Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Até que enfim li um artigo lúcido, fundamentado. Meus cumprimentos.As provas estavam lá, perfeitas, só que a ideologia de alguns fanáticos,aqui e ali, é colocada acima dos malfeitos. Como dizia minha defunta mãe: político é para ser cobrado, e não idolatrado.Abstenho-me em comentar a decisão do Ministro porque não a li.

    Responda
  2. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Lygia ótimo texto sobre essa paixão nacional,o grande azar da lava jato foi a incompetência e o mau caráter de certas autoridades, porém essa solução do min Toffoli não se sustentará no plenário.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    A articulista não deu o devido peso e importância da conduta de Moro na perda irremediável de todo o trabalho de investigação. Tanta corrupção e falcatrua de toda forma e feitio vindo à luz, dinheiro roubado sendo devolvido, mas no centro de tudo havia um juizeco dos Infernos cometendo seus próprios crimes em vez de zelar pelo processamento disso tudo. Desperdiçou tempo e dinheiro de todos. Detonou de vez a imagem da Justiça.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Perfeito. E todos os abusos feitos sob as barbas da Corregedoria e do CNJ. E a investigação entrou pelo cano.

  4. ana caixeta

    Excelente texto

    Responda
  5. marcio jose albino

    O centrão manda queridos, ou os aceita, ou é tirado do poder, vide Dilma.

    Responda
    1. neli faria

      O Centrão quando percebe o barco afundando, salta para a Margem: ditadura militar, collor, dilma... foi minha esperança no último governo, mas, o Boiadeiro anterior deu o comando do país para eles.

  6. Valter Luiz Peluque

    Ao abordar a questão da corrupção, a colunista deveria antes se embasar bem do assunto. Atribuir responsabilidade ao PT por tabela de propina da Odebrecht, porém, não é só desinformação, sim fake news. E para criticar a decisão de Toffoli, precisaria ao menos ter lido o teor da mesma.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      O texto não atribui responsabilidade integral ao PT. A roubalheira foi e é suprapartidária.

    2. Ricardo Pereira Ignacio

      Me fala o que vc toma ?

    3. Leão Machado Neto

      Quanta besteira você escreveu! Os incriminados devolveram aos cofres públicos 6 bilhões de reais porque eram bonzinhos ou porque admitiram sua culpa? Você acha, francamente, que a Lygia não leu os autos da decisão do Toffoli? Até eu li.

  7. claudio andrade alves

    Lygia Maria, catarinense, o Sul que sonha separar-se do Brasil. Acho que o Supremo Federal deveria convocar jornalistas para explicarem melhor suas difamações. No artigo de hoje na FSP a escriba quer falar de corrupção ou difamar o STF, Lula e os progressistas. Fora

    Responda
    1. neli faria

      Progressista? Os progressistas se unem aos bolsonaristas para criarem e ampliarem benefícios para eles.

    2. neli faria

      O senhor está sendo preconceituoso contra Santa Catarina. Cobre do político ,senhor , e não dá ótima colunista. E falar de Santa Catarina? Respeite os estados brasileiros.

    3. Júlio Pedrosa

      Lygia Maria não é catarinense, ela é paraense.

    4. Leão Machado Neto

      Seu comentário é preconceituoso e completamente sem sentido. O fato da jornalista ser catarinense não significa que a mesma defenda o separatismo. Pessoas como você é que deveriam explicar suas opiniões radicais e completamente fora do contexto. A Lygia escreveu um texto perfeitamente factível com a nossa atual realidade em que temos certos elementos do Judiciário que se politizaram. Você deve ser um desses obtusos "progressistas" que insistem em passar pano nos erros de seu partido.

  8. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Nos envergonhamos perante tanta desfaçatez e cinismo por parte do Ministro do STF. Se as provas permanecerem canceladas perdemos todos , homens e mulheres de bem. A corrupção sempre existiu, levou junto todos os partidos - com raríssimas exceções. O chamado partido ético, PT, profissionalizou a corrupção, seu líder maior nadou de braçada como nunca antes na histórica deste País - vide mensalão e Petrolão.

    Responda
  9. Gilmar Maghenzani

    Cinismo em Dna Lygia? colocar a esquerda como vilã da corrupção e até parece que foi depois do PT que surgiu, e me estranha muito que ainda a direita força essa coisa do PT ser o corrupto único

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Essa costume de chamá-la de "Dona Lygia" me parece bastante carregado de misoginia. Faz-me lembrar de Paulo Maluf, que na campanha para a prefeitura de SP em 1998, tratava Marta Suplicy como Dona Marta. É uma atitude típica de autoritários e machistas que menosprezam a importância do trabalho das mulheres de modo geral.

