Deirdre Nansen McCloskey > A política é uma loucura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse tipo de visão de mundo enfurece aqueles que defendem a economia planejada; embravece aqueles que pressupõem uma ordem econômica mundial dirigida causadora das desigualdades econômico-sociais. Enfim, deixa atordoados aqueles que só conseguem pensar uma reforma (ou revolução) social a partir de medidas de intervenção direta na economia – os economicistas progressistas. A Sra Deirdre parece ser propositalmente provocativa nos seus artigos. Se for, é bem sucedida nisso.
'A economia é uma ciência, sim, mas uma ciência como a cosmologia ou a história'. Acho que está bem abaixo disso. Não que os economistas sejam incompetentes, mas o número de variáveis é muito grande e fora de controle. O Krugman (prêmio Nobel!) reconhece que subestimou a recente alta da inflação, e agora diz que ela está caindo mais rápido que muitos outros grandes economistas previam.
Excelente texto, e nele há um ponto essencial: nenhum cientista ou profissional deve agir enquanto "engenheiro social". A história expõe os riscos de quando os Estados acolhem e assumem oficialmente os projetos e/ou ideias destes sujeitos. O século XIX inteiro na América, com seu massacre de populações nativas indÃgenas sob a justificativa de busca pela "civilização" e "Progresso", e o século XX, com seus genocÃdios em larga escala por uma suposta defesa dos interesses nacionais, que o digam.
A julgar pelas previsões quase sempre furadas, fica difÃcil justificar o custo benefÃcio do emprego dos milhares de economistas burocratas. São fantásticos em análises em retrospecto.
Jesus da Goiabada, cuidaà da Tia Auntie: daqui a pouco ela tem um colapso e é capaz de virar comunista. O fim está próximo, já dizem uns malucos há séculos...
Jesus da Goiabada, cuidaà da Tia Auntie: daqui a pouco ela tem um colapso e é capaz de virar comunista. O fim está próximo, já diziam uns malucos há séculos...
Liberalismo, tentando induzir eleitores nisso? Não, basta, agora que se aproxima o fim do colonialismo norte-ocidental atrelado ao petrodólar e Bretton Woods. O sul do planeta reinará com mão de obra barata não subsidiada, e energias não fósseis poluentes. E vocês, paguem os OITO vezes mais percapitos carbonos lançados para se desenvolverem.
Parabéns pela análise , parece pelos comentários que todos querem que tecnocratas resolvam toda a nossa vida e acreditam que eles vão dar conta.
Profetiza de uma organização econômica q ainda virá nos salvar! Antes de 1920? Saberia dizer o que levou exércitos nacionais aos moedores de carne em 1914?
...Valeu e obrigado pela conversa!...
"Parem.o automóvel da polÃtica.....", estudou tanto, para não aprender nada.. PolÃtica vem antes da economia. Bons polÃticos, que sejam honestos e sábios, dão sustentação para que a economia vá bem e o povo viva com dignidade. Coloque um mau polÃtico para dirigir uma nação, um estado, ou um municÃpio. Tudo o que foi construÃdo com grande esforço se esvai. Basta ver o que aconteceu com o Brasil nestes últimos 20 anos. Comparem o momento da economia com o presidente de cada mostra....
Essa senhora zomba do leitor da folha.
Bebeu? Fumou? Cheirou? Tst tst tst
É inacreditável que um jornal como a Folha tenha um colunista como esta senhora. E não a critico pela ideologia: os artigos de Roberto Campos, por exemplo, eram brilhantes. Os de Delfim Netto, idem. Mas esta colunista parece escritora de autoajuda.
Uma economista que recomenda que não se pense a economia. Excelente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > A política é uma loucura Voltar
Comente este texto