da decisão do Toffoli? Até eu li.
Lygia Maria, catarinense, o Sul que sonha separar-se do Brasil. Acho que o Supremo Federal deveria convocar jornalistas para explicarem melhor suas difamações. No artigo de hoje na FSP a escriba quer falar de corrupção ou difamar o STF, Lula e os progressistas. Fora
Progressista? Os progressistas se unem aos bolsonaristas para criarem e ampliarem benefÃcios para eles.
O senhor está sendo preconceituoso contra Santa Catarina. Cobre do polÃtico ,senhor , e não dá ótima colunista. E falar de Santa Catarina? Respeite os estados brasileiros.
Lygia Maria não é catarinense, ela é paraense.
Seu comentário é preconceituoso e completamente sem sentido. O fato da jornalista ser catarinense não significa que a mesma defenda o separatismo. Pessoas como você é que deveriam explicar suas opiniões radicais e completamente fora do contexto. A Lygia escreveu um texto perfeitamente factÃvel com a nossa atual realidade em que temos certos elementos do Judiciário que se politizaram. Você deve ser um desses obtusos "progressistas" que insistem em passar pano nos erros de seu partido.
Excelente artigo. Nos envergonhamos perante tanta desfaçatez e cinismo por parte do Ministro do STF. Se as provas permanecerem canceladas perdemos todos , homens e mulheres de bem. A corrupção sempre existiu, levou junto todos os partidos - com rarÃssimas exceções. O chamado partido ético, PT, profissionalizou a corrupção, seu lÃder maior nadou de braçada como nunca antes na histórica deste PaÃs - vide mensalão e Petrolão.
Cinismo em Dna Lygia? colocar a esquerda como vilã da corrupção e até parece que foi depois do PT que surgiu, e me estranha muito que ainda a direita força essa coisa do PT ser o corrupto único
Essa costume de chamá-la de "Dona Lygia" me parece bastante carregado de misoginia. Faz-me lembrar de Paulo Maluf, que na campanha para a prefeitura de SP em 1998, tratava Marta Suplicy como Dona Marta. É uma atitude tÃpica de autoritários e machistas que menosprezam a importância do trabalho das mulheres de modo geral.
escolheu como lider de governo, digo.
Único não, mas o mais hipócrita eis que passou grande parte dizendo mais ou menos que ninguém prestava, só eles eram bons. Agora novamente parecem querer voltar a seu velhos esquemas é só ver que Lula escolheu para seu governo o dep José Guimarães PT CE, o famoso dólar na cueca. Lula não tem o direito de errar senão um Coisinho volta
Cinismo em Dna Lygia? colocar a esquerda como vilã da corrupção e até parece
Fica com ela Leão
Esse papo de tratá-la como Dona Lygia me faz lembrar do notório Paulo Maluf que chamava Marta Suplicy, durante a campanha para prefeitura de SP, de Dona Marta. Sua atitude é misógina, preconceituosa e machista como Maluf sempre foi. Vocês, dessa tal esquerda petista, se dizem democratas, progressista, mas, na realidade, são autoritários como a mais selvagem direita.
Dona Lygia alimentando o gado. Disseminar dúvidas, disseminar ódio, espalhar fatos tristes para que o brasileiro fique pra baixo... velha tática conhecida. Posso usar o termo "fascista" censores da Folha?
Bem posto, Lygia Maria. A sociedade brasileira precisa fazer um grande acordo sobre corrupção. Banestado, mensalão, petrolão, e orçamento secreto são cartas de um mesmo baralho que começou lá trás. Está na hora de mudar isso. Poucos ganham com corrupção endêmica. O acordo melhoraria a vida de muitos.
O acordo já saiu e não foi "sobre", mas "pela". Hoje, se há um consenso em BrasÃlia é aquele de que a corrupção deve sair impune.
Existe a torcida do Lula e existe a torcida do Bolsonaro,paÃs nenhum merece esse castigo.
Realmente as viúvas do neoliberalismo no Brasil conseguem produzir textos que além de vergonha alheia dão tédio... a hipocrisia é tão grande que só nessa Folha mesmo pra essa senhora falar tanta groselha....
O que ela disse de errado Sr. Luciano? O que ela disse que não seja verdade?