    2. Ricardo Arantes Martins

      escolheu como lider de governo, digo.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Único não, mas o mais hipócrita eis que passou grande parte dizendo mais ou menos que ninguém prestava, só eles eram bons. Agora novamente parecem querer voltar a seu velhos esquemas é só ver que Lula escolheu para seu governo o dep José Guimarães PT CE, o famoso dólar na cueca. Lula não tem o direito de errar senão um Coisinho volta

  10. Gilmar Maghenzani

    Cinismo em Dna Lygia? colocar a esquerda como vilã da corrupção e até parece

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fica com ela Leão

    2. Leão Machado Neto

      Esse papo de tratá-la como Dona Lygia me faz lembrar do notório Paulo Maluf que chamava Marta Suplicy, durante a campanha para prefeitura de SP, de Dona Marta. Sua atitude é misógina, preconceituosa e machista como Maluf sempre foi. Vocês, dessa tal esquerda petista, se dizem democratas, progressista, mas, na realidade, são autoritários como a mais selvagem direita.

    3. claudio andrade alves

      Dona Lygia alimentando o gado. Disseminar dúvidas, disseminar ódio, espalhar fatos tristes para que o brasileiro fique pra baixo... velha tática conhecida. Posso usar o termo "fascista" censores da Folha?

  11. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Bem posto, Lygia Maria. A sociedade brasileira precisa fazer um grande acordo sobre corrupção. Banestado, mensalão, petrolão, e orçamento secreto são cartas de um mesmo baralho que começou lá trás. Está na hora de mudar isso. Poucos ganham com corrupção endêmica. O acordo melhoraria a vida de muitos.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O acordo já saiu e não foi "sobre", mas "pela". Hoje, se há um consenso em Brasília é aquele de que a corrupção deve sair impune.

  12. Alberto Henrique

    Existe a torcida do Lula e existe a torcida do Bolsonaro,país nenhum merece esse castigo.

    Responda
  13. Luciano Siqueira Mina

    Realmente as viúvas do neoliberalismo no Brasil conseguem produzir textos que além de vergonha alheia dão tédio... a hipocrisia é tão grande que só nessa Folha mesmo pra essa senhora falar tanta groselha....

    Responda
    1. Marco A Moreira

      O que ela disse de errado Sr. Luciano? O que ela disse que não seja verdade?

  14. Orasil coelho pina

    Texto brilhante da Lyginha, como a chamamos os mais íntimos! Dá-lhe conterrânea!

    Responda
  15. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Na grande imprensa pela maioria dos colunistas, analistas e outros afins, a corrupção só existe no meio político. Ninguém aponta a corrupção da elite rapinadora, da imprensa, do grande empresário, do sonegador, a do cidadão comum, e por aí vai.

    Responda
  16. José Cardoso

    Já que se fala de esportes, o Fluminense do atual técnico da seleção já protagonizou uma volta à elite do futebol que lembra o retorno vergonhoso do Lula ao poder. Rebaixado à série B e depois à série C, voltou no tapetão à série A de uma vez. Enquanto isso não for reparado nada dará certo nesse país.

    Responda
    1. claudio andrade alves

      José Cardoso, o Lula, voltou com milhões de votos.

    2. Alberto Henrique

      Fluminense voltou na Mara,cut@ia,Lula voltou pelo voto. Obs: Não votei no Lula,votei contra o seu mito.

  17. Antonio Ferreira de Castilho

    Não tem salvação, nosso país!

    Responda
  18. Ricardo Arantes Martins

    O esporte nacional é outro e sem graça. é a certeza da impunidade que a Elite política e economica tem. E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, líderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado mas acabaram com tudo. tudo igual, tudo sem graça novamente nesse esporte multisecular.

    Responda
  19. raimundo campos

    No Brasil, as sério só o carnaval e o jogo do bicho.

    Responda
  20. Fernando Alves

    É marcante mesmo falar sobre corrupção defendendo uma operação judicial comandada por políticos corruptos e tocada por membros do MP e juízes com plano de usá-la para iniciar suas carreiras políticas.

