Hélio Schwartsman > Mauro Cid é um traidor? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A delação premiada é um dispositivo consagrado internacionalmente. É claro que deve ser usado, embora seja natural que os partidaUios dos criminosos sempre o condenem, como ocorreu recentemente quanto à quadrilha que saqueava a Petrobras. Mas isso é do jogo.
No lugar de delação premiada, deveria ser denúncia premiada, ou ainda melhor, denúncia patriótica premiada de Mauro Cid, que segundo o bolsopata covarde e charlatão é um 'cada descente". (Lembrei-me da música "O comedor de giletes", de Ari Toledo. Cid é ou não comedor de giletes, melhor do que sapos?
A delação premiada é justificad desde que o alvo não seja Lula ou o PT
O problema não é o alvo, é quem fazia pontaria, cidadão. Moro, ajudado por Dellagnol & cia., poria a perder qualquer delação sobre qualquer assunto tendo como alvo qualquer personagem - por causa das múltiplas violações ao devido processo legal que cometeu. Sugiro-lhe uma leitura do voto que jogou fora a água do banho com a criança dentro. Há nele detalhes que o fariam pensar duas vezes antes de opinar assim. Mas claro, dá trabalho.
O problema não é usar delação, o problema é a forma que ela é obtida e o lastro probatório daquilo que se alega nela. Em sendo obtida dentro dos ditames legais e com provas, sem problemas usá-la contra quem for.
E o que dizer de bolsonaro então? O chefe que dá as ordens, e quando vê que vai dar M, finge que não sabia de nada? Não é traição? Se um comandante de tropa manda seus soldados providenciarem um ataque, mais tarde descobre-se que tal ataque atingiu (digamos) uma escola, não é culpa de quem deu a ordem? Então não precisa de general, de chefe etc. Põe a culpa no mais fraco, e está tudo resolvido.
Eita, meu caro, tem ainda uma outra questão, numa dimensão superficial desta ética de grupo: ele está se defendendo de ter sido jogado aos crocodilos da Flórida. Ele foi traÃdo antes, o que o desonera, ao menos em parte, de seu comportamento traidor. Com um agravante: os crimes dos quais el Cid "tem conhecimento" foram, em parte, cometidos por ele próprio - mesmo que a mando. Destarte, jogar o Bozo na fogueira é (a) proteger-se da traição dos compadres; e (b) evitar condenação pela própria arte.
Não aceito impunidade em qualquer setor, tolerância zero para todos os criminosos.
Quem entende de traição à patria e às F.A. é o inominável.
A última a frase é lapidar.
Vai pra lápide do Bozo? Porque pra do Cid, fica bem o "ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão", né não, cara Adriana?
Para a direita Mauro Cid não é apenas traidor. É também comunista, esquerdista, apoiador da polÃtica venezuelana na pessoa de Maduro, gosta do governo cubano, essas coisas aÃ. Aguenta Cid, os bolsonaristas estão chegando kkkkk
Hahahahah, caros colegas, é a Fúria dos CaÃdos em ação. Eu só quero ver o produto último, pós JuÃzo Final: quem queimará no inferno de misscheck? Inferno da Lagoinha, prepare-se pro overbooking! Hahahahah!
Também defensor da ideologia de gênero, difusor do quitegay, apoiador da pedofilia, recebe grana dos globalistas, em especial do George Soros.
Caro Hélio Schwartsman, creio que essa sua coluna de hoje atraiu muito a atenção do ex-presidente Michel Temer. JK
Até pouco tempo o instituto da delação premiada era visto com indiferença pelos Deuses do STF diante do episódio da lava jato. No entanto para surpresa da humanidade, agora nossos Deuses do Egito jurÃdico, algozes travestidos de anjos da Constituição Federal, surfam na onda da inconstitucionalidade, numa autêntica marola hermenêutica, de por no chinelo até mesmo Gabriel Medina. Parabéns OOO
Não existe lealdade entre criminosos. Principalmente na polÃtica brasileira. O congresso nacional onde estão representantes do povo brasileiro prova isso todos os dias. E é contagioso. Se espalha para todas as outras instituições. Isso sim, está provado sem sombra de dúvidas.
