Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thyrso de Carvalho Jr

    Esse tipo de visão de mundo enfurece aqueles que defendem a economia planejada; embravece aqueles que pressupõem uma ordem econômica mundial dirigida causadora das desigualdades econômico-sociais. Enfim, deixa atordoados aqueles que só conseguem pensar uma reforma (ou revolução) social a partir de medidas de intervenção direta na economia – os economicistas progressistas. A Sra Deirdre parece ser propositalmente provocativa nos seus artigos. Se for, é bem sucedida nisso.

    Responda
  2. José Cardoso

    'A economia é uma ciência, sim, mas uma ciência como a cosmologia ou a história'. Acho que está bem abaixo disso. Não que os economistas sejam incompetentes, mas o número de variáveis é muito grande e fora de controle. O Krugman (prêmio Nobel!) reconhece que subestimou a recente alta da inflação, e agora diz que ela está caindo mais rápido que muitos outros grandes economistas previam.

    Responda
  3. Paulo Montini

    Excelente texto, e nele há um ponto essencial: nenhum cientista ou profissional deve agir enquanto "engenheiro social". A história expõe os riscos de quando os Estados acolhem e assumem oficialmente os projetos e/ou ideias destes sujeitos. O século XIX inteiro na América, com seu massacre de populações nativas indígenas sob a justificativa de busca pela "civilização" e "Progresso", e o século XX, com seus genocídios em larga escala por uma suposta defesa dos interesses nacionais, que o digam.

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    A julgar pelas previsões quase sempre furadas, fica difícil justificar o custo benefício do emprego dos milhares de economistas burocratas. São fantásticos em análises em retrospecto.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabada, cuidaí da Tia Auntie: daqui a pouco ela tem um colapso e é capaz de virar comunista. O fim está próximo, já dizem uns malucos há séculos...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabada, cuidaí da Tia Auntie: daqui a pouco ela tem um colapso e é capaz de virar comunista. O fim está próximo, já diziam uns malucos há séculos...

    Responda
  7. Aderval Rossetto

    Liberalismo, tentando induzir eleitores nisso? Não, basta, agora que se aproxima o fim do colonialismo norte-ocidental atrelado ao petrodólar e Bretton Woods. O sul do planeta reinará com mão de obra barata não subsidiada, e energias não fósseis poluentes. E vocês, paguem os OITO vezes mais percapitos carbonos lançados para se desenvolverem.

    Responda
  8. Luiz Norberto

    Parabéns pela análise , parece pelos comentários que todos querem que tecnocratas resolvam toda a nossa vida e acreditam que eles vão dar conta.

    Responda
  9. paulo werner

    Profetiza de uma organização econômica q ainda virá nos salvar! Antes de 1920? Saberia dizer o que levou exércitos nacionais aos moedores de carne em 1914?

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ...Valeu e obrigado pela conversa!...

    Responda
  11. Samuel Fagundes

    "Parem.o automóvel da política.....", estudou tanto, para não aprender nada.. Política vem antes da economia. Bons políticos, que sejam honestos e sábios, dão sustentação para que a economia vá bem e o povo viva com dignidade. Coloque um mau político para dirigir uma nação, um estado, ou um município. Tudo o que foi construído com grande esforço se esvai. Basta ver o que aconteceu com o Brasil nestes últimos 20 anos. Comparem o momento da economia com o presidente de cada mostra....

    Responda
  12. jose carlos toledo junior

    Essa senhora zomba do leitor da folha.

    Responda
  13. Alberto A Neto

    Bebeu? Fumou? Cheirou? Tst tst tst

    Responda
  14. Hernandez Piras

    É inacreditável que um jornal como a Folha tenha um colunista como esta senhora. E não a critico pela ideologia: os artigos de Roberto Campos, por exemplo, eram brilhantes. Os de Delfim Netto, idem. Mas esta colunista parece escritora de autoajuda.

    Responda
  15. Leonardo Cadinanos

    Uma economista que recomenda que não se pense a economia. Excelente.

    Responda