    Responda
  21. Rubens Koth

    Muito divertida sua coluna, como passatempo é muito boa. Só faltou dizer, afinal, o que é corrupção? Vou responder: -Corrupção é crime. E deveria ser levado mais a sério por todos, inclusive pelos jornalistas.

    Responda
  22. JoaoCarlos Carrreira

    Eu concordo em 99,99% com o que disse a Lygia. O 0,01% restante é por conta de uma coisa: A PERÍCIA DA POLÍCIA FEDERAL DISSE, REDISSE E REAFIRMOU QUE NÃO DÁ PARA TER-SE CERTEZA DE QUE AS MENSAGENS HACKEADAS DO MORO E DOS PROCURADORES NÃO FORAM EDITADAS. OU SEJA, NÃO DÁ PRA SABER SE NÃO HOUVE ADULTERAÇÃO. Em outras palavras: aquelas msgs não têm valor jurídico. Gilmar Mendes não quis saber: usou-as como argumento p/ tomar decisões judiciais.O ideal seria q cada processo fosse revisto. Um por um.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Mostra aí onde a PF disse isso pq não seria ela quem de dizer e sim peritos

  23. Antonio Araújo

    Que nada! Somos um país de vestais. Não há corrupção por aqui. Adoramos os nossos políticos de estimação. Somos uma bela plateia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Para ela tem sim só o PT

  24. Júlio Pedrosa

    A direita reacionária ou extrema é assim mesmo: vê apenas corrupção em todo canto para onde olha. E quando se trata da corrupção dos seus, apressa-se a gritar que "todos são corruptos". Ela não via problema na escravidão, assim como não vê na exploração dos pobres pelos ricos, no desemprego, na destruição do meio ambiente, no preconceito, na miséria, na fome. O problema é apenas a corrupção. Então tá!

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Adendo: Não quero dizer que a corrupção não seja um problema grave nem que não deva ser combatida e punida. Mas é muito mais eficiente criar mecanismos de controle para evitar a corrupção ou frustrá-la no momento em que ocorre. E os métodos toscos da Lava Jato mostraram que não se pode atropelar a lei para combater crimes e punir criminosos. A falta de controle dos processos, a impunidade e o mau uso da lei contribuem para a perpetuação da corrupção e do crime em geral.

    2. claudio andrade alves

      Dona Lygia com certeza está tristinha ,seu candidato perdeu as eleições em 2022, tornou-se inelegível, está prestes a ser preso e a colunista ficará órfã. Note-se a ausência no texto do caso das jóias e que tais.

    3. Gilmar Maghenzani

      desespero total

    4. Mário M Dias

      A articulista não se conforma com a proximidade da prisão de seu político amado. E aí vem com esse discursinho mais rasteiro que cuh de cobra, de que todos são corruptos. Simplesmente ignora o caminhão de provas contra seu malvado favorito, de cometimento crimes de toda a espécie, de atentado à democracia a peculato, de genocídio a abuso de poder. Cegueira pouca é bobagem.

  25. Dirceu Luiz Gonzaga

    Ops... Só prá não passar despercebido. Será que quando investigadores e julgadores (promotores e juízes), através de seus conselhos superiores, "inventam" legalidades para multiplicar por 2, 3 4 .... vezes seus rendimentos, também seria uma forma de co rrrup ppçãão?

    Responda
  26. Ricardo Valle Aleixo

    Lava-Jato era e ainda é necessária, mas não com os tolos Moiro e Urinol, que se mostraram antiéticos, imorais e tendenciosos. Dos bilhões devolvidos eu aceito algum na minha conta já que foi tudo fantasia.

    Responda
  27. Hamilton Octavio de Souza

    O pior inimigo do Brasil é a corrupção. A corrupção impede os avanços democráticos, desvia recursos públicos para grupos oligárquicos, deturpa o quadro partidário, contamina as instituições da República, alimenta o fisiologismo e mantém os currais eleitorais com pessoas reféns das quadrilhas que se apropriam dos bens públicos. É inacreditável que um ministro suspeito possa anular o trabalho de anos (2014-2019) da força tarefa integrada pela PF, MPF, COAF, Receita e Judiciário. Péssimo exemplo.

    Responda
  28. Carla C Oliveira

    Muito bem, Lygia.

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Ah, que lindo, que belo. Este, à Justiça Universal, libelo. Sodam-Fe as malfeitorias, se no combate ao roubo. À Herda as regras, se me livram deste estorvo. TomZí, empresta-me arju-mento. Mesmo que não seja exatamente o que disse. O esporte que pratico, ora veja, é a chatice.

