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  1. Vanderlei Nogueira

    A cota e a Indicação vão implodir o país com a corrupção

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  2. Júlio Pedrosa

    O problema das cotas é que muitos acham e dizem, de forma demagógica, que elas são um fim em si mesmas e a solução do problema, quando na verdade deveriam ser implementadas como parte de um programa amplo de investimento, a longo prazo, em educação básica. Mas é muito mais fácil e politicamente lucrativo criar um sistema de cotas, pois investir em educação demora a dar resultados, que só se verão após algumas décadas. As cotas garantem retorno rápido em votos e sensação de problema resolvido.

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  3. Emanuel Morais

    Obrigado! O óbvio precisa ser dito. E mesmo dito o óbvio, alguns “leitores” ainda não entendem.

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  4. Gabriel França

    O artigo é uma crítica "científica " as cotas, mas meio disfarçada, cheia de salamaleques...

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  5. José Cardoso

    As universidades estatais deveriam ser destinadas apenas a estudantes de escolas públicas. Uma cota de 100%. Mas só entraria quem tivesse uma nota mínima. Não há sentido em baixar a qualidade do ensino, e nem em subsidiar quem tem dinheiro.

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  6. Bruno Andreoni

    Por razões fáceis de entender, a autora não menciona o desastre que é a educação básica baseada no Paulo Freire, autor das coordenadas de um ensino que não só dá prioridade ao proselitismo político como não prepara para o sucesso em uma sociedade que quer destruir.

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    1. Pedro Albuquerque Neto

      Andreoni é analfabeto funcional em várias latitudes. Aborda Paulo Freire sem conhecer sua obra e seu método de alfabetização. Desconhece o seu êxito no Brasil e em inúmeros países. Proselitismo nada tem a ver com PFreire. Um prof proselitista de direita estaria usando PFreire pelo fato de fazer proselitismo? Vai estudar, Andreoni!

    2. Júlio Pedrosa

      As ideias de Paulo Freire jamais foram aplicadas em larga escala nas redes de ensino (federal, estaduais, municipais) do Brasil; os estudantes de licenciatura leem e estudam a obra de Paulo Freire, mas os sistemas educativos públicos são blindados contra ele. A rede estadual paulista nunca se baseou em Paulo Freire, e deve ser por isso que os índices educacionais de SP são os melhores do Brasil e cresceram vertiginosamente nos últimos anos, não é mesmo? (Contém ironia.)

    3. Gabriel França

      Paulo Freire? Viajou kkkk Aposto que nunca leu e nem sabe do que se trata...

  7. marcus ciocci

    Ser desigual é natural é humano é o avesso de clone e/ou comunismo Estar desigual é o resultado de escolas de ensino fundamental péssimas com professores péssimos em que uma grande parte dos professores já é produto deste mesmo ensino. Cotas são uma bobagem, um remendo raso de péssima eficiência. A solução eficiente é uma escola fundamental pública em tempo integral, igual ou melhor que a escola privada, incluindo higiene, alimentacão e esporte. Daí em diante que vençam os melhores.

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  8. Antonio Julio Menezes Neto

    A desigualdade é inerente ao capitalismo. Dentro deste sistema, cria-se um programa aqui, outro ali, buscando mitigar o abismo das desigualdades, mas apenas a superação do capitalismo permitirá o fim das desigualdades.

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    1. Gabriel França

      Com superação do capitalismo chegaremos ao paraiso socialista e ao fim das desigualdades? Tenhamos fé, vou ali rezar para Sao Marx...

    2. Hermes Yaly

      O socialismo resolveu esse problema de maneira quase perfeita: assim que implantado, todos passam a ser miseráveis, sem distinção. Mas perfeita, perfeita mesmo, para falar a verdade, ainda não: existe a casta dos miseráveis e a dos opulentos, ou seja, a cúpula do Partido Comunista e das Forças Armadas, que não conhecem miséria. Veja se a família Castro em Cuba sabe o que é carestia de 1959 para cá.

  9. Hermes Yaly

    Ensino básico gratuito de qualidade é a chave para extinguir a desigualdade. Óbvio mas não para nossos governantes, tanto de direita como de esquerda. Os governos petistas foram a época de ouro dos conglomerados privados de ensino, quando até quem tirava zero em redação recebia bolsa de estudos para frequentá-los. O dinheiro era transferido direto do Tesouro Nacional para os tubarões do ensino e ao incauto aluno restava um carnê a ser quitado durante anos e, depois, um diploma de ínfimo valor.

