Juliano Spyer > Evangélico, sim, terrivelmente, não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. edilson borges

    se ele nem é conhecido entre os evangélicos, não serve prá cooptar. seria apenas outro entulho de atraso, sem qq benefício prá tentar reduzir a influência dos piores que ele.

    Responda
  2. Klaus Serra

    Estamos vivendo uma infestação de evangélicos em todos os setores do serviço público. Até mesmo a Folha tem dado amplo destaque em suas matérias em assuntos relacionados a esse nicho religioso. Parece que ser evangélico se tornou critério para indicação ao STF. E assim seguimos andando pra trás.

    Responda
  3. marcos machado

    Evangélico de esquerda tem o mesmo significado de meretriz virgem.

    Responda
  4. Ney Fernando

    Nenhuma pessoa cuja credencial seja a religião que diz seguir deveria se tornar ministro do STF. Lá não é templo de adoração, nem lugar para acomodar interesses religiosos. Se fosse, deveria ter membros de todas as religiões, e não só dos evangélicos (já tem um lá e é demais).

    Responda
    1. Joel Domingos

      O Estado é laico, não ateísta. A diferença é muito grande. Eis as garantias da Constituição: "art. 5º: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política;" Não acho que esse cidadão representa os evangélicos. Mas ele é um cidadão como outro qualquer. Os Direitos e Garantias Fundamentais elencados no art. 5º constituem cláusulas pétreas: não podem ser objeto de emenda constitucional tendente à supressão ou modificação. Isso é democracia.

    2. Diego Rodrigues

      Até então ninguém nem sabia ou queria saber como rezava dada um. Aí veio o inominável surfando essa onda dos crentes babando por poder e agora eh isso, primeiro requisito a ser escrutinizado eh a fé declarada. Muito mais preocupante eh o fervor e a credulidade do crente que quer nem saber de lei, quer a 'lei divina' operando o estado. Nem precisa dizer o perigo disso já que Deus não vira aplicar a lei, sempre um representante muito 'qualificado' neh

  5. VANDERLEI DOS SANTOS MOREIRA

    Certamente teria pessoa melhor para indicar, mas depois do Zanin pode-se esperar tudo

    Responda
  6. Júlio Pedrosa

    Seja quem for o(a) escolhido(a), acho muito terrível tudo isso...

    Responda
    1. Diego Rodrigues

       hehehe Neh?

  7. Marcelo de Souza

    Pra quê? Mais um pra votar a favor da opressão contra povos indígenas, LGBTs e religiões de matriz africana? Que Lula perca essa "oportunidade".

    Responda
  8. neli faria

    Pelo fim da imunidade tributária para igrejas e seitas. Deus não come, Deus não veste, deus não compra remédios e se precisar não é deus. Já dizia meu avô Messias Luis Pereira de Souza Orleans e Bragança...ops, os dois últimos é para homenagear Dom Pedro i, ii e a princesa Isabel.

    Responda
    1. neli faria

      Muito bem lembrado, Maria. Na Alemanha também.

    2. Maria Lopes

      O sistema suíço (não é o único) é ótimo: cada cidadão declara se tem religião e qual, e percentual do imposto de renda vai para aquela denominação. E as igrejas recolhem os impostos devidos. Simples e transparente.

    3. neli faria

      Julio:não conhecem as Sagradas Escrituras e o ensinamento de Jesus. Decoram a Bíblia na parte que interessa, na parte que deveriam seguir menoscabam-na. Nem os tais de Moderados. serve também para padres da Santa Igreja Católica. Sou bloqueada por um no Xizinho: petista roxo. Falei para ele: padre cabulou a aula do Seminário sobre São Mateus?

    4. Júlio Pedrosa

      Concordo. Mas, infelizmente, a tendência é de que as benesses para as igrejas, principalmente as evangélicas, só aumentem. E nem os protestantes/evangélicos moderados serão contra isso. No fundo, todos eles esperam a conversão total da sociedade e o fim das outras religiões.

    5. Ricardo Arantes Martins

      Muito se fala sobre o fim do império, esses historiadores, mas quase todos falam que o maior dos motivos é que uma mulher, a princesa regente, futura rainha, dando ordens num bando de marmanjos, em pleno Brasil do Sec. XIX. Isso não seria tolerado.

  9. Ricardo Arantes Martins

    Vejo pelos comentários o enorme preconceito quanto aos dito evangélicos. tem muitos com caráter e mente aberta que não se deixaram envolver pelas falas de algumas lideranças que levaram a adorar um Mito e viraram adoradores de Baalsonaro. Muitos viram que ele é o Coiso. No escopo da matéria é que seria uma jogada genial se Lula escolhesse num universo de centenas de milhares de juristas, algum evangélico que tenha o necessário para a função, sendo probo, progressista e de mente aberta.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Particularmente sou contra. Deve Lula encontrar o melhor para as funções. Lula e Dilma fizeram excelentes indicações, mas pós Zanin vejo que Lula é gato escaldado e depois que foi preso creio que irá nomear um Ministro próximo, alguém para chamar de seu. O que é um pouco compreensível, mas não aceitável.