    Responda
    1. Mário M Dias

      Sensacional, Marcos !

    2. Antonio Araújo

      Que vontade de defender o partidinho...huuuuummmmm

  30. armando moura

    Para a dona, corrupção no mundo foi inaugurada no governo do pt. Não houve no governo do democrático JK, que entrou médico e saiu banqueiro apos a construção de Brasilia, não houve durante o regime militar onde o metro da ponte rio niteroi de pouco mais de dez km, em valores atualizados, custou mais caro que o km da ponte de mais de cinquenta kms no Cantão. Pagamos caro as instituições como PF, Receita Federal, BC, TCU, porque não funcionam? Justiça só corrige poucos efeitos, muito tarde.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Não seja desonesto, ela não falou isso. Aliás ninguém nunca falou isso, só os passapanistas petistas que querem justificar a roubalheira do partido, como se o passado de corrupção do país fosse desculpa para o que houve.

    2. Ricardo Valle Aleixo

      Se ler o artigo verá que ela não falou q a corrupção foi inaugurada no PT. Sua afirmação denota que vc assim como os que ela aponta como emotivos-não-pensantes não analisa fatos mas emoções.

    3. Marcos Benassi

      Uai, e não foi? Eu tô crente que o mundo tem 1Omil anos e os dinossauros são só um teste, que não deu certo e Zeus enterrou no quintal. Corrupção com milicos, Armando? Aquele povo tão onéixto? Homi desconfiado, você, hein? Deve ser comunisto.

  31. Ronaldo Leite

    Como é bom ler o bom jornalismo.

    Responda
  32. Edimilson Volpe

    Vamos vigiar o executivo, o legislativo, o judiciário e o MP. É importante, é fundamental. Mas, por favor, não equipare os que lutam pelo sustento de suas famílias e, sim, como todo o direito, têm seus momentos de militância política, com milicianos ladrões de galinha. E os lavajatistas Moro, Dallagnol e Cia nada mais são que milicianos. Ladrões de galinha e "pixachadores" do povo pobre com fake news. Que asco!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Edmilson, peralá: "ladrão de galinha", não, os caras são profissa. No mínimo, umas raposas qualificadas, soltas no galinheiro - e sem supervisão dos caseiros. Raposa miliciana, faz e acontece, meu caro. Tem que botar vigia com fuzil - quem sabe o caffajeff não dá uma consultoria de sniper? Hahahah!

  33. Ricardo Arantes Martins

    E pela única vez na história foram presos no Brasil3dos dez mais ricos dentre dezenas de empresário. Prisão de Presidente do Congresso, Ministros, senadores, líderes de governo, deputados, governadores e a maioria ainda estava sendo investigado ou processado. Imaginem isso no Brasil, a nação da impunidade. Que se peguem todos esses caras que mexeram com essa Elite Política. Que sirvam de exemplo que não sobre um e que se devolva o dinheiro. Absurdo, Aqui é Brasil!

    Responda
  34. Leão Machado Neto

    É sabido que Toffoli não tem a mínima competência jurídica para pertencer ao STF. Ao declarar tal sentença ele abriu a oportunidade para que empreiteiras e grandes empresários que pagaram monetariamente por seus crimes reclamem a volta desse dinheiro. A mulher do referido cidadão é sócia de um importante escritório de advocacia que, por óbvio, defenderá os maganos incriminados no processo. A questão é puramente pecuniária e sua esposa levará uma imensa bolada. Essa é a triste realidade

    Responda
  35. Luiz Candido Borges

    O esporte nacional não é a corrupção, mas a impunidade. Esta também não foi inventada no Brasil, mas não há registro na História do nível que foi atingido por aqui. O mais recente feito do Toffoli foi um desfeito: anos de investigações e processos que resultaram em políticos e empresários (finalmente) punidos e a devolução de muitos bilhões roubados, foram invalidados com uma só penada. Reação? Aplausos generalizados, pois os respectivos corruptos prediletos foram liberados para voltar à ativa.

    Responda
  36. Ricardo Arantes Martins

    A extrema corrupção brasileira tem origem na impunidade e esta por sua vez existe por nossas origens monárquicas, GV e militares. é só ver onde há bem estar social, finalidade do Estado, é na europa ocidental onde encontramos democracias consolidadas e parlamentaristas. As ditaduras visam a impunidade e criaram um Estado corrupto e muitos, até quem nunca teve quer as "Benesses Oficiais". Está no Âmago de grande parte dos brasileiros e das instituições. só o tempo e democracia corrigirão.

