Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aparecida Alves

    Lula não está normal.

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Lula se contradizendo a si mesmo é uma rotina.

    Responda
  3. Jenny Gonzales

    Presidente Lula, não estamos mais nos anos 1950!

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    visivelmente , está com p.v.v .

    Responda
  5. Graça Almeida

    No Equador resolveram democraticamente o assunto. Equatorianos decidiram em plebiscito acabar com a exploração de petróleo no Parque Nacional Yasuni, situado no coração da Amazônia equatoriana. O Lula come na mão do mercado. Vamos preservar a Amazônia para filhos, netos e todos os jovens e crianças , eles merecem.

    Responda
  6. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

    Se a natureza escondeu lá embaixo é pq não queria que mexessem… outra coisa: o PT vem, faz os estudos, coloca em prática pra depois um aventureiro de direita vender para os estrangeiros. Melhor não…

    Responda
  7. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não votei nele, mas ele está certo, todo mundo quer meter o dedo na questão climática no Brasil, mas o foco da maioria desses países é não deixarem nós explorar-mos nossas riquezas. A nossa soberania sobre a amazonia é comprada com dinheiro, porém, investir na infra estrutura para dar uma melhor qualidade de vida para os mais pobres esses países não querem.

    Responda
  8. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Tem perguntas (mais) relevantes a serem respondidas. Qual é o real compromisso dos países com o desenvolvimento sustentável? Tal compromisso é forte o suficiente para parar de prospectar novos poços? Quem já fez isso? Ou está todo mundo fingindo preocupação, mas de fato a economia baseada em combustíveis fósseis é inevitável?

    Responda
  9. Klaus Serra

    É um tema muito delicado, acredito que a Petrobras tenha tecnologia para exploração de petróleo na região, mas um vazamento seria catastrófico, precisamos avaliar os riscos. Por mais que estejamos, acredito, em processo de transição energética para fontes mais limpas, ainda iremos precisar de petróleo para manter a economia e os transportes em ação, infelizmente isso gera poluição e emissão de GEE.

    Responda
  10. Ricardo Arantes Martins

    Temos de ter duas coisas em mente ante essa Questão. a1ªé que O Brasil é a única nação de chegar a curto prazo, talvez algumas décadas ao carbono zero. Temos apenas8%de biomassa ou biocombustível e16%de fósseis na rede a base de carbono, fora a frota. Se houver investimento pesado em energia e Lula já o fez nas primeiras gestões poderemos chegar lá. A segunda questão é esse complexo de vira latas que os europeus nos incutem, mormente após brumadinho de que não podemos explorar sem destruir.

    Responda
    1. Klaus Serra

      Acho que nenhum país do mundo vai conseguir chegar ao net zero (carbono zero) até 2050, o Brasil tem grandes chances de se aproximar dessa meta, mas será um longo caminho. Contudo, não adianta alcançarmos essa meta enquanto outros países continuam a emitir muito, como China e EUA.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Hipócritas são os europeus, sendo que eles tem3/4de sua rede dependente dos fósseis e consomem muito mais do que nós. Esse petroleo não é para nós, mas antes para exportação. O mundo não para de crescer. Até a Africa cresce e o consumo de energia é direta e proporcionalmente ligado ao crescimento da pessoa e nações. O mundo carecerá dessa energia por muito tempo, então que usem o nosso petróleo.

  11. João Orlando Santos

    O Brasil já é autosuficiente na produção de petróleo. O Brasil precisa é ter capacidade para refinar o petróleo que produz e produzir gasolina e diesel com preços menores para o brasileiro, pois cantam em verso e prosa que a BR é nossa, quando na verdade é uma falácia. O Petróleo é retrocesso o futuro é energia eólica e solar é nisso que temos que investir, pois temos sol e vento a vontade o ano inteiro, e esta energia pode colocar o norte o nordeste em outro patamar, sem depender de ninguém.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito. E temos de ter algum tipo de legislação que dificulte a venda dessas refinarias. Temos de ter em mente que numa democracia Sempre Haverá Alternância de poder. uma clasula petrea na constituição que se passar no congresso a venda de refinaria ela só pode se concretizar após nove anos após nova votação. Senão assume um Coiso ou similar e privatiza as refinarias, tal como ele o fez

  12. Cleomar Ribeiro

    ... disseram que o pré-sal salvaria a todos nós, Seria óleo e gas para todos no país para váriasgerações futuras, exportaria óleo e gás!!!... Estes Anhangueras sempre na mentira!!!

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A Petrobras pagou em2022volume recorde deR$279bilhões em tributos e R$72bilhões em dividendos ao governo federal, fora os roayalties para municípios empregos e investimentos. Da para dobrar isso em15anos. é só investir.

  13. Antônio João

    Verificadas a existência e a segurança da exploração o Brasil deve produzir petróleo na margem equatorial, pois estamos refém dos grandes produtores, recentemente Rússia e Arábia Saudita fizeram um acordo para redução da produção, assim o preço do barril saiu de 75 dólares e está em 90 dólares, no Brasil isso chega com aumento dos preços dos combustíveis, em inflação e desemprego.

    Responda
    1. João Orlando Santos

      O Brasil não é refém de ninguém quando se trata de petróleo. O Brasil é um exportador de petróleo por absoluta incompetência em refinar e por interesses escusos que fazem a BR exportar petróleo e importar combustivéis. Essa é a realidade, o resto é lorota e negociatas para enriquecer ainda mais os acionistas internacionais da "nossa" BR.