Texto brilhante da Lyginha, como a chamamos os mais Ãntimos! Dá-lhe conterrânea!
Na grande imprensa pela maioria dos colunistas, analistas e outros afins, a corrupção só existe no meio polÃtico. Ninguém aponta a corrupção da elite rapinadora, da imprensa, do grande empresário, do sonegador, a do cidadão comum, e por aà vai.
Já que se fala de esportes, o Fluminense do atual técnico da seleção já protagonizou uma volta à elite do futebol que lembra o retorno vergonhoso do Lula ao poder. Rebaixado à série B e depois à série C, voltou no tapetão à série A de uma vez. Enquanto isso não for reparado nada dará certo nesse paÃs.
José Cardoso, o Lula, voltou com milhões de votos.
Fluminense voltou na Mara,cut@ia,Lula voltou pelo voto. Obs: Não votei no Lula,votei contra o seu mito.
Não tem salvação, nosso paÃs!
O esporte nacional é outro e sem graça. é a certeza da impunidade que a Elite polÃtica e economica tem. E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, lÃderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado mas acabaram com tudo. tudo igual, tudo sem graça novamente nesse esporte multisecular.
No Brasil, as sério só o carnaval e o jogo do bicho.
É marcante mesmo falar sobre corrupção defendendo uma operação judicial comandada por polÃticos corruptos e tocada por membros do MP e juÃzes com plano de usá-la para iniciar suas carreiras polÃticas.
Muito divertida sua coluna, como passatempo é muito boa. Só faltou dizer, afinal, o que é corrupção? Vou responder: -Corrupção é crime. E deveria ser levado mais a sério por todos, inclusive pelos jornalistas.
Eu concordo em 99,99% com o que disse a Lygia. O 0,01% restante é por conta de uma coisa: A PERÃCIA DA POLÃCIA FEDERAL DISSE, REDISSE E REAFIRMOU QUE NÃO Dà PARA TER-SE CERTEZA DE QUE AS MENSAGENS HACKEADAS DO MORO E DOS PROCURADORES NÃO FORAM EDITADAS. OU SEJA, NÃO Dà PRA SABER SE NÃO HOUVE ADULTERAÇÃO. Em outras palavras: aquelas msgs não têm valor jurÃdico. Gilmar Mendes não quis saber: usou-as como argumento p/ tomar decisões judiciais.O ideal seria q cada processo fosse revisto. Um por um.
Mostra aà onde a PF disse isso pq não seria ela quem de dizer e sim peritos
Que nada! Somos um paÃs de vestais. Não há corrupção por aqui. Adoramos os nossos polÃticos de estimação. Somos uma bela plateia.
Para ela tem sim só o PT
A direita reacionária ou extrema é assim mesmo: vê apenas corrupção em todo canto para onde olha. E quando se trata da corrupção dos seus, apressa-se a gritar que "todos são corruptos". Ela não via problema na escravidão, assim como não vê na exploração dos pobres pelos ricos, no desemprego, na destruição do meio ambiente, no preconceito, na miséria, na fome. O problema é apenas a corrupção. Então tá!
Adendo: Não quero dizer que a corrupção não seja um problema grave nem que não deva ser combatida e punida. Mas é muito mais eficiente criar mecanismos de controle para evitar a corrupção ou frustrá-la no momento em que ocorre. E os métodos toscos da Lava Jato mostraram que não se pode atropelar a lei para combater crimes e punir criminosos. A falta de controle dos processos, a impunidade e o mau uso da lei contribuem para a perpetuação da corrupção e do crime em geral.
Dona Lygia com certeza está tristinha ,seu candidato perdeu as eleições em 2022, tornou-se inelegÃvel, está prestes a ser preso e a colunista ficará órfã. Note-se a ausência no texto do caso das jóias e que tais.
desespero total
A articulista não se conforma com a proximidade da prisão de seu polÃtico amado. E aà vem com esse discursinho mais rasteiro que cuh de cobra, de que todos são corruptos. Simplesmente ignora o caminhão de provas contra seu malvado favorito, de cometimento crimes de toda a espécie, de atentado à democracia a peculato, de genocÃdio a abuso de poder. Cegueira pouca é bobagem.