    Responda
  37. PAULO CURY

    Houve um conluio? coisa que eu,leiho, não acho grave, mas as instâncias superiores, agora bem quietinhas, deixaram andar, os os advogados, muito bem pagos, não conseguiram fazer frente e im juiz de primeira instância e um promotor Porque não conseguiram? porque a coisa, no caso o roubo era muito explicito, não havia como negar. Perdemos a oportunidade de mudarmos nosso historia de leniência com a corrupção, isto é o que penso depois de ter lido muito sobre o assunto.

    Responda
  38. PAULO CURY

    Houve um conluio? coisa que eu,leiho, não acho grave, mas as instâncias superiores, agora bem quietinhas, deixaram andar, os os advogados, muito bem pagos, não conseguiram fazer frente e im juiz de primeira instância e um promotor Porque não conseguiram? porque a coisa, no caso o roubo era muito explicito, não havia como negar. Perdemos a oportunidade de mudarmos nosso historia de leniência com a corrupção, isto é o que penso depois de ter lido muito sobre o assunto.

    Responda
  39. Wilson Junior

    Todo os brasileiros sabem que o Lule é um ladrão, e o Jair também.

    Responda
  40. Odalci José Pustai

    Não existe jornalismo livre com Assange preso.

    Responda
  41. Aloísio de Araújo Prince

    Excelente comentário, parabéns. Oxalá, no final desse imbroglio, os vencedores não continuem a ser os corruptos que se locupletaram com dinheiro público aos bilhões de reais..

    Responda
  42. Edson Shindi Yamada

    O que se espera de um país onde o Judiciário dá mais importância à forma/rito processual que à essência dos fatos ocorridos, a ponto de derrubar provas cabais de ocorrência de corrupção?! Mesmo admitindo os alegados exageros de Moro e Dallagnol, os fatos criminosos realmente aconteceram (basta ver montantes bilionários devolvidos pelos delinquentes), mas, por conta de um tal "garantismo" do direito de defesa, garantiu-se a impunidade dos réus!

    Responda
    1. Edson Shindi Yamada

      Concordo plenamente que o respeito à forma/rito processual é importante para o processo, não nego, concordo plenamente, mas, na minha opinião, mais importante que a forma é a verdade dos fatos, se realmente houve crime (e houve, só não vê quem não quer), não se pode simplesmente anular provas, como se crime algum tivesse ocorrido - se houve falhas/abusos de autoridades, que sejam punidos, MAS, livrar os réus, de forma nenhuma!

    2. Marcos Benassi

      Além da sóbria argumentação do Vanderlei, prezado Edson, não houve "exagero", houveram *outros crimes* por parte de quem deveria julgar de modo republicano os crimes cometidos no seio da República. A combinação entre juiz e promotores é só a pontinha do Iceberg, tem coisa pacaramba debaixo do tapete.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A forma, como afirma, é fundamental. Do contrário defenderemos a tortura como meio de obtensão de provas. Ela é parte de nossa cultura escravocrata, mas se queremos evoluir como sociedade, também precisaremos romper com esta cultura assim como a da corrupção.

  43. Raphael Lopes Rios

    Sabe aquelas pessoas q critica, com inteira razão, os terraplanistas ou antivacinas. Muitos desses acreditam na inocência do Lula, q o PT se preocupa com o bem do país e q a lava-jato é invenção do Moro. Qual a diferente cognitiva entre todos eles? Para mim, nenhuma

    Responda
  44. Raphael Lopes Rios

    Lygia e sua sensatez de sempre. Os q ainda defendem o Lula causam um enorme prejuízo econômico, cultural e intelectual ao país. Triste realidade

    Responda
  45. Paulo Augusto

    Se não houvesse uma dupla quadri lheira na Farsa-Jato, com seu projeto pessoal de poder, poderíamos sim ter encarcerado uma penca de peixes grandes. Mas praticaram crimes em nome de combate ao crime, e por isso se tornaram meros milici anos.

    Responda
  46. Dorgival Pedroso

    Nesse jogo de futebol, relatado no texto, podemos dizer que Moro e Deltan foram os juízes comprados. No intervalo, combinaram resultados.

    Responda