Aà vareia ... Se nazistas chegam à minha casa e perguntam se estou escondendo Judeus (caso Anne Frank) se mentir estou traindo os nazistas, assim, dizer a verdade tem hora. Há hora de mentir e ir para o céu.
Ele está seguindo as palavras do mestre. Dizendo a verdade, esta o libertará (ou lhe minorará a pena).
Ah, Zé Antônio, mas as palavras do Quadrúpede-ex-Chefe eram "conhecereis a verdade" e não "dareis com a lÃngua nos dentes"... Hahahahah!
"Ética entre bandidos"? Bandidos agora têm alguma ética? Desde quando? Ora, o que eles têm mesmo são regras, a do silêncio como os mafiosos impõem à suas famiglias.
O Brasil ele já traiu. Resta saber se vai trair seu mentor.
O conceito de traição não se aplica entre bã didos, ainda que sejam da mesma cuadrilha. A traição apenas se aplica quando se trai a confiança de alguém ou de um grupo enquadrado nas linhas da civilidade e da lei, do contrário, vale qualquer coisa.
Todo apoiador de um governante declaradamente nazifascista seja civil ou Militar é um Traidor da pátria.
Concordo, ele é um traidor da pátria, não dos outros bandidos da quadrilha.
Tenho muito mais desprezo pela "omerta" dos criminosos do que por aquele que delata para salvar a própria pele. Aliás, as considerações do Dr Cezar Bitencourt a respeito da delação premiada ficaram muito bem no "discurso de posse" de "capo" da máfia.
Na forma como instituÃda em nosso direito a delação premiada só funciona se estiver atrelada a prisões por tempo prolongado. A questão é se tais prisões preventivas só se mantém visando a delação. Foi esse o expediente usado na Lava Jato e em tantas operações Brasil afora. Os fins justificam os meios?
Ele estava em preventiva enquanto ainda há um investigação sobre ele para não atrapalhar, mas após delatar e se entregar nada há mais a respeito do próprio para ser investigado e ele interferir nela!
Concordo com o texto, mas lembro que a delação premiada do Antonio Palocci, figura de proa do pt também causou impactos na militãncia, que também queria empalá-lo.
A PF concluiu que ele só repetiu os fatos que se publicavam na imprensa, sem apresentação ou indicação de provas. E está livre, embora não tenha colaborado em nada, quiçá comprovando que foi apenas utilizado para uma intenção escusa. O Cid ainda não foi ouvido após o compromisso da delação. Se fizer a mesma coisa será preso novamente, pois houve fatos que justificaram a prisão.
A pretensa "delação premiada" de Palocci foi aceita por Moro, que a vazou para a imprensa à s vésperas do pleito presidencial, por motivos exclusivamente polÃticos, pois o delator não apresentou nenhuma prova para sustentar suas declarações. Foi um expediente puramente eleitoral, a fim de favorecer Bolsonaro. Semanas depois, "por puro acaso", Moro tornou-se Ministro da Justiça.
Sim. Palocci e Delcidio foram confessos e eram os lÃderes de governo. Foram chamados de vendidos para corporações hehehe. Experimentaram um pouco da fake esquerdista que tanto disseminaram. O negacionismo do petista é altÃssimo.
Discordo da colocação sobre o Palocci, pois a delação deste foi um fiasco, pois não tinha provas.
Uma obsessão de Nelson Rodrigues era o patife: "Ninguém sai na rua e bate no peito berrando: ‘Eu sou patifeÂ’". O maior dos pulhas se achava um santo de vitral. Mas isso mudou. Hoje, o safadista se orgulha de sê-lo. Veste-se de calhorda com gravata de pulha, perfume de pulha. Antes o safardana se ocultava pelos cantos escondido da própria sombra. Hoje ostentam orgulho pelo que chamam de "realismo polÃtico" ou "aliança pragmática" e "colaboração" ou "delação" premiadas. Uma belezura! Tst tst tst
Acrescenta aÃ: "polÃtica de resultados"...!