Ops... Só prá não passar despercebido. Será que quando investigadores e julgadores (promotores e juÃzes), através de seus conselhos superiores, "inventam" legalidades para multiplicar por 2, 3 4 .... vezes seus rendimentos, também seria uma forma de co rrrup ppçãão?
Lava-Jato era e ainda é necessária, mas não com os tolos Moiro e Urinol, que se mostraram antiéticos, imorais e tendenciosos. Dos bilhões devolvidos eu aceito algum na minha conta já que foi tudo fantasia.
O pior inimigo do Brasil é a corrupção. A corrupção impede os avanços democráticos, desvia recursos públicos para grupos oligárquicos, deturpa o quadro partidário, contamina as instituições da República, alimenta o fisiologismo e mantém os currais eleitorais com pessoas reféns das quadrilhas que se apropriam dos bens públicos. É inacreditável que um ministro suspeito possa anular o trabalho de anos (2014-2019) da força tarefa integrada pela PF, MPF, COAF, Receita e Judiciário. Péssimo exemplo.
Muito bem, Lygia.
Ah, que lindo, que belo. Este, à Justiça Universal, libelo. Sodam-Fe as malfeitorias, se no combate ao roubo. À Herda as regras, se me livram deste estorvo. TomZÃ, empresta-me arju-mento. Mesmo que não seja exatamente o que disse. O esporte que pratico, ora veja, é a chatice.
Sensacional, Marcos !
Que vontade de defender o partidinho...huuuuummmmm
Para a dona, corrupção no mundo foi inaugurada no governo do pt. Não houve no governo do democrático JK, que entrou médico e saiu banqueiro apos a construção de Brasilia, não houve durante o regime militar onde o metro da ponte rio niteroi de pouco mais de dez km, em valores atualizados, custou mais caro que o km da ponte de mais de cinquenta kms no Cantão. Pagamos caro as instituições como PF, Receita Federal, BC, TCU, porque não funcionam? Justiça só corrige poucos efeitos, muito tarde.
Não seja desonesto, ela não falou isso. Aliás ninguém nunca falou isso, só os passapanistas petistas que querem justificar a roubalheira do partido, como se o passado de corrupção do paÃs fosse desculpa para o que houve.
Se ler o artigo verá que ela não falou q a corrupção foi inaugurada no PT. Sua afirmação denota que vc assim como os que ela aponta como emotivos-não-pensantes não analisa fatos mas emoções.
Uai, e não foi? Eu tô crente que o mundo tem 1Omil anos e os dinossauros são só um teste, que não deu certo e Zeus enterrou no quintal. Corrupção com milicos, Armando? Aquele povo tão onéixto? Homi desconfiado, você, hein? Deve ser comunisto.
Como é bom ler o bom jornalismo.
Vamos vigiar o executivo, o legislativo, o judiciário e o MP. É importante, é fundamental. Mas, por favor, não equipare os que lutam pelo sustento de suas famÃlias e, sim, como todo o direito, têm seus momentos de militância polÃtica, com milicianos ladrões de galinha. E os lavajatistas Moro, Dallagnol e Cia nada mais são que milicianos. Ladrões de galinha e "pixachadores" do povo pobre com fake news. Que asco!
Ôôô Edmilson, peralá: "ladrão de galinha", não, os caras são profissa. No mÃnimo, umas raposas qualificadas, soltas no galinheiro - e sem supervisão dos caseiros. Raposa miliciana, faz e acontece, meu caro. Tem que botar vigia com fuzil - quem sabe o caffajeff não dá uma consultoria de sniper? Hahahah!
E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, lÃderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado. Imaginem isso no Brasil, a nação da impunidade. Que se peguem todos esses caras que mexeram com essa Elite PolÃtica. Que sirvam de exemplo que não sobre um e que se devolva o dinheiro. Absurdo, Aqui é Brasil!