  10. Carlos Gama

    Emplacar uma mulher com notório saber, negra e que entenda que o Estado é laico seria muito mais sensato..... chega dessa mistura entre religião e politica.

    Responda
  11. Joabe Souza

    Tomara que ele perca essa oportunidade.

    Responda
  12. Evandro Luiz de Carvalho

    O estado é laico, chega de politicagem e esperteza que nunca dão certo. Notório saber jurídico, honeste e profundamente comprometide com as causas progressistas. E ponto!

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    dizer que os "terrivelmente" são profundos conhecedores da Bíblia é sacanagem . eu vejo essa turma na TV, abrindo a Bíblia no começo e dizendo que estão lendo a carta que são Paulo enviou por email aos corinthianos .

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      de evangélicos não tem nada. quase nunca falam de Cristo. falam do velho testamento e incutem o medo para não perder a alma para o Coiso e após falam pra votar nele.

    2. neli faria

      Decoram a bíblia no que interessa,mas, não aplicam.

  14. Sergio Siqueira

    Temos dois evangélicos já nomeados. Contentar mais ainda tipos com Silas Malafaia? Nem pensar! Chega dessa turma.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Ser espírita é crime? Só na cabeça de bode!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Pedrosa dei uma busca e vi que é verdade. É que quando ele assumiu assisti uma declaração que ele simpatizava pelo movimento espíria. erro meu.

    3. Júlio Pedrosa

      Ricardo A. Martins: Kássio N. Marques é católico (não sei se é praticante). Você deve tê-lo confundido com o senador Eduardo Girão, este sim é espírita.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Creio que só tem o terrivelmente. Kassio é Espírita.

  15. Manoel Cardoso

    Acho uma boa escolha. Amigo do Lula é muito importante. Afinal o Bolsonaro indicou 2 terrivelmente amigos. Bola pra frente e faz o L4.

    Responda
  16. José Cardoso

    Evangélico é um termo impreciso, pois abrange todo o cristianismo. Melhor chamar esse pessoal de bíblicos, por sua ênfase no conhecimento e obediência á Bíblia como um todo, principalmente o antigo testamento.

    Responda
    1. Joel Domingos

      O cristianismo é bíblico, criatura. O evangelho, idem. A Bíblia é o conjunto de livros dividido em Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento corresponde à Tanach dos judeus e é uma preparação para o Novo Testamento, que introduziu o evangelho de Cristo no mundo. Quem segue a Bíblia completa (redundância)e abraça a doutrina de Cristo é cristão. Todo cristão, em tese, crê no evangelho de Cristo e o divulga. Jesus proferiu a Grande Comissão: Ide.Cristão e evangélico são praticamente sinônimos.

    2. marcos fernando dauner

      conhecimento bíblico ? Poupe-me . Por parte dessa turma acredita que a bíblia foi escrita, em inglês, pelo pastor Billy Grahan , há uns cinquenta anos . Eu vejo esses estelionatários, na TV, abrindo a Bíblia no começo e dizendo que estão lendo a carta que São Paulo escreveu aos corinthianos . Sendo que o NT está no último quarto da Bíblia .

  17. Klaus Serra

    Já chega de evangélicos no STF. Precisamos de um ministro indígena. E a diversidade?

    Responda
  18. Maria Auxiliadora Alencar

    Ele seria odiado pelos evangélicos somente pelo fato de ser progressista. O que este povo aí em cima quer é alguém conservador para contuarmos a ser um republiqueta.

    Responda
  19. MATEUS VAZ DE S Sá

    Melhor um ateu, pois assim todos serão iguais perante a lei e não haverá discriminação entre católicos e evangélicos.

    Responda
  20. ciro lauschner

    Vade retro, satanás!

    Responda
  21. Marcos A T Garcia

    Deus me livre e guarde dos demônios e evangélicos.

    Responda
  22. Maria Lopes

    Mais um homem no STF? Afinado com a agenda de costumes evangélica ? Na próxima eleição Lula só terá meu voto se o adversário for bolsonarista. .

    Responda
    1. neli faria

      Nem se Deus me mandar... Nelizinha vote para lula, que farei seu Santos ser campeão Brasileiro em vinte e seis. Não, Deusão! Vote para lula que farei você ganhar na megassena acumulada um milhão de vezes. Não Deusão! Nelizinha ajudarei o Santos a escapar da segunda divisão em dois mil e vinte e três.Deusão, aí farei promessa pessoal: volto a fumar e pararei, volto a beber e pararei. Para o lula? Nos dois turnos:primeiros e únicos votos em vinte e dois:arrependidos.

