-
Noel Neves
A inteligência artificial está aí. Basta saber utilizar. Por que? É apenas um corretor que utiliza o que está armazenado na Web. E quanto mais você o utilizar mais vai se identificar com vc mesmo.
-
Marcelo Magalhães
Empirismo absoluto. O que é comprovado são os modelos convencionais artesanais de ensino. Ninguém sabe o que vai acontecer com os alunos. Fica difícil compreender como ser crítico sobre uma base de dados infinita, sem ter sequer a preparação convencional?
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Compartilho das suas incertezas, embora não tenhamos outra saída senão tentar lidar com elas para tentar neutralizar seus efeitos maléficos.
-
Marcelo Magalhães
Prezada Ana, muito obrigado pelo comentário. Compreendo perfeitamente o fascínio que as tecnologias nos causa, pelos bons serviços prestados através dos anos, não podemos negar. Porém, a IA vem com uma potência desproporcional sobre uma sociedade despreparada, digo uma sociedade desigual e competitiva. A IA pode ser um atalho que subtrai o caminho mágico da descoberta. A vida pode ficar mais facil ou confortavel, mas também pode perder a graça e o glamour.
-
Ana Costa
Ademais, outras matérias publicadas neste jornal informam como professores universitários de renomadas faculdades gringas, como o MIT, também estão fazendo uso do ChatGPT e outras IAs. Saber fazer a pergunta por vezes é mais importante do que a resposta.
-
Ana Costa
Entendi o contrário, Sr. Marcelo: além do modelo de ensino que o senhor chama de convencional e artesanal, os alunos dessas escolas tem a oportunidade de usar outras ferramentas, como IAs, para desenvolverem seus sensos críticos. Inclusive, a BNCC, documento normativo que orienta os currículos de todas as escolas do nosso país, considera a cultura digital um direito básico. Não acho que seja empirismo, apenas uma educação contemporânea e atualizada para o seu público.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.