É sabido que Toffoli não tem a mÃnima competência jurÃdica para pertencer ao STF. Ao declarar tal sentença ele abriu a oportunidade para que empreiteiras e grandes empresários que pagaram monetariamente por seus crimes reclamem a volta desse dinheiro. A mulher do referido cidadão é sócia de um importante escritório de advocacia que, por óbvio, defenderá os maganos incriminados no processo. A questão é puramente pecuniária e sua esposa levará uma imensa bolada. Essa é a triste realidade
O esporte nacional não é a corrupção, mas a impunidade. Esta também não foi inventada no Brasil, mas não há registro na História do nÃvel que foi atingido por aqui. O mais recente feito do Toffoli foi um desfeito: anos de investigações e processos que resultaram em polÃticos e empresários (finalmente) punidos e a devolução de muitos bilhões roubados, foram invalidados com uma só penada. Reação? Aplausos generalizados, pois os respectivos corruptos prediletos foram liberados para voltar à ativa.
A extrema corrupção brasileira tem origem na impunidade e esta por sua vez existe por nossas origens monárquicas, GV e militares. é só ver onde há bem estar social, finalidade do Estado, é na europa ocidental onde encontramos democracias consolidadas e parlamentaristas. As ditaduras visam a impunidade e criaram um Estado corrupto e muitos, até quem nunca teve quer as "Benesses Oficiais". Está no Âmago de grande parte dos brasileiros e das instituições. só o tempo e democracia corrigirão.
Houve um conluio? coisa que eu,leiho, não acho grave, mas as instâncias superiores, agora bem quietinhas, deixaram andar, os os advogados, muito bem pagos, não conseguiram fazer frente e im juiz de primeira instância e um promotor Porque não conseguiram? porque a coisa, no caso o roubo era muito explicito, não havia como negar. Perdemos a oportunidade de mudarmos nosso historia de leniência com a corrupção, isto é o que penso depois de ter lido muito sobre o assunto.
Todo os brasileiros sabem que o Lule é um ladrão, e o Jair também.
Não existe jornalismo livre com Assange preso.
Excelente comentário, parabéns. Oxalá, no final desse imbroglio, os vencedores não continuem a ser os corruptos que se locupletaram com dinheiro público aos bilhões de reais..
O que se espera de um paÃs onde o Judiciário dá mais importância à forma/rito processual que à essência dos fatos ocorridos, a ponto de derrubar provas cabais de ocorrência de corrupção?! Mesmo admitindo os alegados exageros de Moro e Dallagnol, os fatos criminosos realmente aconteceram (basta ver montantes bilionários devolvidos pelos delinquentes), mas, por conta de um tal "garantismo" do direito de defesa, garantiu-se a impunidade dos réus!
Concordo plenamente que o respeito à forma/rito processual é importante para o processo, não nego, concordo plenamente, mas, na minha opinião, mais importante que a forma é a verdade dos fatos, se realmente houve crime (e houve, só não vê quem não quer), não se pode simplesmente anular provas, como se crime algum tivesse ocorrido - se houve falhas/abusos de autoridades, que sejam punidos, MAS, livrar os réus, de forma nenhuma!
Além da sóbria argumentação do Vanderlei, prezado Edson, não houve "exagero", houveram *outros crimes* por parte de quem deveria julgar de modo republicano os crimes cometidos no seio da República. A combinação entre juiz e promotores é só a pontinha do Iceberg, tem coisa pacaramba debaixo do tapete.
A forma, como afirma, é fundamental. Do contrário defenderemos a tortura como meio de obtensão de provas. Ela é parte de nossa cultura escravocrata, mas se queremos evoluir como sociedade, também precisaremos romper com esta cultura assim como a da corrupção.
Sabe aquelas pessoas q critica, com inteira razão, os terraplanistas ou antivacinas. Muitos desses acreditam na inocência do Lula, q o PT se preocupa com o bem do paÃs e q a lava-jato é invenção do Moro. Qual a diferente cognitiva entre todos eles? Para mim, nenhuma
Lygia e sua sensatez de sempre. Os q ainda defendem o Lula causam um enorme prejuÃzo econômico, cultural e intelectual ao paÃs. Triste realidade
Se não houvesse uma dupla quadri lheira na Farsa-Jato, com seu projeto pessoal de poder, poderÃamos sim ter encarcerado uma penca de peixes grandes. Mas praticaram crimes em nome de combate ao crime, e por isso se tornaram meros milici anos.
Nesse jogo de futebol, relatado no texto, podemos dizer que Moro e Deltan foram os juÃzes comprados. No intervalo, combinaram resultados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Corrupção, o nosso esporte nacional Voltar
Comente este texto