Marcelo Viana > Sofia Kovalevski, a primeira doutora em matemática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Poderiamos dizer que a matemática é a ciência dos padrões. Sofia deu uma importante contribuição para a matemática do século dezenove. A criação de novos departamentos de matemática pura. Houve nesse século a teoria dos números, a teoria das formas e grupos, a algebra avançada, a teoria das funções de múltipla periocidade, a trigonometria avançada, e a teoria geral das funções, envolvendo extensas regiões da análise avançada, onde atuou Sofia, uma mulher como um ponto fora da curva, outlier.
A rotação de um corpo rÃgido, uma de suas principais contribuições, fascina pelos efeitos não intuitivos. Não é a toa que o pião é um dos mais antigos brinquedos infantis. Numa situação sem gravidade, como nas estação espacial, pode-se conseguir efeitos mais estranhos ainda, como o denominado Dzhanibekov.
É tão gostoso ler sobre pessoas assim que vieram do nada e se sobressaÃram pelo esforço próprio . Obrigado por nós apresentar uma dessas pessoas,qui vieram ao mundo pra mostrar ,que esforço,estudo e perseverança vencem no final
Exemplo de determinação, coragem e inteligência. Fantástica a biografia da Dra. Sofia.
Corretor: “como ela conseguiu“
Â…praticamente esperando por uma falha, ela teve enorme coragem e determinação. Para atingir, como ele conseguiu, pelo menos dois reconhecimentos para a bolsa de estudos, é a evidência de considerável talento, desenvolvido sob uma disciplina rÃgida" Roger Cooker, historiador.
"... quanto mais eu reflito sobre a vida dela e considero a magnitude de suas conquistas, considerando o peso dos obstáculos que ela teve que superar, mais eu a admiro. Para mim, ela atingiu um status de heroÃna que poucas pessoas na história conseguiram alcançar. Se aventurar, como ela fez, no meio acadêmico, um mundo que quase nenhuma mulher havia explorado, consequentemente tendo se tornado um objeto de curiosidade entre os colegas, enquanto uma sociedade preconceituosa a pressionava (Â…)
Weiestrass, que foi um dos grandes matemáticos da história, além de ser seu orientador, demonstrava uma grande admiração por Sofia. Ele dizia, “Beleza no mundo, beleza de verdade, é a dupla Sofia e a Matemática.”Â
Usa-se a correspondência "um-a-um" para mostrar o infinito. O matemático David Hilbert usou o experimento mental do hotel com infinitos quartos. Ele mostrou que algumas intuições sobre o infinito nós temos que abandonar. Em primeiro lugar não há o último quarto. Segundo hotel finito de dez quartos, temos o quarto nove. Mas no hotel infinito todos os quartos têm números infinitamente bem abaixo do infinito.
Marcelo essa série está mesmo de arrasar. Espero a próxima semana. Parabéns! Mestre.
Sempre que uma idea do infinito faz sentido, é porque há uma explicação de por quê um conjunto finito de regras para manipular sÃmbolos finitos refere-se a algo infinito. E isso subjaz nosso conhecimento de tudo o mais também. Na matemática o infinito é estudado via conjuntos infinitos( significando conjuntos com infinitos elementos). A propriedade definidora é que alguma parte deletem tantos elementos como o todo. O conjunto de todos os números naturais 1, 2,3 e parte dele 2, 3, 4 têm infinitos
Na matemática há uma corrente filosófica chamada "finitismo", mas é um instrumentalismo que rejeita o infinito. A melhor explicação de qualquer coisa envonve a universalidade e portanto o infinito. Georg Cantor fundou o estudo da matemática moderna do infinito, aperfeiçoado por John Conway com o movimento de liberação dos matemáticos, coisa que Wittgenstein denunciou como "sem significado" mas aplicou isso a toda filosofia e até a seu próprio trabalho.
Para ver o alcance de Sofia é preciso lembrar que Newton e Leibniz inventaram o cálculo, uma técnica para analisar a mudança contÃnua em termos do infinito números de mudanças infinitesimais. A universalidade que permite sÃmbolos locais a serem aplicados a todos os possÃveis fenômenos.
Sofia Kowalevski está entre os que extenderam o alcance da matemática analÃtica, equações diferenciais parciais e mecânica. Teve governantas de lÃngua inglesa, francesa e germânica. O fÃsico Tyrtov a chamava de o "novo Pascal". Teve aulas particulares com Weiertrass, pois por ser mulher não podia estudar na universidade. Weiertrass desenvolveu o cálculo de variações e deu grande estÃmulo à Sofia, que inclusive assistiu aulas de fÃsica em Viena. Ver Bulletin des sciences mathématiques vol. xv
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Sofia Kovalevski, a primeira doutora em matemática Voltar
Comente este texto