    2. Hernandez Piras

      Assino embaixo. Pensei que Lula nos pouparia pelo menos disso, de critérios religiosos para escolha de agentes públicos. Pelo vista, estava enganado, como em outros aspectos.

  23. João Orlando Santos

    O Brasil é um estado laico e a religião predominante é a catolica com 50% da população. Para ser Ministro do STF é preciso ter notável saber jurídico e moral ilibada, ter mais de 35 anos e menos de 70. Indicar uma pessoa para Ministro do STF por sua religiosidade em um estado laico é o cúmulo do absurdo. Já basta o Congresso tomado pelas bancadas da Bala,Boi e da Bíblia.

    Responda
    1. neli faria

      Um fanatismo por religião.

    2. Edison Luciano

      E a bancada da bos, digo do bolsonaro...

  24. Mario Rudolf

    O que é agenda de costumes? Paulo escreve sobre um costume na igreja de Corinto, o homem heterossexual usar cabelos curtos e a mulher cabelos compridos. Ali, ele faz um jogo de argumentação sobre o poder. A conclusão é que somos todos criaturas de Deus, iguais na sua benevolência.

    Responda
  25. Luiz Gomes

    Evangelicos? Vivemos num pais laico. Precisamos q Lula saia do discurso e coloque uma jurista negra no STF.

    Responda
  26. paulo Raulino

    Lamentável, isso! Precisamos de juristas. Só.

    Responda
  27. JORGE CESAR BRUNO

    Estranho a naturalidade que se fala evangélicos para o Suprema corte! Quando citam negros, já colocam em cheque o "notório saber jurídico ", "méritocracia", e outras coisas! E surreal, e pensar que metade da população é negra! Mas pra certos cargos, só cabem o branco de olhos azuis!

    Responda
  28. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Quando teremos um satanista no STF? Que mediocridade esta de ficar ansioso e contando com alguém da sua religião na suprema corte.

    Responda
  29. Joel Domingos

    Esse cara foi cooptado como evangélico. Primeiro porque evangélico e esquerdista são conceitos excludentes entre si. Nada obstante a Lei conceder a evangélicos tais direitos, o Senhor Jesus falou "O meu reino não é deste mundo". O cristão depositar sua fé em criaturas mortais que podem ser depostos por "impeachment"... Ah, minha esperança foi embora... Por último, ao utilizar a expressão "servo de Cristo", não usual no meio evangélico, essa associação citada se entrega: desigrejados.

    Responda
  30. Thiago Dias

    Que tristeza isso...

    Responda
  31. MICHAEL XAVIER

    Se não for uma mulher, que seja Bruno Dantas. Um jurista de verdade.

    Responda
  32. osmar pavani peres

    Essas discussões estão um pé no "jaca".

    Responda
  33. Fatima Marinho

    Spyer, já tem muito evangélico no STF, deve ser uma bruxa a próxima ministra. Magia negra.

    Responda
    1. neli faria

      Oba. Uma Mãe de Santo. E faria uma macumba para que o povo aplicasse mais a bíblia,minúsculo por causa do povo, invés de decorar no que interessa.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Meu Jesus da goaibeira será ela!

  34. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Deus me livre.

    Responda
  35. Laudgilson Fernandes

    Lula tem que por alguém que represente o eleitorado que votou nele. Um progressista. Se vai ser uma negra, um negro, uma mulher branca, indígena, desde que esteja acentada nas pautas progressistas. Joaquim Barbosa foi um negro que Lula plantou no STF e deu no que deu.

    Responda
    1. neli faria

      Luis, o senhor não deve ter entendido, por que talvez não tenha iniciado a trabalhar cedo,para ajudar a família. É direito de alguém pedir a aposentadoria assim que der o tempo legal. O ministro Barbosa saiu porque deu o tempo para aposentadoria. Pelo que sei de sua vida, en passant, começou a trabalhar em tenra idade, assim, quer viver a vida. Trabalhei quarenta e oito anos, porque não tenho ninguém, então...

    2. LUIS PASSEGGI

      Certo. Mas por que o grande Ministro Joaquim Barbosa, de ilibada reputação e reconhecido saber jurídico, saiu antes do tempo (ou pediu / pediram para sair?) e foi para Miami? Ainda não entendi essa.

    3. neli faria

      Assim todos os Brasileiros, de qualquer área, fossem como o Ministro Joaquim Barbosa. Foi um grande Ministro.! Um Currículo que poucos terão ao longo da vida. Cabedal Jurídico ímpar, justo, decisões fundamentadas.Mas, não é só! Juiz não está na Magistratura para endeusar e ou ser subserviente a quem lhe deve favor. Ainda mais um Ministro na Corte Suprema: ele está lá para Julgar de acordo com a Constituição Nacional.Data vênia, senhor.

