-
Fatima Marinho
Viva o SUS! financiar a saúde com mais verbas, não tem saúde sem o SUS. Os planos de doença ficarão cada vez mais caros, impossível para um aposentado pagar. Sem o SUS é a barbárie da doença, a crueldade de ver gente morrer sem tratamento, sem apoio. Não está bom ainda? Vamos melhorar, não há alternativa. Por uma política de saúde de Estado. Não queremos centrão no comando do SUS.
-
José Cardoso
O México e a Colômbia não tem sistemas tão inclusivos como o SUS. Se parecem mais com a saúde pública que existia aqui antes da constituição de 88. Mas seria exagero chamar de barbárie sua situação. Tiveram aliás números melhores que o Brasil no que se refere à mortalidade durante a pandemia. Fizeram mais com menos.
-
renato tasca
Favor notar que México e Colombia não tinham Bolsonaro como presidente da República....
-
José Cardoso
Fátima, pelos dados publicados, o número de mortes em relação à população foi (um pouco) menor que no Brasil. Piores que a gente só o Peru e os EUA.
-
Fatima Marinho
Desculpe José Cardoso, mas conheço bem os dados da Colômbia e México, a mortalidade no México e na Colômbia foi igual. O excesso de mortes nos dois países foi similar ao do Brasil, inclusive no Mexico a morte materna disparou assim como aqui.
-
-
Hercilio Silva
Verdade, sem SUS é barbárie, pena que o pós pandemia foi meio que a volta ao normal. Em Brasília a situação tá crítica, o atendimento para a população está abaixo da crítica. Soube de caso onde o médico entrega a receita para o parente do paciente internado comprar, porque no hospital público não tem. Precisa ter parâmetros de gestão, há estados funcionado melhor. E claro, mais verbas.
-
Hercilio Silva
Fátima, difícil mudar, em Brasília há votos por 2 razões, em quem faz pistas e viadutos e em quem faz vista grossa pra gritarem de terras e depois regulariza condomínio irregular. A situação da saúde foi denunciada na campanha eleitoral pelo segundo colocado. Além das razões citadas o voto foi federalizado, a maioria foi no negacionismo e no anti SUS, porque o pastor mandou. E deu no 8 de janeiro.
-
Fatima Marinho
Brasília tem um grande financiamento da saúde pago pelo governo federal. Eh onde melhor se paga profissional de saúde. Se não há remédios é porque alguém ficou com o dinheiro. O melhor remédio é mudar o governador.
-
-
PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO
Excelente texto, parabéns aos autores. Devemos valorizar cada vez mais o SUS, assim como a educação e a ciência, tão vilipendiadas neste país. O neoliberalismo e os idólatras do estado mínimo causam a ruína do Brasil.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Falaram muito e esqueceram dos salários dos servidores da saúde. O pior entre os piores. Aq estamos esperando o PCCS. Mas o nervosinho não paga.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.