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  10. Jose Paschoal Pimenta

    A desigualdade só vai acabar quando houver escola pública básica de qualidade. Nesse problema ninguém quer por a mão, pois custa dinheiro de investimento público, principalmente em termos de qualidade do corpo docente dessas escolas.

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    1. Júlio Pedrosa

      Sim. É muito mais fácil e politicamente lucrativo criar um sistema de cotas e dizer que apenas o racismo impede que estudantes negros entrem numa universidade pública. Enquanto isso, a educação pública é uma calamidade.

    2. Ricardo Arantes Martins

      dinheiro e tempo.

  11. Ricardo Arantes Martins

    Carecerá de Educação e humanidade, Educação e amor, educação e lei, educação e prisão, educação e tempo. E mais um tantim ansim de educação.

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  12. João Leite Leite

    A desigualdade vai minimizar quando o povo trabalhador que carrega o país nos ombros acordar e criar coragem para recorrer aos tribunais internacionais para exigir que os seus direitos constitucionais sejam respeitados. Se depender dos políticos e da justiça brasileira a desigualdade vai continuar aumentando.

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    1. Luis Nunez

      Os tribunais internacionais não têm jurisdição sobre o Brasil. Colocar direitos na constituição é fácil, difícil é arrumar recursos para bancá-los.

  13. Marcelo Magalhães

    “Apresentamos evidências de que as repercussões negativas sobre os rendimentos dos estudantes com classificações mais altas foram impulsionadas tanto por uma redução na acumulação de capital humano como por um declínio no valor do networking.”A conclusão é que os alunos de cotas comprometem o rendimento nas notas e nas carreiras dos alunos que entraram de forma convencional. É o mesmo que afirmar que o padrão dos melhores cai, mas talvez não seja o pior para uma concorrência capitalista insana.

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  14. paulo werner

    Que salto desajeitado foi esse? Todos os dados apontam o cotistas com aproveitamento igual ou superior aos não cotistas! Não há queda no aproveitamento médio q justifique especulação sobre prejuízo da qualidade das interações no ambiente universitário. O salto hipotético do artigo desconsidera elementos conjunturais, como os números divulgados sobre a perda salarial dos mais escolarizados, em função da desindustrialização da economia e terceirização de atividade-fim (reforma trabalhista).

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  15. Paolo Valerio Caporuscio

    Cotas e mero coitadismo e dó e não garante qualidade, tem que ser por mérito e qualificado.

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    1. Paulo Augusto

      Meritocracia é falácia de quem tem privilégio. Quem usa desse discurso absurdo não coloca os filhos em colégio público para que tenha as mesmas condições que os menos abastados.

  16. PAULA FARIA

    O artigo diz que as cotas funcionam, mas também diz que não há paridade salarial ao longo da evolução das carreiras dos cotistas. Ou seja, na prática as cotas não funcionam. E o argumento da colunista é que, para funcionar, as cotas devem ser ampliadas para momentos antes do ingresso na universidade. O que é isso, desonestidade intelectual? Subestimar a inteligência do leitor? Lacração custe o que custar? Difícil dizer.

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  17. Elvis Pfutzenreuter

    Cotas são o equivalente sociológico de deixar a identidade num restaurante quando o cartão não passa, Não vale nada, mas demonstra intenção de resolver o problema num segundo momento. Dívida, inclusive histórica, se paga mesmo é com dinheiro.

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    1. Luis Nunez

      Que dinheiro é esse?

    2. joão moreira

      Elvis, estario você ainda nos anos 50 nos primórdios do rock in roll?

  18. marcos fernando dauner

    o grande problema das nossas Universidades - e vem sendo assim - há muitas décadas - é que "entram cem e se formam dez " . Dos sessenta que começaram o curso comigo há quarenta e cinco anos, apenas onze se formaram no período normal .

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  19. marcos fernando dauner

    Nós precisamos de um ensino básico de qualidade para todos, par que todos cheguem em igualdade á Universidade . Não adianta "Forçar a barra" e colocar alunos na Universidade se grande parte reprova no primeiro ano . Da turma de engenheiros de meu filho, dos cem que começaram apenas oito concluíram o curso em cinco anos .

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