Primeiramente, é melhor esperar pelo conteúdo desta "delação", pois algo me diz que 90% desta será o que já se sabe, 9% de novidades irrelevantes e 1% de coisas interessantes, mas insuficientes para ajudar na condenação do Bozo ou de qualquer dos seus superiores. Depois, passar um tempinho de férias com tornozeleira e, mais adiante, retornar à sua carreira e chegar ao generalato. Ele que salvar a sua pele sim, mas como tÃpico militar brasileiro, tem certeza de que só as F.A. merecem sua lealdade
Luiz, você acha mesmo que Xandão iria aceitar delação por 1% de "coisas relevantes"? Se homologou o acordo, é por que vem chumbo grosso contra golpistas graduados e ex-presidente expulso como mau militar.
Quanto ao conteúdo, sabemos os tópicos, gabinete do ódio ou milÃcia digital, terrorismo e traição e venda de presentes. Mas não sei o que ainda. Moraes não está nem ai para esse negócio de joias, ele quer são os atos de terrorismo para traição. Ele não homologaria acordo não fosse o que Cid tem a dar. Mas confesso que estou muitÃssimo curioso sobre esse "Conteúdo da Delação". Mas creio que não falarão nada para não dificultar as investigações. Torcemos.
Esse futuro que voce narrou é possÃvel eis que o Brasil é a nação da impunidade para a Elite PolÃtica e Econômica. dira que para as altas patentes do Exército. mas creio ser improvável deixar um traidor chegar ao generalato. creio que terá "aposentadoria" com vencimentos, dai ele sai candidato para federal e se fez em meio a quem gosta de golpistas.
Se é um traidor Hélio, veja que ele é um militar de alta patente, um quase general, questão de meses ou poucos anos e as conversas em seu celular deixam claro que os atos de terrorismo seriam para tentar comover alguns comandos dos quartéis, mostrando que teria apoio de parte da população que estaria indignada e dessa forma promover A mais Alta Traição a Nosso Brasil, quebrando suas funções institucionais de proteger a constituição e a pátria. É um legÃtimo traidor. Confesse e atenue seus erros.
Delatar é trair pessoas de sua confiança que estão agindo em benefÃcio do grupo, fazendo ações éticas e valiosas. Pode ser que em algum momento caiam em algum deslize, mas as atitudes comuns deles são valiosas. Delatar crimes ou atitudes anti éticas e desonestas é dever moral de uma boa pessoa. Delatar pessoas que o estão prejudicando também não é antiético. Em suma, não se protege bandidos e desonestos. P.s.: Os bolsonaros são campeões em trair e jogar seus ex-parceiros aos leões.
Se há um traidor nessa história, atende pelo nome de Jair Messias Bolsonaro. Além do próprio Cid, a lista de subservientes abandonados à própria sorte pelo cramunhão, ou seja, que tiveram sua lealdade premiada com desprezo e traição, é enorme. O Cid está, é só mais um, que agora apenas tenta salvar um pouco de sua pele já muito chamuscada desde que seu lÃder o traiu primeiro.
Jair e Cid: agora ficarão quites, em termos de traição?
Fiel ao PaÃs? Piada do colunista? O que o militar corrupto está fazendo é tentar baixar a água que já passou da altura do próprio pescoço.
Leia de novo com mais atenção.
O ex ajudante de ordens do ex presidente está mais para bode expiatório do que para traidor. Ele foi jogado à s feras, digo, poderes da justiça, e ninguém da turminha antiga conseguiu ajudá-lo. A partir dessa luta solitária ele escolheu sua boia salva-vidas, que foi a colaboração premiada. Não vejo nada de errado nessa instituição, que serve muito bem para destravar investigações legÃtimas contra grupos fechados e poderosos.
Bóia salva vidas com perfeição a situação do Cel. Cid. Se não pegar é trouxa!
bode expiatório que tentou armar os esquemas de traição.
ele pode ser alcagueta, mas está protegendo o seu, afinal, seu bozo mor disse que ele agia por conta própria, então querer acobertar esse ou aquele é algo complicado tendo sido abandonado. Resta ainda saber quando ele receberá o pé no fiorde do exército pq ele aprontou demais, muito além da conta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Mauro Cid é um traidor? Voltar
Comente este texto