  36. marcos fernando dauner

    Essa discussão beira o absurdo ! Temos ministro católicos, judeus , ateus . E dai ?

    Responda
  37. marcos fernando dauner

    çanto deus - invangélico kumonista . Haja paciência !

    Responda
  38. neli faria

    O Ministro estará na Corte para Julgar, senhor, de acordo com as Leis Humanas. Lugar de Escritura Sagrada é na Igreja ou em Casa. Leio a minha Sagrada Escritura diariamente. Já passou da hora de acabar com a imunidade tributária para religiões. Como dizia meu avô, Messias Luís, tinha segundo ano de grupo: Deus não precisa do dinheiro do povo brasileiro. Deus não come, Deus não veste, Deus não compra remédios, e se precisar não é deus. Nasceu no no Século dezenove, mais sábio do que muitos.

    Responda
    1. neli faria

      Joel : aí não é Deus. Deus não precisa de dinheiro: igreja sim. Que cada um contribua para a S U A igreja. Eu mesma, contribuo para a Minha Santa Igreja Católica, exatamente para isso: pagar as despesas.

    2. Joel Domingos

      Deus não precisa de dinheiro. É verdade, pois: "Ageu 2:8 - Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos." Contudo, seu avô esqueceu que igrejas também pagam contas de luz, água, seus prédios necessitam de manutenção, dentre outros. Como são enquadrados como entes sem fins lucrativos, pelo Princípio da Isonomia, é natural que gozem de imunidade tributária. Se é para cair a imunidade das igrejas também deverá cair a isenção tributária de todas sociedades beneficentes.

  39. neli faria

    Que tal um alguém de uma Religião Afro? Que tal um Muçulmano? Que tal um Budista? Que tal um Judeu? Que tal um Ateu? Sou católica e sugiro um ateu no STF. Jesus determinou a Separação do profano do Divino,em Mateus 21:22:dê a César o que é de César e se um Cristão não segue a determinação do Meu Jesus, não merece ser chamado de cristão..Folha, que tal dar espaço no Jornal para um Padre? Muçulmano? Budista? Pai de Santo? Que tal abrir espaço para um ateu?

    Responda
  40. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Q tal uma mulher evangélica negra ? Será q a fsp pararia de encher o sa co. ?

    Responda
    1. jeova queiroz

      Essas seitas evangélicas são anticristã. Jesus disse"Quem se divorcia e casa de novo é um adúltero". As seitas evangélicas não seguem essa palavra de Jesus.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Pois é. O Brasil tem literalmente centenas de milhares de mulheres juristas. Não é possível que nesse universo não tenha nenhuma mulher negra evangélica que tenha os requisitos indispensáveis. Mas Lula é gato escaldado e após a prisão creio que ele colocará um Ministro pra chamar de seu.

  41. Ricardo Arantes Martins

    Não tem problema algum em ser evangélico. Conheço muitos de boa índole e mente aberta. Aliás não tem problema algum em ser ateu, muçulmano, hinduísta, desde que tenha caráter, seja progressista e probo. Ser probo nos poderes do Brasil já é uma pessoa ultraprogressista. o que não da mais é mensalão, joias, rachadinhas, representação de or. cri. do Rio, petrolão. Aliás, Kuncá foi nomeado pelo Coiso e é espírita. Tenho esperanças que Kuncá e o terrivelmente votem com total isenção.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Kuncá é católico (mas não sei se é praticante). Espírita é o senador Eduardo Girão. Argh!

  42. Adriana Santos

    Era só o que faltava.

    Responda
  43. Lupercio Oliveira

    Que horror! A folha fazendo propaganda dessa religião está alimentando o bolsonarismo, tão nefasto. Deveria retirar esse colunista. Pare! Ou encerrarei a assinatura.

    Responda
    1. neli faria

      Sou assinante da Folha há mais de trinta anos! A folha deveria abrir espaço para: Católico, muçulmano, Pai de Santo, budista, santista, ops santista , preciso fazer promessa para que o Santos escape da série B. Há um privilégio aqui na Folha,deveria ter mais isonomia,colunistas para falarem de todas as religiões. Não basta o caderno de Esporte que não fala do Santos?

  44. José Lino da Silva Lino

    Pel favore...non!

    Responda
    1. Lupercio Oliveira

      Admira-me que a Folha se preste a esse papel. Folha de horrores.

  45. Paulo Augusto

    Porque Lula iria fazer um retrocesso ?

    Responda
    1. Lupercio Oliveira

      Folha! Chega! Encerrarei a assinatura.

    2. Lupercio Oliveira

      Folha! Chega! Encerrarei a assinatura.

  46. A A Iuras

    Constituição Federal - Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E 8indicado pelo PR

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.